out 03

Como vem acontecendo todos os anos, desde o dia 1º de Outubro Presidente Prudente está sediando a XVII Semana da Computação/SECOMPP-2018- que é uma realização da EJCOMP da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Trata-se de um evento já é considerado tradicional em nossa unidade universitária desde 2002, que à cada ano se consolida como uma referência junto à comunidade local e regional.

Para sua concretização como evento voltado às atividades acadêmicas, científicas e culturais, tem o apoio do Conselho do curso de Bacharelado em Ciência da Computação – do Deptº de Matemática e Computação – do Centro Acadêmico de Computação da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEx), da Pró-Reitoria de Graduação da Direção da FCT, além dos Docentes e Alunos do curso.

A exemplo dos eventos anteriores estão sendo oferecidos durante a 17ª Edição, minicursos e palestras que visam complementar a formação acadêmica dos alunos do curso; como também, alunos de outros cursos da área de Exatas e Tecnologia, de pós-graduação, do ensino médio e profissionais da área de Informática. Especialmente aqueles que estão atuando no mercado empresarial.
Na noite de abertura realizada no Anfiteatro I, a mesa foi formada sob a presidência do Prof.Dr. Rogério Eduardo Garcia, atual Diretor da FCT/Unesp; Prof.Dr. Danilo Medeiros Eler, Vice-Chefe do Deptº de Matemática e Computação da FCT/Unesp e atual coordenador geral da SECOMPP/2018. E mais: o Prof.Dr.Celso Olivete Junior, Coordenador do curso de Bacharelado em Ciência da Computação desta Faculdade e a Discente Giulia Campos de Oliveira, Presidente da Empresa Jr de Computação. Ela faz parte do esquema de organização e promoção do evento como colaboradora e aluna do curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

Todos os integrantes da mesa fizeram uso da palavra, enaltecendo a importância de um evento tradicional que reuniu mais uma vez centenas de participantes. O cerimonial foi conduzido pelo ex-aluno Pedro Gomes, que anunciou para tomar assento à mesa como palestrante convidado, o Prof.Dr. Danilo Roberto Pereira, que desenvolveu o tema: Machine Learning e Data Science:Introdução, Aplicações e Tendências.

Breve currículo do palestrante

O palestrante Danilo Roberto Pereira se graduou em Ciência da Computação, na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – em 2006. Obteve o título de Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP em 2009 e Doutor em Ciência da Computação na UNICAMP. Concluiu o 1º Pós-Doutorado na UNESP, em 2016. O 2º Doutorado realizou-se na Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR em 2017. Atualmente é Professor na Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE e Diretor de Data Science na empresa americana ANALYTICS2GO.

A realização das Semanas de curso já é uma tradição na Unidade Regional de Presidente Prudente, que a cada ano se consolida como uma referência junto à comunidade. Que por sua vez, vem demonstrando maior interesse pelas atividades acadêmicas, científicas e culturais promovidas pela FCT/Unesp, prestigiando seus idealizadores com sua presença e participação.

Como nos anos anteriores, a XVII Semana da Computação /SECOMPP-2018 proporciona aos interessados, todos os dias (até 05 de Outubro), uma série de minicursos, palestras e mesas redondas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A abertura da XVII Semana da Computação/SECOMPP-2018 no dia 05/Outº foi presidida pelo Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia, Diretor da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O 1º palestrante convidado foi o Prof.Dr.Danilo Roberto Pereira, Prof.da UNOESTE e Diretor de Data Science na ANALYTIS2GO norte americana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento realizado no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente – reuniu centenas de participantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Organizadores da tradicional Semana da Computação/SECOMPP- 2018 – tiveram todo o apoio necessário para a realização do tradicional evento.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 30

Com mais de 4 mil participantes concentrados no Centro Olímpico do Parque do Povo, realizou-se no último domingo (26 de Agosto), o 33º Festival de Pipas “Raul Albieri”/2018. Trata-se de uma promoção tradicional do Jornal O Imparcial em parceria com a FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. O evento que começou às 9hs da manhã, encerrou-se por volta das 12hs após premiação de dezenas de inscritos, envolvendo inclusive equipes participantes de cidades vizinhas.

O tema deste ano versou sobre “Patriotismo”, com destaque para inúmeros trabalhos produzidos por artesãos, evidenciando as cores Verde e Amarelo. Também não faltaram outras motivações ligadas ao esporte e lazer da população brasileira, incluindo pipas com características diferenciadas. Não faltando – como é lógico – as cores corintianas em inúmeras peças apresentadas publicamente no Centro Olímpico.

As condições do tempo foram as mais favoráveis possíveis, o que contribuiu para o êxito de mais uma promoção. No campo de futebol disponibilizado para o espetáculo público, as pipas foram testadas previamente. Até o momento em que o Comunicador Luciano Reis – incumbido das funções de cerimonialista – anunciou o início e toda a realização do Festival. As pipas em número elevado (grandes, médias e pequenas), começaram a ganhar altura, algumas alcançando mais de 200 metros; e aí começou a competição, envolvendo participantes de toda a região.

Durante todo o evento, presença e participação de Diretores e Assessores da FCT/Unesp, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Semav, Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Municipal, Escoteiros, Clubes de Serviços e outras entidades.

As competições vitoriosas

Crianças, jovens e adultos acompanharam o desenrolar das competições no Centro Olímpico, com os olhos voltados para o alto. Até o momento em que a competição foi declarada encerrada e anunciados os nomes dos competidores vitoriosos. O primeiro destaque foi para o Sr. Francisco Ferigrato, de Regente Feijó, que vem competindo no Festival de Pipas “Raul Albieri” nos últimos 4 anos. Para os participantes classificados foram destinados inúmeros prêmios, através da entrega de bicicletas, troféus, medalhas e valiosos brindes oferecidos pelos patrocinadores.

O tema “Patriotismo” mostrado através da criatividade das pipas, mereceu premiação especial nas modalidades: Temático, criativo e Maior. Este último representado por uma Pipa de 256 metros foi apresentado pelo participante Matheus Grilo Lourenço, de Presidente Prudente. O 2º colocado foi Antonio Mudrei Correia, de Presidente Bernardes, que inclusive já participou de Festivais anteriores. O 3º lugar da categoria “Maior” foi conferido ao participante Juliano Patrick, de Presidente Prudente.

No Temático, a 1ª classificação – “Pátria Amada” – ficou para Mariana Sahu, de Presidente Prudente; em 2º lugar, Maria Clara Serafim, de Regente Feijó e 3º lugar para Matheus Oliveira do Amaral, de Presidente Prudente. Na categoria Criativo – 1º colocado (com Dado 3D), foi Alexandre Araujo da Silva, de Presidente Prudente. O 2º lugar ficou para Carlos Alberto Marin, de Regente Feijó. Em 3º lugar foi classificado o participante, Júlio Nunes da Silva, de Presidente Prudente. As premiações foram representadas por bicicletas, troféus, e valiosos brindes oferecidos pelos patrocinadores aos três ganhadores de cada categoria. Incluindo passagens da Andorinha, troféus e kits da 98/FM e Band/FM entregues no próprio local do evento.

Clique para ampliar!
Visão geral do local onde foi realizado este ano, o 33º Festival de Pipas “Raul Albieri” no Centro Olímpico de Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Festival de Pipas foi a maior atração deste final de Agosto em Presidente Prudente, com excelente participação da comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A FCT/Unesp deu todo o apoio ao evento de O Imparcial. Aqui, o Diretor Deodato da Silva, ao lado do Juiz José Roberto Dantas Oliva do TRT.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Centro Olímpico do Parque do Povo em Prudente, presença do Grupo Escoteiro 186 Guayporé, coordenado por Marcelo Costilho Jorge.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A águia, representada por esta pipa ganha altura e fica acima dos Edifícios situados nos altos do Parque do Povo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema “Patriotismo” figura como destaque do 33º Festival de Pipas “Raul Albieri”/2018 e aqui aparecem os 1ºs trabalhos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As maiores pipas do Festival deste ano, em cumprimento ao tema criado para a competição também foram exibidas ao público.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Raul Albieri foi o criador das primeiras pipas exibidas publicamente e documentadas pelo “O Imparcial”. Daí a denominação ao Festival.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos momentos finais do Festival de Pipas, a chamada geral para a classificação e premiação das melhores categorias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para premiação geral, em cumprimento ao tema “Patriotismo”, foram selecionados os melhores trabalhos produzidos este ano.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A maior pipa apresentada no 33º Festival de Pipas “Raul Albieri”, conferiu premiação especial para a maior peça inscrita em 2018.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para as maiores e melhores pipas (com premiação especial), a entrega dos prêmios pelo Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Aldo Eloyzo Job.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 16

Sob a coordenação do Prof.Dr. Raul Borges Guimarães – do Deptº de Geografia da FCT/Unesp – ao lado do Vice-Diretor, Prof.Dr.Aldo Eloyzo Job – foi reeditado o Projeto “Novos Rumos” de maior abrangência. Faz parte do Programa de saúde mental como resultado de uma parceria da Seção Técnica de Saúde e outros seguimentos. Destaque especial para o Grupo de Movimento Ligare; SITRA – Saúde Integral dos Trabalhadores da Unesp; Psicoterapia: Análise Bioenergética em Grupo; Psicoterpia Individual; Grupo de Fotolinguagem; Terapia e Rede Pública/CAPS.

No Ginásio de Esportes da FCT (Bloco III), a Diretora e Coordenadora do Instituto Ligare – Centro de Psicoterapia Corporal – Marlí Bonine se fez presente e conduziu os trabalhos programados para a abertura do evento, com exercícios corporais envolvendo 140 participantes. Trata-se de uma forma de intervenção corporal em grupo que proporciona o auto conhecimento, possibilita bem estar e vitalidade, incentivando o fluxo de energia pelo corpo. O objetivo principal é trabalhar o corpo e a mente de forma sincronizada, aliviar as tensões e o nível de stress.

A Psicóloga e especialista clínica que é pioneira nessa especialidade, afirma que “uma abordagem física, aliada à analise psicodinâmica passa a ser uma poderosa ferramenta na busca de uma melhor integração psicofísica, facilitando a expressão das emoções e dos sentimentos. Além de promover o livre fluxo de energia pelo corpo e os padrões de saúde física, mental e espiritual”.

Quanto aos exercícios de respiração, bem como outros exercícios corporais, procuramos o equilíbrio. A cisão corpo/mente é comum em nossa cultura, onde somos estimulados a viver na cabeça, super desenvolvendo a função do pensamento em detrimento das “sensações corporais”. A respiração é o nosso combustível e no stress nós nos esquecemos de respirar adequadamente; e assim, vamos perdendo a conexão corpo/mente, o que nos faz adoecer.

Finalizando diz a Psicóloga Marli Bonine: “Trabalhar a ampliação da respiração bem como trabalhar com o corpo, causará desbloqueio das emoções reprimidas, permitindo uma boa circulação de energia e de fluxo sanguíneo em nosso organismo. Isso nos torna pessoas mais vibrantes e mais conectadas às nossas emoções. Portanto, menos adoecidas”.

Qualidade de vida

No Ginásio de Esportes da FCT/Unesp no dia 14 de Agosto, o programa desenvolvido que tem por principal finalidade “a qualidade de vida, prevenir saúde e agravos relacionados à comunidade unespiana”, começou às 8hs com o “Café da manhã” (gratuito). Na sequência, diferentes atividades como: Terapia (Geografia), atividades esportivas (Educação Física) e Ginástica Laboral (Fisioterapia). O Programa se estendeu até a noite com a realização de um ”Lual” no estilo junino, programado especialmente para o encerramento do evento.

Ocupando toda a área física do Ginásio de Esportes, dirigentes e estudantes se movimentaram o tempo todo sob o comando, inicialmente da Diretora e Coordenadora do Instituto LIGARE – Centro de Psicoterapia Corporal – e depois, outros participantes especialmente convidados. Tudo foi organizado para comemorar o “Dia da saúde mental”, tendo por principal objetivo divulgar para a comunidade universitária as ações de promoção, prevenção e atenção clínica de saúde mental.

Depois de uma “Roda de conversa” coordenada pelo Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp, apresentou-se o Professor Cassiano Ricardo Rumim (da UNIFAE), que desenvolveu o tema: Foto linguagem, realizado na Praça do Viveiro da Unesp. No mesmo local, “Roda de conversa” e Terapia com o Prof.Dr. Raul Borges Guimarães. Logo após, nova rodada de Coffe Break e finalizando, no período noturno o “Lual” na Praça do Viveiro, com direito a fogueira e viola.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Raul Borges Guimarães coordenou os trabalhos no Ginásio de Esportes da FCT/Unesp, ao lado do Vice-Diretor, Prof.Dr.Aldo Eloyzo Job, que presidiu a abertura do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A psicóloga e especialista clínica Marli Bonine, que é Diretora da LIGARE – Centro de Psicoterapia Corporal, ministrou os exercícios que envolveram desde as primeiras horas, 140 participantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A movimentação no Ginásio de Esportes – Bloco III – foi intensa e bastante diversificada, com a presença de alunos dos mais diversos cursos universitários da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alongamento que o corpo precisa, foi a parte mais movimentada para comemorar o “Dia da saúde mental” que registrou muita movimentação desde as primeiras horas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Gente jovem sob o comando da Psicóloga e Especialista Clínica – corpo e mente numa só unidade – caminhando ou se movimentando de forma organizada e bem planejada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Terminada a movimentação que envolveu centenas de participantes universitários, começam a “Roda de conversa”e Terapia, sob a coordenação do Prof.Dr.Raul Borges Guimarães.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nessa “Roda de conversa” muita coisa foi abordada e além do Coordenador, participação de Assessoras especialmente convidadas para falar sobre o “Dia da saúde mental”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
“Novos rumos” figura como um dos Projetos mais importantes, pois seu objetivo principal é promover a saúde e prevenir agravos relacionados à saúde mental no Câmpus da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 25

O Prof.Dr.Marcos Tadeu de Oliveira Pimenta, Docente do Departamento de Matemática e Computação da FCT/Unesp, obteve no dia 19 de Junho p.p.o título de Livre Docente em Matemática pelo ICMC – USP, mediante aprovação em concurso público. Nessa oportunidade, foi defendida a tese intitulada: “Espaços das funções de variações limitadas, bem como aplicações a problemas quasilineares elípticos”.

A defesa de Livre-Docência foi aprovada por unanimidade, através de uma banca examinadora representada por docentes de importantes Universidades brasileiras. Marcos Tadeu possui graduação em Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”(2005); Mestrado (2008) e Doutorado (2011) em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC-USP.

Nascido em berço humilde em 1994, o Prof.Dr.Marcos Tadeu de Oliveira Pimenta ingressou na Universidade, fazendo brilhante carreira. Ele ainda obteve – através de concurso público – o título de Livre Docente pelo Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC – USP (2018). Tem experiência na utilização de métodos vocacionais para estudar questões de existência, multiplicidade e concentração de soluções de equações diferenciais, parciais elípticas.

Atualmente ele é Professor Assistente Doutor do Departamento de Matemática e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. Selecionado em um edital italiano (financiado pela “ACRI Young investigator training program” e pela Universitàdegli Studi diUrbino Carlo Bo, em Urbino – Itália). Ele já está de malas prontas para a viagem, onde vai realizar pesquisa junto ao Dipartimento diScienzaPure e Applicate dessa universidade, pelo período de um mês, neste ano de 2018. https://www.uniurb.it/concorsi/4360

O que diz o Edital

“Tal edital destina-se a suportar pesquisa original na área de Análise Não-Linear e Cálculo Variacional, desenvolvida por pesquisador com menos de 40 anos, trabalhando fora da Itália”. Marcos Tadeu cumprirá sua 1ª etapa, viajando nos próximos dias.

Na Itália, o docente será supervisionado pela Profa. Dra. Raffaella Servadei, a qual foi citada no ranking HighlyCitedResearchers, como um dos Matemáticos mais citados do mundo no ano de 2017.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Marcos Tadeu de Oliveira Pimenta – do Deptº de Matemática e Computação da FCT/Unesp – após obter o título de “Livre Docência” em concurso público, viaja para a Itália onde vai cumprir uma nova e importante jornada.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 16

Desde 2006 a FCT/UNESP – Câmpus de Presidente – desenvolve trabalhos voltados à terceira idade. Esse trabalho é denominado de UNATI – Universidade Aberta a Terceira idade, que é vinculada ao PROEX da UNESP. Nas principais atividades participam cerca de 80 pessoas, a partir dos 60 anos de idade. Aproximadamente quinze senhoras se dedicam semanalmente à confecção de trabalhos manuais, formando a Oficina de Bordados e a Oficina de Origami, onde confeccionam bordados, guardanapos, origami e outros trabalhos artesanais. Na UNATI também são desenvolvidas outras atividades como: Oficina de Memória, Taichi, Dança Senior e Exercícios Terapêuticos.

Esta foi a alternativa criada especialmente para valorizar o trabalho que a Universidade Pública promove em prol das pessoas idosas; que querem desempenhar alguma atividade útil e prática. Por isso é bom lembrar: a inserção do idoso no contexto acadêmico é uma das funções sociais da UNATI, que tem a coordenação geral do Prof.Dr.Augusto Cesinando, com seus desafios e conquistas. O termo “3ª idade” surgiu na França, no final dos anos 60 e só chegou ao Brasil, tempos depois.

No mês de Maio deste ano como forma alternativa, foi realizada a 1ª Exposição de Bordados, tendo como local a Praça da Geografia – ao lado do Anfiteatro II – que reuniu todas as senhoras da Oficina de Bordados. Os trabalhos expostos acabaram sendo arrematados pelos visitantes. Dentre as personalidades presentes, o Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia, vários docentes e servidores. Nem é preciso dizer: a Exposição foi de pleno sucesso, com todas as peças adquiridas pelos visitantes.

Neste mês de Junho, também foi promovida (dia 15), a I Exposição de Origami, no mesmo local onde se realizou a promoção de bordados. Isto é, na Praça da Geografia – ao lado do Anfiteatro II – que mais uma vez, reuniu todas as senhoras integradas à Oficina de Origami. Cerca de 400 trabalhos de arte e criatividade foram apresentados durante a Exposição, surpreendendo todos os visitantes. Foi mais um sucesso para quem promoveu e quem participou da inédita e importante exposição. A Universidade Aberta à Terceira Idade, está sediada no Núcleo Morumbi da FCT-Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – onde mantém os cursos e oficinas.

É bom saber: A longevidade de uma população é um fenômeno mundial que determina importantes repercussões nos campos social e econômico. Esse processo no entanto, vem se manifestando de forma distinta entre os diversos países do mundo. É o que dizem os entendidos no assunto. E por conseguinte, a população brasileira está envelhecendo; e à cada ano são incorporados mais de 650 mil idosos. Em síntese: Já se perdeu muito tempo acreditando que ainda somos um país jovem.

“Somos uma geração que se aposenta e envelhece ativamente” – diz o Coordenador, Prof.Dr.Augusto Cesinando de Carvalho. Todas as informações sobre a UNATI poderão ser obtidas aqui mesmo em Presidente Prudente. Através do telefone: (18) 3229-5800 (com Fernando), ou com o próprio Professor Cesinando, pelo telefone (18) 3229-5814.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No mês de Maio realizou-se na “Praça da Geografia” a I Exposição de Bordados, promoção inédita apresentada por diversas senhoras da UNATI, prestigiadas com a presença e apoio do Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr. Rogério Eduardo Garcia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 15 de Junho registrou-se a I Exposição de Origami por integrantes de um grupo de senhoras que faz parte da Universidade Aberta à Terceira Idade/UNATI e que reuniu cerca de 400 trabalhos de arte e muita criatividade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento realizado na “Praça da Geografia”, reuniu grande número de participantes, foi prestigiado por alunos e professores da Unesp, juntamente com o Coordenador da – Universidade Aberta à Terceira Idade – Prof.Dr. Augusto Cesinando.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para apresentação dos trabalhos produzidos pelas Sras. que integram o Oficina de Origami (acima dos 60 anos de idade), foi muito importante o apoio do Professor Cesinando e outros membros da UNATI, desde 2006 em Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pela primeira vez, tornou-se possível a realização de uma Exposição de Origami no Câmpus da FCT/Unesp. Trata-se de um evento inédito na região de Presidente Prudente, com apoio dos Diretores, Professores e Servidores da Faculdade.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 11

EJCOMP dá posse à nova Diretoria e comemora seus 12 anos de atuação em Presidente Prudente.

Em ato solene realizado na noite de Oito de Maio no Anfiteatro II, tomou posse a nova Diretoria da Empresa Junior da Computação/EJComp. Presentes, além do Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia, os Profs. Drs.: Celso Olivete Junior (Coordenador do curso de Ciência da Computação); Ronaldo Celso Messias Correia (Orientador Suplente da EJComp e Vice-Coordenador do curso de da Ciência da Computação); Juliano Camilo Borges (Coordenador da Juventude de Presidente Prudente) e Matheus Palmeira Gonçalves dos Santos (Presidente da Empresa Junior da Computação/ EJComp).

Com a composição da mesa, seguiu-se a execução do Hino Nacional Brasileiro e o pronunciamento do Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia na abertura do evento, seguindo-se com a palavra os Profs.Celso Olivete Junior e Ronaldo Celso Messias Correia. Mestre de Cerimônias: Pedro Henrique de Andrade Gomes (Graduado em Bacharelado em Ciência da Computação/FCT-Unesp). Falaram ainda: Juliano Camilo Borges (Coordenador Municipal da Juventude) e Matheus Palmeira Gonçalves dos Santos (Diretor Presidente da EJComp).

Enquanto as autoridades que fizeram a composição da mesa se retiraram para ocupar seus lugares à frente do Auditório, foram convidados os membros da atual Diretoria da EJComp a fazer parte integrante dos trabalhos desenvolvidos no Anfiteatro II. Giulia Campos de Oliveira (Diretora Administrativa); Bruno dos Santos (Diretor Administrativo); Bruna Tumiatti de Freitas Milani (Diretora de Recursos Humanos); Pietro Barcharollo Schiavinato (Diretor de Marketing) e Darlan Murilo Nakamura de Araujo (Diretor de Projetos).

A seguir, vieram novos pronunciamentos por parte dos componentes da mesa: Giulia Campos de Oliveira (Diretora Administrativa da Gestão 2017) que passou a diretoria para Bruno dos Santos; Depois Bruno dos Santos (Diretor Financeiro da Gestão 2018) passou para André Henrique Dias que fez uma breve apresentação. Também anunciados Bruna Tumiatti de Freitas Milani (Diretora de Recursos Humanos da Gestão 2017) que passou o cargo para Pietro Barcarollo Schiavinato; Pietro Barcarollo Schiavinato (Diretor de Marketing da Gestão 2017) fez a troca com Luiz Filipe Miguel Monge, logo em seguida Darlan Murilo Nakamura de Araujo (Diretor de Projetos da Gestão 2017) passou o cargo para Vinicius Gimenes Jabes e por fim Matheus Palmeira Gonçalves dos Santos (Diretor Presidente da Gestão 2017) passou a presidência para Giulia Campos de Oliveira.

Durante todas as trocas os diretores da Gestão 2017 receberam seus certificados pela ótima gestão e entregaram o documento de posse para os gestores de 2018. Para comemorar o acontecimento, foi servido um coquetel no próprio local de realização do evento, onde todos se confraternizaram.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, atuando como Cerimonialista o Bacharel em Ciência da Computação, Pedro Gomes anuncia a formação da mesa e posse dos membros da EJComp/ 2018.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A solenidade foi bastante prestigiada, estando presentes o Diretor da FCT, docentes, alunos, convidados especiais e dirigentes da EJComp em Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Após a abertura os convidados da mesa assistiram as breves apresentações sobre as atividades desenvolvidas em cada diretoria.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Uma visão geral da diretoria executiva de 2018 e o ex-presidente e a nova presidente com os convidados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Homenagem do membro da EJComp João Pedro Silva Baptista e a direita a Bruna Tumiatti de Freitas Milani entregando o documento de posse para Pietro Barcarollo Schiavinato e ele entregando o certificado da Gestão 2017.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Momento final com todos os membros.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 06

Nos últimos dias do mês e Junho foram registradas nada menos que quatro dissertações de Mestrado em cumprimento ao Programa de Pós-Graduação e uma defesa de tese de Doutorado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – de 27 a 30 de Junho. Outras foram defendidas anteriormente ou posterior, isto é, nos primeiros dias de Julho de 2011.

No dia 27 de Junho, no Anfiteatro VII, a aluna Loriane Trombini Fricki do Programa de Pós-graduação em Educação, fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado perante a Comissão Examinadora, sob orientação da Profª. Drª. Maria Suzano de Stefano Menin, do Deptº. de Educação, da FCT/UNESP, tendo ainda como membros, a Profª.Drª.Maria Isabel da Silva Leme, do Deptº.de Psicologia do Aprendizagem do Desenvolvimento da Personalidade, da Universidade de São Paulo e Profª. Drª. Alessandra de Moraes, do Deptº. de Psicologia da Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília/SP. Tema: As relações entre os conflitos interpessoais e o Bullyng: Um estudo dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas Escolas Públicas.

No dia 28 no Anfiteatro II, o candidato Luiz Carlos Flávio, do Programa de Pós-graduação em Geografia/Doutorado, enfrentou a Comissão Examinadora sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Aurélio Saquet, do Colegiado de Geografia da Univ. Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – tendo também a atuação dos seguintes membros: Profª. Drª. Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Deptº. de Geografia da FCT/UNESP; Profª. Drª. Eda Maria Goes, do Deptº. de Geografia da FCT/UNESP; Profª. Drª. Maria Luiza Peluso, do Deptº. de Geografia da Univ. de Brasília e Prof. Dr. Luciano Zanetti Pessoa Candiotto, do Colegiado de Geografia da Univ. Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Tema: Memória e Território: Elementos para o entendimento da constituição da cidade de Francisco Beltrão –PR.

No dia 30 de Junho, tivemos nada menos que três dissertações de Mestrado durante o período diurno. A primeira no Auditório I da FCT/UNESP, onde o aluno Alyson Bueno Francisco, do Programa de Pós-graduação em Geografia apresentou sua dissertação pública. Tema: “O processo de voçorocamento no perímetro urbano de Rancharia/SP: Sua dinâmica e as propostas de recuperação”. Nesse trabalho, ele foi orientado pelo Prof. Dr. João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Deptº. de Geografia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Em seguida, Nelson Vieira da Fonseca fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado, na área de Educação – Programa de Pós-graduação. O trabalho que ele apresentou, teve a orientação da Profª. Drª. Ana Maria da Costa Santos Menin, do Deptº. de Educação da FCT/UNESP e versou sobre “Linguagem cinematográfica na escola: o processo de produção de filmes na sala de aula como prática pedagógica”, no Anfiteatro VII.

Ainda no dia 30 de Junho, no Anfiteatro VII, a aluna do Curso de Pós-graduação em Educação, Cleuza Maria Abranches Penna, fez sua defesa de dissertação de Mestrado perante a Banca Examinadora, tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Arilda Inês Miranda Ribeiro, do Deptº. de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp –Presidente Prudente/SP -, tendo ainda como membros: a Profª. Drª. Magda Carmelita Sarat Oliveira, da Faculdade de Educação da Univ.Federal da Grande Dourados/ UFGD/MS e Profª. Drª. Ana Maria Martins da Costa Santos, do Deptº. de Educação da FCT/UNESP –Presidente Prudente/SP. Tema abordado: “Brincadeiras no recreio: Uma reflexão sobre as relações de gênero e sexualidade no recreio escolar, através da Literatura Acadêmica”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Loriane Trombini Frichi, do Progr.de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP, defendeu dissertação de Mestrado com trabalho voltado ao Bulying.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante à Comissão Examinadora, ela definiu muito bem o problema,citando as relações e os problemas interpessoais, com base em 2 escolas publicas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Luiz Carlos Flavio, do Progr. de Pós-graduação em Geografia, defendeu tese de Doutorado. Ele enfrentou a Banca Examinadora com muita segurança.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alyson Bueno Francisco, do Progr.de Pós-graduação em Geografia, defendeu dissertação pública de Mestrado, falando sobre voçorocamento em Rancharia/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema “Voçoromanento no perímetro urbano de Rancharia” despertou a atenção de muitas pessoas, a maioria ligada ao trabalho desenvolvido pelo especialista.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nelson Vieira da Fonseca, também enfrentou a Banca Examinadora com muita convicção, abordando o tema “Linguagem cinematográfica na escola”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E por fim é a vez de Cleuza Maria Abranches Penna, com defesa publica de dissertação de Mestrado na área de Educação. Tema: Brincadeiras no Recreio…

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 01

O projeto PET Química e Física, enviado pela docente Beatriz Eleutério Goi, obteve o sexto lugar na lista classificatória entre as 23 propostas avaliadas e submetidas ao Edital nº 01/2011 – PROGRAD/PET, que define a criação de treze grupos PET, nos campi da Unesp onde não há este programa do MEC/SESu. O resultado da seleção foi concluído no dia 08 de abril.

O programa de educação tutorial PET está baseado na tríade ensino, pesquisa e extensão e cuja implantação irá proporcionar uma dinâmica maior e enriquecimento dessas atividades.

A Proposta apresentada pela pesquisadora é caracterizada nas áreas de conhecimento das ciências exatas e da terra; química e física. Como tutora do programa PET na FCT ela iniciará o processo com a seleção de doze bolsistas – estudantes de Licenciatura em Química e Licenciatura em Física da FCT, para trabalhar no projeto. Os quais serão mantidos com recursos orçamentários da Unesp de acordo com o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional 2011.

Além de promover interações entre bolsistas PET/Unesp, estudantes dos cursos, alunos de iniciação científica, voluntários, docentes e alunos de pós-graduação. Essa iniciativa busca ainda o envolvimento de grupos de outros departamentos na FCT, fora do programa PET, assim como de outras universidades. Conforme afinidades entre as linhas técno-científicas.

Segundo Beatriz, foi fundamental a experiência adquirida no período de sua graduação quando participou de um grupo semelhante, sendo esse um fator que contribuiu bastante ao decidir ser candidata a tutora. Explica ainda que o programa é mantido através de reuniões semanais onde o tutor orienta todas as atividades que serão realizadas durante a implantação e instalação efetiva do mesmo. “É importante também que o primeiro grupo PET de Química e Física aqui na FCT promova o efeito multiplicador servindo de estímulo para que outros cursos desta unidade busquem implantar no futuro novos grupos PET”, conclui.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 27

No dia 20 de Abril a partir das 08h00 na sala de Apresentação de Projetos do Deptº de Cartografia, a aluna do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas, Lauriana Rúbio Sartori defendeu Tese de Doutorado perante uma Banca Examinadora que teve como Orientador o Prof. Dr. Nilton Nobuhiro Imai, do Deptº de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. Para desenvolver a pesquisa ela usufruiu de uma Bolsa concedida pela CAPES.

O tema da tese pública versou sobre: “Imagem palsar polarimétrica no mapeamento de macrófitas do Lago Grande de Monte Alegre”, no Estado do Pará. Atuaram como componentes da Banca, a Profª.Drª. Evlyn Mércia Leão de Moraes Novo, do INPE; Prof.Dr.Thiago Sanna Freire Silva, da Divisão de Sensoriameto Remoto do INPE; Prof.Dr. João Roberto dos Santos, da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE e Profª. Drª. Vilma Mayumi Tachibana, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

O trabalho desenvolvido por Lauriana teve o propósito de avaliar o potencial dos dados PALSAR polarimétricos para discriminar o mapeamento das espécies de macrófitas de uma área alagável da Amazônia, representada pela planície de inundação do Grande Lago de Monte Alegre. Nessa área foram encontradas três principais espécies de macrófitas: Paspalum repens (PR), Hymenachine/amplexiocaulis (HA) e Paspalum elephantipes (PE).

De acordo com o relatório apresentado no início da defesa pública da Tese de Doutorado por Lauriana Rúbio Sartori, os resultados sugerem que a imagem polarimétrica banda L. possui potencial para discriminar as espécies de macrófitas. O volume da haste foi moderado em função dos seguintes atributos: índice de biomassa (BMI), espalhamento volumétrico (Pv), espalhamento superficial (Ps); helicidade do primeiro mecanismo de espalhamento (r1) e magnitude do tipo de espalhamento do terceiro mecanismo (as3).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui começa com a presença dos Profs.Drs.Thiago e João Roberto, do INPE, a avaliação da Tese de Doutorado defendida p/Lauriana Rúbio Sartori.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Banca Examinadora e a platéia acompanharam atentamente a explanação sobre Macrófita, Planície de Inundação da Amazônia, Polarimetria, Radar, etc.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Nilton Nobuhiro Imai foi o Orientador. Ao seu lado, as Profªs. Drªs. Evlyn Mércia Leão de Moraes Novo (INPE) e Vilma Mayumi Tachibana (FCT/UNESP).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A platéia e a Banca Examinadora que contou inclusive com a participação de representantes da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 14

Quem visita ou frequenta o Campus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente deve ter visto ou conhecido a “Praça da Leitura ao ar livre”, instalada ao lado da Biblioteca que é considerada uma das maiores do país. A Praça da Leitura permite a todos os interessados, ler, estudar ou se utilizar da Internet (sem fio) para suas comunicações através do Notebook.

O logradouro público tem espaço disponibilizado para todos que ali se encontram, com mesas e bancos de concreto – bem distribuídos – por toda a área. Um pequeno monumento identifica a Praça e seu patrono, o Professor Doutor Neri Alves – ex-diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Por seu desempenho, ele mereceu da Comunidade Unespiana, uma homenagem especial através de um placa de bronze (ali exposta), com data de 27 de Outubro de 2005.

A placa com que a comunidade homenageou o querido Mestre e Diretor, tem os seguintes dizeres: “Gesto positivo, indução construtiva, representação inteligente, harmonização pela não ressonância, amor pela instituição, bondade, justeza e dedicação contínua são marcas que o Professor Neri deixa em nossa querida FCT”. Homenagem da Comunidade Unespiana – Presidente Prudente – SP


O monumento e a placa de bronze com que a Comunidade Unespiana homenageou o Prof. Dr. Neri Alves , ex-diretor da FCT/UNESP – Presidente Prudente-SP


Nesta Praça de leitura ao ar livre, existe sempre a presença de estudantes universitários e pessoas que se dedicam à leitura de grandes obras culturais, em busca de melhores conhecimentos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP