out 31

Na ultima 3ª feira, dia 29/Outº, Marcos Vinicius Francisco do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT entrou para a história como o primeiro candidato a defender Tese como exigência parcial para obtenção do título de Doutor em Educação. A defesa foi desenvolvida publicamente no período da manhã no Anfiteatro I, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório, docente do Departamento de Educação da FCT/UNESP.

Foram componentes da Comissão Examinadora: o Prof.Dr.BernardoMonteiro de Castro, da Universidade Federal de Minas Gerais; Profª.Drª.Elenita de Ricio Tanamachi, da Unesp/Bauru; Prof.Dr.Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho e Profª.Drª. Rosiane de Fátima Ponce, ambos docentes da FCT/UNESP-Presidente Prudente. O tema escolhido: A construção social da personalidade de adolescentes expostos ao Bullying Escolar e os processos de “Resiliência em-si”: Uma análise histórico-cultural”. Para desenvolver a pesquisa, Marcos Vinicius usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP.

Tese vinculada à pesquisa

A Tese defendida publicamente (1ª da história na FCT) está vinculada à linha de pesquisa intitulada: Processos Formativos, Diferença e Valores. Buscou-se analisar criticamente a construção social da personalidade de adolescentes expostos ao bullying escolar que vem se posicionando frente às perseguições sofridas por meio dos processos de resiliência denominados nessa tese de “resiliência em-si”.

“A partir do referencial da Teoria Histórico-Cultural que tem suas bases epistemológicas e filosóficas assentadas no Materialismo Histórico-Dialético, procedeu-se pela análise explicativa dos fenômenos, buscando apresentar elementos que auxiliem na superação das circunstâncias atuais, responsáveis por sua difusão e manutenção. O estudo foi realizado numa Escola Pública de Presidente Prudente”.

Inicialmente, foram contatados todos os adolescentes com idades entre 13 e 16 anos, que freqüentavam as salas do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Num 1º momento foram aplicados junto aos alunos os questionários Scambullyng, CYRM (Child and Youth Resilience Measure) e “Fatores de Risco e Proteção em Adolescentes de Presidente Prudente.

Seis adolescentes selecionados

A partir de análises dos instrumentos foram selecionados seis adolescentes, identificados como expostos ao bullying escolar e que indicavam processos de “resiliência em-si”. Após esse procedimento utilizou-se métodos visuais. “Os elementos tiraram fotografias de elementos importantes de suas vidas e foram filmados em seu cotidiano. Os vídeos foram editados em clipes de 30 minutos cada. Os dados visuais foram objetos de analise e serviram como base para as entrevistas semiestruturadas”.

O Doutorando Marcos Vinicius prossegue: Os conteúdos das entrevistas foram analisados por meio de categorias articuladas ao Método Materialista Histórico-Dialético. Os resultados apontam que os participantes vêm construindo suas personalidades por meio do processo de apropriação de algumas objetivações produzidas historicamente e socialmente, o que os favoreceu a se posicionarem frente às adversidades vivenciadas no cotidiano, tais como: o bullying escolar por intermédio da “resiliência em-si”.

Finalizando: “Contrariamente, por mais que os participantes se posicionem frente a esses infortúnios, eles estão presos a concepções idealistas e fragmentárias que não os auxiliam no pleno desenvolvimento da personalidade. Assim, apresenta a escola, numa perspectiva revolucionária como um espaço privilegiado para que os estudantes possam ter consciência da realidade e buscar a sua transformação social”.

Marcos Vinicius Francisco entra para a história como o 1º a defender tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente.

A Comissão Examinadora esteve reunida no Anfiteatro I, tendo como Orientadora de Marcos Vinicius, a Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp.

O tema desenvolvido para a defesa de Tese esteve vinculado à linha de pesquisa: A construção social da personalidade de adolescentes expostos ao Bullying Escolar e os Processos de “Resiliência em-si”:Uma análise histórico-cultural.

Concluída a defesa para obtenção do título de Doutor em Educação, Marcos Vinicius é fotografado ao lado de entes queridos – parentes e amigos – não faltando, a Mãe e a Avó que marcaram presença no Anfiteatro I da FCT/UNESP.