jul 14

No decorrer desta semana, realizou-se no dia 13/Julho no Auditório II da FCT/UNESP a 1ª. Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, tendo como principal convidado o Bispo Emérito Dom Mauro Morelli, que representou a CNBB. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), com o apoio e parceria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

A programação foi desenvolvida no período das 08h30 às 16h00 – com a conferência pela manhã – onde foram abordados detalhes do acesso à alimentação e a situação de segurança alimentar. Na etapa da tarde houve apresentação de diagnóstico com o quadro de vulnerabilidade social e alimentar, seguida de uma Plenária com relato dos grupos participantes, deliberações, moções e eleição dos Delegados à Conferência Estadual. A transição nutricional e especificações sobre o papel da agricultura familiar na produção de alimentos e uso da agrobiodiversidade também foram avaliadas durante o encontro.

Ao término da Conferência, Dom Mauro Morelli conversou conosco a fim de definir o papel desempenhado pelo Pontal do Paranapanema, com relação ao potencial que dispõe na produção de alimentos. Porém, pouco explorado por grupos, empresas ou organizações dedicadas à atividade rural. Nesse caso, seriam os Assentamentos ocupados por centenas de famílias, ao longo dos rios Paraná e Paranapanema, os primeiros a se utilizar desse expediente para a produção de alimentos, mediante incentivos.

Dom Morelli defende a tese da multiplicação dos peixes, através do aproveitamento do potencial representado pelos nossos rios e lagos. Ele nos lembra que a riqueza do Pontal e sua biodiversidade são proporcionadas pela própria natureza, onde a piscicultura deveria se sobressair como um dos fatores mais importantes para o nosso desenvolvimento sustentável. Com isso declarou: “Foi lançado o desafio: o Estado precisa dar Escola em tempo integral e voltar suas atenções para esta região, que merece respeito, dedicação e maior incentivo para produzir mais alimentos” – disse.

Concluída a 1ª. etapa no Auditório da Unesp em Presidente Prudente, os principais grupos que representaram os Conselhos Municipais seguiram para Presidente Epitácio, onde foi programada no dia seguinte, a 3ª. Conferência Regional, envolvendo o Pontal do Paranapanema e a região da nova alta paulista. O tema escolhido para o encontro foi: “Alimentação adequada e saudável – Direito de Todos”. Dom Mauro Morelli se fez presente nesse e num outro evento realizado na véspera, em Pirapozinho/SP.

Na abertura da I Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, por Dom Mauro Morelli, o Auditório II da FCT/UNESP recebeu grupos de várias cidades.

Nesta primeira visita como representante da CNBB, o Bispo Emérito sugeriu o milagre da multiplicação dos peixes, através do aproveitamento de nossos rios e lagos.

Dom Morelli sugeriu que o Pontal do Paranapanema seja transformado numa área de desenvolvimento da piscicultura e produção de alimentos, incentivado pelo Governo.