nov 02

De 23 a 27 de Outubro na FCT/Unesp, realizou-se a XVIII Semana Nacional do Livro e da Biblioteca que teve na sua abertura, solenidade especial que contou com a presença do Diretor, Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia, do Vice-Diretor, Prof.Dr.Aldo Eloyzo Job, Professores, Estudantes e convidados. Teresa Raquel Vanalli, falando como Diretora da Biblioteca disse que o avanço tecnológico e as novas formas de relações sociais estão mudando rapidamente os moldes de aprendizagem.

Progressivamente, novas ferramentas são criadas e utilizadas no meio acadêmico. Por isso – acentuou a Diretora da Biblioteca – é necessário ver a Universidade como produtora de conhecimentos, além de seu espaço físico, para acompanhar de maneira dinâmica as transformações do seu papel. Da mesma forma, a Biblioteca como serviço público de informação e cultura nos dias atuais, tem tomado proporções e usos diferentes. Dos quais, sugerem as diretrizes iniciais de sua concepção, necessitando – de cada vez – mais flexibilidade de uso de seu espaço.

No encerramento do ano 2018, foi incluído no evento um debate sobre: A função da Biblioteca no contexto da Universidade, promovendo a aproximação da comunidade com todos os seus serviços e produtos que a Biblioteca pode oferecer, tendo como objetivo principal, promover a criatividade, a integração e a produção de conhecimentos de forma transdisciplinar. Com isso, recriando um espaço cultural vivo para todos os dias do ano, habituando a população a frequentar e utilizar os serviços oferecidos.

Programação diversificada

Na Abertura da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, houve exibição de vide (especialmente produzido) sob o título: “O que eu vivi da Unesp”, seguido de roda de conversa no Salão de Estudos. No período da tarde – Hora do conto/Cellij e Palestra (O processo criativo na visão do Artista Plástico “Cacosta” e na Oficina de filmagem e edição de vídeos com Smartphones e Software livre, com André Aoki.

No dia 24 de Outubro – Oficina de contação de histórias com CELLIJ (na sala de projeção). Fatos e Fotos e Literatura de Cordel, com Exposição de Renato de Jesus Burarama (“Saci Pererê contra Raloim”). A seguir: minicurso com a Profª.Drª.Arlete Meneguette e Oficina de Origami, com Alessandra Kuba. No dia 25,- Oficina Xchoolgames com IPTCHI; Hora do Conto – Cellij e Oficina de elaboração de Currículo Lattes, com Michel Oshima. Na Cinemoteca, exibição do filme: ”A sociedade literária e a torta de cascas de batata”.

No dia 26 de Outubro, a programação foi desenvolvida desde as 9hs da manhã, até o final da tarde, com Oficina de Libras, com Cláudia Spindola; Palco Livre – Show de Talentos e Oficina e Circo, com o Grupo “Os Mamachas”, na Quadra da Biblioteca. No Sábado (27/Outº), a programação se desenvolveu com Oficina Musical de Jazz e Blues, sob a coordenação do Prof.Dr.Marcelo Martins. Para finalizar: Shows de Jazz e Bateria Furiosa, na Praça da Biblioteca.

A XVIII Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na FCT/Unesp, mereceu destaque especial este ano, com o desenvolvimento de uma extensa programação.

A solenidade de abertura da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi prestigiada com a presença do Diretor e do Vice-Diretor, Profs.Drs.Rogério Eduardo Garcia e Aldo Eloyzo Job.

Maravilhosas obras de arte fizeram parte do Painel de Apresentação da XVIII Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Pela 1ª vez, a Literatura de Cordel também fez parte da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, com trabalhos de autoria de Renato de Jesus Burarama. Entre eles: “Saci Pererê contra Raloim”.

A Bateria “Furiosa” que ganhou projeção e prestígio no meio universitário de toda a região, animou a festa de encerramento no Sábado, dia 27 de Outubro.