mar 31

Promovido pela Reitoria – PROGRAD E COSTSA – realizou-se no dia 23 de Março no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp , apresentação teatral pelo Grupo “Palco de Papel Produções”. O espetáculo denominado “O FILHO DAQUELA LÁ” verificou-se no período da tarde. Com a casa cheia e pelas informações dos que participaram do evento, foi sucesso marcante. Em resumo: Um homem… Um Bar, algumas bebidas, muitos estímulos, até que chegam nos finalmente! Este foi o cenário que a platéia viu e aplaudiu durante a realização desse show circense.

No formato de palestra-espetáculo, o Palhaço e Psiquiatra, Flávio Falcone fala abertamente sobre o consumo de bebidas alcoólicas envolvendo principalmente jovens universitários. No seguimento, promove um bate-papo, visando contribuir com o programa de prevenção ao uso problemático do álcool e comportamentos associados.

“O FILHO DAQUELA LÁ” cujas apresentações começaram em Novembro de 2015 – depois de percorrer diversas unidades da Unesp no Estado – passou pela FCT/Unesp em Presidente Prudente e prossegue em outros Câmpus Universitários até Maio deste ano. São 17 apresentações públicas no total. A palestra-espetáculo que tem a duração de 90 minutos, faz parte de um projeto de pesquisa sobre tema elaborado a partir de um questionário, respondido por jovens universitários.

Detalhes importantes

A Unesp é pioneira em investimentos, através de um programa consistente de prevenção ao uso problemático do álcool. Assim como comportamentos associados – dentro da Universidade – com apresentação de palestra-espetáculo, seguida de bate-papo como aconteceu com “O FILHO DAQUELA LÁ”. “A Arte como linguagem pode entrar no inconsciente das pessoas pela porta dos fundos; e promover transformação pelas emoções e não pela mente, com dados e estatísticas”. É o que destaca Flávio Falcone (palhaço e psiquiatra).

A atuação se insere nas ações do Grupo de Trabalhol (GT) de Prevenção da Violência na UNESP. Instituído pelo Conselho de Ensino , Pesquisa e Extensão no dia 10 de Março do ano passado (CEPE), o projeto é coordenado pela Vice-Reitora Marilza Vieira Cunha Rudge e tem a participação de docentes, alunos e servidores tecnico-administrativos de diferentes unidades da Universidade.

O Grupo conta com 4 subgrupos que iniciaram imediatamente seus trabalhos (1) – Prevenção da violência: Formação de profissionais para atuação na área; (2) – Conscientização da Comunidade e divulgação das Ações; (3) – Estabelecimento de Marco Regulatório e de Ações de Fomento a Direitos Humanos; (4) – Acompanhamento do Desempenho Acadêmico.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A apresentação – também denominada “Palestra-espetáculo” traz seus primeiros figurantes sob o comando do Palhaço e Psiquiatra,Flávio Falcone.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui os primeiros detalhes do espetáculo com a presença de uma platéia que superlotou o Anfiteatro I da FCT/Unesp em plena tarde de 23 de Março de 2016.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Uma visão geral dos participantes desse show que tem por objetivo principal alertar os jovens sobre o consumo de bebidas alcoólicas, de acordo com o programa de prevenção ao uso problemático do álcool e comportamentos associados.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 30

Pronto para lançamento: o DICCIONARIO DE GEOGRAFIA APLICADA. Será no dia 01 de Abril/2016 às 19h30 no Auditório – Discente V – da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP


Organizadores:
José Alberto Rio Fernandes (Universidade do Porto, Portugal); Lorenzo Lopez Trigal (Universidad de León/Espanha); Eliseu Savério Sposito (UNESP-Presidente Prudente/Brasil).

Editora: Universidade do Porto, Portugal, 2016.

O DICCIONÁRIO DE GEOGRAFIA APLICADA, em língua portuguesa (anteriormente lançado em língua espanhola/2015), foi um projeto editorial universitário realizado com a contribuição de Geógrafos e Autores de outras especialidades. De nacionalidade ou residência espanhola, portuguesa, brasileira, argentina, venezuelana, mexicana e colombiana. Em sua maioria acadêmicos, complementados por profissionais com formações em distintas especialidades de Geografia, Economia, Direito, Arquitetura ou Engenharias.

Cada um deles assina a autoria dos verbetes do dicionário (no total de 506), mostrando sua visão particular no que concerne aos paradigmas científicos e linhas de pesquisa. Como resultado do trabalho de colaboração entre todos, foram criadas sinergias de investigação ao mesmo tempo em que se culminou com a edição do dicionário em dois volumes consecutivos (em castelhano e em português).

Também prevista a Edição Digital (em PDF) para acesso livre. Os verbetes do dicionário correspondem a termos relacionados entre si. Relativos às teorias e metodologias, à cartografia e aos SIG, ao desenvolvimento, à natureza e o meio ambiente. E ainda: urbanismo, ordenamento do território, atividade profissional e, em especial, as subdisciplinas geográficas, com enfoque e visão relacionados com a aplicação do conhecimento em termos profissionais.

A seleção dos termos foi feita a partir dos conteúdos e conceitos (comuns a distintas ciências), e outros específicos da Geografia. Lançamento programado no Auditório da FCT/UNESP – Discente V – 19h30. Presença dos seus principais autores e um debatedor brasileiro, incluindo também uma representação de Portugal, com Teresa Barata Salgueiro e Herculano Cachinho, juntamente com docentes, estudantes, pesquisadores e convidados.

Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito (do Deptº de Geografia da FCT/UNESP), participa desse empreendimento em conjunto com outros autores de renome nacional e internacional.

Clique para ampliar!
Em destaque, ilustração do projeto que contou com a participação do Prof.Dr. Eliseu Savério e demais colaboradores.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 25

Após acolhida aos novos acadêmicos de dois cursos de graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – a Empresa GeoAmbiental Júnior promoveu duas importantes palestras no Anfiteatro I marcando o início deste 1º semestre do ano. Foi na 2ª.semana de aulas de Engenharia Ambiental e Geografia entre 15 e 17 de Março. O evento teve o intuito de uma melhor aproximação de Professores e Alunos, bem como um maior conhecimento acadêmico.

Duas palestras foram ministradas por convidados especiais, os Professores Doutores: Antonio Fluminhan e Alexandre Godinho Bertoncello. Na 1ª palestra que contou com a participação de 85 acadêmicos (majoritariamente dos cursos de Engenharia Ambiental e Geografia), o foco principal ficou voltado ao relacionamento de bioindicadores na reciclagem de biossólidos (lodos) e avaliação dos impactos de sua utilização na agricultura.

A 2ª palestra reuniu – além de docentes e membros da Empresa GeoAmbiental e convidados, cerca de 65 acadêmicos. A palestra realizada no período da tarde – entre 17h30 e 19h00 – versou sobre “Possibilidades de Desenvolvimento Regional no Extremo Oeste Paulista: Aplicabilidade do conhecimento científico do conhecimento científico para redução dos Gaps regionais. A aula foi ilustrada por recursos audio-visuais, onde se evidenciou completo dossiê do setor em âmbito geral.

O palestrante, Prof.Dr.Bertoncello discorreu sobre a situação específica desta região do Pontal do Paranapanema. Especialmente no entorno de Presidente Prudente, com base na saúde, educação, infraestrutura e emprego. Como deveria ser a postura dos profissionais, principalmente Geógrafos e Engenheiros Ambientais, especificamente para lidar com esses problemas de desenvolvimento e oportunidades de atuação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro I da FCT/Unesp, a realização do 1º encontro com os novos acadêmicos, após calorosa recepção e suas primeiras aulas no Câmpus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Empresa GeoAmbiental Junior, que promoveu o evento se fez representar pelos seus Diretores e estudantes associados . Palestrante: Prof.Dr.Antonio Fluminham.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– O 2º Palestrante convidado, foi o Prof.Dr. Alexandre Godinho Bertoncello que discorreu sobre “Possibilidades do desenvolvimento regional no Extremo Oeste Paulista.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A participação dos novos acadêmicos de Engenharia Ambiental e Geografia marcou importante realização da Empresa GeoAmbiental Jr, da FCT/Unesp – Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
De um modo geral, o evento sediado no Anfiteatro I reuniu um número apreciável de participantes, tanto no dia 15 como também no dia 17 de Março de 2016.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todos os participantes dos 2 eventos promovidos pela Empresa GeoAmbiental Júnior, reuniu uma platéia apreciável, acompanhando as palestras com o maior interesse.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 20

Foi um encontro festivo e totalmente diferenciado dos demais, em comemoração à conclusão de 4 cursos de graduação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Pres. Prudente – realizado na noite de 11 de Março na sede Regional da OAB/SP. Presentes: todos os formandos (agora graduados), em Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Estatística, Arquitetura e Urbanismo. O encontro foi marcante e reuniu – além dos formandos – seus professores, pais, familiares e convidados. Não faltaram discursos: alguns escritos e interpretdos com empolgação; outros de agradecimento, mas recordando fatos curiosos. Também:homenagens e presentes como lembrança aos paraninfos, patronos, alunos que mais se destacaram e docentes, especialmente convidados.

O cerimonial foi conduzido pelo Sr.Fernando Aurélio Arrobas Martins, que incluiu nesse evento, não só referências ao desenvolvimento dos cursos concluídos pelos estudantes graduados, como também justas homenagens aos mestres, alunos e pais de alunos. Na etapa final, o apresentador ressaltou a importância do ecumenismo, dizendo que “nós nascemos para aprender a amar… Por isso, precisamos falar de Deus, do Amor, de valores éticos; da mesma forma que se fala pelo Whatsapp. Em nome dos pais, ele agradeceu a Deus pelo amor e pela graça alcançada. Lembrou episódios bíblicos envolvendo São Francisco de Assis (é dando que se recebe) e Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida ! E concluindo: “Voces estão virando mais uma página do livro da vida “.

As ex-alunas de Estatística, Sara Moreira e Tatiana Duarte fizeram interessante relato, começando pelos motivos que as decidiram a cursar Estatística, o que levou muitas pessoas a perguntar: Vc vai dar aula de Matemática ou Vc vai trabalhar no IBGE ? Durante a graduação, descobrimos que a estatística nos dá uma infinidade de opções para trabalhar. Há espaço na área acadêmica e no mercado de trabalho. Então pais, mães, fiquem tranqüilos: prometemos arrumar um emprego logo… No que diz respeito aos professores, podemos perceber que houve diversas formas de ensinar. Alguns ensinaram apenas o conteúdo. Outros ensinaram coisas da vida ou, nem uma coisa nem outra. E alguns, ensinaram as duas coisas.

Referência ao discurso do Diretor da FCT/Unesp

No evento realizado na OAB-SP/Regional de Presidente Prudente, houve referência especial ao discurso proferido na véspera pelo Prof.Dr.Marcelo Messias (Diretor da FCT/Unesp), na cerimônia de colação de grau realizada no Ginásio de Esportes da APEA. “O Brasil passou por um período de grande crescimento, momento em que os empregos estavam em alta, um cenário muito diferente de hoje”, e o Professor Fernando Sérgio Okimoto acrescenta: Vou complementar a fala do nosso Diretor. Nos momentos de crise como esta, é que devem surgir as melhores vagas de empregos, pois precisamos de pessoas sérias, éticas e qualificadas para poder fazer com que o país saia desta crise. Tenho certeza que voces têm esse potencial. Acredito em vocês jovens, com muita boa vontade para mudar o rumo da história. Presentes os Paraninfos:Maria Cristina Risk (Engenharia Ambiental);Mauro Issamu Ishikawa (Engenharia Cartográfica); Sérgio Minoru Oikawa (Estatística) e Fernando Sérgio Okimoto (Arquitetura e Urbanismo).

O Patrono, Marcio José Castelan ocupou a tribuna para agradecer o convite de ser padrinho da turma.”Fiquei muito feliz e emocionado como voces já sabem…e quero crer que refletiu toda nossa boa interação nesses cinco anos”. Caros pais: Parabéns pelo apoio, pela confiança, pelos sacrifícios, pelas dores da ausência, pelas dores das dúvida e medo que os perseguiram em todos esses anos. Pelas vezes que tiveram muita vontade de vir correndo pra cá e não vieram; e pelas vezes que não deu pra vir. Parabéns pelos vários “Sins” e pelos alguns “Nãos” que tiveram que dar. Parabéns agora por mais essa missão. Aos professores, penso que desejam agradecer os instrumentos e referências que puderam compartilhar.

Márcio Catelan representou os Arquitetos e Urbanistas e disse que a 1ª vê z que ministrou aulas para o curso foi em 2009 na disciplina de Ambiências Urbanas, como professor substituto. E prosseguiu: Quando assumi a disciplina de Planejamento Urbano Regional entrei em sala de aula com o mesmo questionamento: como provocá-los e contribuir para a formação de vocês. O que querem ? “Não convivam com a solidão do pensamento. Não permitam que o silêncio de voces, os levem à omissão. Vivam o coletivo, a interação social e reconhecimento da diferença. É o 1º passo. Na vida de adulto e de profissionais, não percam o coração de estudantes. Quando acabarem as comemorações de tamanha conquista de vocês, busquem a reflexão para continuar caminhando…”

Outros pronunciamentos na OAB

Matheus Ferreira foi o orador seguinte que começou o discurso agradecendo a presença dos pais e demais familiares, aos professores “que nos tornaram profissionais e que com certeza, ajudaram a formar nosso caráter. Acredito que todos voces tenham sentido o que eu senti”. Sem dúvida alguma, nossa família foi de fundamental importância para essa conquista. Saibam pais, que esse diploma não é só nosso e sim de voces também, pois ao longo desses anos, sofremos e sorrimos juntos. Vamos sentir saudades do bigode do Chaves,do “orelha de frango”, do Galo, do jovem de hoje – Paraninfo Mauro – dos puxões de orelha do Pof. Paulo, nosso Patrono e outros. O futuro, naturalmente nos traz incertezas, mas com confiança e força de vontade conseguiremos atingir nossos objetivos.

Depois do referencial sobre o discurso do Professor Marcelo Messias (no ato de colação de grau), pronunciamento brilhante do Paraninfo Fernando Sérgio Okimoto: O papel do professor é auxiliar o estudante a se transformar em um profissional competente e ético dentro de suas atividades. “Eu vejo como nosso papel, o de discutir as informações esparramadas por aí para transformar em conhecimento; e nessas discussões, tenham certeza que aprendo muito mais do que voces. Assim, o professor está presente para compartilhar o conhecimento, não porque seja detentor de todo o conhecimento, mas porque tem mais experiência de vida do que os estudantes”. E concluindo: O que posso dizer a voces é que sempre devemos acreditar em nós mesmos. Voces fizeram parte de uma das melhores Universidades do país e tenho certeza que tiveram a melhor formação possível. Voces nunca deixarão de ser Unespianos. Como bem sabem: Sou Unespiano e tenho muito orgulho disso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na sede da 29ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB-SP –Regional de Pres.Prudente – homenagens aos graduados de 4 cursos da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Seguindo a programação especialmente elaborada pelo Cerimonial, foram chamados para se pronunciar diversos docentes, bem como candidatos recém-graduados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Este foi um encontro dos mais agradáveis, que superlotou na noite de 11/Março, a sede da OAB-SP–Regional de Presidente Prudente – com muitas homenagens.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para os novos graduados em Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Estatistica e Arquitetura e Urbanismo/FCT, homenagens especiais pela conclusão dos cursos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Homenagens e premiações foram conferidas aos formandos de maior destaque juntamente c/professores e pais de alunos. Duas novas graduadas se pronunciam.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Seguem-se a entrega de lembranças como homenagem dos formandos de 4 cursos de graduação da FCT/Unesp e também pronunciamentos de alguns homenageados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A platéia presente na OAB/SP – Regional de Presidente Prudente -acompanhou com interesse o desenvolvimento do evento que reuniu os novos graduados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento que teve por característica as homenagens pela colação de grau dos novos formandos, também foi extensivo aos pais de ex-alunos e seus estimados professores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Antes do encerramento do evento, uma reflexão especial com a palavra de Deus num culto ecumênico. Tudo como forma de agradecimento a Deus-todo-poderoso.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 17

Após conclusão de cursos, 326 alunos de graduação da Faculdade de CIências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – participaram da cerimônia de Colação de Grau (dias: 10 e 11 de Março), no Ginásio de Esportes da Associação Prudentina de Esportes Atléticos /APEA. O ato de abertura às 19hs do dia 10 e no seguinte/Março a partir das 9hs foi presidido pelo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias. Da colação de grau na área de Humanas, houve participação e presença de 129 formandos, enquanto nos cursos de Exatas compareceram para receber seus Certificados, 121 graduados.

Na noite de 11/Março, a partir das 19hs realizou-se no mesmo local a cerimônia de Colação de Grau ref. cursos da área de Biológicas, com 76 concluintes, que receberam seus Certificados entregues pelo Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho. Cumpre ressaltar que as cerimônias oficiais de conclusão de cursos de graduação, receberam – além da Diretoria, patronos e paraninfos – grande número de docentes, familiares e convidados.

Na noite de 10/Março foram convocados para a solenidade, integrantes dos seguintes cursos: Humanas – Arquitetura e Urbanismo – 25 formandos; Licenciatura em Geografia – 29; Bacharelado em Geografia – 27 e Pedagogia – 48. No dia 11 pela manhã: Exatas – Ciência da Computação – 5; Engenharia Ambiental -28; Engenharia Cartográfica – 17; Estatística – 14; Licenciatura em Física – 19; Licenciatura em Matemática – 26; Licenciatura em Química – 12.

Na etapa final – dia 11/19hs – Área de Biológicas – Licenciatura em Educação Física – 24 formandos; Bacharelado em Educação Física – 25 e Fisioterapia – 27 graduados. Patrono(a): Denise Albuquerque; Paraninfo (Física) – Diego Giuliano Destro. Paraninfo do curso de Fisioterapia: Luis Carlos Marques Vanderlei.

Patrono dos graduados em Arquitetura e Urbanismo – Área de Humanas – José Mariano Caccia Gouveia. Geografia – Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia; e Pedagogia – Eliane Maria Vani Ortega. Área de Exatas – Patrono(a) – Cristiane Néspoli Morelato França; Paraninfos – Ciência da Computação – Ronaldo Celso Messias Correa; Engenharia Ambiental – Maria Cristina Risk; Engenharia Cartográfica – Mauro Issamu Ishikawa; Estatística – Sérgio Minoro Oikawa; Licenciatura em Física – Agda Eunice de Souza Albas; Licenciatura em Matemática – Gilcilene Sanchez de Paula; e Licenciatura em Química – Paraninfo – Sérgio Antonio Marques de Lima.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na condição de Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o Prof.Dr.Marcelo Messias presidiu a solenidade de Colação de Grau, na APEA.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na mesa principal, os Diretores e dois representantes dos docentes da FCT/Unesp, prestigiando o Ato Oficial de entrega de Certificados. Na foto geral, os principais integrantes do Corpo Docente da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No uso das prerrogativas que lhe confere o Estatuto da Unesp, o Prof.Dr.Marcelo Messias colocou a “borla” sobre a cabeça de cada um dos concluintes de cursos na Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esse mesmo gesto de colocação da “borla” sobre a cabeça dos graduados é feito pelo Vice-Diretor. O Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho repete a cena com outros formandos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cada um dos 326 graduados nas áreas de Humanas, Exatas e cursos da área de Biológicas da FCT/Unesp recebe seu Certificado entregue solenemente no Ginásio de Esportes da APEA, em Pres.Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 15

Com uma platéia constituída por 80 participantes foi desenvolvida nos dias 9 e 10/Março na FCT/Unesp (Anfiteatro I) o III Seminário de Climatologia Urbana, com a abertura coordenada pelos Profs.Drs.João Lima Sant’anna Neto e Margarete Cristiane C. de Trindade Amorim. A 1ª conferência na manhã de 9/Março foi proferida pelo Prof.Dr.M.Javier-Vide e versou sobre “O clima urbano de Barcelona”/Espanha. Logo após foi aberta pela Profª.Drª. Encarnita Salas Martin a 1ª mesa redonda com o tema:”Qualidade Ambiental Urbana”. A partir daí, foram sucessivas as conferências e mesas redondas (diversas) envolvendo docentes e convidados em número aproximado de 30 personalidades, além de estudantes universitários.

De acordo com a programação elaborada pelo Grupo de Pesquisa GAIA, o Seminário em sua 3ª Edição se propôs a debater e refletir sobre os desafios na construção de uma metodologia para estudos do clima urbano, em cidades de pequeno e médio porte, no contexto do Projeto ”Cidades Febris”/Universal/CNPq). Da mesa redonda I participaram: a Profª.Drª.Deise Fabiane Ely, da UEL/Londrina-PR; Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, Prof.Dr.Mariano Caccia Gouveia e Ms.Mariana da Cunha Souza. A 2ª conferência realizada durante o evento foi ministrada pelo Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto, que abordou o tema: Clima e Produção do Espaço Urbano.

Na sequência, uma nova mesa redonda. Agora sob a coordenação da Profª.Drª. Isabel Cristina Moroz-Caccia Gouveia, da FCT/Unesp, juntamente com os Prof.Dr.Paulo Cezar Rocha e Ms. Núbia Beray Armond, Lindberg Nascimento Jr e Paulo Cezar Zangalli Jr. Abordagem dos temas: Geomorfologia histórica urbana e o problema das inundações; Variabilidade hidrológica regional; Os desafios da classificação climática na Geografia brasileira:um ensaio; Indicadores e componentes de vulnerabilidade socioambiental urbana; e finalmente: “Por que e para quem legislamos a respeito do clima” ?

O evento no segundo dia: Ilhas de calor

Questões teóricas relativas aos climas urbanos (Ilhas de calor), foi o assunto predominante da mesa redonda III no 2º e último dia de realização do III Seminário de Climatologia Urbana, com coordenação do Prof.Dr.Antonio Janske Machado. Participação da Ms. Danielle Frasca Teixeira – Ilhas de calor em cidade de pequeno porte do Oeste Paulista. Exemplo: Rancharia em episódio de verão. Também: Profª.Drª.Gislene Ortiz Porangaba, com Análise do clima urbano a partir de transectos móveis em Assis, Cândido Mota, Maracaí e Tarumã; Liane Pimentel da Silva – Clima urbano em Pirapozinho – Análise de temperatura em episódios de verão e Ms.Aristóteles Teobaldo Neto – com Clima Urbano e condição social – considerações baseadas no estudo das temperaturas superficiais e mapa da renda em Cuiabá/MT.

A mesa redonda IV ocorreu após o Café – às 10h20 – com Climas Urbanos e Produção do Espaço. Participação dos docentes: Dr.Charlei Aparecido dos Santos (Coordenador); Ms. Camila Rampazzo; Ms. Larissa Piffer Dorigon; Paulo Lopes (Conforto térmico em Pres.Prudente e Marília) e Washington Paulo Gomes. A última Mesa redonda (V) abordou: Métodos e técnicas em Climatologia. Participação de vários docentes, sob a coordenação do Prof.Dr.José Tadeu Tommaselli; Prof.Dr.Edilson Ferreira Flores; Profª.Drª.Mirian Rodrigues Silvestre; Ms. Karime Pechutti Fante e Ms.Renata dos Santos Cardoso. A conferência de encerramento foi proferida pela Profª.Drª.Margarete Cristiane de C.Trindade Amorim. Tema: Climas urbanos de cidades médias e pequenas – Métodos e técnicas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Coube ao Prof.Dr.M.Javier-Vite, da Universidade de Barcelona/Espanha, a 1ª.Conferência pronunciada no III Seminário de Climatologia Urbana da FCT/Unesp. Realização do Grupo de Pesquisas Interações na Superfície Terrestre,Água e Atmosfera/GAIA.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na coordenação do evento realizado nos dias 9 e 10/Março no Câmpus da FCT/Unesp, os docentes: Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto e Profª.Drª. Margarete Cristiane de C.Trindade Amorim. Apoio da CAPES e Financiamento do CNPq.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento realizado no Anfiteatro I foi bem prestigiado. Não só por docentes integrados à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Câmpus de Presidente Prudente, como também pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Além de pronunciar a 1ª conferência como convidado especial, o Prof.Dr.M.Javier-Vide participou diretamente de todos os trabalhos desenvolvidos durante o evento, inclusive na “Aula Magna” do dia 11/Março.

Uma ilha de calor em Pres.Prudente

Durante a realização do III Seminário de Climatologia Urbana na FCT/Unesp, o que mais chamou a atenção dos presentes foi o episódio que diz respeito à Ilha de calor predominante na área urbana de Presidente Prudente. O assunto motivou diversas intervenções, começando pelo conferencista M.Javier-Vide da Universidade de Barcelona, especialmente convidado para participar do evento. O docente visitante abordou com todos os detalhes, o problema que ultrapassa fronteiras e que é objeto de pesquisas, estudos e debates. Em Barcelona, na Espanha e outros grandes centros populacionais do mundo inteiro.

O Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto manifestou sua opinião ao dizer que “em 20 anos, a temperatura média na cidade de Presidente Prudente subiu cerca de 2ºC. Tudo em decorrência das alterações climáticas. Com isso, a média está em torno de 23ºC, o equivalente à média anterior que registrava 21ºC. As temperaturas mínimas ocorrem no período noturno, porque durante o dia existe um armazenamento do calor que compromete as mínimas da noite. Uma das soluções propostas diz respeito ao emprego de materiais adequados nas obras de construção e arborização urbana para amenizar as elevadas temperaturas.

Quanto à realização do III Seminário de Climatologia Urbana que acaba de ser realizado, o Prof.Dr.João Lima afirma que o evento superou todas as expectativas. Essa opinião é também compartilhada por outros palestrantes. Dentre os quais os Profs.Drs.Paulo Cézar Rocha e Camila Rampazzo, que entendem como fatores que influenciam a formação das ilhas de calor, o elevado número de construções na área urbana, o que passa a exigir medidas de planejamento e gestão administrativa mais avançada.

Na conferência de encerramento desse evento, a Profª.Drª. Margarete Cristiane Trindade Amorim esclareceu: “As ilhas de calor atmosféricas são bolsões de ar quente que se formam sobre as áreas urbanas. Em Presidente Prudente, as ilhas de calor têm apresentado fortes magnitudes e sob condições atmosféricas estáveis (sem vento e sem precipitação) que atingem intensidades de 7 a 10ºC. Elas resultam da forma diferenciada de uso e ocupação da superfície do ambiente intraurbano, em relação ao entorno rural.

A impermeabilização do solo, a densidade construtiva, os tipos de materiais construtivos, a morfologia urbana e a escassez de cobertura vegetal arbórea, contribuem para sua intensificação. As características sociais e econômicas da população, resultam em condições de padrões construtivos muito diversos. Assim, quanto mais densa a área edificada com materiais construtivos inadequados e menor quantidade de cobertura vegetal, mais intensas serão as ilhas de calor”.

A Professora Margarete concluiu: As ilhas de calor resultam da interação entre a atmosfera e a superfície construída. Considerando-se o processo de produção social do espaço.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.M.Javier-Vide, da Universidade de Barcelona pronunciou a abertura das conferências do III Seminário de Climatologia Urbana da FCT/Unesp. Em destaque as Ilhas de calor que assolam inúmeros pontos da terra.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto vem desenvolvendo pesquisas que comprovam a existência de uma “Ilha de calor” sobre a cidade de Presidente Prudente, onde a temperatura já foi além da média, com 2ºC a mais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Margarete Cristiane Trindade Amorim opinou que as condições atmosféricas – estáveis – atingem intensidade de 7 a 10ºC. Quanto mais densa a área edificada com materiais construtivos inadequados e menor cobertura vegetal, mais intensas serão as “Ilhas de calor”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 11

O projeto “Potencial da incorporação de resíduos de borracha de pneus em matriz de gesso para utilização na construção civil”, sob orientação do Prof. Dr. Cesar Fabiano Fioriti, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP, acaba de conquistar o 9º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável/Categoria Ambiental. O trabalho premiado foi desenvolvido por Nayra Alberici Pinto (ex-aluna de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT/UNESP), atualmente Mestranda em Engenharia Civil na FEIS/UNESP.

O concurso que culminou com a classificação da ex-aluna de graduação de Presidente Prudente, foi realizado no dia 17 de Fevº/2016 pelo IFAE/GRPCOM de Curitiba/PR, sendo desenvolvido na Universitat Politécnica de Valência – Espanha, por meio de bolsa BEPE/FAPESP. O projeto teve por principal objetivo apresentar uma solução ambientalmente sustentável para ser utilizada na construção civil. Essa solução teve por fundamentação o encapsulamento da borracha proveniente da recauchutagem de pneus na pasta de gesso, representado por um material compósito.

A viabilidade técnica desse projeto foi testada por meio de corpos de prova em ensaios de laboratório, onde se demonstrou sua eficiência. Detalhe muito importante: Deve se ressaltar que do ponto de vista da inovação tecnológica, a adequação dos resíduos de borracha de pneus – seja da recauchutagem e/ou reciclagem – para se proceder a incorporação na produção dos compósitos de gesso. É uma operação considerada simples. Porém, necessitando apenas da separação da granulometria mais apropriada por peneiramento. E além disso, mistura dos materiais que pode ser realizada manualmente ou de forma mecanizada.

Quanto aos aspectos sociais, a solução proposta permite a utilização de um resíduo gerado em grande quantidade no país (face ao grande número de empresas de recauchutagem), tornando-se possível sua aplicação em revestimentos internos de paredes e lajes. Assim como na produção de placas de gesso para interiorização de ambientes internos (forros e paredes divisórias), pois utiliza materiais de construção convencionais e de custo relativamente baixo.

Por fim, o estudo desse tipo de resíduo visou a preservação do meio ambiente; e a redução do impacto gerado pelo setor da construção civil no consumo de matéria-prima. O que estará favorecendo – por exemplo – as habitações de interesse social.

Clique para ampliar!
Nayra Alberici Pinto – ex-aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT/Unesp conquistou o 9º Prêmio Ozires Silva em Curitiba. Atualmente,ela é Mestranda em Engenharia Civil na FEIS/UNESP.

Clique para ampliar!
Material pesquisado por Nayra Alberici Pinto visto a partir de um microscópio.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alguns acessórios utilizados no Projeto que foi desenvolvido sob orientação do Prof.Dr.Cesar Fabiano Fioriti, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ensaio na compressão e Ensaio de tração na flexão foram acessórios de especial importância, mobilizados no projeto inovador para ser utilizado na construção civil,como solução ambientalmente sustentável.

Clique para ampliar!
Este é o cartaz que identifica a realização de um concurso de âmbito nacional, que pela primeira vez premiou uma candidata de atuação destacada no curso de Arquitetura e Urbanismo, da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 11

No início desta semana – entre os dias 7 e 8 de Março – a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – recebeu no período da manhã e à noite, cerca de 600 calouros recém aprovados nos Vestibulares 2016. O ato de abertura da “Semana da Integração” verificou-se no Auditório do Discente V e foi presidido pelo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias, que traçou o perfil da Universidade. Ressaltou sua importância no contexto atual como detentora do maior campus universitário do interior e o maior número de projetos e bolsas de extensão universitária. Foram 100 projetos aprovados em 2015 com 180 bolsas vinculadas.

Falaram também: o Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo e os coordenadores de cursos de graduação(em número de doze), além de pós-graduação – Mestrado, Doutorado e Mestrado Profissionalizante de Matemática, Física e Geografia Profissional. No âmbito de trabalho diário são mobilizados 220 Servidores Técnico-Administrativos lotados em 5 Diretorias: Técnica Acadêmica; Administração; Serviço Técnico de Informática; Biblioteca e Documentação e Técnica de Serviços.

O corpo discente da FCT/Unesp é representado por 3.650 alunos,sendo 3.100 de Graduação e 550 alunos de Pós-Graduação. A maioria dos calouros procede de outras regiões do Estado, do país e até do exterior. É o caso de dois alunos que vieram do Peru (John Fred Ricardo e Karen Lerene Alfonso Lopes) recomendados pela Universidade Pedagógica Nacional, para freqüentar os cursos de Física e Engenharia Ambiental da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. Para concluir a documentação desses candidatos, falta apenas o Visto da Polícia Federal.

Além dos novos calouros (recém matriculados), outros dois estudantes – do Peru e Honduras – já se encontram em Presidente Prudente, participando como alunos do curso de Engenharia Ambiental, a partir de 2012. São eles: Marcielo Wil Quispe Nunes (5º termo) e Daniel Alberto Flores, matriculado na FCT/Unesp até o ano de 2019.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Câmpus da FCT/Unesp em Presidente Prudente, tremulam as bandeiras, enquanto a Equipe coordenada por Guilherme Oliveira de Barros Ulhoa, acolhe os novos calouros aprovados no Vestibular Vunesp/2016

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na 2ª semana de Março chegam os novos candidatos aprovados e já matriculados nos cursos de graduação da FCT/Unesp. Todos eles recebem as boas vindas do Diretor, Prof.Dr. Marcelo Messias que presidiu a solenidade

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Também presente, prestigiando a Semana de Integração do Calouro e o ato de recepção dos novos alunos de graduação da FCT/Unesp, o Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos SilvaCamargo Filho que desejou pleno êxito aos novos alunos

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP