out 05

Projeto premiado em 20/09/2010 em São Paulo, com “menção honrosa” no Concurso Público Nacional de Arquitetura para Tipologias de Habitação de Interesse Social Sustentável promovido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo – CDHU e Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento São Paulo – IAB-SP.

Autores:
Docentes: Prof. Dr. Evandro Fiorin e Prof. Dr. Fernando Sérgio Okimoto; Discentes: Carlos Eduardo Soares de Sousa, Hiwersen Angelo Gnocchi Godoy, Marina Mello Vasconcellos, Paula Aparecida Santini de Almeida, Suellen Ferreira da Costa, Victor Martins de Aguiar. (Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Presidente Prudente-SP)

O projeto realizado é o de uma tipologia térrea de habitação para uma área em Ribeirão Preto, que pudesse ser implantada em outras regiões do Estado de São Paulo como Santos e Atibaia.

A idéia de utilizar a borracha de pneu inservível em diversas etapas construtivas permite um meio de aumentar o ciclo de vida deste material e proporcionar qualidades arquitetônicas: estéticas, construtivas, ambientais e financeiras.

Assim, partiu-se da idéia de aplicar a borracha de pneu em várias condições específicas: com adição de borracha de pneu granulado na argamassa de revestimento, substituindo parte da areia; como revestimento externo da laje de cobertura e em algumas paredes da edificação na forma de placas laminadas de borracha de pneu para servir como isolante térmico; como tiras de borracha de pneu entrecruzadas e armadas em painéis para compor um brise-soleil protegendo as aberturas e paredes da edificação; como composição de um jardim vertical: pneus cortados pela metade, funcionando como bolsas ou vasos fixados na parede. Além disso, é possível utilizar como enchimento dos blocos de concretos da alvenaria estrutural, exigido pelo edital do concurso, para modificar o comportamento térmico das paredes, e como agregados de placas cimentícias para revestimentos externos como pisos intertravados.

Essas múltiplas formas de aplicação da borracha de pneu na habitação definiram ações sustentáveis pensadas numa ordem social, cultural, financeira, ambiental, estrutural, estético-construtiva, de conforto térmico, acústico, luminoso e no paisagismo. Nesse sentido, a planta esguia e o gabarito longilíneo, se remetem, por analogia, à banda de rodagem do pneu e os espaços foram definidos sob a ótica da acessibilidade universal. Portanto, propositalmente, nos terrenos sugeridos pelo edital, a saber, em Ribeirão Preto, Atibaia e Santos, optou-se por configurar implantações retilíneas e delgadas. Nesse caso, a laje de cobertura, ao invés do tradicional telhado é adotada no projeto como reserva disponível de um quintal a céu aberto, protegida pela argamassa com agregado de borracha. A tipologia habitacional pensada pode ser disposta em lote individual ou coletivo, geminado ou individual.

Links:
IAB-SP

PINIWEB – REVISTA AU

Projeto:

Clique na imagem para ver ampliado

Escrito por Assessor de Imprensa

Escreva um Comentário

Você deve estar logado para escrever um comentário.