out 31

Na ultima 3ª feira, dia 29/Outº, Marcos Vinicius Francisco do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT entrou para a história como o primeiro candidato a defender Tese como exigência parcial para obtenção do título de Doutor em Educação. A defesa foi desenvolvida publicamente no período da manhã no Anfiteatro I, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório, docente do Departamento de Educação da FCT/UNESP.

Foram componentes da Comissão Examinadora: o Prof.Dr.BernardoMonteiro de Castro, da Universidade Federal de Minas Gerais; Profª.Drª.Elenita de Ricio Tanamachi, da Unesp/Bauru; Prof.Dr.Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho e Profª.Drª. Rosiane de Fátima Ponce, ambos docentes da FCT/UNESP-Presidente Prudente. O tema escolhido: A construção social da personalidade de adolescentes expostos ao Bullying Escolar e os processos de “Resiliência em-si”: Uma análise histórico-cultural”. Para desenvolver a pesquisa, Marcos Vinicius usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP.

Tese vinculada à pesquisa

A Tese defendida publicamente (1ª da história na FCT) está vinculada à linha de pesquisa intitulada: Processos Formativos, Diferença e Valores. Buscou-se analisar criticamente a construção social da personalidade de adolescentes expostos ao bullying escolar que vem se posicionando frente às perseguições sofridas por meio dos processos de resiliência denominados nessa tese de “resiliência em-si”.

“A partir do referencial da Teoria Histórico-Cultural que tem suas bases epistemológicas e filosóficas assentadas no Materialismo Histórico-Dialético, procedeu-se pela análise explicativa dos fenômenos, buscando apresentar elementos que auxiliem na superação das circunstâncias atuais, responsáveis por sua difusão e manutenção. O estudo foi realizado numa Escola Pública de Presidente Prudente”.

Inicialmente, foram contatados todos os adolescentes com idades entre 13 e 16 anos, que freqüentavam as salas do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Num 1º momento foram aplicados junto aos alunos os questionários Scambullyng, CYRM (Child and Youth Resilience Measure) e “Fatores de Risco e Proteção em Adolescentes de Presidente Prudente.

Seis adolescentes selecionados

A partir de análises dos instrumentos foram selecionados seis adolescentes, identificados como expostos ao bullying escolar e que indicavam processos de “resiliência em-si”. Após esse procedimento utilizou-se métodos visuais. “Os elementos tiraram fotografias de elementos importantes de suas vidas e foram filmados em seu cotidiano. Os vídeos foram editados em clipes de 30 minutos cada. Os dados visuais foram objetos de analise e serviram como base para as entrevistas semiestruturadas”.

O Doutorando Marcos Vinicius prossegue: Os conteúdos das entrevistas foram analisados por meio de categorias articuladas ao Método Materialista Histórico-Dialético. Os resultados apontam que os participantes vêm construindo suas personalidades por meio do processo de apropriação de algumas objetivações produzidas historicamente e socialmente, o que os favoreceu a se posicionarem frente às adversidades vivenciadas no cotidiano, tais como: o bullying escolar por intermédio da “resiliência em-si”.

Finalizando: “Contrariamente, por mais que os participantes se posicionem frente a esses infortúnios, eles estão presos a concepções idealistas e fragmentárias que não os auxiliam no pleno desenvolvimento da personalidade. Assim, apresenta a escola, numa perspectiva revolucionária como um espaço privilegiado para que os estudantes possam ter consciência da realidade e buscar a sua transformação social”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Marcos Vinicius Francisco entra para a história como o 1º a defender tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Comissão Examinadora esteve reunida no Anfiteatro I, tendo como Orientadora de Marcos Vinicius, a Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema desenvolvido para a defesa de Tese esteve vinculado à linha de pesquisa: A construção social da personalidade de adolescentes expostos ao Bullying Escolar e os Processos de “Resiliência em-si”:Uma análise histórico-cultural.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Concluída a defesa para obtenção do título de Doutor em Educação, Marcos Vinicius é fotografado ao lado de entes queridos – parentes e amigos – não faltando, a Mãe e a Avó que marcaram presença no Anfiteatro I da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 31

Com a participação da Professora Ana Maria Ferreira de Medeiros Lisboa vem se realizando no entorno da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia, importante trabalho que visa a preservação de áreas verdes, com enfoque especial para a proteção do solo e arborização existente no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente. Esse trabalho – segundo a especialista – tem por principal objetivo despertar a orientação do pessoal dedicado à essa atividade, a partir do solo saudável e do comportamento das plantas – através do pH – condições do solo, grau de insolação e como equilibrar esse ambiente em local adequado, sem que a planta tenha que ser transplantada.

Do curso de jardinagem – que é o primeiro ministrado na área que circunscreve o bloco da Biblioteca da FCT/UNESP – estão participando todos os servidores do Setor de Parques e Jardins, em número de doze, com 18 horas de carga horária. Eles recebem orientação teórica e prática sobre construção e manutenção de jardins, com informações gerais, atualizadas sobre métodos de trabalho para melhorar o visual e embelezar o ambiente. Público alvo: jardineiros e pessoas interessadas nas técnicas de jardinagem.

Na prática, o trabalho se desenvolve em determinada área física do Câmpus da Unesp, abordando: estrutura das plantas, matéria orgânica e adubação, métodos de adubação, correção do Ph do solo (fertilidade), classificação das plantas, rega, poda e controle de pragas e doenças. Além disso, é dedicada atenção especial à área arborizada, com espécies frutíferas e ornamentais, que estão sempre exigindo cuidados especiais. Existem árvores que dão frutos destinados ao consumo humano. Outras também produzem frutos, porém, preferidos e consumidos pelas aves.

A Professora Ana Maria (ex-aluna da FCT) que está ministrando o curso de revitalização e valorização da flora e fauna em torno da Biblioteca, é formada em Ciências Físicas e Biológicas com extensão universitária em Biologia Química, Cursos e Estágios em composição de solo e iluminação paisagística, Botânica e Paisagismo, Jardinagem, Designer de interiores, Planejamento e Marketing.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª Ana Maria Ferreira de Medeiros Lisboa ministra aulas teóricas e práticas sobre Jardinagem e Paisagismo para Servidores do Setor de Parques e Jardins da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aulas com 18 horas de carga horária são ministradas pela 1ª no Câmpus Universitário, beneficiando 18 Servidores da área e de forma indireta toda a comunidade local e regional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os servidores que participaram do curso de paisagismo e jardinagem se sentiram valorizados e aptos a desenvolver trabalhos que visam principalmente a preservação das áreas verdes.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 30

O VIII Simpósio de Matemática da FCT/UNESP – SMaT – encerrou-se na noite de 24/Outº no Auditório do Discente V, com a realização de importante palestra que contou com a presença do Prof.Dr.Celso Volpe, docente pioneiro que aqui chegou em 1963 especialmente designado para instalar, estruturar e dar vida ao curso de Matemática, na condição de Assistente e posteriormente Vice-Diretor da Instituição de Ensino Superior. A idéia de se criar um curso de Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – recém implantada, partiu do Professor José Fernando Martins Bonilha, de saudosa memória.

Foi uma atitude arrojada e um ato de pioneirismo inédito no interior do país – disse o Prof.Volpe – mesmo porque inexistiam professores qualificados para desenvolver o curso na época, isto é, exatamente há 50 anos. Falando à platéia presente no Auditório da FCT/UNESP, frisou que o responsável pela instalação do curso de matemática em Presidente Prudente – ressaltou que “de Ibirarema a Presidente Epitácio não tinha ninguém formado em Matemática para ministrar cursos superiores e a única alternativa foi recorrer a dois Engenheiros da Prefeitura (Dr.Pacca e Dr. Montessanti) que tinham alguns conhecimentos sobre o assunto. Um terceiro Engenheiro contratado como Assistente, foi o Dr. Anwar Dahma.

O VIII Simpósio de Matemática que foi aberto com a presença e palestra do Secretário da Educação e ex-Reitor da Unesp, Prof.Dr.Heman Jacobus Voorwald no dia 21, prosseguindo até o dia 24/Outº. No período, a realização de uma Mesa redonda (dia 23/Outº) envolvendo a Profª.Drª. Rosiane Cristina de Lima, da EMBRAER; Prof.Dr.Luiz Roberto Hartman, da UFSCCar: Prof.Dr.Eder Aragão R.Costa, do ICMC/USP; Prof.Júlio Cesar Barrios Toledo, Profª MS, Solange Caravina e Profª.MS Alice Ibanes, ambas da Rede Estadual.

Realizou-se também uma série de palestras proferidas sobre: “Licenciatura em São Paulo, propostas e desafios”; “Teoria dos Nós”,pelo Prof.Dr.Orize Manzoli Neto, do ICMC/USP-São Carlos; “Formação de professores de Matemática no contexto da cultura digital” pelo Prof.Dr.Arlindo José deSouza/UFU-Uberlândia; “A modelagem matemática na escola tem muito a aprender com a modelagem matemática profissional” pelo Prof.Dr.João Frederico Meyer, da UNICAMP; “Resolubilidade local para operadores diferenciais com transporte hipoelítico” com o Prof.Dr.Éder Ritiz Aragão Costa, do ICMC/USP-São Carlos/SP e “Um histórico sobre a implantação do curso de Licenciatura em Matemática” pelo Prof.Dr.Celso Volpe.

Relato histórico

O testemunho deixado pelo Prof.Dr.Celso Volpe é dos mais preciosos, porque representa a opinião de um docente de longa dedicação à causa do ensino superior, em especial, a Matemática, nos seus 50 anos em Presidente Prudente com a formação de 1.277 professores até este momento. É ele quem diz: No dia 1º/Fevº de 1963, eu aqui estava começando as minhas atividades como Professor e Coordenador do curso de Matemática. Daí 3 meses assumi a vice-diretoria da Universidade, cujo diretor chamava-se Hygino Aliandro; que depois de 1 ano foi exonerado, e eu em solidariedade também pedi exoneração da minha função de Assistente da direção.

Chegando 1968 por indicação da USP fui designado para implantar o curso de matemática em São José do Rio Preto, indo para lá, dia 31 de janeiro de 1968. Instalei o curso de matemática o qual existe até hoje e completou 45 anos na semana passada. Eu fui homenageado como “Pai da criança”. Então me sinto honrado em ter instalado o curso de matemática em Presidente Prudente, que deu oportunidade a centenas de jovens de fazer o curso, bem como a dezenas de ou quase centenas de professores em obter um emprego dentro da UNESP. Na palestra dos 50 anos da Unesp, tive a oportunidade de conhecer muitos dos ex-alunos que lá estavam. Não conheci professores, porque a maioria ou a quase sua totalidade já é falecida.

E prossegue o Prof. Volpe: “Não tenho noticias de nenhuns da minha época que estejam vivos. Lamento profundamente por não encontrar ninguém. Encontrei vários ex-alunos que hoje são até aposentados, como: o Paulo, o Tertuliano, Ana Maria e tantos outros que foram professores aí; e gostei do que vi. Hoje, aquela escola que nasceu no Tanel Abbud e hoje é uma Universidade, do qual esteve ao meu lado,o Barbosa da Silveira (é testemunha ocular). O curso de matemática tem um nome nacionalmente falando. Então, isso para mim é uma satisfação enorme. Não há nada que pague. É uma coisa que vou levar para a vida inteira e o Barbosa da Silveira e você Altino Correia, são testemunhas, porque acompanharam a história dessa universidade, que o Jornal O Imparcial sempre fez. Esta é a finalidade de minha presença aqui. Lamento muito não poder ficar mais, pois tenho atividades em Santos e trabalho numa Universidade que tem 13 mil alunos. Me sinto muito feliz, pois moro no Guarujá”.

Falando de sua convivência familiar desde que se transferiu de Presidente Prudente para outras regiões nos primeiros anos da década 60, disse o Prof.Celso Volpe ter três filhos, dos quais, dois nasceram em Prudente. Um dos filhos é medico na Beneficência Portuguesa em São Paulo; outro, Psicólogo na Suiça e atualmente está em São Paulo. O terceiro filho (raspa do tacho) faz Direito. E o próprio entrevistado acrescenta: “A Universidade teve um progresso incomensurável: Para quem começou no Colégio Tanel Abbud numa sala de aula e vê uma Universidade como esta (FCT/UNESP), é um negócio inacreditável. Todos os Departamentos muito bem estruturados que são uma maravilha”.

O Prof. Volpe recordou também um dos mais importantes episódios que marcaram o inicio da Faculdade pioneira (FFCL ou FAFI) nesta região do Estado com os cursos de Geografia e Matemática. “Eu me lembro e o Barbosa é testemunha: Quando fomos para lá, eu e o Hygino construímos pela 1ª vez duas salas de madeira, porque no local não tinha nada. A única coisa que tinha – e graças a Deus não desmancharam – foi aquela casinha (da Fundacte), ao lado da Biblioteca. É uma coisa muito alegre ver a pujança desta cidade. Quem diria? Essas Avenidas com o crescimento e tudo que têm !

Vejo a Unesp com grande alegria. E evidentemente, estamos sentindo que os alunos estão indo para as Universidades Públicas – onde vão poder se poupar. É numa escola como esta de Prudente (muito bem estruturada), que o aluno sente a pujança da escola, porque ele tem tudo lá. Entrando na biblioteca se sente o desenvolvimento verificado na escola. Vai nos laboratórios de informática, que eles têm: todos os professores em tempo integral; mais de 90% com titulo de doutoramento, titulação acadêmica fundamental. Então, acho que os alunos estão sabendo aproveitar essa oportunidade. E devem divulgar mesmo, porque é isso que faz com que a nação tenha futuramente homens realmente representativos deste país“.

Um detalhe pessoal

Ao se fixar na cidade de São José do Rio Preto, o Prof.Volpe conheceu um profissional de Marcenaria que trabalhava na Unesp que se tornou amigo de todas as horas. Era o Sr. Messias Meneguette, de familia tradicional, humilde e bem estruturada. Um homem super honesto, trabalhador e muito honrado. Uma personalidade com a qual tinha a honra e o prazer de tê-lo no seu convívio. Com ele, nasceu uma amizade muito chegada, que se estendeu a um de seus filhos muito querido. Era ainda um menino! E esse menino se tornou Professor de Matemática, um dos mais brilhantes da nova geração, atuando na FCT/UNESP.

Esse menino que eu presenciei desde o inicio – reafirma o Prof.Volpe – fez o curso de Matemática em São José do Rio Preto, com muito brilhantismo. Quando o levei para o Congresso de Matemática em Poços de Caldas, esse menino sempre me deu as maiores alegrias. E hoje eu vejo a posição que ele ocupa, que foi inclusive Diretor da própria Faculdade em Presidente Prudente. Um rapaz sério, filho de família tradicional. Hoje, eu me sinto honrado em saber que dei orientação para ele; e ele seguiu todos aqueles ensinamentos. Este é um homem do qual me orgulho em dizer que sou amigo dele, Prof.Messias, filho do meu velho amigo Messias Meneguette, de São José do Rio Preto” – concluiu o Prof. Celso Volpe.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Recepção ao Prof.Dr.Celso Volpe que marcou sua passagem pela antiga Faculdade de Ciências e Letras/FFCL-FAFI de Presidente Prudente (1963), no retorno à Unesp para proferir palestra de encerramento do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como convidado especial da Comissão Organizadora do VIII Simpósio de Matemática/SMaT, ele falou sobre sua atuação há mais de 50 anos em Pres.Prudente, quando foi designado para implantar o curso de Matemática.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Criado em 1963, o curso de Licenciatura em Matemática se consolidou, funcionando muitos anos antes de existir a UNESP e tornando-se um dos pioneiros em todo o interior do Estado de São Paulo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Concluída a palestra em comemoração aos 50 anos do curso de Licenciatura em Matemática, o Prof.Volpe cumprimentou velhos amigos e companheiros: Barbosa da Silveira e Prof.Dr.Messias Meneguette Jr.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Antes de deixar Presidente Prudente, de retorno à Capital, o Prof.Dr.Celso Volpe falou à imprensa local e transmitiu seu abraço amigo e afetuoso aos amigos que conheceu e conquistou no passado, isto é, há meio século.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 30

Num ato público, foi feito o lançamento editorial do Livro: “A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente – de 1959 a 1976 – Gênese da FCT/UNESP”, obra de autoria da Profª.Drª. Eunice Ladeia Guimarães Lima e Profª.Drª. Arilda Inês Miranda Ribeiro. Graduada em Letras e Pedagogia, a Professora Eunice é especialista em Letras e Educação, leitura e produção de textos, gestão educacional, Mestre e Doutora em Educação. A Professora Arilda é graduada em Biblioteconomia, Mestre e Doutora em Filosofia e História da Educação, Livre Docente desde o ano 2000. É também Professora titular da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, desde 2011.

A cerimônia de lançamento desse novo livro verificou-se na noite de 19 de Outubro, no Auditório do Discente V, com a presença do atual Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, do Prof.Dr.Alvanir Figueirdo; ex-Diretor, inúmeros docentes (inclusive aposentados). Presentes também, antigos e atuais servidores, estudantes atuais e ex-estudantes, amigos e convidados especiais das autoras da obra que contém 308 páginas e foi editada por PACO Editorial, com sede em Jundiaí/SP. O tema que motivou a escolha do título do livro fez parte de uma Tese de Doutorado defendida em 2005 no campus da Unesp em Marília/SP, pela Professora Eunice, sob orientação da Professora Arilda, docente da FCT/ UNESP.

Prefácio

O livro foi prefaciado pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, e dentre outras coisas ressalta como fatores importantes o “Centenário de Presidente Prudente”, quando a cidade ganha de presente esta obra elaborada no âmbito do Grupo de pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (GPECUMA). Esse grupo tem como coordenadora a Profª.Drª.Arilda Inês Miranda Ribeiro, uma das autoras deste livro. “A obra trata da história da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente (FFCL), a qual fez parte da história de Presidente Prudente, visto que não é possível que não é possível analisar a instituição separada do contexto em que está inserida”.

Como recomendação, há várias razões, diz o Prof.Nivaldo: “A primeira é o fato de esta obra ser resultante do esforço para a obtenção de dados e informações em fontes diversas que propiciaram a recuperação da história da FFCL”. Também foi realizado minucioso trabalho de pesquisa em jornais de circulação regional e nacional, fontes importantes para apresentar os fatos, tal qual eram sentidos no momento em que aconteciam (ou, pelo menos próximos disso). A análise de documentos institucionais, como prontuários de alunos, trouxe à tona informações reveladoras sobre a atuação do sistema de repressão durante os anos de Ditadura Militar.

A segunda recomendação diz respeito aos detalhes do cotidiano de uma das células que deu origem à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), no decorre dos seus 17 anos. “A obra permite ao leitor aprofundar-se no conhecimento dos alicerces da atual Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (FCT-Unesp), campus de Presidente Prudente, para conhecê-la nos seus primórdios e em profundidade. No vai e vem do resgate local e regional, em diálogo com o contexto estadual e brasileiro, vai-se construindo a consciência de que os estudos regionais permitem não somente conhecer o particular, mas também entender a conjuntura e a realidade em escala mais ampla”.

Finalmente, a terceira e última das razões: Ressalta-se a importância da obra para estudiosos interessados na História do Ensino Superior, pois as autoras (Profªs Eunice e Arilda), foram imparciais o quanto puderam. “Mantiveram o distanciamento necessário na análise dos anos de existência da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente, a qual também era conhecida simplesmente por FAFI (Faculdade de Filosofia). Na obra estão inseridos depoimentos de pessoas que participaram diretamente do processo na condição de administradores e docentes, ou simplesmente como docentes dentre muitos outros que lutaram e resistiram aos percalços da Ditadura Militar, sofreram retaliações, sendo que alguns tiveram que deixar involuntariamente a cidade e a instituição”.

A FFCL sedimentou o caminho do atual campus da Unesp de Presidente Prudente, instituição que entre os anos de 1976 e 1988 recebeu o nome de Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais (Ipea-Unesp) e que se constitui na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, desde 1989 – conclui o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol.

Introdução

A introdução do livro é constituída de 9 páginas, onde se ressalta que a pesquisa possibilitou conhecer como a IIES-FFCL (Instituto Isolado de Ensino Superior da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) de Presidente Prudente contribuiu para o desenvolvimento regional, notadamente num período em que era a única instituição de ensino superior no município, ou alguns anos depois, quando eram poucas as escolas desse nível no município e na região.

Constatou-se depois do importante passo que foi a criação do IIES no interior paulista, o poder público não continuou o projeto de expansão do ensino superior, e assim a democratização desse nível de ensino ainda está longe de ser alcançado no Brasil, diferente do que ocorre com muitos outros países, pois não se tem como tradição no Brasil ações política pensadas em longo prazo, mas políticas que se movem de crise em crise, tentando resolver problemas imediatos (Eichengreen, 2001).

As atas das sessões da Câmara Municipal de Presidente Prudente, cm cópias disponíveis no arquivo da Biblioteca da FCT-Unesp foram importantes fontes para conhecer os interesses contraditórios, quando se decidia sobre a criação do IIES-FFCL de Presidente Prudente; e, a seguir, sobre o local de construção do prédio da instituição, questões que puderam ser observadas a partir do ponto de vista que os vereadores tinham na época. Para a pesquisa que foi desenvolvida, por se tratar de levantamento da história de um passado recente, o testemunho oral de participantes da existência da instituição em estudo foi de relevante contribuição.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O lançamento do livro “A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente – 1959 – 1976 – GENESE DA FCT-UNESP – foi presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No lançamento editorial deste novo livro histórico, presença física de suas autoras: Profª.Drª.Eunice Ladeia Guimarães Lima e Profª.Drª.Arilda Inês Miranda Ribeiro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Presença também do ex-Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Alvanir Figueiredo, bem como a Profª.Drª. Leny Teixeira (viúva do saudoso ex-Diretor, Prof.Dr.Márcio de Souza Teixeira).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As duas escritoras concentram informações detalhadas a respeito do livro que escreveram, resultante de uma pesquisa de doutorado desenvolvida pela Profª.Eunice, sob orientação da Profª.Arilda.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ex-aluna, ex-funcionária e ex-professora Nancy Scoboza, juntamente com a ex-aluna e ex-professora Thereza Marini também tecem considerações sobre o lançamento deste novo livro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outras duas personalidades que se destacaram nesse período de 1959/1976, como professora e ex-funcionárias da instituição: Helena Carolina Martins Marrey e Maria Kimie Horimoto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ex-alunas, ex-professoras e ex-funcionárias (juntas) vieram prestigiar o lançamento do novo livro escrito pelas Profªs.Drªs.: Eunice e Arilda, enquanto a Profª.Drª.Ruth Kunzli faz sua saudação especial.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Concluindo a cerimônia comemorativa ao lançamento do livro “A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente – 1959 – 1976 – GENESE DA FCT-UNESP, uma foto para a posteridade.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 27

O Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – desenvolveu no mês de Outubro/2013 mais de uma dezena de Dissertações de Mestrado, defendidas publicamente por alunos de Geografia, Educação e Ciências Cartográficas. Os temas pesquisados e avaliados durante as sessões de defesa previamente agendadas foram submetidos à apreciação das Bancas Examinadoras, constituídas por docentes da FCT/UNESP e outros, de Universidades Públicas (Estaduais e Federais), especialmente convidados.

Os temas foram os mais variados – alguns com enfoque voltado às questões regionais – como problemas ambientais, socioeconômicos, educação, saúde, esportes, turismo, lazer e cultura, política pública, formação técnica e profissional. Cada Mestrando se apresentou perante a Comissão Examinadora em dia, hora e local previamente determinados, tendo sempre como referência e ponto de apoio, o Orientador (a). Além dos candidatos que cumpriram sua missão, defendendo publicamente as dissertações de Mestrado, outros estão aguardando por essa excepcional oportunidade de demonstrar seus conhecimentos e o que têm a oferecer em termos de cultura e formação profissional.

Em cumprimento à programação estabelecida pelo Programa de Pós-Graduação para dissertações de Mestrado em Outubro/2013 foram beneficiados os seguintes candidatos: dia 11: Edimar Aparecido da Silva/Educação; dia 16: dia 18: Mônica Almeida Cabrera/Educação; dia 18: Marco Aurélio Moraes de Mendonça/Ciências Cartográficas; dia 18: Andréa Francine Batista/Geografia; dia 18: Clediane Nascimento Santos/Geografia; dia 21: Eder Pereira dos Santos/Geografia; dia 25: Paulo César Zangalli Jr/Geografia e Carolina Scherrer Malamam/ Ciências Cartográficas. Antes de fechar o mês de Outubro, ainda estão agendadas outras quatro dissertações de Mestrado em Educação e Geografia.

Fazendo parte das Comissões Examinadoras, atuaram no período de 11 a 25 de Outubro, os seguintes docentes: Profª.Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite/Deptº de Educação; Prof.Dr.João Francisco Galera Monico/Deptº de Cartografia; Prof.Dr.Paulon Girardi/Deptº de Geografia; Profª.Drª. Rosângela Custódio Cortez Thomaz/Unesp-Rosana; Prof.Dr.Edson Luis Piroli/Unesp-Ourinhos; Prof.Dr.João Lima Santana Neto/Deptº de Geografia/FCT-UNESP e Prof.dr.Amilton Amorim/Deptº de Cartografia/FCT-UNESP.

Temas abordados

Fazendo parte das sessões de dissertações de Mestrado, foram apresentadas várias versões em defesas públicas pelos candidatos inscritos. Os temas especificamente foram: “Sistemas Apostilados de Ensino: As percepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Álvares Machado/SP”, por Edimar Aparecido da Silva; “As representações sociais dos professores do município de Regente Feijó/SP”, por Mônica Almeida Cabrera; “Investigação da cintilação ionosférica no Brasil e seus efeitos no posicionamento por GNSS”, por Marco Aurélio Moraes de Mendonça.

Outros temas das dissertações de Mestrado: “Consciência e territorialização contrahegemônica: Análise das políticas de formação da via campesina America do Sul, a partir do pensamento de Gramsci” por Andrea Francine Batista; o “Patrimônio cultural e as identidades territoriais como possibilidade de desenvolvimento da atividade turística no Pontal do Paranapanema”. “Mudanças no uso e cobertura da terra na bacia hidrográfica do Ribeirão Rebojo – entre 1971/72 – e 2007-2008”.

Abordados ainda dois temas voltados à defesa pública de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas e Geografia: ”Entre a Ciência, a Mídia e a sala de aula: Contribuições da Geografia para o discurso das mudanças climáticas globais”, por Paulo Cesar Zangalli Jr. E por último: “Aplicação de Lógica Fuzzi na elaboração de plantas valores genéricos” por Carolina Scherrer Malaman. A maioria dos alunos obteve recursos oriundos de bolsas concedidas pela FAPESP, CNPq, CAPES e Capes/Proex.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite (docente do Deptº de Educação da FCT/UNESP) tem atuação marcante como Orientadora de Mestrado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outros docentes, como a Profª.Drª. Maria Helena de Barros (docente aposentada pela FCT/UNESP) são sempre requisitados pelos alunos, como Orientadores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em algumas defesas públicas de dissertação de Mestrado na FCT/UNESP, a afluência varia, de acordo com a importância do tema defendido pelo candidato ao Mestrado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os locais utilizados tanto para as dissertações de Mestrado ou Teses de Doutorado são sempre os mesmos: Anfiteatros I, II, VI, VII, Auditório/Discentes 4 e 5, Biblioteca e Sala de Apresentação de Projetos da Engenharia Cartográfica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os temas defendidos pelos candidatos ao Mestrado na FCT/UNESP são os mais variados. Problemas ambientais, formação profissional, políticas públicas e temas agrários, estão sempre em pauta.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As bancas Examinadoras, na maioria das vezes passa horas seguidas num mesmo local, acompanhando minuciosamente o relato do candidato ao Mestrado, para depois manifestar suas opiniões.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esporadicamente, o Câmpus da Unesp em Presidente Prudente recebe visitantes ilustres. Na maior parte, docentes de renomadas Universidades Públicas, do Brasil e do Exterior.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
É importante a formação superior proporcionada à comunidade local e regional há mais de 54 anos pela Unesp. São 12 cursos de graduação, dos quais, 4 deles ostentam as 5 Estrelas de “Melhores Universidades”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 27

O IX Simpósio da Engenharia Ambiental da Unesp de Presidente Prudente, realizado este ano (de 23 a 27 de Setembro) sob a presidência do Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, chamou a atenção dos participantes por vários aspectos: foi um evento acadêmico que desenvolveu uma programação que constou de quatro minicursos – com carga horária de 4 a 8 horas – quatro palestras, uma mesa redonda e duas visitas técnicas à Usina Alto Alegre e Indústria Sasazaki-Portas e Janelas. Houve ainda, apresentação do “Projeto Aquarela”, um projeto cultural/musical desenvolvido com crianças e adolescentes (carentes), em situação de risco.

Segundo a Coordenadora do evento, Profª.Drª. Encarnita Salas Martin (do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente), o principal objetivo desse Simpósio de Engenharia Ambiental foi despertar o interesse pela pesquisa e aumentar o intercâmbio de informações entre alunos, professores, técnicos e pesquisadores de diferentes Instituições: Cetesb, Unesp, Embrapa – Meio Ambiente, Universidade Federal de Itajubá, Instituto Florestal, Indústria Danisco/Dupont e Conam–Consultoria Ambiental. Durante a semana foram realizados os Jogos InterEng, envolvendo alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Cartográfica, da FCT/UNESP.

O evento foi aberto com a presença de autoridades e convidados especiais. A 1ª palestra no Auditório da FCT/UNESP foi proferida pelo atual Vice-Presidente da CETESB, Dr. Nelson Bugalho, que falou sobre o “Novo Código Florestal”. A seguir, a Engª Lady Virginia Traldi Menezes, da CETESB deu enfoque sobre “Poluentes orgânicos persistentes”. Adriana Melo, da DANISCO/DUPONT destacou: “ISO 14000 – Sistema de Gestão Ambiental”. No fechamento da 1ª etapa com palestras, apresentou-se o Engº Maurício Sabbag, da Conamin, com “Os desafios da identificação e remediação de áreas contaminadas”.

Os minicursos envolveram inúmeros convidados; dentre os quais, o Prof.Dr.Milton Cezar Ribeiro, da Unesp/Rio Claro, com Ecologia da Paisagem: ”Avaliação de impactos sobre a fauna silvestre”; e no dia seguinte (24/Setº), o Biólogo Rafael Vasconcelos, da Embrapa falou a respeito do Meio Ambiente: “O uso de microorganismos na recuperação de áreas degradadas”. Outros minicursos versaram sobre: “Ecologia florestal aplicada à restauração ambiental” pelo Engº do Instituto Florestal, Antonio Carlos Galvão de Melo e “AutoCad 3D” por Laércio Rafael Colucci Marques da Silva, da Univ.Federal de Itajubá/MG.

Ouro da casa

O ponto alto da programação alusiva à realização do Simpósio/2013 da Engenharia Ambiental da Unesp de Presidente Prudente/IX SEAUPP foi marcado para o encerramento na noite de 27/Setº. Egressos de vários cursos relacionados à Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica e Arquitetura e Urbanismo participaram do encontro que recebeu a denominação de “Ouro da casa”. Em evidência, ex-alunos que fizeram e continuam fazendo carrreira brilhante, sob todos os aspectos.

A convite da Empresa Junior GeoAmbiental Jr – que prestigiou o evento – Diogo Muchiutti (atualmente atuando no Metrô de São Paulo), José Antonio Silveira e Rodrigo Bernardes Freire, fizeram relatos detalhados de suas experiências e atividades profissionais que passaram a exercer, após concluir em Presidente Prudente, os cursos de graduação e pós-graduação da FCT/UNESP. Depois da exposição de cada um deles, houve abertura de debate e explicações sobre as mais diferentes atividades no meio empresarial brasileiro, onde eles exercem importantes funções, em respostas às perguntas que lhes foram endereçadas.

Pelas informações da Profª.Drª.Encarnita Salas Martin, considera-se que os objetivos pretendidos foram plenamente alcançados, pois o contato com pesquisadores de outras instituições – e principalmente – com temas novos e bastante atualizados despertou grande interesse dos alunos quanto a projetos de pesquisa a serem desenvolvidos e outros assuntos, a serem estudados. Palestras e minicursos foram definidos de modo a se atender todos os anos do curso, ou seja: com diferentes graus de especificidade e aprofundamento.

Cerca de 100 pessoas participaram desse evento (alguns não se inscreveram previamente, mas preferiram acompanhar apenas o desenvolvimento das palestras. Dentre os quais, alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Geografia e Arquitetura e Urbanismo. A avaliação do IX SEAUPP por parte dos alunos de Engenharia Ambiental foi clara: “as palestras e minicursos foram muito interessantes e produtivos”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O IX Simpósio de Engenharia Ambiental da Unesp de Presidente Prudente foi aberta oficialmente pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP que fez a saudação inicial, agradecendo a presença e o apoio de todos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Houve boa participação de alunos de graduação e pós-graduação, bem como docentes e convidados especiais para ministrar palestras, minicursos e outros trabalhos. O Prof.Dr.Everaldo dos Santos Melazzo teve excelente participação no evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Coordenadora do evento, Profª.Drª.Encarnita Salas Martin fez seu pronunciamento, ressaltando a importância desse evento e anunciou a 1ª palestra a ser proferida pelo Vice-Presidente da CETESB, Dr. Nelson Bugalho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa do IX SEAUPP, um espaço para o relato das experiências dos ex-alunos de graduação e pós-graduação que estão brilhando em suas novas carreiras profissionais nas grandes empresas da capital e do interior.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E aí estão eles como “Ouro da casa”: Diogo Muchiutti (atuando no Metrô de São Paulo); José Antonio Silveira e Rodrigo Bernardes Freire, dando testemunho de suas experiências desde que saíram de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como é lógico, após o relato das experiências de vida profissional em pontos distantes do Câmpus da FCT/UNESP, muitas perguntas de alunos atuais dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica e outros.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As duas últimas fotos retratam duas fases: a abertura do IX Simpósio de Engenharia Ambiental da Unesp de Presidente Prudente e o encerramento no Auditório do Discente V numa noite memorável de 27/Setº de 2013.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 24

Uma votação eletrônica realizada entre 17 a 22 de Outubro/2013 – a primeira na história de 54 anos da Unesp em Presidente Prudente – marcou a eleição do Prof.Dr. Marcelo Messias (atual Vice-Diretor), para o exercício do cargo de Diretor no próximo quatriênio. Juntamente com o novo Diretor eleito, o Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, cuja chapa obteve 53,62% dos votos válidos. A chapa concorrente – liderada pelo Prof.Dr.Raul Borges Guimarães e a Profª.Drª. Ercy Mara Cipulo Ramos – recebeu 45,25% dos votos apurados, de um total de 1.209 votos, dos quais 10 considerados nulos.

O número de inscritos habilitados para votar era de 3.615 eleitores, considerando três categorias: Técnico-Administrativo/TA: 228 (peso 15%); Discente/DI: 3.176 (peso 15%) e Docente/DO: 211 (peso 70%). Votaram: TA: 212; DI: 801 e DO: 196. À chapa liderada pelo Prof.Dr.Marcelo Messias foi atribuída a seguinte votação:TA: 120 votos; DI: 187 e DO: 105 votos. A chapa concorrente, liderada pelo Prof.Dr.Raul Borges Guimarães obteve do TA: 89 votos: DI: 601 e DO: 86 votos. Em branco: 11 e Nulos: 10.

O ato de apuração realizou-se às 9hs da manhã no Anfiteatro VI, estando presentes os integrantes da Congregação, bem como candidatos, Docentes, Assessores Técnicos e Administrativos e servidores. Para avaliação, conferência e homologação dos resultados obtidos com a votação eletrônica, realizou-se outra reunião, após as 14h30. Os resultados foram inseridos para conhecimento geral no Site da FCT/UNESP no final da tarde.

De conformidade com os resultados obtidos através da Votação Eletrônica, foram eleitos para o próximo quatriênio – 2014/2018 – na sucessão do Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, os Profs.Drs.: Marcelo Messias (Diretor) e José Carlos Silva Camargo Filho (Vice-Diretor). Nas fotos que estamos postando com exclusividade, é possível avaliar a expectativa, a alegria e a emoção dos eleitos ao ser divulgado – via Online – o resultado obtido nesta eleição: democrática e inédita que envolveu (pela primeira vez), duas chapas constituídas por docentes da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro VI da FCT/UNESP: expectativa geral com a abertura pela Internet, das primeiras páginas contendo o balanço geral da Votação Eletrônica para eleição do Diretor e Vice-Diretor para o próximo quatriênio.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tudo é acompanhado com muito interesse, não só pelos candidatos inscritos para a eleição de Diretor e Vice-Diretor, como também pelos Assessores Técnicos e Administrativos, docentes e discentes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O ambiente agora já é de tranqüilidade e alegria por parte dos dois integrantes da chapa Marcelo Messias-José Carlos Silva Camargo, que liderou o percentual de votação na Categorias DO e TA.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O novo Diretor e o Vice-Diretor da FCT/UNESP, eleitos com 53,62% dos votos válidos para o exercício de suas atividades profissionais e administrativas durante o quatriênio 2014/2018 em Presidente Prudente-SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A alegria e o entusiasmo pela eleição do Diretor e do Vice-Diretor. O Prof.Dr.Marcelo Messias é cumprimentado e abraçado pelas principais Assessoras da Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 23

O curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP em Presidente Prudente está prestes a comemorar seus 50 anos de existência, desde a implantação da 1ª Universidade Pública na região, e conseqüentemente o curso pioneiro de Geografia (54 anos). Essa disciplina, foi seguida pela Matemática, que conta atualmente com 26 docentes e 6 professores substitutos que atuam em 7 dos 12 cursos de graduação da FCT e outros 5 cursos de Pós-Graduação. Esses detalhes foram revelados na abertura do Simpósio, presidido pelo Prof.Dr.Marcelo Messias (Vice-Diretor da FCT/UNESP), e prestigiado pelo Secretário da Educação do Governo Estadual, Prof.Dr.Herman Jacobus Cornelis Voorwald, Integrantes do Departamento de Matemática/DMC, docentes e alunos de graduação e pós-graduação.

O curso de Licenciatura foi criado em 1963 na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente, integrante dos Institutos Isolados de Ensino do Estado de São Paulo, antes mesmo de se cogitar da criação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Até os dias atuais, já formou 1.277 Professores de Matemática e à cada ano, oferece 90 vagas (40 diurno e 50 noturno). É um curso consolidado, com reconhecimento pela qualidade de formação que realiza; e muito bem classificado nas avaliações externas.

A Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti – Chefe do Departamento de Matemática e Computação/DMC da FCT/UNESP – ao participar da cerimônia de abertura do Simpósio que marca o início das comemorações do Jubileu de Ouro do curso de Licenciatura em Matemática, fez algumas ponderações. Recente pesquisa desenvolvida e publicada por uma Revista da Unicamp em Junho de 2012 com 664 graduandos de 19 instituições em 10 Estados brasileiros revelou que a maioria dos licenciandos em Matemática, são jovens. Estudaram em Escola Pública – e mais da metade prestou outro Vestibular antes de optar pela Matemática – e acabaram escolhendo Licenciatura, atraídos mais pela Matemática do que pela Docência.

Falta conhecimento sobre a profissão e os alunos que contribuem para o sustento da família (trabalhadores) que ascendem a um nível de escolaridade superior aos pais. A formação inicial e continuada dos docentes deve alcançar níveis elevados de excelência, envolvendo conhecimentos acadêmicos e científicos, competências pedagógicas e relacionais, domínio de novas linguagens e tecnologias, valores humanos e ética profissional. A atração e a manutenção no magistério têm relação com planos de carreira bem estruturados, salários dignos, possibilidades de progressão funcional, boas condições de trabalho na escola, reconhecimento e respeito por parte dos gestores educacionais e da sociedade.

Em seu pronunciamento disse a Profª.Drª. Maria Raquel Miotto Morelatti:Além do curso de Licenciatura é dada uma atenção especial ao Bacharelado em Ciência da Computação, que envolve a maior carga horária. E uma das preocupações é representada pela relação candidato-vaga, que de conformidade com dados pesquisados vem caindo de ano para ano. Em 2014 durante o próximo Vestibular a expectativa fica na proporção 1 para 1 no período diurno, e 2 para 1 no período noturno. No entanto,assim como todos os outros cursos de licenciatura no Brasil, passa pelo desafio de combate à evasão e a baixa procura, estimulando os ingressantes a continuar em frente, com um desafio gratificante: tornar-se Professor de Matemática.

O cenário mundial – frisou a Chefe do Departamento de Matemática Computacional/DMC da FCT/UNESP: evidencia que o desenvolvimento humano e o crescimento econômico sustentável de um país, exigem qualidade e equidade na educação. Não há educação de qualidade para todos, se o Professor não for valorizado e reconhecido como Protagonista mais importante nessa construção.

Antecipando-se à Profª.Raquel, pronunciaram-se: o Prof.Dr.Marcelo Messias que presidiu o ato de abertura do VIII Simpósio de Matemática da FCT; o Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, Prof.Dr.José Roberto Nogueira e a Digníssima Dirigente Regional de Ensino de Presidente Prudente, Profª.Naide Videira Braga. A primeira apresentação pública foi da Banda Furiosa, seguida da formação da mesa – anunciada pelo Cerimonialista Valmir – e execução do Hino Nacional Brasileiro.

Secretário da Educação e Ex-Reitor da Unesp

O Prof.Dr.Herman Jacobus Voorwald – na condição de Secretário Estadual de Educação e ex-Reitor da Unesp – foi o principal convidado para a 1ª conferência do evento comemorativo aos 50 anos do curso de Licenciatura em Matemática, do Departamento de Matemática e Computação/DMC da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Câmpus de Presidente Prudente. Ao concluir sua participação no Simpósio, ele nos concedeu breve entrevista, especialmente para manifestar seu ponto de vista pelos 50 anos do curso de Licenciatura em Matemática da FCT, congratulando-se ao mesmo tempo com a Instituição Superior, seus dirigentes, funcionários e servidores, docentes e alunos de graduação e pós-graduação.

“É inegável que a Unesp é a Universidade que mais cursos de Licenciatura tem, (reconhecidamente formadora de ótimos licenciandos); e Prudente está inserida nesse contexto. Eu reconheço muito bem o Câmpus, conheço os cursos e conheço os Professores. Enquanto Reitor e Vice-Reitor, estive várias vezes aqui. E quero parabenizar o curso e ressaltar a seriedade com que se realiza a formação desses jovens que estão fazendo aqui a licenciatura. E desejar que daqui a 50 anos estejamos aqui de novo, comemorando o Centenário do curso de Matemática” – enfatizou o Prof.Herman.

Professorado em Geral

“Para o professorado da Unesp, a gente afirma que aqui existe uma belíssima Universidade. Os professores que optaram pela carreira nesse curto período – criado a partir de 1976 – demonstram que estão inseridos entre os melhores do país e também no âmbito internacional”. Para as pessoas da rede estadual na educação básica, uma mensagem: “A prioridade deste Secretário é o Professor”!
Meu entendimento – disse o Prof. Herman – é de que na educação passam professores comprometidos e reconhecidos pelo Estado. Então declaro que “terão neste Secretário, sempre alguém que sabe da importância do Professor” – concluiu o Secretário e ex-Reitor.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Coube ao Prof.Dr.Marcelo Messias, a honrosa missão de presidir o ato de abertura do VIII Simpósio de Matemática, ao lado de outros integrantes da mesa, incluindo a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti, Chefe do DMC.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Vice-Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Marcelo Messias e o Secretário de Educaçao do Estado (ex-Reitor da Unesp),Prof.Dr.Herman Jacobus Voordwald, se colocam à disposição de todos para os questionamentos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Secretário de Estado da Educação e ex-Reitor da Unesp é lembrado e reconhecido pela sua brilhante atuação, segundo palavras do Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática,Prof.Dr.José Roberto Nogueira.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outros docentes que vieram especialmente para prestigiar a abertura do VIII Simpósio de Matemática da FCT/UNESP, também fazem seus questionamentos sobre assuntos relacionados à sua atividade profissional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O ex-Diretor da FCT/UNESP e atual professor assistente doutor,Messias Meneguette Júnior (Deptº/Matemática),também se fez ouvir, com interpelação especialmente para o ex-Reitor e atual Secretário de Educação, Prof.Dr.Herman Jacobus Voordwald.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.José Carlos Rodrigues conduziu o debate em torno de vários temas de interesse da classe do professorado dedicada ao ensino superior nas diversas unidades da Unesp. E obteve resposta imediata do ex-Reitor.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Secretário de Educação do Governo Estadual e ex-Reitor da Unesp, demonstrou que vem realizando um trabalho profícuo e dignificante voltado aos interesses da comunidade. “A prioridade deste Secretário é o Professor” – disse.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao término desse inesquecível encontro, uma foto especial para atender às solicitações dos presentes. E nesta foto histórica que marca o início das comemorações do Jubileu de Ouro do curso de Licenciatura em Matemática na FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 21

Reassumiu suas funções de Pesquisador no Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o Engenheiro Aeroespacial, Felípe Geremia Nienvinski. Ele foi o único brasileiro que teve seu trabalho reconhecido na área de posicionamento e navegação em cronometria por Satélites GPS (refletido e espalhado pelo solo para monitoramento ambiental).

Nienvinski se integrou ao Programa “Ciência sem Fronteiras” em prol da Internacionalização da pesquisa nacional, por intermédio da Atração de Jovens Talentos. E escolheu como área de desenvolvimento de seus trabalhos de Pós-Doutorado, o Departamento de Cartografia da FCT/UNESP em Junho deste ano, após obter o PhD em Engenharia Aeroespacial pela Universidade do Colorado/EUA. Sua formação anterior nos programas de graduação e pós-graduação esteve voltada à área de Engenharia Cartográfica, através da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/RS. O Mestrado foi desenvolvido junto à Universidade de New Brunswick/Canadá.

Professor Felipe Geremia Nienvinski pela sua especialização e dedicação, teve sua atividade reconhecida pela Bradford W.Parkinson, com premiação especial nos Estados Unidos por sua cooperação junto aos pesquisadores da Europa, Ásia e continente americano, incluindo o Brasil. A principal instituição que congrega Cartógrafos, Fotogrametristas, Astrônomos, Engenheiros, Pilotos de Aviação, Oficiais Náuticos, Navegadores Profissionais e outros, é o ION (Institute of Navigation). Por essa distinção anualmente concedida pela instituição – que é a principal Associação mundial na área de GPS – ele recebeu uma placa comemorativa juntamente com um prêmio no valor de US$ 2.500,00.

A conquista desse Prêmio por um docente da FCT/UNESP foi motivo de júbilo por parte de todos no Câmpus de Presidente Prudente. A homenagem tributada ao Engenheiro Aeroespacial, por todos os méritos foi prestada no dia 20 de Setembro durante o Encontro Anual do ION em Nashville/EUA. A placa de condecoração pelo prêmio “Bradford W.Parkinson” conquistado pelo brasileiro de Presidente Prudente/SP, Felipe Geremia Nienvinski foi entregue pela Drª.Jade Morton, chefe da Divisão de Satélites do Institute of Navigation/ION. A honraria foi concedida por excelência em posicionamento, navegação e cronometria usando GPS e sistemas similares.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Clique para ampliar!

O Engenheiro Aero Espacial, Felipe Geremia Nienvinski realiza trabalhos de pesquisas junto ao Departamento de Cartografia da FCT/UNESP desde Junho de 2013. Ele é o único cientista brasileiro premiado este ano pelo Institute of Navigation (ION), dos Estados Unidos.

Clique para ampliar!
Jade Morton, Chefe da Divisão de Satélites do Institute of Navigatin – ION – entrega ao brasileiro da FCT/UNESP, Felipe Geremia Nienvinski o Prêmio Anual “Bradford W.Parkinson” representado por uma placa de condecoração, durante Encontro Mundial em Nashville/EUA.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 17

Adotando o tema: “Professor Polivalente para uma educação contemporânea” realizou-se no período de 7 a 11 de Outubro na Faculdade de Ciências e Tecnologia, a XXIV Semana da Educação e Pedagogia. Coordenação da Profª.Drª.Eliane Maria Vani Ortega e participação de 250 inscritos. O evento contou também com a atuação de 40 alunos do Curso de Pedagogia, alunos da FCT e Professores de Educação básica. A solenidade de abertura foi presidida pelo Prof. Dr. Marcelo Messias – Vice-Diretor da FCT/UNESP – e ocorreu a partir das 19h15 no Auditório/Discente V.

Na Conferência que marcou a abertura do evento (após apresentação artística com Adriana Cavalcante e Bil Duque), presença e participação da Profª.Drª.Selma Garrido Pimenta. Nas noites seguintes, lançamentos e relançamentos de livros e conversa com os autores, minicursos, atividades artísticas com o Duo Raízes da Esperança (Odete e Nicoleti), Bateria Furiosa, recital do Grupo Plural e debates. Antecipando-se à realização desse evento, a Professora (Aposentada), Thereza Marini promoveu o lançamento de seu livro:”A função do Ensino e a Formação do Professor Universitário”.

Na noite destinada ao lançamento de livros de Professores do Departamento de Educação e Alunos da Pós-graduação e graduação, respectivamente, os autores puderam conversar à vontade sobre suas obras com todos os participantes do evento. Foi uma abertura muito gratificante para quem escreve e para quem lê. Após o lançamento, os inscritos participaram de minicursos sob o formato de Oficinas. Durante os períodos da tarde e noite de 08/Outº foram oferecidos 14 minicursos. As palestras proferidas nos dias 7, 9 e 11 versaram sobre o”Professor polivalente na educação contemporânea”.

Nas noites de 9 e 11 de Outubro, também foram pronunciadas importantes conferências: “Educação escolar, apontamentos e críticas”, com a Profª.Drª.Ana Carolina Galvão Marsiglia e “0 ensino das diferentes disciplinas – da educação básica na educação Municipal” com a Profª.Drª. Sonia Pelegrini, representando a SEDUC/Presidente Prudente. No dia 10/Outº houve apresentação dos trabalhos inscritos no evento, sob a forma de comunicação oral.

Segundo a Coordenadora, Eliane Maria Vani Ortega, os minicursos realizados durante a XXIV Semana da Educação e Pedagogia na FCT/UNESP, foram muito elogiados. Especialmente pelas características – sob a forma de comunicação oral – com seções que resultaram em elevados índices de participação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com o Auditório superlotado, o Prof.Dr.Marcelo Messias – Vice-Diretor da FCT/UNESP presidiu o ato de abertura do evento que se realiza em Pres.Prudente pelo 24º ano consecutivo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A intervenção cultural e artística ficou por conta da cantora Adriana Cavalcante, acompanhada do solista Bil Duque. Eles vieram como convidados especiais dos Promotores do Evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na 1ª noite do evento foi anunciada a conferência que marcou a abertura da XXIV Semana da Educação e Pedagogia. Aqui, a Profª.Drª. Renata Portella Rinaldi, uma das integrantes da Comissão Organizadora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Uma das tarefas atribuídas aos participantes da Semana da Educação e Pedagogia foi a Autodescrição, com alunos que se dirigem ao Auditório com os olhos vendados. O assunto é explicado pelas Profªs:Eliane Maria Vani Ortega e Denise Gregory Trentin.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Luiz Carlos (embora acometido de deficiência visual), tem participação ativa em todos os eventos para os quais é convidado.Ele veio de Pres.Venceslau especialmente para falar sobre Autodescrição.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao lado da Profª.Drª.Carina Alexandre Rondini e alunos, a Coordenadora Eliane Maria Vani Ortega, atuou como Moderadora nos debates realizados durante a Semana da Educação e Pedagogia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Lançamentos de livros fizeram parte deste evento. A Professora Aposentada Thereza Marini se antecipou, mostrando seu novo livro juntamente com a publicação de co-autoria de Fábio C.B.Vilela.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O ensino das diferentes disciplinas da Educação Básica Municipal foi o tema abortado e debatido com a Profª.Drª.Sonia Pelegrini. Enquato isso, a Profª.Drª.Ana Carolina Galvão Marsiglia fala sobre Educação Escolar.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na última noite de realização do evento, a intervenção cultural e artística ficou por conta do Duo Raízes da Esperança (Odete e Nicoleti), que foi bastante aplaudido.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E marcando o encerramento da XXIV Semana da Educação e Pedagogia, uma surpresa simbolizando a comemoração e homenagem ao Dia da Criança, com as fotos históricas tradicionais.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP