out 23

O curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP em Presidente Prudente está prestes a comemorar seus 50 anos de existência, desde a implantação da 1ª Universidade Pública na região, e conseqüentemente o curso pioneiro de Geografia (54 anos). Essa disciplina, foi seguida pela Matemática, que conta atualmente com 26 docentes e 6 professores substitutos que atuam em 7 dos 12 cursos de graduação da FCT e outros 5 cursos de Pós-Graduação. Esses detalhes foram revelados na abertura do Simpósio, presidido pelo Prof.Dr.Marcelo Messias (Vice-Diretor da FCT/UNESP), e prestigiado pelo Secretário da Educação do Governo Estadual, Prof.Dr.Herman Jacobus Cornelis Voorwald, Integrantes do Departamento de Matemática/DMC, docentes e alunos de graduação e pós-graduação.

O curso de Licenciatura foi criado em 1963 na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente, integrante dos Institutos Isolados de Ensino do Estado de São Paulo, antes mesmo de se cogitar da criação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Até os dias atuais, já formou 1.277 Professores de Matemática e à cada ano, oferece 90 vagas (40 diurno e 50 noturno). É um curso consolidado, com reconhecimento pela qualidade de formação que realiza; e muito bem classificado nas avaliações externas.

A Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti – Chefe do Departamento de Matemática e Computação/DMC da FCT/UNESP – ao participar da cerimônia de abertura do Simpósio que marca o início das comemorações do Jubileu de Ouro do curso de Licenciatura em Matemática, fez algumas ponderações. Recente pesquisa desenvolvida e publicada por uma Revista da Unicamp em Junho de 2012 com 664 graduandos de 19 instituições em 10 Estados brasileiros revelou que a maioria dos licenciandos em Matemática, são jovens. Estudaram em Escola Pública – e mais da metade prestou outro Vestibular antes de optar pela Matemática – e acabaram escolhendo Licenciatura, atraídos mais pela Matemática do que pela Docência.

Falta conhecimento sobre a profissão e os alunos que contribuem para o sustento da família (trabalhadores) que ascendem a um nível de escolaridade superior aos pais. A formação inicial e continuada dos docentes deve alcançar níveis elevados de excelência, envolvendo conhecimentos acadêmicos e científicos, competências pedagógicas e relacionais, domínio de novas linguagens e tecnologias, valores humanos e ética profissional. A atração e a manutenção no magistério têm relação com planos de carreira bem estruturados, salários dignos, possibilidades de progressão funcional, boas condições de trabalho na escola, reconhecimento e respeito por parte dos gestores educacionais e da sociedade.

Em seu pronunciamento disse a Profª.Drª. Maria Raquel Miotto Morelatti:Além do curso de Licenciatura é dada uma atenção especial ao Bacharelado em Ciência da Computação, que envolve a maior carga horária. E uma das preocupações é representada pela relação candidato-vaga, que de conformidade com dados pesquisados vem caindo de ano para ano. Em 2014 durante o próximo Vestibular a expectativa fica na proporção 1 para 1 no período diurno, e 2 para 1 no período noturno. No entanto,assim como todos os outros cursos de licenciatura no Brasil, passa pelo desafio de combate à evasão e a baixa procura, estimulando os ingressantes a continuar em frente, com um desafio gratificante: tornar-se Professor de Matemática.

O cenário mundial – frisou a Chefe do Departamento de Matemática Computacional/DMC da FCT/UNESP: evidencia que o desenvolvimento humano e o crescimento econômico sustentável de um país, exigem qualidade e equidade na educação. Não há educação de qualidade para todos, se o Professor não for valorizado e reconhecido como Protagonista mais importante nessa construção.

Antecipando-se à Profª.Raquel, pronunciaram-se: o Prof.Dr.Marcelo Messias que presidiu o ato de abertura do VIII Simpósio de Matemática da FCT; o Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, Prof.Dr.José Roberto Nogueira e a Digníssima Dirigente Regional de Ensino de Presidente Prudente, Profª.Naide Videira Braga. A primeira apresentação pública foi da Banda Furiosa, seguida da formação da mesa – anunciada pelo Cerimonialista Valmir – e execução do Hino Nacional Brasileiro.

Secretário da Educação e Ex-Reitor da Unesp

O Prof.Dr.Herman Jacobus Voorwald – na condição de Secretário Estadual de Educação e ex-Reitor da Unesp – foi o principal convidado para a 1ª conferência do evento comemorativo aos 50 anos do curso de Licenciatura em Matemática, do Departamento de Matemática e Computação/DMC da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Câmpus de Presidente Prudente. Ao concluir sua participação no Simpósio, ele nos concedeu breve entrevista, especialmente para manifestar seu ponto de vista pelos 50 anos do curso de Licenciatura em Matemática da FCT, congratulando-se ao mesmo tempo com a Instituição Superior, seus dirigentes, funcionários e servidores, docentes e alunos de graduação e pós-graduação.

“É inegável que a Unesp é a Universidade que mais cursos de Licenciatura tem, (reconhecidamente formadora de ótimos licenciandos); e Prudente está inserida nesse contexto. Eu reconheço muito bem o Câmpus, conheço os cursos e conheço os Professores. Enquanto Reitor e Vice-Reitor, estive várias vezes aqui. E quero parabenizar o curso e ressaltar a seriedade com que se realiza a formação desses jovens que estão fazendo aqui a licenciatura. E desejar que daqui a 50 anos estejamos aqui de novo, comemorando o Centenário do curso de Matemática” – enfatizou o Prof.Herman.

Professorado em Geral

“Para o professorado da Unesp, a gente afirma que aqui existe uma belíssima Universidade. Os professores que optaram pela carreira nesse curto período – criado a partir de 1976 – demonstram que estão inseridos entre os melhores do país e também no âmbito internacional”. Para as pessoas da rede estadual na educação básica, uma mensagem: “A prioridade deste Secretário é o Professor”!
Meu entendimento – disse o Prof. Herman – é de que na educação passam professores comprometidos e reconhecidos pelo Estado. Então declaro que “terão neste Secretário, sempre alguém que sabe da importância do Professor” – concluiu o Secretário e ex-Reitor.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Coube ao Prof.Dr.Marcelo Messias, a honrosa missão de presidir o ato de abertura do VIII Simpósio de Matemática, ao lado de outros integrantes da mesa, incluindo a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti, Chefe do DMC.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Vice-Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Marcelo Messias e o Secretário de Educaçao do Estado (ex-Reitor da Unesp),Prof.Dr.Herman Jacobus Voordwald, se colocam à disposição de todos para os questionamentos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Secretário de Estado da Educação e ex-Reitor da Unesp é lembrado e reconhecido pela sua brilhante atuação, segundo palavras do Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática,Prof.Dr.José Roberto Nogueira.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outros docentes que vieram especialmente para prestigiar a abertura do VIII Simpósio de Matemática da FCT/UNESP, também fazem seus questionamentos sobre assuntos relacionados à sua atividade profissional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O ex-Diretor da FCT/UNESP e atual professor assistente doutor,Messias Meneguette Júnior (Deptº/Matemática),também se fez ouvir, com interpelação especialmente para o ex-Reitor e atual Secretário de Educação, Prof.Dr.Herman Jacobus Voordwald.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.José Carlos Rodrigues conduziu o debate em torno de vários temas de interesse da classe do professorado dedicada ao ensino superior nas diversas unidades da Unesp. E obteve resposta imediata do ex-Reitor.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Secretário de Educação do Governo Estadual e ex-Reitor da Unesp, demonstrou que vem realizando um trabalho profícuo e dignificante voltado aos interesses da comunidade. “A prioridade deste Secretário é o Professor” – disse.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao término desse inesquecível encontro, uma foto especial para atender às solicitações dos presentes. E nesta foto histórica que marca o início das comemorações do Jubileu de Ouro do curso de Licenciatura em Matemática na FCT/UNESP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.