out 29

No dia 29 de outubro, na Sala de Projeção da Biblioteca, foi realizada reunião com os membros do Comitê Gestor do Sistema de Extensão (CGS), Comitê Superior de Tecnologia da Informação (CSTI) e o Serviço Técnico de Informática (STI) para tratar do novo sistema de extensão que será desenvolvido no padrão UNESP e será integrado aos sistemas institucionais da Universidade. Atualmente, o sistema de extensão não é de propriedade da Unesp e já se encontra defasado. Além da extensão, o novo sistema está modelado para atender também outros projetos, como: pesquisa e graduação.

A equipe de desenvolvimento do sistema é formada por 2 Analistas de Informática do STI e 2 bolsistas do curso de Ciência da Computação. Os desenvolvedores fizeram a apresentação do protótipo do novo sistema e ouviram as sugestões dos membros. Os participantes destacaram que se surpreenderam com as propostas e avanços do novo sistema e que certamente atenderá as necessidades da instituição.

Principais mudanças do novo sistema:
- Gerenciamento por parte do órgão gestor;
- Controle dos prazos com mensagens de alertas através de e-mail;
- Tramitação online e pré-estabelecida pelo sistema sem a necessidade de utilização de materiais impressos;
- Distribuição das fontes dos recursos de acordo com o orçamento anual do órgão gestor;
- Emissão de certificado para os participantes;
- Relatórios gerenciais e estatísticos;
- Reaproveitamento das informações em caso de Projeto em Continuidade;
- Inserção dos participantes por parte do coordenador;
- Realização de consultas através de filtros de pesquisa;
- Indicação do relator de acordo com a área temática;
- Textos/questões configuráveis por parte do gestor;
- Totalização automática dos pontos para obtenção do conceito – aprovado ou reprovado;
- Hospedagem em servidor da UNESP;
- Utilização de software livre e ferramentas de desenvolvimento open source.

Resultados esperados:
- Integração com outros sistemas: Acadêmico (Graduação e Pós-Graduação), Recursos Humanos e Financeiro;
- Controle e organização dos processos de avaliação;
- Desburocratização e economia de recursos;
- Confiabilidade e consistência dos dados;
- Melhor gestão para tomada de decisão.

O projeto está previsto para ser implantado em maio de 2011. Estiveram presentes na reunião:

Membros dos comitês e gestores:
- Prof. Dr. Messias Meneguette Jr (Presidente do CSTI)
- Prof. Dr. Marcelo Messias (Vice-Diretor da FCT)
- Prof. Dr. Vanildo Luiz Del Bianchi (Vice-Diretor do IBILCE – SJRP)
- Décio Antônio Fregonesi (Coordenador do CGS e membro do CSTI)
- José Carlos Abbud Gráccio (Membro do CGS e membro do CSTI)
- Helen Regina Bozello (Diretoria Técnica Acadêmica – IBILCE – SJRP)
- Regina Aparecida Espigarolli Silva (Supervisora da STA – FCT)
- Sandra Regina Albuquerque (Assistente Administrativa da STA – FCT)
- Ana Lúcia Bincoletto (Supervisora da STA – FFC Marília)
- André Luiz Goia de Araújo (Analista de Informática – STI de S. J. dos Campos)
- Marcos Roberto Pereira de Souza (Diretor do STI – FCT)

Equipe de desenvolvimento:
- Maria Lúcia Decco Faucz (Analista de Informática – STI/FCT)
- Raphael Garcia (Analista de Informática – STI/FCT)
- Andresa dos Santos (Bolsista e Aluna do Curso de Ciência da Computação – STI/FCT)
- Maximilian Jaderson de Melo (Bolsista e Aluno do Curso de Ciência da Computação – STI/FCT)

Fotos da reunião:

escrito por Administrador

out 22

No dia 22 de outubro, o STI (Serviço Técnico de Informática) promoveu, durante a manhã, mais um treinamento do Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico (SGCD). Desta vez, os participantes foram os Coordenadores de Cursos de Graduação, Assessores dos Departamentos, Seção Técnica de Recursos Humanos, Seção de Graduação e Diretoria de Serviços. Ao todo, mais de 50 funcionários já fizeram o treinamento. O sistema tem a finalidade de automatizar o processo de atualização do site da FCT sem a intervenção do STI. O treinamento foi ministrado por Raphael Garcia, Analista de Informática, e auxiliado por Felipe Carlo T. dos Santos, bolsista e estudante do curso de Ciência da Computação.

escrito por Administrador

out 05

Projeto premiado em 20/09/2010 em São Paulo, com “menção honrosa” no Concurso Público Nacional de Arquitetura para Tipologias de Habitação de Interesse Social Sustentável promovido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo – CDHU e Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento São Paulo – IAB-SP.

Autores:
Docentes: Prof. Dr. Evandro Fiorin e Prof. Dr. Fernando Sérgio Okimoto; Discentes: Carlos Eduardo Soares de Sousa, Hiwersen Angelo Gnocchi Godoy, Marina Mello Vasconcellos, Paula Aparecida Santini de Almeida, Suellen Ferreira da Costa, Victor Martins de Aguiar. (Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Presidente Prudente-SP)

O projeto realizado é o de uma tipologia térrea de habitação para uma área em Ribeirão Preto, que pudesse ser implantada em outras regiões do Estado de São Paulo como Santos e Atibaia.

A idéia de utilizar a borracha de pneu inservível em diversas etapas construtivas permite um meio de aumentar o ciclo de vida deste material e proporcionar qualidades arquitetônicas: estéticas, construtivas, ambientais e financeiras.

Assim, partiu-se da idéia de aplicar a borracha de pneu em várias condições específicas: com adição de borracha de pneu granulado na argamassa de revestimento, substituindo parte da areia; como revestimento externo da laje de cobertura e em algumas paredes da edificação na forma de placas laminadas de borracha de pneu para servir como isolante térmico; como tiras de borracha de pneu entrecruzadas e armadas em painéis para compor um brise-soleil protegendo as aberturas e paredes da edificação; como composição de um jardim vertical: pneus cortados pela metade, funcionando como bolsas ou vasos fixados na parede. Além disso, é possível utilizar como enchimento dos blocos de concretos da alvenaria estrutural, exigido pelo edital do concurso, para modificar o comportamento térmico das paredes, e como agregados de placas cimentícias para revestimentos externos como pisos intertravados.

Essas múltiplas formas de aplicação da borracha de pneu na habitação definiram ações sustentáveis pensadas numa ordem social, cultural, financeira, ambiental, estrutural, estético-construtiva, de conforto térmico, acústico, luminoso e no paisagismo. Nesse sentido, a planta esguia e o gabarito longilíneo, se remetem, por analogia, à banda de rodagem do pneu e os espaços foram definidos sob a ótica da acessibilidade universal. Portanto, propositalmente, nos terrenos sugeridos pelo edital, a saber, em Ribeirão Preto, Atibaia e Santos, optou-se por configurar implantações retilíneas e delgadas. Nesse caso, a laje de cobertura, ao invés do tradicional telhado é adotada no projeto como reserva disponível de um quintal a céu aberto, protegida pela argamassa com agregado de borracha. A tipologia habitacional pensada pode ser disposta em lote individual ou coletivo, geminado ou individual.

Links:
IAB-SP
http://www.iabsp.org.br/concurso.asp?ID=128

PINIWEB – REVISTA AU

http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/concurso-habitacao-para-todos-realizado-pela-cdhu-e-iab-sp-divulga-185616-1.asp

Projeto:

Clique na imagem para ver ampliado

escrito por Assessor de Imprensa

out 02

Em todos os Campi Universitários da UNESP, no Estado de São Paulo, estão abertas as inscrições ao Vestibular 2011, cujas provas serão realizadas em duas etapas: 1ª.fase, dia 14 de Novembro e 2ª.fase, dias 19 e 20 de Dezembro. O valor da taxa de inscrição ao Vestibular é de R$110,00. Mais detalhes podem ser obtidos no site: www.vunesp.com.br

Em Presidente Prudente – com abertura de Inscrições ao Vestibular 2011 – nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Serviço Social, são mantidos os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Estatística, Física, Matemática, Química, Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Pedagogia.

No último dia 21 de Setembro, a Pró-Reitoria de Pós-gradução da UNESP fez uma avaliação geral dos 115 programas de Pós-graduação feitos pela CAPES. E concluiu que a UNESP avançou mais que a média nacional; e a Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente – avançou mais do que a UNESP, iniciando 2 novos programas no triênio: Fisioterapia e Matemática (Aplicada e Computacional). Ao mesmo tempo, 2 programas mantiveram a nota obtida no triênio anterior: Ciências Cartográficas com 5 e Educação com 4.

Da mesma forma – segundo a avaliação – 2 programas apresentaram evolução na nota: Ciências e Tecnologia de Materiais, avançou de 4 para 5 e Geografia, de 6 para 7. Em toda UNESP, apenas os Programas de Pós-graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT – e Pós-graduação em Zoologia do Campus de Jaboticabal alcançaram a Nota Máxima, na avaliação do CAPES.


O prazo para inscrições ao Vestibular Unesp 2011 termina no dia 08 de Outubro próximo, que podem ser feitas através do site www.vunesp.com.br.

escrito por Assessor de Imprensa