ago 16

Sob a coordenação do Prof.Dr. Raul Borges Guimarães – do Deptº de Geografia da FCT/Unesp – ao lado do Vice-Diretor, Prof.Dr.Aldo Eloyzo Job – foi reeditado o Projeto “Novos Rumos” de maior abrangência. Faz parte do Programa de saúde mental como resultado de uma parceria da Seção Técnica de Saúde e outros seguimentos. Destaque especial para o Grupo de Movimento Ligare; SITRA – Saúde Integral dos Trabalhadores da Unesp; Psicoterapia: Análise Bioenergética em Grupo; Psicoterpia Individual; Grupo de Fotolinguagem; Terapia e Rede Pública/CAPS.

No Ginásio de Esportes da FCT (Bloco III), a Diretora e Coordenadora do Instituto Ligare – Centro de Psicoterapia Corporal – Marlí Bonine se fez presente e conduziu os trabalhos programados para a abertura do evento, com exercícios corporais envolvendo 140 participantes. Trata-se de uma forma de intervenção corporal em grupo que proporciona o auto conhecimento, possibilita bem estar e vitalidade, incentivando o fluxo de energia pelo corpo. O objetivo principal é trabalhar o corpo e a mente de forma sincronizada, aliviar as tensões e o nível de stress.

A Psicóloga e especialista clínica que é pioneira nessa especialidade, afirma que “uma abordagem física, aliada à analise psicodinâmica passa a ser uma poderosa ferramenta na busca de uma melhor integração psicofísica, facilitando a expressão das emoções e dos sentimentos. Além de promover o livre fluxo de energia pelo corpo e os padrões de saúde física, mental e espiritual”.

Quanto aos exercícios de respiração, bem como outros exercícios corporais, procuramos o equilíbrio. A cisão corpo/mente é comum em nossa cultura, onde somos estimulados a viver na cabeça, super desenvolvendo a função do pensamento em detrimento das “sensações corporais”. A respiração é o nosso combustível e no stress nós nos esquecemos de respirar adequadamente; e assim, vamos perdendo a conexão corpo/mente, o que nos faz adoecer.

Finalizando diz a Psicóloga Marli Bonine: “Trabalhar a ampliação da respiração bem como trabalhar com o corpo, causará desbloqueio das emoções reprimidas, permitindo uma boa circulação de energia e de fluxo sanguíneo em nosso organismo. Isso nos torna pessoas mais vibrantes e mais conectadas às nossas emoções. Portanto, menos adoecidas”.

Qualidade de vida

No Ginásio de Esportes da FCT/Unesp no dia 14 de Agosto, o programa desenvolvido que tem por principal finalidade “a qualidade de vida, prevenir saúde e agravos relacionados à comunidade unespiana”, começou às 8hs com o “Café da manhã” (gratuito). Na sequência, diferentes atividades como: Terapia (Geografia), atividades esportivas (Educação Física) e Ginástica Laboral (Fisioterapia). O Programa se estendeu até a noite com a realização de um ”Lual” no estilo junino, programado especialmente para o encerramento do evento.

Ocupando toda a área física do Ginásio de Esportes, dirigentes e estudantes se movimentaram o tempo todo sob o comando, inicialmente da Diretora e Coordenadora do Instituto LIGARE – Centro de Psicoterapia Corporal – e depois, outros participantes especialmente convidados. Tudo foi organizado para comemorar o “Dia da saúde mental”, tendo por principal objetivo divulgar para a comunidade universitária as ações de promoção, prevenção e atenção clínica de saúde mental.

Depois de uma “Roda de conversa” coordenada pelo Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp, apresentou-se o Professor Cassiano Ricardo Rumim (da UNIFAE), que desenvolveu o tema: Foto linguagem, realizado na Praça do Viveiro da Unesp. No mesmo local, “Roda de conversa” e Terapia com o Prof.Dr. Raul Borges Guimarães. Logo após, nova rodada de Coffe Break e finalizando, no período noturno o “Lual” na Praça do Viveiro, com direito a fogueira e viola.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Raul Borges Guimarães coordenou os trabalhos no Ginásio de Esportes da FCT/Unesp, ao lado do Vice-Diretor, Prof.Dr.Aldo Eloyzo Job, que presidiu a abertura do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A psicóloga e especialista clínica Marli Bonine, que é Diretora da LIGARE – Centro de Psicoterapia Corporal, ministrou os exercícios que envolveram desde as primeiras horas, 140 participantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A movimentação no Ginásio de Esportes – Bloco III – foi intensa e bastante diversificada, com a presença de alunos dos mais diversos cursos universitários da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alongamento que o corpo precisa, foi a parte mais movimentada para comemorar o “Dia da saúde mental” que registrou muita movimentação desde as primeiras horas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Gente jovem sob o comando da Psicóloga e Especialista Clínica – corpo e mente numa só unidade – caminhando ou se movimentando de forma organizada e bem planejada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Terminada a movimentação que envolveu centenas de participantes universitários, começam a “Roda de conversa”e Terapia, sob a coordenação do Prof.Dr.Raul Borges Guimarães.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nessa “Roda de conversa” muita coisa foi abordada e além do Coordenador, participação de Assessoras especialmente convidadas para falar sobre o “Dia da saúde mental”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
“Novos rumos” figura como um dos Projetos mais importantes, pois seu objetivo principal é promover a saúde e prevenir agravos relacionados à saúde mental no Câmpus da FCT/Unesp.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.