abr 18

Pesquisadora italiana veio especialmente convidada p/Professor Gobbo, do Deptº de Educação Física.

Pelo espaço de uma semana – entre 18 e 25 de Março – esteve em Presidente Prudente a Professora de Antropologia Elisabetta Marini, do Departamento de Ciências da Vida e do Ambiente da Universidade de Cagliari (situada na Ilha da Sardenha/Itália). Sua honrosa presença na FCT/Unesp foi marcante por proferir palestra e ministrar aulas de Pós-Graduação, possibilitando um melhor intercâmbio cultural e científico. Além de retribuir à receptividade dada ao Prof.Dr. Luis Alberto Gobbo, do Departamento de Educação Física e Coordenador do Laboratório de Avaliação do Sistema Musco-esquelético/LABSIM e do Projeto “VIVA FORTE”, quando lá esteve em 2016.

Na Itália, a Professora Elisabetta auxiliou o Prof. Gobbo em sua disciplina “Avaliação Morfofuncional no envelhecimento humano” e do Programa de PG em Fisioterapia, ministrada no último semestre do ano. Aqui em Presidente Prudente, ela teve a oportunidade de proferir palestra e ministrar aulas de Pós-Graduação à comunidade acadêmica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Elisbetta é classificada como uma das vertentes mundiais no estudo da análise de vetores de impedância bio-elétrica para avaliação da saúde celular, do estado nutricional e da composição corporal de pessoas de diferentes grupos etários, condições clínicas e aptidão física.

A partir de sua proposta de avaliação – com metodologia relativamente barata – pouco complexa e de rápida intervenção e análise, é possível identificar condições específicas de saúde das pessoas. Sobretudo, idosos em condições de fragilidade. O Prof.Dr.Luis Alberto Gobbo em sua visita a Cagliari, teve a oportunidade de se aperfeiçoar com a técnica; e voltar com um equipamento doado para utilização na FCT/Unesp. Desde então, o LABSIM já desenvolveu avaliações em mais de 400 pacientes, dos quais, mais da metade foram pessoas idosas – enfatiza o Prof.Gobbo.

Visita, palestra e aulas de Pós-Graduação

A visita, a palestra e as aulas ministradas pela Professora Elisabetta Marini em Presidente Prudente se tornaram possíveis a partir de recursos obtidos através do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Unesp junto ao PROPG (Edital 10/2017/Professor Visitante). Foram recursos próprios do Programa, bem como do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade Interunidades da Unesp. A palestra proferida pela docente visitante versou sobre “Demografia do envelhecimento na Itália e no Brasil”, em conjunto com o Prof.Gobbo.

Destaque para o fato de existir na Sardenha (juntamente com a Ilha de Yokohama/Japão), a maior freqüência de idosos centenários no mundo. Os hábitos de vida – explica o Prof.Gobbo –relacionados sobretudo às questões culturais e familiares, o baixo nível de Stresse e a dieta rica em oleaginosas, baixo teor de gordura e pouca carne. Em especial carne vermelha que garante maior longevidade dos Sardos (habitantes da Sardenha), em relação a outras populações, inclusive a brasileira.

Pelo espaço de uma semana, a Professora Elisabetta Marini teve a oportunidade de conhecer todos os Laboratórios da área da saúde do Departamento de Educação Física; o NEPERGE, o CEAFIR, além de participar de um churrasco típico brasileiro, oferecido pelos novos diretores da FCT/Unesp, Professores: Rogério Eduardo Garcia e Aldo Eloyzo Job. A docente visitante teve ainda a oportunidade de conhecer a cidade anfitriã – Presidente Prudente – e o Rio Paraná na ligação interestadual SP-MS, com Presidente Epitácio e Bataguassu.

Termo de cooperação internacional

A docente italiana leva de nosso País a melhor impressão; e segundo declarou, já tem um planejamento de retorno para uma permanência mais longa visando conhecer melhor não só os projetos, mas principalmente a região do extremo oeste paulista e o território brasileiro. Ao finalizar sua visita foi firmado um Termo de Cooperação Internacional que envolve a Reitoria da Universidade de Cagliari e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” para a mobilidade estudantil. E além das atividades desenvolvidas, reuniões científicas para futuras parcerias e redação de artigos científicos, para completar a agenda dos pesquisadores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em nome da FCT/Unesp, o Professor Luis Alberto Gobbo recepcionou a Professora Elisabetta Marini do Departamento de Ciências da Vida e do Ambiente, da Universidade de Cagliari.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Professora italiana pronunciou palestra e ministrou aulas de Pós-Graduação em Fisioterapia em Presidente Prudente durante o período de 18/25 de Março – como convidada especial.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A população mundial é representada neste mapeamento mostrado à platéia presente na palestra proferida p/docente da Universidade de Cagliari, no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Clique para ampliar!
Ao término desta palestra que foi acompanhada com o maior interesse de todos os participantes, uma foto geral como lembrança da importante visita da Professora Elisabetta Marini.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 12

O Magnífico Reitor veio especialmente para prestigiar o novo Diretor homenageado, Prof.Dr. Rogério Eduardo Garcia.

Na tarde do dia 9 de Abril, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp –Câmpus de Presidente Prudente – promoveu ato solene para recepcionar o Magnífico Reitor, Prof.Dr.Sandro Roberto Valentini, especialmente convidado para a cerimônia de Aposição de Portrait – Fotografia em continuidade em Galeria – do Prof.Dr. Rogério Eduardo Garcia. O Reitor Valentini que é originário da região, nasceu e conviveu boa parte de sua vida na vizinha cidade de Martinópolis. Mas Presidente Prudente que é considerada “Capital Regional” também fez parte de sua vida acadêmica, até sua recente escolha para conduzir os destinos da Reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

A solenidade realizada na Sala de Recepção após às 15 hs, reuniu Diretores, Assessores Técnico-Administrativos, Chefes de Departamentos, Docentes, Servidores, Autoridades e convidados . O cerimonialista Walmir Cezar Leanza conduziu o ato oficial, anunciando: “A Faculdade, na pessoa do Magnífico Reitor, Professor Doutor Sandro Roberto Valentini, tem a honra de receber os presentes para a solenidade de Aposição de fotografia do Professor Doutor Rogério Eduardo Garcia, na Galeria de Diretores da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Câmpus de Presidente Prudente”. À seguir: anunciou a Abertura da Solenidade e passou a palavra ao Magnífico Reitor.
O Reitor proclamou: “Autoridades presentes, Senhoras e Senhores: Declaro aberta esta solenidade de Aposição de Fotografia do Professor Doutor Rogério Eduardo Garcia, na Galeria de Diretores da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Câmpus de Presidente Prudente”. O Mestre de cerimônias registrou e agradeceu a presença de todos. E na sequência, convidou o Professor Doutor Messias Meneguette Junior para a leitura da síntese do “Curriculum vitae” do homenageado, com destaque para os principais aspectos de sua carreira. O Professor Doutor Rogério Eduardo Garcia foi de imediato convidado juntamente com o Magnífico Reitor foi convidado a descerrar a a fita simbólica, procedendo assim à Aposição de sua fotografia na “Galeria dos Diretores”, sob aplausos. Breves pronunciamentos dos dois oradores, marcaram o encerramento do ato solene.

Curriculum vitae

Bacharel em Ciências da Computação, Especialista em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Ciência da Computação e Matemática Computacional pelo ICMC-USP e Doutor na mesma área; também no ICMCOUSP. É assim, que começa o Curriculum Vitae do atual Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia, eleito para o quatriênio 2018/2022. E na continuidade: Pós-Doutorado na Alabama State University/Estados Unidos em 2013. Experiência profissional em gestão como Gerente em TI. Professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, lotado no Departamento de Matemática e Computação (DMC) da FCT/Unesp. Atuou como vice-coordenador do curso de Bacharelado em Ciência da Computação (2008 a 2010). Membro do Conselho do curso de Bacharelado em Ciência da Computação -desde 2006 – e do Conselho do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (Interunidades), de 2017 a 2021.

No currículum do Prof.Dr. Rogério Eduardo Garcia se acrescentam: Três mandatos como membro do Conselho do DMC. Dois mandatos na chefia do Departamento de Matemática e Computação. Autor de 75 Artigos publicados em periódicos e Anais de Eventos, em sua maioria, internacionais. Orientou 86 estudantes – 18 em nível de iniciação científica com bolsa do CNPq – sendo 14 de Mestrado. Atualmente orienta 4 estudantes de IC (FAPESP e PIBIC); 5 de Mestrado; 3 de Orientações de Doutorado. Tem experiência nas áreas de Computação e Sistemas de Informação, com ênfase em Engenharia de Software. É Assessor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP. Na pesquisa, atua na área de Ciência da Computação, com destaque em Meteorologia e Técnicas de Computação. Especialmente nos temas: Engenharia de Software, Visualização de Informação e Visualização Científica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na FCT/Unesp é recepcionado o Prof.Dr.Sandro Roberto Valentini – Magnífico Reitor – que veio de SP especialmente para presidir a cerimônia de Aposição de Portrait – Fotografia em continuidade em Galeria, do novo Diretor, Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No ato público realizado na tarde do dia 9 de Abril foi evidenciado inicialmente o Curriculum Vitae do homenageado (Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia), apresentado pelo Prof. Dr. Messias Meneguette Junior- Docente e um dos ex-Diretores da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na “Galeria de Diretores”, o Magnífico Reitor e o novo Diretor da FCT/Unesp se preparam para o descerramento da fita simbólica que faz a cobertura da foto do homenageado: Professor Doutor Rogério Eduardo Garcia, eleito para o quatriênio 2018/2022.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com a fita descerrada e Aposição da fotografia do mais novo Diretor (natural de Presidente Prudente), que passou a figurar na “Galeria de Diretores”, o Reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” se congratula com o homenageado.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 05

Em ato solene realizado em 23 de Março no Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente, tomaram posse os novos Diretores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp: Profs.Drs. Rogério Eduardo Garcia e Aldo Eloizo Job (Vice), eleitos para a gestão 2018/2022. Representando a Reitoria, o Prof.Dr.Sérgio Roberto Nobre (Vice-Reitor). O Cerimonial conduzido por Walmir Cézar Leanza, anunciou inicialmente a Entrada do Cortejo pelos membros da Congregação e demais autoridades acadêmicas. À frente o Magnífico Vice-Reitor da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, seguido de representações de várias unidades da Unesp no Estado de São Paulo.

Em seguida (com o Teatro lotado), foi anunciada a entrada dos Srs. Diretores, Vice-Diretores, Coordenadores e Vice-Coordenadores Executivos das demais Unidades da Unesp. Pela ordem, o Vice-Reitor, Prof.Dr.Sérgio Roberto Nobre; o Diretor Cessante da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias; o Prof.Dr. Arnaldo Cortina – Secretário Geral da Unesp – Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho (FCT/Câmpus de Presidente Prudente); Profª.Drª.Elaine Maria Sgavioli Massucato – Diretora da Faculdade de Odontologia (Câmpus de Araraquara) e Presidente do Fórum de Diretores da Unesp, representando os Diretores das Unidades da Unesp e Profª.Drª.Maria Antonia Ramos de Azevedo – Vice-Diretora do Instituto de Biociências de Rio Claro – e Presidente do Fórum de Vice-Diretores das Unidades da Unesp.

Daí, a Comissão de Honra sob a Coordenação da Profª.Drª.Cristiane Néspoli Morelato França conduziu ao Recinto, o Diretor e o Vice-Diretor eleitos: Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia e Prof. Dr. Aldo Eloizo Job, respectivamente, bem como o Prof.Dr.Carlos Alberto Tello Saenz; Profª.Drª.Silvânia Manfredi Nobre e Prof. Dr.Augusto Cesinando de Carvalho. Logo após, houve chamada para a entrada do Diretor e do Vice-Diretor eleitos para o quatriênio 2018/2022. A Abertura oficial da solenidade foi feita pelo Vice-Reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Prof.Dr. Sérgio Roberto Nobre, que presidiu os trabalhos no Teatro Paulo Roberto Lisboa.

Transmissão e posse

Concluída a 1ª etapa da solenidade de transmissão e posse das funções de Diretor e Vice-Diretor da FCT/Unesp, todos foram convidados a entoar o Hino Nacional Brasileiro. Depois, vieram pronunciamentos: do Diretor e do Vice-Diretor cessantes: Profs. Drs.: Marcelo Messias e José Carlos Silva Camargo Filho. De conformidade com o disposto no Artigo 34 – Inciso VI – do Estatuto da Unesp, procederam aos Autos para a posse os Profs.Drs.: Rogério Eduardo Garcia e Aldo Eloizo Job (Diretor e Vice-Diretor eleitos), para cumprimento de um mandato de 4 anos.

O Termo de transmissão das funções de Diretor e Vice-Diretor da FCT/Unesp – elaborado pela Unidade – foi lido pela Sra.Sandra Rgina Albuquerque, Diretora Técnica Acadêmica Substituta. O Termo de posse foi lido pelo Prof.Dr.Arnaldo Cortina, Secretário Geral da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Na continuidade, a transferência das insígnias entre os Diretores Cessantes e os empossados; a troca de lugares na mesa dos trabalhos; a Borla; o Capelo e Insígnias da Direção, transferidas ao Diretor empossado e ao Vice-Diretor, respectivamente.

Em nome da Congregação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/Presidente Prudente, falou a Profª.Drª.Cristiane Néspoli Morelato França. Representando os Docentes, o Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino e logo após, vieram os pronunciamentos do Vice-Diretor, Prof.Dr.Aldo Eloizo Job e do Diretor para o quatriênio, Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia, da FCT/Unesp.

O discurso do novo Diretor

Em seu discurso de posse, o novo Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente disse que se sente honrado por ter sido escolhido pela comunidade na condição de Diretor. Mas primeiro gostaria de contar um pouco da trajetória para chegar a este momento. E afirmou: “No início do ano 2017, nomes fortes de professores renomados com carreira acadêmica consolidada, foram considerados par a sucessão dos Professores Marcelo e Zeca. Manifestados os interesses – sim ou não de cada um – quanto a assumir o desafio , restaram alguns nomes de possíveis candidatos”.

O Prof..Dr.Rogério Eduardo Garcia acrescentou: em paralelo, um fórum de discussão foi organizado para ouvir a comunidade, que teve a oportunidade de manifestar idéias e ideais com uma visão de futuro: que FCT queremos para daqui a 20 anos ? Ao final, quatro nomes foram colocados; e entre esses, tive a honra de ser escolhido para o desafio de dirigir a FCT nos próximos quatro anos, assim como o Professor Aldo.”Estamos cientes das dificuldades: falta de recursos, falta de funcionários administrativos e docentes. E nesse cenário é fundamental que todos os envolvidos contribuam, fazendo a diferença para que superemos as dificuldades. Diante das diversidades e dificuldades é fundamental o apoio da Reitoria. Em parceria, trabalharemos juntos para a Unesp”.

Ênfase ao Poder Público

O Professor Rogério deu ênfase especial ao Poder Público – Federal, Estadual e Municipal – argumentando que precisa do apoio de todos. E acrescentou: “Em uma via de mão dupla, podemos ter a contribuição e contribuir com a comunidade e para a comunidade. Oferecendo serviços e mão de obra altamente qualificada para a melhoria de nossa comunidade. Aliás, esta é uma das forças da Unesp, reconhecida por políticos que querem ter uma unidade em seu município. A Unesp é reconhecida pelo Governo paulista, que sabe da sua distribuição no Estado levando ensino público e gratuito e de qualidade aos quatro cantos, sendo também instrumento de distribuição de verbas. Sim, a FCT despeja aqui em Presidente Prudente perto de 5 milhões por ano, gerando empregos e renda”.

Agradecimento especial

Manifestando seus agradecimentos à comunidade acadêmica da FCT pela confiança depositada nos seus novos Diretores, o Prof.Dr. Rogério Eduardo Garcia lembrou que “embora amarrados pelos ritos da coisa pública, nós – Aldo e eu – faremos o melhor para superar as dificuldades, contribuindo para o compromisso da Unesp. E neste momento teremos um desafio: ser criativos e inovar para fazer mais, com menos. Não posso deixar de expor meus agradecimentos à minha família. Em especial à minha mãe (in memoriam), que sempre acreditou na educação como meio para alavancar o ser humano. À Caroline e Analice agradeço pela paciência. Juntamente com o Aldo, trabalharemos com empolgação e dedicação. Representando e defendendo a FCT, rogo a Deus – e com ele – faremos o melhor “ – concluiu o Diretor da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo, realizou-se a solenidade de posse dos novos Diretores da FCT. Vice Reitor, Prof.Dr.Sérgio Roberto Nobre representou a Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A entrada dos Diretores, Vice-Diretores e Coordenadores Executivos de várias Unidades do Estado de São Paulo marcou a abertura do ato solene realizado no dia 23 de Março de 2018.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Vice-Reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, ocupa a Tribuna para seu pronunciamento de congratulações com os novos Diretores da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Eleito para o quatriênio 2018/2022, o Prof.Dr. Rogério Eduardo Garcia ocupa lugar de destaque na mesa dos trabalhos e recepciona seu companheiro, Prof.Dr.Aldo Eloizo Job, Vice-Diretor.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Secretário Geral da Unesp, Prof.Dr.Arnaldo Cortina faz sua saudação especial aos novos Diretores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, eleitos para uma nova gestão.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ocupando posição de destaque como novo Diretor da FCT/Unesp, o Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia deu ênfase especial ao Poder Público e manifestou agradecimentos à comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os momentos finais da cerimônia no Centro Cultural Matarazzo foram reservados para as homenagens aos familiares dos Diretores (cessantes ou novos Gestores), como forma de agradecimento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A cerimônia de encerramento envolveu não só os dirigentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia, mas também toda a comunidade acadêmica, autoridades e convidados com muito aplauso.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 15

Nesse dia, em 1957 foi criada a FAFI: marca de pioneirismo que deu origem a uma Instituição modelar.

Na história do ensino superior na região da Alta Sorocabana, o primeiro destaque foi destinado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras/FAFI – de Presidente Prudente – cujo ato de criação foi sancionado pelo então Governador do Estado, Jânio da Silva Quadros. Foi o marco inicial de uma nova era; porém, a instalação somente ocorreu dois anos depois. Nomeado 1º Diretor, o Prof.Dr. Joaquim Alfredo da Fonseca, oriundo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC, tendo como Secretário, o Prof.José Vinícius Barbosa da Silveira.

O autor do Projeto de criação da Faculdade pioneira foi o Deputado Estadual, Márcio Porto. O então Prefeito Antonio Sandoval Neto deu apoio incondicional à criação e instalação da Escola Superior e colaborou para implantar as novas instalações da FAFI. Nesse trabalho pioneiro também atuaram com destaque o Prof.Dr.Luiz Gonzaga dos Santos (Lugo) e o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Juarez Nobre. São informações do Professor Emérito, Dr. Marcos Alegre. A população local era constituída por 54 mil habitantes. Da tradicional FAFI para IPEA (como instituição isolada), decorreram 17 anos, quando foi criada a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

A imprensa local representada na época pelo Jornal O Imparcial, sempre esteve atenta desde 1940 e marcou presença destacada no movimento que culminou com a conquista de uma Faculdade que sempre dignificou a cidade e sua comunidade. O Corpo Docente formado em 1959 foi constituído pelos seguintes Professores: Pe.Antonio Mendes Barata, Carlos Alberto Garcia Caliolli, Fernando Carlos Fonseca Salgado, Luiz Ferraz de Sampaio, Max Henri Boudin, Waldomiro Gabriel, Waldemar Valle Martins e Wilhen Saake.

Inicialmente a FAFI contava com dois cursos – Pedagogia e Geografia – 9 professores, 40 alunos e 29 novos professores. Depois, Ciências Sociais e Matemática em 1963, com 4 cursos, 17 formandos e 20 docentes. Em 1965, 30 formandos e 129 prestadores de serviços. Em 1966, o quadro de docentes passou a contar com 29 profissionais. Em 1969, curso de Licenciatura em Ciências e em 1975, Estudos Sociais. Posteriormente em 1976 com a criação dos Institutos Isolados de Ensino Superior, pelo Governo Estadual foi implantado o Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais/IPEA.

Em 1989, o Câmpus de Presidente Prudente recebeu a denominação oficial e atual de Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT, a nova unidade da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – com 12 cursos de graduação e 640 vagas. 7 cursos de especialização e 3 de pós-graduação. No total geral: 2.687 alunos anualmente (562 vagas preenchidas), mais: 7 dos cursos de especialização/Mestrado e 3 de pós-graduação/Doutorado. Nº de Professores: 214 e Funcionários: 231. O Diretor é o Prof.Dr.Marcelo Messias e Vice, o Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, também conhecido como “Professor Zeca”. O aniversário da Instituição ocorre no dia 03 de Maio e a Unidade é detentora do maior número de Projetos e Bolsas de Extensão Universitária, nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas.

O Câmpus Universitário da FCT/Unesp em Presidente Prudente é representado por uma malha urbana equivalente a 40.532 m2 (cerca de 40 hectares), dos quais 35.851,52 de área construída. Investimentos estimados em projetos de extensão: R$1.412.734,71 – segundo informações do Sr. Guilherme Ulhoa, da Seção Técnica de Graduação da FCT/UNESP.

Cursos Estrelados

O “Guia do Estudante” deu a conhecer o número e a definição dos cursos que obtiveram a melhor classificação em 2017 para figurar entre os Melhores da FCT/Unesp. Com 5 estrelas: Educação Física/Bacharelado e Licenciatura; Engenharia Cartográfica e Agrimensura/Bacharelado; Física/Licenciatura; Geografia/Bacharelado e Licenciatura e Química/Licenciatura. Com 4 estrelas: Pedagogia/Licenciatura; Matemática/Licenciatura; Fisioterapia/Bacharelado; Engenharia Ambiental e Ciência da Computação/Bacharelado. Com 3 estrelas: Estatística/Bacharelado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” tem atuação marcante no progresso e desenvolvimento da Centenária cidade e região de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Diante da Galeria dos ex-Diretores da FCT/Unesp, destaque para o atual Diretor, Prof.Dr. Marcelo Messias – eleito para o quatriênio 2014/2017 – com apoio da comunidade universitária.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Câmpus de Presidente Prudente é considerado o maior do Estado: ocupa cerca de 40 hectares da malha urbana e a maioria dos cursos aqui ministrados figura entre os de melhor classificação.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 29

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp comemorará na próxima 3ª.feira – 03 de Maio – 52 anos de atividades em Presidente Prudente. A unidade conta com mais de 3.600 alunos e abriga 12 cursos de Graduação, além de um curso especial de Graduação em Geografia, através de convênio com o INCRA/PRONERA; um curso de Pedagogia à distância (convênio Unesp/Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e um curso de licenciatura em Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores de Educação Básica, do MEC, sob a responsabilidade da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Somados a estes, a FCT-UNESP oferece sete cursos de Pós-Graduação stricto sensu nos níveis de Mestrado e Doutorado e vários cursos de Pós-Graduação lato sensu.

Criada em 17 de Setembro de 1957, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente na qualidade de Instituto Isolado de Ensino Superior, começou a funcionar efetivamente a partir de 1959, sendo a primeira aula ministrada no dia 03 de Maio de 1959. No ano de 1970 a unidade foi transformada em Autarquia de Regime Especial.

Em 1976 – através da Lei 952 – foi transformada em Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e a partir daí, a unidade de Presidente Prudente recebeu a denominação de Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais – IPEA – Com essa mudança, foram extintos os cursos até então existentes de Pedagogia, Ciências Sociais e Licenciatura em Ciências Sociais. Mas em 1989, a denominação IPEA (Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais) foi alterada para: Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT – que conta atualmente com 8 Departamentos de Ensino; 203 docentes, 218 servidores técnico-administrativos e mais de 3.600 alunos.

São Diretores da FCT/UNESP, respectivamente os Profs. Drs. Antonio Nivaldo Hespanhol e Marcelo Messias (Vice-Diretor). No campus de Presidente Prudente são desenvolvidas atividades de Extensão Universitária e de prestação de serviços à comunidade, como forma de transferir para a sociedade os conhecimentos, e ao mesmo tempo realimentar o ensino e a pesquisa que realiza. A extensão se dá nas mais diversas formas, e em diferentes campos de atuação, que se integram em torno dos objetivos prioritários de promoção do ser humano e de desenvolvimento sustentável na cidade e em toda a região.

Nesse contexto de muitas décadas, a FCT/UNESP praticou o esforço contínuo de preservar o respeito da comunidade acadêmica nacional e internacional, abrigando as características fundamentais para a formação de profissionais qualificados para o mercado e a sociedade através do ensino público gratuito e de qualidade. Tendo surgido numa modesta sala de um Edifício no centro da cidade, a unidade de Presidente Prudente ganhou projeção e destaque mundial, tornando-se referência para inúmeros cursos aqui ministrados. São 52 anos de lutas, sacrifícios e grandes conquistas no campo social, cultural e científico do País.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – comemora com uma solenidade cívica os seus 52 anos no dia 03/Maio, às 08h00.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol é o Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia; e o Vice-Diretor é o Prof. Dr. Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O número de estudantes em Pres. Prudente vai além de 3.600.A primeira ação comunitária do ano, desenvolvida pelos novos alunos foi o Trote Solidário.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 29

No dia 29 de outubro, na Sala de Projeção da Biblioteca, foi realizada reunião com os membros do Comitê Gestor do Sistema de Extensão (CGS), Comitê Superior de Tecnologia da Informação (CSTI) e o Serviço Técnico de Informática (STI) para tratar do novo sistema de extensão que será desenvolvido no padrão UNESP e será integrado aos sistemas institucionais da Universidade. Atualmente, o sistema de extensão não é de propriedade da Unesp e já se encontra defasado. Além da extensão, o novo sistema está modelado para atender também outros projetos, como: pesquisa e graduação.

A equipe de desenvolvimento do sistema é formada por 2 Analistas de Informática do STI e 2 bolsistas do curso de Ciência da Computação. Os desenvolvedores fizeram a apresentação do protótipo do novo sistema e ouviram as sugestões dos membros. Os participantes destacaram que se surpreenderam com as propostas e avanços do novo sistema e que certamente atenderá as necessidades da instituição.

Principais mudanças do novo sistema:
- Gerenciamento por parte do órgão gestor;
- Controle dos prazos com mensagens de alertas através de e-mail;
- Tramitação online e pré-estabelecida pelo sistema sem a necessidade de utilização de materiais impressos;
- Distribuição das fontes dos recursos de acordo com o orçamento anual do órgão gestor;
- Emissão de certificado para os participantes;
- Relatórios gerenciais e estatísticos;
- Reaproveitamento das informações em caso de Projeto em Continuidade;
- Inserção dos participantes por parte do coordenador;
- Realização de consultas através de filtros de pesquisa;
- Indicação do relator de acordo com a área temática;
- Textos/questões configuráveis por parte do gestor;
- Totalização automática dos pontos para obtenção do conceito – aprovado ou reprovado;
- Hospedagem em servidor da UNESP;
- Utilização de software livre e ferramentas de desenvolvimento open source.

Resultados esperados:
- Integração com outros sistemas: Acadêmico (Graduação e Pós-Graduação), Recursos Humanos e Financeiro;
- Controle e organização dos processos de avaliação;
- Desburocratização e economia de recursos;
- Confiabilidade e consistência dos dados;
- Melhor gestão para tomada de decisão.

O projeto está previsto para ser implantado em maio de 2011. Estiveram presentes na reunião:

Membros dos comitês e gestores:
- Prof. Dr. Messias Meneguette Jr (Presidente do CSTI)
- Prof. Dr. Marcelo Messias (Vice-Diretor da FCT)
- Prof. Dr. Vanildo Luiz Del Bianchi (Vice-Diretor do IBILCE – SJRP)
- Décio Antônio Fregonesi (Coordenador do CGS e membro do CSTI)
- José Carlos Abbud Gráccio (Membro do CGS e membro do CSTI)
- Helen Regina Bozello (Diretoria Técnica Acadêmica – IBILCE – SJRP)
- Regina Aparecida Espigarolli Silva (Supervisora da STA – FCT)
- Sandra Regina Albuquerque (Assistente Administrativa da STA – FCT)
- Ana Lúcia Bincoletto (Supervisora da STA – FFC Marília)
- André Luiz Goia de Araújo (Analista de Informática – STI de S. J. dos Campos)
- Marcos Roberto Pereira de Souza (Diretor do STI – FCT)

Equipe de desenvolvimento:
- Maria Lúcia Decco Faucz (Analista de Informática – STI/FCT)
- Raphael Garcia (Analista de Informática – STI/FCT)
- Andresa dos Santos (Bolsista e Aluna do Curso de Ciência da Computação – STI/FCT)
- Maximilian Jaderson de Melo (Bolsista e Aluno do Curso de Ciência da Computação – STI/FCT)

Fotos da reunião:

escrito por Administrador