jun 25

O Prof.Dr.Marcos Tadeu de Oliveira Pimenta, Docente do Departamento de Matemática e Computação da FCT/Unesp, obteve no dia 19 de Junho p.p.o título de Livre Docente em Matemática pelo ICMC – USP, mediante aprovação em concurso público. Nessa oportunidade, foi defendida a tese intitulada: “Espaços das funções de variações limitadas, bem como aplicações a problemas quasilineares elípticos”.

A defesa de Livre-Docência foi aprovada por unanimidade, através de uma banca examinadora representada por docentes de importantes Universidades brasileiras. Marcos Tadeu possui graduação em Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”(2005); Mestrado (2008) e Doutorado (2011) em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC-USP.

Nascido em berço humilde em 1994, o Prof.Dr.Marcos Tadeu de Oliveira Pimenta ingressou na Universidade, fazendo brilhante carreira. Ele ainda obteve – através de concurso público – o título de Livre Docente pelo Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC – USP (2018). Tem experiência na utilização de métodos vocacionais para estudar questões de existência, multiplicidade e concentração de soluções de equações diferenciais, parciais elípticas.

Atualmente ele é Professor Assistente Doutor do Departamento de Matemática e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. Selecionado em um edital italiano (financiado pela “ACRI Young investigator training program” e pela Universitàdegli Studi diUrbino Carlo Bo, em Urbino – Itália). Ele já está de malas prontas para a viagem, onde vai realizar pesquisa junto ao Dipartimento diScienzaPure e Applicate dessa universidade, pelo período de um mês, neste ano de 2018. https://www.uniurb.it/concorsi/4360

O que diz o Edital

“Tal edital destina-se a suportar pesquisa original na área de Análise Não-Linear e Cálculo Variacional, desenvolvida por pesquisador com menos de 40 anos, trabalhando fora da Itália”. Marcos Tadeu cumprirá sua 1ª etapa, viajando nos próximos dias.

Na Itália, o docente será supervisionado pela Profa. Dra. Raffaella Servadei, a qual foi citada no ranking HighlyCitedResearchers, como um dos Matemáticos mais citados do mundo no ano de 2017.

O Prof.Dr.Marcos Tadeu de Oliveira Pimenta – do Deptº de Matemática e Computação da FCT/Unesp – após obter o título de “Livre Docência” em concurso público, viaja para a Itália onde vai cumprir uma nova e importante jornada.