mar 31

Promovido pela Reitoria – PROGRAD E COSTSA – realizou-se no dia 23 de Março no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp , apresentação teatral pelo Grupo “Palco de Papel Produções”. O espetáculo denominado “O FILHO DAQUELA LÁ” verificou-se no período da tarde. Com a casa cheia e pelas informações dos que participaram do evento, foi sucesso marcante. Em resumo: Um homem… Um Bar, algumas bebidas, muitos estímulos, até que chegam nos finalmente! Este foi o cenário que a platéia viu e aplaudiu durante a realização desse show circense.

No formato de palestra-espetáculo, o Palhaço e Psiquiatra, Flávio Falcone fala abertamente sobre o consumo de bebidas alcoólicas envolvendo principalmente jovens universitários. No seguimento, promove um bate-papo, visando contribuir com o programa de prevenção ao uso problemático do álcool e comportamentos associados.

“O FILHO DAQUELA LÁ” cujas apresentações começaram em Novembro de 2015 – depois de percorrer diversas unidades da Unesp no Estado – passou pela FCT/Unesp em Presidente Prudente e prossegue em outros Câmpus Universitários até Maio deste ano. São 17 apresentações públicas no total. A palestra-espetáculo que tem a duração de 90 minutos, faz parte de um projeto de pesquisa sobre tema elaborado a partir de um questionário, respondido por jovens universitários.

Detalhes importantes

A Unesp é pioneira em investimentos, através de um programa consistente de prevenção ao uso problemático do álcool. Assim como comportamentos associados – dentro da Universidade – com apresentação de palestra-espetáculo, seguida de bate-papo como aconteceu com “O FILHO DAQUELA LÁ”. “A Arte como linguagem pode entrar no inconsciente das pessoas pela porta dos fundos; e promover transformação pelas emoções e não pela mente, com dados e estatísticas”. É o que destaca Flávio Falcone (palhaço e psiquiatra).

A atuação se insere nas ações do Grupo de Trabalhol (GT) de Prevenção da Violência na UNESP. Instituído pelo Conselho de Ensino , Pesquisa e Extensão no dia 10 de Março do ano passado (CEPE), o projeto é coordenado pela Vice-Reitora Marilza Vieira Cunha Rudge e tem a participação de docentes, alunos e servidores tecnico-administrativos de diferentes unidades da Universidade.

O Grupo conta com 4 subgrupos que iniciaram imediatamente seus trabalhos (1) – Prevenção da violência: Formação de profissionais para atuação na área; (2) – Conscientização da Comunidade e divulgação das Ações; (3) – Estabelecimento de Marco Regulatório e de Ações de Fomento a Direitos Humanos; (4) – Acompanhamento do Desempenho Acadêmico.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A apresentação – também denominada “Palestra-espetáculo” traz seus primeiros figurantes sob o comando do Palhaço e Psiquiatra,Flávio Falcone.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui os primeiros detalhes do espetáculo com a presença de uma platéia que superlotou o Anfiteatro I da FCT/Unesp em plena tarde de 23 de Março de 2016.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Uma visão geral dos participantes desse show que tem por objetivo principal alertar os jovens sobre o consumo de bebidas alcoólicas, de acordo com o programa de prevenção ao uso problemático do álcool e comportamentos associados.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.