out 15

Tendo como Orientador, o Prof.Dr.Fábio Santos de Lira, do Deptº de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o candidato José Gerosa Neto defendeu tese de Doutorado no dia 03/Outº. Tema desenvolvido: “Avaliação da resposta imunometabólica em monócitos de indivíduos obesos: papel do PPAR-y e da intensidade do exercício físico aefóbio”.

A Comissão Examinadora reunida no Anfiteatro III da FCT/Unesp foi constituída – além do Presidente e Orientador acima citado – dos seguintes membros: Prof.Dr.Diego Giulliano Destro Christófaro e Prof.Dr.Rômulo Araujo Fernandes, ambos do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp; Profª.Drª. Patrícia Chimin Perandini, do Deptº de Fundamentos da Educação Física da Universidade Estadual de Londrina/UEL e Profª.Drª.Alessandra Peres, do Deptº de Ciências Básicas da Saúde da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/RS.

O Anfiteatro esteve superlotado durante todo o transcorrer da defesa pública de tese, pelo candidato ao Doutorado como integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro III do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp, o candidato José Gerosa Neto defendeu tese de Doutorado em Ciências da Motricidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Orientador do Doutorando foi o Prof.Dr.Fábio Santos de Lira, do Deptº de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 15

A 1ª dissertação de Mestrado na FCT/Unesp no início do mês de Outubro, verificou-se no dia 03 no Anfiteatro VII. Foi defendida publicamente pela candidata Larissa Figueiredo Daves, do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Orientadora: Profª Neide Barrocá Faccio, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Campus de Presidente Prudente.

O tema desenvolvido pela Mestranda versou sobre: “Estudo do sitio arqueológico Piracanjuba sob enfoque da Arqueologia”. Outros membros da Comissão Examinadora, que participaram desse ato: Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, da FCT/ UNESP e Profª.Drª.Emília Mariko Kashimoto, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (por videoconferência).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Larissa Figueiredo Daves desenvolveu sua dissertação de Mestrado/Geografia na FCT/Unesp, tendo como Orientador o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 05

O Deptº de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – registrou durante o mês de Setembro p.p. defesas públicas de cinco dissertações de Mestrado e cinco teses de Doutorado. Na classificação geral, foram defendidas publicamente 3 teses de Educação, uma tese de Geografia e uma tese de Ciências Cartográficas. As dissertações de Mestrado foram representadas por 2 defesas de Geografia, 2 defesas de Educação e 1 de Matemática Aplicada e Computacional.

Na 1ª quinzena do mês de Setembro foram desenvolvidas duas dissertações de Mestrado através dos candidatos previamente inscritos. No dia 06/Setº: Érika Aparecida Navarro Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientadora: Profª.Drª.Raquel Gomes de Oliveira, da FCT/Unesp. No dia 10/Setº, Hugo Leonardo França, do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional. Orientador: Prof.Dr.Cássio Machiaveli Oishi, da FCT/Unesp. No dia 13, o Doutorando Vinicius Stuani Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas defendeu tese perante a Comissão Examinadora, sob orientação do Prof.Dr. Paulo de Oliveira Camargo, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 06 de Setembro, a candidata Erika Aparecida Navarro Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu sua dissertação de Mestrado. Orientação da Profª.Drª. Raquel Gomes de Oliveira, da FCT/Unesp.

Continuidade na 2ª quinzena

Na sequência da programação na 2ª quinzena do mês, destaque para Geografia através de dissertação de Mestrado (no dia 18), defendida pelo candidato Rodolfo de Souza Lima, sob orientação do Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula, da FCT/Unesp. No dia 19, o Doutorando Robinzon Pinero Luz, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas fez sua defesa pública de tese de Doutorado, orientado pelo Prof.Dr. Antonio Thomaz Jr, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Rodolfo de Souza Lima, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, fez sua defendeu pública de dissertação de Mestrado, sob orientação do Prof.Dr. Ricardo Pires de Paula, da FCT/Unesp.

Novas dissertações de Mestrado

Nos dias 21 e 25/Setº foram desenvolvidas duas dissertações de Mestrado: Educação por Gustavo Antonio Valentin, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Vanda Moreira Machado Lima, da FCT/Unesp e do candidato ao Doutorado Jhonatan Laszlo Manoel, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, sob orientação do Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, da FCT/Unesp. No dia 26/Setº mais uma tese de Doutorado/Educação, defendida pelo candidato Guilherme Costa Garcia Thommaselli, tendo o Prof.Dr.Divino José da Silva (da FCT/Unesp), como seu Orientador.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Sob orientação da Profª.Drª. Vanda Moreira Machado Lima, da FCT/Unesp, o candidato Gustavo Antonio Valentin, defendeu tese de Doutorado/Educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorando Jhonatan Laszlo Manoel, do Programa de Pós-Graduação em Geografia teve como seu Orientador, o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes,da FCT/Unesp.

As duas últimas teses

As duas últimas teses com defesas públicas do mês de Setembro/2018 ocorreram nos dias 27 e 28. Os Doutorandos: Paulo Roberto Brancatti e Héllen Thais dos Santos – ambos do Programa de Pós-Graduação em Educação – se apresentaram perante a Comissão Examinadora, para suas defesas públicas. Orientadores: Profª.Drª. Renata Portela Rinaldi e Profª.Drª.Gilza Maria Zauhy Garms, ambas integrantes do Deptº de Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro I, o Doutorando Paulo Roberto Brancatti fez sua defesa pública sob orientação da Profª.Drª.Renata Portella Rinaldi, do Deptº de Educação da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Héllen Thaís dos Santos, defendeu tese de Doutorado/Educaçaõ no Anfiteatro VII, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Gilza Maria Zauhy Garms, da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 03

Como vem acontecendo todos os anos, desde o dia 1º de Outubro Presidente Prudente está sediando a XVII Semana da Computação/SECOMPP-2018- que é uma realização da EJCOMP da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Trata-se de um evento já é considerado tradicional em nossa unidade universitária desde 2002, que à cada ano se consolida como uma referência junto à comunidade local e regional.

Para sua concretização como evento voltado às atividades acadêmicas, científicas e culturais, tem o apoio do Conselho do curso de Bacharelado em Ciência da Computação – do Deptº de Matemática e Computação – do Centro Acadêmico de Computação da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEx), da Pró-Reitoria de Graduação da Direção da FCT, além dos Docentes e Alunos do curso.

A exemplo dos eventos anteriores estão sendo oferecidos durante a 17ª Edição, minicursos e palestras que visam complementar a formação acadêmica dos alunos do curso; como também, alunos de outros cursos da área de Exatas e Tecnologia, de pós-graduação, do ensino médio e profissionais da área de Informática. Especialmente aqueles que estão atuando no mercado empresarial.
Na noite de abertura realizada no Anfiteatro I, a mesa foi formada sob a presidência do Prof.Dr. Rogério Eduardo Garcia, atual Diretor da FCT/Unesp; Prof.Dr. Danilo Medeiros Eler, Vice-Chefe do Deptº de Matemática e Computação da FCT/Unesp e atual coordenador geral da SECOMPP/2018. E mais: o Prof.Dr.Celso Olivete Junior, Coordenador do curso de Bacharelado em Ciência da Computação desta Faculdade e a Discente Giulia Campos de Oliveira, Presidente da Empresa Jr de Computação. Ela faz parte do esquema de organização e promoção do evento como colaboradora e aluna do curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

Todos os integrantes da mesa fizeram uso da palavra, enaltecendo a importância de um evento tradicional que reuniu mais uma vez centenas de participantes. O cerimonial foi conduzido pelo ex-aluno Pedro Gomes, que anunciou para tomar assento à mesa como palestrante convidado, o Prof.Dr. Danilo Roberto Pereira, que desenvolveu o tema: Machine Learning e Data Science:Introdução, Aplicações e Tendências.

Breve currículo do palestrante

O palestrante Danilo Roberto Pereira se graduou em Ciência da Computação, na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – em 2006. Obteve o título de Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP em 2009 e Doutor em Ciência da Computação na UNICAMP. Concluiu o 1º Pós-Doutorado na UNESP, em 2016. O 2º Doutorado realizou-se na Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR em 2017. Atualmente é Professor na Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE e Diretor de Data Science na empresa americana ANALYTICS2GO.

A realização das Semanas de curso já é uma tradição na Unidade Regional de Presidente Prudente, que a cada ano se consolida como uma referência junto à comunidade. Que por sua vez, vem demonstrando maior interesse pelas atividades acadêmicas, científicas e culturais promovidas pela FCT/Unesp, prestigiando seus idealizadores com sua presença e participação.

Como nos anos anteriores, a XVII Semana da Computação /SECOMPP-2018 proporciona aos interessados, todos os dias (até 05 de Outubro), uma série de minicursos, palestras e mesas redondas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A abertura da XVII Semana da Computação/SECOMPP-2018 no dia 05/Outº foi presidida pelo Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia, Diretor da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O 1º palestrante convidado foi o Prof.Dr.Danilo Roberto Pereira, Prof.da UNOESTE e Diretor de Data Science na ANALYTIS2GO norte americana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento realizado no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente – reuniu centenas de participantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Organizadores da tradicional Semana da Computação/SECOMPP- 2018 – tiveram todo o apoio necessário para a realização do tradicional evento.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 29

No periodo compreendido entre 24 a 25 de Setembro de 2018 aconteceu nas dependências do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia o 30º Congresso de Iniciação Científica da UNESP (CIC). Sob a coordenação dos professores Celso Xavier Cardoso, do Departamento de Física e Luís Alberto Gobbo, do Departamento de Educação Fìsica, foram apresentados 224 trabalhos científicos de alunos dos 12 cursos de Graduação do Câmpus. Em destaque três áreas do conhecimento (biológicas, exatas e humanas): Educação Física, Fisioterapia, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Física, Química, Computação, Matemática, Estatística, Geografia, Pedagogia e Arquitetura.

Cada curso teve um aluno contemplado com a melhor apresentação para uma vaga para apresentar os resultados dos respectivos projetos científicos na segunda fase do evento em São Paulo. Nessa oportunidade, acontecerá exposição dos trabalhos premiados em todas as unidades da UNESP no Estado de São Paulo. Adicionalmente, cada área teve o seu melhor trabalho premiado: na biológicas, a Educação Física; na exatas, a Computação e na humanas, a Pedagogia. E finalmente, o melhor trabalho geral que foi para a Fisioterapia, merecendo uma vaga especialmente para a apresentação em São Paulo.

Além das apresentações dos trabalhos, o evento realizado no Bloco III da FCT/Unesp, contou com palestras voltadas aos alunos do Câmpus. Membros do grupo “Mãos Negras” (representado por Fabiana Alves e Professora Ivonete Aparecida Alves) trouxeram para o público presente, uma palestra intitulada “Racismo no meio Universitário”. O tema apresentado na quadra coberta do Departamento de Educação Física, abordou sobretudo questões relacionadas às cotas raciais na Universidade.

Na sequência, a Advogada Paula Rena – da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Presidente Prudente – apresentou o tema “Violência contra a mulher no ambiente universitário”. Com uma introdução muito interessante com vídeo da garota Samya Maria Macedo de Abreu. O tema dos mais atualizados, versou sobre a interpretação da Lei Maria da Penha e a Advogada convidada, destacou em sua palestra, cada um dos pontos da lei e seus limites.

No 2º dia do evento, o Dr.Belmiro D’Arce (Psiquiatra), apresentou palestra intitulada “Saúde Mental no ambiente universitário”. Considerando as questões relacionadas à espiritualidade, à saúde física e a mental, o Doutor ressaltou os principais pontos a serem contemplados para uma vida saudável. E o evento que correspondeu à expectativa de todos, foi concluído com a apresentação da Nutricionista da UNOESTE, Professora Mestre Cristina Kuba. Ela propôs aos alunos de Graduação e Pós-Graduação da UNESP, os melhores hábitos nutricionais para uma vida saudável. Sobretudo para acompanhar as atribuições e demandas da Universidade.

Acompanharam o evento – além dos 224 alunos inscritos para apresentar os painéis – mais de 100 alunos visitantes. E ainda; 20 professores avaliadores dos trabalhos das três áreas, professores visitantes e membros da comunidade universitária. No ano que vem, mais propriamentenos meses de Setembro e Outubro será realizado o 31º CIC da UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A quadra coberta do Bloco III de Educação Física da FCT/Unesp sediou a realização do 30º Congresso de Iniciação Cientifica realizado nos dias 25 e 26 de Setembro/2018.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Especialmente convidada, a Advogada Paula Rena – da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Presidente Prudente – defendeu o tema: “Violência contra a mulher no ambiente universitário”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No 2º dia de realização do evento no Bloco III da FCT/Unesp se apresentou o Médico Psiquiatra, Dr. Belmiro D’Arce que falou sobre a “Saúde mental no ambiente universitário”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A afluência de estudantes universitários foi bastante significativa.Num balanço geral executado pelo Comitê deç Recepção: 224 trabalhos científicos abrangendo 12 cursos de Graduação; 20 Professores avaliadores e mais de 100 alunos visitantes.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 29

Tendo como Orientador, o Prof.Dr. Antonio Thomaz Jr, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o estudante Robinzon Pineros Lizarazo do Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendeu no dia 19 de Agosto sua tese de Doutorado. A defesa pública verificou-se no Anfiteatro II no período da tarde.

Fizeram parte da Comissão Examinadora (além do Orientador já citado), os seguintes membros: Profª.Drª. Maria Aparecida de Moraes Silva, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade Federal de São Carlos/SP; Prof.Dr.Gustavo Montañes, do Deptº de Geografia da Universidad Externado de Colombia; Prof.Dr.Guilherme Marini Perpetua, Pós-Doutorado da FCT/Unesp-Presidente Prudente-SP e Profª.Drª.Edvânia Ângela de Souza Lourenço, do Deptº de Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Unesp – Câmpus de Franca –SP.

Tema defendido publicamente

A tese desenvolvida pelo Doutorando versou sobre: “Mobilidade territorial do trabalho de jovens rurais em territórios da Agrohidronegócio de cultivos flexíveis. Palma de Azeite nos Departamentos de Meta e Casanare (Colômbia) e cana-de-açúcar no Pontal do Paranapanema (São Paulo-Brasil)”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Robinzon Pineros Lizarazo, do Programa de Pós-Graduação em Geografia se apresentou à Comissão Examinadora reunida no Anifiteatro II da FCT/Unesp, para sua defesa pública de tese de Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorando teve como seu Orientador o Prof.Dr.Antonio Thomaz Júnior, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 13

O Projeto Viva Forte 2018, organizado e coordenado pelo Laboratório de Avaliação do Sistema Musculoesquelético (LABSIM), marcou agora sua volta no dia 10 de setembro com atividades físicas para pessoas idosas. As atividades rotineiras estão sendo realizadas na Sala de Dança do Departamento de Educação Física da FCT/UNESP e na academia GoHIIT, localizada no Jardim Cambuí, em Presidente Prudente. Antes, na Sala 39 da Educação Física, os idosos foram recebidos pelos alunos do LABSIM e pelo Coordenador do Laboratório, Prof. Dr. Luís Alberto Gobbo, onde no dia 06 de Setembro, houve apresentação do projeto e entrega das avaliações realizadas previamente ao programa de treinamento.

Este ano, por conta dos acontecimentos no Complexo Esportivo 2 (antigo ASA), quando na virada do ano mais de 500 metros de cabos elétricos foram furtados, ocorreu paralisação total. Consequentemente, todas as atividades acadêmicas, de pesquisa e extensão no local foram suspensas e o Projeto Viva Forte, interrompido. Como consequência, os idosos tiveram que esperar a disponibilidade de salas na UNESP para a execução do projeto e também, fora da Faculdade. Nesse caso, a Academia Go HIIT – comandada pelos ex-alunos do curso de Educação Física, Guilherme Modaeli e Profa. Dra. Denise Rodrigues Bueno, que disponibilizaram o espaço da Academia. Desta maneira, foram consignados dois horários semanais, exclusivamente para que os idosos pudessem utilizá-los para a realização de suas atividades físicas.

Treino funcional na Sala de Dança

Aproveitando os espaços disponíveis, as atividades foram modificadas em relação aos anos anteriores. No lugar do treinamento com pesos tradicionais, agora os idosos estão realizando “treino funcional”, na Sala de Dança. Por outro lado, a modalidade conhecida do publico como Crossfit treinamento de potência de alta intensidade (no caso dos idosos é denominada Crossfit adaptado), atende as necessidades e demandas funcionais do público alvo. A academia Go HIIT está localizada à Rua Godofredo Fernandes, nº 151, Jardim Cambui na periferia de Presidente Prudente.

O Professor Gobbo acredita que para 2019 hajam avanços na recuperação do espaço destinado aos treinos físicos na FCT. Com essa providência, os idosos poderão inclusive voltar a utilizar os equipamentos adquiridos em 2017. Reativadas as atividades, torna-se possível à comunidade fazer a melhor utilização desses equipamentos, que agora estão parados com risco de depreciação. Os treinos acontecem às segundas e quartas-feiras – das 8:30 às 9:30 horas – na Academia Go HIIT e das 16:00 às 17:00 horas na Sala de Dança da FCT, no Bloco III.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 06 de Setembro o Prof.Dr.Luis Alberto Gobbo – Coordenador do Laboratório LABSIM – convocou uma reunião com a presença dos integrantes do “Projeto Viva Forte”, anunciando o retorno de suas atividades a partir de 10/Setº na FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esse é um trabalho digno de referência, pois atende centenas de pessoas da 3ª idade sem qualquer custo. Entre os participantes do grupo as mais diferentes personalidades que têm atendimento prestado por Professores e alunos de Fisioterapia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, o mais jovem tem 60 anos de idade e o mais idoso (Sr. Hasegawa), tem 94 anos bem vividos. Ele e a esposa participam de todas as atividades do “Projeto Viva Forte”, inclusive nas caminhadas e outras competições de pedestriaismo.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 11

No dia 30 de Agosto/2018 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foi defendida mais uma tese de Doutorado. A defesa pública desenvolvida pela candidata do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas (previamente inscrita), ocorreu na Sala de Projetos do Departamento de Cartografia.

Samara Calçado de Azevedo, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas teve como Orientador, o Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva, do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp. Tema desenvolvido: “Detecção automática de sombras e remoção dos seus efeitos em imagens digitais de alta resolução espacial”.

Integrando a Comissão Examinadora – além do Orientador já citado – os seguintes membros: Prof.Dr. Sebastião Milton Pinheiro da Silva, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Prof.Dr.Walace Correa de Oliveira Casaca, da Coordenadoria de Curso de Engenharia de Energia da Unesp/Câmpus de Rosana/SP; Profs.Drs.Aylton Pagamisse e José Roberto Nogueira, ambos do Deptº de Matemática e Computação da FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

O tema defendido publicamente

A Doutoranda inicia sua defesa, informando que “imagens orbitais com alta resolução espacial abriram uma nova era na extração de informações. Especialmente em ambientes urbanos, em que valiosas informações sobre as superfícies tornaram-se disponíveis e de forma detalhada. No entanto, a obtenção de informação em áreas urbanas complexas pode ser comprometida pela presença de sombras, que chegam a ocupar uma parte significativa da imagem, causando sérias interferências na sua análise”.

Na 1ª etapa – diz Samara – a abordagem se divide em três etapas principais e sequenciais. Na 2ª etapa, a detecção das áreas de sombras é realizada pela combinação do top-hat por fechamento, com a injunção de um parâmetro de área, calculado em função do índice de sombras NSDVI. A estratégia da restauração pelo impainting híbrido – adaptado para o contexto multiespectral – combina a difusão anisotrópica, ordem de preenchimento definida a partir de uma imagem cartoon e equação de transporte; e o preenchimento baseado em blocos por amostragem local.

A remoção dos efeitos das sombras, obtido pelo Impainting proporcionou uma restauração satisfatória e coerente de feições como vias e telhados, que ficaram melhor discerníveis pelo impainting. Assim, frente à necessidade de informações extraídas de imagens multiespectrais, espera-se que o método possa contribuir
com outras aplicações do Sensoreamento Remoto/SR – concluiu a Doutoranda.

Clique para ampliar!
Uma visão geral da Sala de Projetos da Cartografia, onde a candidata Samara Calçado de Azevedo fez sua defesa pública de tese de Doutorado em Ciências Cartográficas, na FCT/Unesp.

Clique para ampliar!
Samara teve como seu Orientador, o Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva, do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp. Aqui presente ao lado de outros membros da Comissão Examinadora.

A última tese do mês de Agosto na FCT/Unesp

Fechando o mês de Agosto/2018 – dia 31 – no Anfiteatro VII da FCT/Unesp, apresentou-se a candidata Dulcinéia Beirigo de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientador: Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes, do Deptº de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Fazendo parte da Comissão Examinadora, juntamente com o Orientador acima citado, os seguintes docentes: Prof.Dr.Divino José da Silva e Profª.Drª.Vanda Moreira Machado Lima, ambos do Deptº de Educação da FCT/Unesp- Presidente Prudente; Prof.Dr.Antonio Geraldo Magalhães Gomes Pires, da Universidade Estadual de Londrina/UEL-PR e Profª.Drª. Silvia Adriana Rodrigues, da Universidade Federal UFMS/Mato Grosso do Sul.

O tema defendido pela Doutoranda Dulcinéia Beirigo de Souza versou sobre: “Ser Professor do curso de pedagogia: constituição ETHOS Profissional Docente”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Encerrando o mês de Agosto de 2018 na FCT/Unesp, a candidata Dulcinéia Beirigo de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu tese de Doutorado, no Anfiteatro VII.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Doutorando teve como seu Orientador, o Prof.Dr. Alberto Albuquerque Gomes, do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente- SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 05

Nos últimos dias do mês de Agosto de 2018 realizou-se na FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP – a XII Semana de Arquitetura e Urbanismo, sob o tema: “Brasil de Fachada?” como resposta à algumas indagações relativas à produção contemporânea. A Abertura foi presidida pelo Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia (Diretor da Faculdade) e verificou-se na manhã de 27 de Agosto no Anfiteatro I. Fazendo parte da composição da mesa, a Profª Drª. Catarina Lotufo Bueno Bartholomei (Chefe do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente); a Profª Drª.Cristina Maria Perissinoto Baron (Vice-Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo) e Profª.Drª.Arlete Maria Francisco (Coordenadora da XII Semana de Arquitetura e Urbanismo – curso de Arquitetura e Urbanismo) e Viviane de Brito Maior (Coordenadora e representante do Centro Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo-CACAU).

Concluída a 1ª parte do cerimonial com o canto do Hino Nacional Brasileiro e pronunciamentos dos membros da mesa diretora, foi iniciada a programação oficial, sendo convidados para conduzir os trabalhos os docentes: Profª Drª Arlete Maria Francisco; Profª Drª Kátia Kodama; Prof.Dr.Márcio Catelan e Profª Drª. Paula Vermeersch que proferiu a 1ª palestra. Ela é Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP; Mestre em Historia de Arte e Cultura; Mestre em Sociologia; Bacharel e Licenciada em Sociologia e Antropologia pela UNICAMP. Fez pós-doutoramento em História da Arte e da Arquitetura.

No período da tarde do mesmo dia (27) apresentou-se como convidada a Profª Drª. Terezinha Gonzaga, que possui graduação e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente da UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga/SP; Coordenadora de projeto da União de Mulheres de São Paulo.

Na sequência da programação oficial foram desenvolvidas além das palestras, oficinas teórico-práticas (fotografia, aquarela, software voltados à Arquitetura, técnicas construtivas sustentáveis), além de uma lojinha para venda de adesivos, caderninhos, camisetas e canecas como brindes). No primeiro ato para o credenciamento, o participante inscrito recebeu um crachá para identificação – diz apresentador Antonio Pedro. Todas as palestras foram proferidas no Anfiteatro I, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente. No período noturno, palestra proferida pela Profª.Drª.Paula Freire Santoro, Arquiteta Urbanista, Professora de Planejamento Urbano do Deptº de Projetos da FAU/USP.

A programação especialmente elaborada incluiu outras atividades, além das palestras. Como destaque especial para docentes e convidados. Entre os quais, os Profs.Drs.: Hélio Hirao, João Osvaldo Rodrigues Nunes, Cristina Baron, Sonia Gouveia, Camila Takara, Mariana Junqueira, Mariana Branco, Thamires Garcia, Amanda Rosin, Roberto Mancuzo, Flávio Dantas, Claudemilson dos Santos, Stepahnie Dover, Leandro Mendes, Júlia Tirintan, Larisa Sanches, Antonio Souza, Izabelle Zanardo, Murilo Araujo, Carolina Belondi, Carolina Tarochi, Tiago Bonfim e outros.

Arquitetura e Urbanismo em destaque

No dia 28/Agosto, a palestrante convidada foi a Profª Drª.Mariana Borel, integrante do Projeto de “Arquitetura na Periferia, uma experiência de Assessoria Técnica para grupos de mulheres”. Mariana é graduada em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Pós-graduada em Administração Pública pela PUC/Minas Gerais. Ainda no dia 28, palestra à tarde, com a Arquiteta Sônia Gouveia. Título: “FMG – Experiências”. Ela é formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP/SP, na qual obteve o título de Mestre na área de História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo com pesquisa sobre Fotografia de Arquitetura.

No período noturno, outra palestra, proferida pelo Prof.Dr.Lucas Fehr, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP/SP; Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela mesma Universidade. Atualmente é Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde é Professor e Coordenador. Titulo da palestra: “O Edifício e a cidade: Projetos desenvolvidos pelo Estúdio América de Arquitetura”.

No dia 29 de Agosto, no Anfiteatro I da FCT/Unesp, a palestrante foi a Profª.Drª.Marina Grinover, do Escritório Base Urbana e o tema desenvolvido: “Lina Bo Bardi: idéias de uma arquitetura em movimento entre passado e futuro”. Marina é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela USP, Mestre e Doutora pela mesma Universidade; Professora convidada do Instituto de Tecnologia de Massachussetts – MIT no Center for Advanced Urbanism/CAU, além de outros títulos. Principais temas: projeto de arquitetura, história e fundamentos da arquitetura brasileira.

No dia 30/Agosto, o palestrante convidado foi o Prof.Dr.Michel Habib, do Escritório TIBÁ Arquitetos, que discorreu sobre: “Bioarquitetura – o Antigo e o Novo”. O principal objetivo da TIBÁ são os projetos socioambientais e construção ecológica, englobando todas as ecotecnologias. Em 2005, Peter Van Lengen e Verônica Flores reuniram a 1ª equipe de arquitetos, agroecologistas, geobiólogos, designer e permacultores que fundaram a empresa no Rio de Janeiro. Professor Habib é graduado pela FAAP, Bioarquiteto pelo Instituto TIBÁ e atualmente desenvolve projetos e atividades em parceria com Universidades, Institutos e Empresas.

Marcando o encerramento da XII Semana de Arquitetura e Urbanismo na FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – apresentou-se para a última palestra, a Profª.Drª. Juliana Suzuki, com graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), Mestre e Doutora em Arquitetura e Urbanismo, Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná/UFPR e Professora colaboradora de Mestrado em Metodologia do Projeto UEL/UEM. Título da palestra:”Além das fronteiras: A pesquisa em Arquitetura em cidades médias brasileiras”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A XII Semana de Arquitetura e Urbanismo promovida este ano no Câmpus Universitário da FCT/Unesp/Pres.Prudente, foi de pleno sucesso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A abertura do evento no dia 27 de Agosto no Anfiteatro I, foi presidida pelo Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Após a formação da mesa diretora dos trabalhos, houve alguns pronunciamentos e iniciada oficialmente a Semana de Arquitetura e Urbanismo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Coube à Profª.Drª. Paula Vermeersch a missão de abrir o evento pronunciando a 1ª palestra. Ela é Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Desde a abertura no dia 27 de Agosto até o encerramento no dia 31, os trabalhos foram desenvolvidos no Anfiteatro I, com excelente participação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Docentes e Discentes superlotaram as dependências do Anfiteatro I, participando da XII Semana de Arquitetura e Urbanismo, um evento de tradição na FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em cada dia, uma nova palestra – sempre com a participação de convidados especiais – que atenderam o chamamento dos promotores do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento da Semana de Arquitetura e Urbanismo, participação da Profª.Drª. Juliana Suzuki, com a palestra “Além das fronteiras: a pesquisa em cidades médias brasileiras”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 16

Sob a coordenação do Prof.Dr. Raul Borges Guimarães – do Deptº de Geografia da FCT/Unesp – ao lado do Vice-Diretor, Prof.Dr.Aldo Eloyzo Job – foi reeditado o Projeto “Novos Rumos” de maior abrangência. Faz parte do Programa de saúde mental como resultado de uma parceria da Seção Técnica de Saúde e outros seguimentos. Destaque especial para o Grupo de Movimento Ligare; SITRA – Saúde Integral dos Trabalhadores da Unesp; Psicoterapia: Análise Bioenergética em Grupo; Psicoterpia Individual; Grupo de Fotolinguagem; Terapia e Rede Pública/CAPS.

No Ginásio de Esportes da FCT (Bloco III), a Diretora e Coordenadora do Instituto Ligare – Centro de Psicoterapia Corporal – Marlí Bonine se fez presente e conduziu os trabalhos programados para a abertura do evento, com exercícios corporais envolvendo 140 participantes. Trata-se de uma forma de intervenção corporal em grupo que proporciona o auto conhecimento, possibilita bem estar e vitalidade, incentivando o fluxo de energia pelo corpo. O objetivo principal é trabalhar o corpo e a mente de forma sincronizada, aliviar as tensões e o nível de stress.

A Psicóloga e especialista clínica que é pioneira nessa especialidade, afirma que “uma abordagem física, aliada à analise psicodinâmica passa a ser uma poderosa ferramenta na busca de uma melhor integração psicofísica, facilitando a expressão das emoções e dos sentimentos. Além de promover o livre fluxo de energia pelo corpo e os padrões de saúde física, mental e espiritual”.

Quanto aos exercícios de respiração, bem como outros exercícios corporais, procuramos o equilíbrio. A cisão corpo/mente é comum em nossa cultura, onde somos estimulados a viver na cabeça, super desenvolvendo a função do pensamento em detrimento das “sensações corporais”. A respiração é o nosso combustível e no stress nós nos esquecemos de respirar adequadamente; e assim, vamos perdendo a conexão corpo/mente, o que nos faz adoecer.

Finalizando diz a Psicóloga Marli Bonine: “Trabalhar a ampliação da respiração bem como trabalhar com o corpo, causará desbloqueio das emoções reprimidas, permitindo uma boa circulação de energia e de fluxo sanguíneo em nosso organismo. Isso nos torna pessoas mais vibrantes e mais conectadas às nossas emoções. Portanto, menos adoecidas”.

Qualidade de vida

No Ginásio de Esportes da FCT/Unesp no dia 14 de Agosto, o programa desenvolvido que tem por principal finalidade “a qualidade de vida, prevenir saúde e agravos relacionados à comunidade unespiana”, começou às 8hs com o “Café da manhã” (gratuito). Na sequência, diferentes atividades como: Terapia (Geografia), atividades esportivas (Educação Física) e Ginástica Laboral (Fisioterapia). O Programa se estendeu até a noite com a realização de um ”Lual” no estilo junino, programado especialmente para o encerramento do evento.

Ocupando toda a área física do Ginásio de Esportes, dirigentes e estudantes se movimentaram o tempo todo sob o comando, inicialmente da Diretora e Coordenadora do Instituto LIGARE – Centro de Psicoterapia Corporal – e depois, outros participantes especialmente convidados. Tudo foi organizado para comemorar o “Dia da saúde mental”, tendo por principal objetivo divulgar para a comunidade universitária as ações de promoção, prevenção e atenção clínica de saúde mental.

Depois de uma “Roda de conversa” coordenada pelo Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp, apresentou-se o Professor Cassiano Ricardo Rumim (da UNIFAE), que desenvolveu o tema: Foto linguagem, realizado na Praça do Viveiro da Unesp. No mesmo local, “Roda de conversa” e Terapia com o Prof.Dr. Raul Borges Guimarães. Logo após, nova rodada de Coffe Break e finalizando, no período noturno o “Lual” na Praça do Viveiro, com direito a fogueira e viola.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Raul Borges Guimarães coordenou os trabalhos no Ginásio de Esportes da FCT/Unesp, ao lado do Vice-Diretor, Prof.Dr.Aldo Eloyzo Job, que presidiu a abertura do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A psicóloga e especialista clínica Marli Bonine, que é Diretora da LIGARE – Centro de Psicoterapia Corporal, ministrou os exercícios que envolveram desde as primeiras horas, 140 participantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A movimentação no Ginásio de Esportes – Bloco III – foi intensa e bastante diversificada, com a presença de alunos dos mais diversos cursos universitários da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alongamento que o corpo precisa, foi a parte mais movimentada para comemorar o “Dia da saúde mental” que registrou muita movimentação desde as primeiras horas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Gente jovem sob o comando da Psicóloga e Especialista Clínica – corpo e mente numa só unidade – caminhando ou se movimentando de forma organizada e bem planejada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Terminada a movimentação que envolveu centenas de participantes universitários, começam a “Roda de conversa”e Terapia, sob a coordenação do Prof.Dr.Raul Borges Guimarães.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nessa “Roda de conversa” muita coisa foi abordada e além do Coordenador, participação de Assessoras especialmente convidadas para falar sobre o “Dia da saúde mental”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
“Novos rumos” figura como um dos Projetos mais importantes, pois seu objetivo principal é promover a saúde e prevenir agravos relacionados à saúde mental no Câmpus da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP