out 31

Com a participação da Professora Ana Maria Ferreira de Medeiros Lisboa vem se realizando no entorno da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia, importante trabalho que visa a preservação de áreas verdes, com enfoque especial para a proteção do solo e arborização existente no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente. Esse trabalho – segundo a especialista – tem por principal objetivo despertar a orientação do pessoal dedicado à essa atividade, a partir do solo saudável e do comportamento das plantas – através do pH – condições do solo, grau de insolação e como equilibrar esse ambiente em local adequado, sem que a planta tenha que ser transplantada.

Do curso de jardinagem – que é o primeiro ministrado na área que circunscreve o bloco da Biblioteca da FCT/UNESP – estão participando todos os servidores do Setor de Parques e Jardins, em número de doze, com 18 horas de carga horária. Eles recebem orientação teórica e prática sobre construção e manutenção de jardins, com informações gerais, atualizadas sobre métodos de trabalho para melhorar o visual e embelezar o ambiente. Público alvo: jardineiros e pessoas interessadas nas técnicas de jardinagem.

Na prática, o trabalho se desenvolve em determinada área física do Câmpus da Unesp, abordando: estrutura das plantas, matéria orgânica e adubação, métodos de adubação, correção do Ph do solo (fertilidade), classificação das plantas, rega, poda e controle de pragas e doenças. Além disso, é dedicada atenção especial à área arborizada, com espécies frutíferas e ornamentais, que estão sempre exigindo cuidados especiais. Existem árvores que dão frutos destinados ao consumo humano. Outras também produzem frutos, porém, preferidos e consumidos pelas aves.

A Professora Ana Maria (ex-aluna da FCT) que está ministrando o curso de revitalização e valorização da flora e fauna em torno da Biblioteca, é formada em Ciências Físicas e Biológicas com extensão universitária em Biologia Química, Cursos e Estágios em composição de solo e iluminação paisagística, Botânica e Paisagismo, Jardinagem, Designer de interiores, Planejamento e Marketing.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª Ana Maria Ferreira de Medeiros Lisboa ministra aulas teóricas e práticas sobre Jardinagem e Paisagismo para Servidores do Setor de Parques e Jardins da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aulas com 18 horas de carga horária são ministradas pela 1ª no Câmpus Universitário, beneficiando 18 Servidores da área e de forma indireta toda a comunidade local e regional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os servidores que participaram do curso de paisagismo e jardinagem se sentiram valorizados e aptos a desenvolver trabalhos que visam principalmente a preservação das áreas verdes.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.