jun 30

Em sessão solene da Congregação, realizada na manhã de 29 de Junho no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – foi homenageada a Profª. Drª. Helena Faria de Barros, que recebeu o título de “Professor Emérito”. Em nome da Congregação e de toda a comunidade, falou o Vice-Diretor em exercício, Prof. Dr. Marcelo Messias, que citou as varias fases vividas pela Instituição desde sua criação em 1959 até os dias atuais, assim como suas diversas fases.

O Prof. Dr. Marcelo Messias falou dos cursos de graduação e pós-graduação, assim como do trabalho de muitos, que se empenharam para que a FCT-UNESP atingisse o patamar no qual se encontra atualmente, como uma das maiores e mais importantes unidades da UNESP. A Profª. Drª Helena Faria de Barros, através do seu trabalho e dedicação ao ensino, deu significativa contribuição à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Segundo a Wikipédia: “Professor Emérito é um título conferido por uma entidade de ensino a seus professores já aposentados, que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica. É concedido de forma rigorosa, àqueles profissionais que se destacaram em sua área de atuação, pela relevância e/ou magnitude de sua produção e atividade cientifica, desfrutando de grande reconhecimento pela comunidade acadêmica”. E o texto finaliza assim: “Trata-se da maior honraria existente hoje no meio acadêmico”.

O Prof. Marcelo acrescenta: Desse modo, este é um momento singular, de muita alegria e carregado de significado, no qual a Douta Congregação da FCT/UNESP concede o título de Professor Emérito à Professora HELENA FARIA DE BARROS, em reconhecimento ao valiosos serviços prestados junto ao Departamento de Educação de nossa Faculdade; e também, junto ao Departamento de Matemática, do qual foi chefe em 1982.

Finalizando seu pronunciamento, o Prof. Dr .Marcelo Messias congratulou-se com a Profª. Helena, parabenizando-a por esse título tão importante e que muito nos orgulha. “Em nome da Profª. Helena, parabenizo também a todos os demais professores que atuam na nossa Universidade, por sua dedicação e empenho. Que todos possamos – ao final da caminhada – olharmos pra trás e dizermos: Valeu a pena! É o pensamento que, acredito, passa pela cabeça de todos nós, em exemplos como esse da Professora Helena e de muitos outros, que se destacam em suas atividades em prol do ensino”.

Saudação em nome do Deptº de Educação

Durante a cerimônia, que teve como apresentadora a Mestre de Cerimônias da FCT, Denise Valério, usaram da palavra outros oradores. Entre eles, a Profª.Drª. Célia Maria Guimarães, Chefe do Departamento de Educação da FCT/UNESP. No seu pronunciamento, dirigiu-se aos membros da mesa – em especial ao Prof. Marcelo Messias e à Profª. Helena – aos membros da Congregação; colegas professores; alunos, convidados, amigos e familiares da Profª. Helena Faria de Barros.

Destaques iniciais para a brilhante carreira profissional da Profª. Helena: concluiu graduação /Bacharelado em Pedagogia (1952); graduação em Licenciatura em Pedagogia(1957); títulos de Doutora em Educação e de Livre Docente (1975) pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Foi Professora do Deptº de Educação da Unesp, onde exerceu atividades de ensino, pesquisa e extensão e contribuiu com o Deptº de Matemática.

Dona Helena foi Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado da Unesp – Campus de Marília – local onde exerceu atividades de ensino e pesquisa. Orientou dezenas de alunos; alguns aqui presentes entre nós, hoje na condição de Docentes do Deptº de Educação. Entre os anos de 1993 e primeiros anos da década de 2000 participou intensamente da criação e consolidação do Programa de Pós-Graduação, da área de Educação, Nível de Mestrado da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande/MS. Além disso, coordenou esse mesmo curso a fim de orientar várias pesquisas.

Atualmente, a Profª. Drª. Helena é Professora Titular da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE – atuando no Mestrado – área de Educação. Também continua exercendo a docência em e a atividade de pesquisa na área de Educação, dedicada à formação de Professores. A Profª.Drª Célia Maria Guimarães, finaliza sua saudação dizendo: “Dona Helena: É um privilégio, em nome da Unesp – Faculdade de Ciências e Tecnologia – e dos integrantes do Deptº de Educação, poder dizer: Obrigada Dona Helena! A simplicidade sempre foi sua companheira, inclusive na forma de viver sem qualquer ostentação ou soberba. Receba pois, nosso abraço sincero”.

Antes de concluir sua oração, a Profª Célia Maria dirigiu-se aos participantes da sessão solene em homenagem à Profª Helena, para parabenizar – em nome do Deptº de Educação, o Diretor dessa Unidade da Unesp, pela magnífica homenagem. E mais uma vez: expressar sua gratidão pela maneira como dignificou e dignifica o trabalho do Professor.

Dona Helena, a homenageada

Com todas as atenções voltadas à figura da querida homenageada, Dona Helena – como é chamada pelos mais íntimos – começou citando um poema de Mário Quintana, que diz: Antes, todos os caminhos iam/ Agora, os livros são poucos/ os amigos raros. Eu mesmo faço o chá para os sonhos / eu mesmo faço o chá para os fantasmas. Desde o convite para participar do presente evento, passei a fazer o chá para os meus sonhos. Comecei a passar em revista toda a minha trajetória profissional.

Depois, ela diz: Paulo Freire afirma que ninguém começa a ser Professor numa 3ª.feira às 4 horas da tarde. Ninguém nasce educador ou é marcado para ser educador. A gente se torna educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre ela. Assim foi comigo. Várias experiências me fizeram Professor. Duas delas foram fundamentais… Olhando para trás, vejo como essa experiência me fez crescer na prática e, no gosto de ser Professor.

Dona Helena relata posteriormente: Essas experiências trouxeram-me em 1964 para a UNESP. Em tempo parcial precisei deixar, constrangida, a orientação do Curso Primário. Selecionada em um concurso de títulos, fui recebida pelo Prof. Litholdo, que respondia na época pela Didática e que foi me dizendo de começo: Didática é Piaget. Havia estudado desenvolvimento humano na Faculdade, as funções da linguagem da criança e fundamentava o ensino de Ciências com elementos do pensamento de Piaget.

A Profª. Helena Faria de Barros que se formou como Bacharel em 1953, concluiu Licenciatura em 1957; assumiu em tempo integral em 1967, com pesquisa em alfabetização. Foi para o Mestrado na USP e foi aí que se mergulho de cheio na
Teoria de Piaget e suas relações com a Didática. Em 1968 participou de reuniões com a Coordenação dos Institutos Isolados para implantar reforma na Pedagogia. As habilitações (duas) começaram no ano seguinte: Supervisão Escolar e Disciplinas para o curso normal. As demais habilitações dependiam de novas contratações.

Já aposentada em Presidente Prudente e diante da possibilidade de ser recontratada pela Unesp, transferiu-se para Marília, trabalhando na Graduação e no Mestrado em Educação, que se iniciava. Com isso, foi criado o Núcleo de Ensino de Marília, que tem sido desde o início, muito fecundo em investigações sobre alfabetização na região, ensino de Filosofia, Ciências, História e Língua Portuguesa (redação). Não sendo permitida recontratação de Aposentados e depois de alguns anos, acabou indo para Campo Grande/MS e lá ajudou a estruturar o Mestrado em Educação.

“Dona Helena”, a mais nova detentora do título de “Professor Emérito” da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – declara: “Neste meu trajeto profissional surgiram e me assustaram alguns fantasmas. Minha família, alguns amigos ajudaram-me sempre a espantá-los; Leny e Márcio muito me ajudaram. Hoje, mais tranqüila, falo que posso também servir o chá para os meus fantasmas.

Agradeço à Egrégia Congregação por ter aprovado e me concedido esse título. Pensei, pensei…sobre o porque da deferência, com tantos professores qualificados… Entendi, descobri e digo para mim mesma que esse título me é concedido por alguma cousa que faço bem e que consigo mostrar que faço: é o gosto que sinto em ser Professor. Vivo e mostro esse gosto. Aos professores do Deptº de Educação, obrigada pela indicação e pela lembrança.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª. Drª Helena Faria de Barros foi homenageada pela Congregação da FCT/UNESP em reconhecimento aos seus trabalhos como Educadora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A outorga do título de “Professor Emérito” a ela atribuído é a maior honraria existente atualmente no meio acadêmico brasileiro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao receber o titulo, Dona Helena foi aplaudida de pé por todos os presentes no Auditório V da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em seu pronunciamento, ela diz que oferece o título que recebeu, a todos os alunos que teve e aos professores com quem conviveu e à sua família.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em seu agradecimento, a Profª. Helena externou seus agradecimentos aos Professores do Deptº. de Educação pela sua indicação e pela lembrança.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cumprimentada por todos, a homenageada com o título de “Professor Emérito” fez questão de ser fotografada ao lado dos antigos companheiros e amigos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 22

Na última sexta-feira (17 de Junho ), um grupo de estudantes de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus Presidente Prudente – esteve em Cianorte, no vizinho Estado do Paraná, a fim de conhecer melhor sua economia regional. Logo na chegada, os acadêmicos foram recepcionados pelo prefeito Edno Guimarães e pelo Secretário de Indústria e Comércio, Wanderley Fernandes.

Segundo a professora de Geografia Regional do Brasil, Dra. Claudemira Azevedo, “o objetivo da viagem foi o de conhecer a história do município, sua diversificação e suas atividades econômicas. Foi essa a ação principal que direcionou a economia para a organização do Arranjo Produtivo Local (APL) de confecções. E com essa iniciativa tornou-se possível num breve espaço de tempo, o impacto surpreendente na região em termos de emprego, renda e desenvolvimento”.

Em atenção aos acadêmiocos que o visitaram pela primeira vez, o prefeito respondeu às questões levantadas pelos alunos com muita solicitude. E disse: “Descobrimos a vocação do município para a confecção na década de 90. Nossa principal preocupação era a qualificação profissional. Investimos em cursos e apoiamos a criação de novas grifes”.

Em continuidade, o prefeito Edmo Guimarães declarou: Hoje temos mais de 600 grifes em franca atividade no município. E embora Cianorte seja considerada a “Capital do Vestuário” é uma cidade que possui uma economia bastante diversificada. Inclui em suas metas de sustentabilidade, a produção agrícola, a avicultura e outras importantes conquistas representadas prioritariamente pela Agroindustriaindústria, explicou Guimarães.

Além da conversa com o prefeito, os estudantes também conheceram a Lavanderia Stone Wash, a fábrica da Morena Rosa e no fim da tarde participaram de uma palestra sobre a implantação e evolução da APL, com o presidente Oséias Gimenes e o consultor do Sebrae, Adalberto Diaz.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em Cinorte/PR, todos são bem-vindos! O Portal de Entrada diz tudo aos que chegam à cidade para conhecer sua avançada tecnologia industrial das confecções. E o Prefeito fez questão de recepcionar os visitantes da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 21

No último final de semana, as Regionais da CATI – representadas pelas unidades de Presidente Prudente, Presidente Venceslau – juntamente com o Pólo Regional da Alta Sorocabana/APTA, promoveram encontro no Auditório V que reuniu grande número de participantes, provenientes dos mais diversos pontos do extremo-oeste paulista. Foi o Encontro Regional para avaliação do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável – Organização Rural de Presidente Prudente, aberto às 9hs da manhã do dia 17 de Junho, com a palestra do Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT/UNESP – que falou sobre as Organizações Rurais.

Em seguida, foram abordados outros temas, como: Caracterização das Regionais de Prudente e Venceslau, pelo representante da CATI, Celestino Rioyti Kiryuo; Diagnóstico das Regiões de Pudente e Venceslau, por Danilo Morel Pinto e Leonildo Moreira, ambos do Conselho Regional, seguidos por Nobuyochi Narita, da APTA-Polo da Alta Sorocabana, com sede em Presidente Prudente. E concluindo a parte da manhã, apresentação da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola – FUNDAG – por Orivaldo Brunini.

No período da tarde foram desenvolvidas Oficinas de trabalho das cadeias produtivas priorizadas e organização rural: Bovinocultura de leite; Fruticultura, Olericultura; Piscicultura e Silvicultura. Finalizando a programação foi apresentado o Diagnóstico das cadeias produtivas e organização rural. O evento contou com o apoio da Unesp – Campus de Presidente Prudente – Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola – Fundag – Instituto de Terras – Itesp – e Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios – Codeagro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Encontro Rural promovido pela CATI -Reg.de Prudente,Venceslau e APTA- teve como 1º palestrante, o Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esta é a região do extremo-oeste paulista, onde se desenvolve o Plano de Desenvolvimento Sustentável, realçado pelos palestrantes que representam a CATI de Pres.Prudente e Pres. Venceslau.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento chamou a atenção dos moradores dedicados à atividade rural e principais dirigentes das entidades que prestam serviços à comunidade regional, numa extensa área que vai até o Pontal do Paranapanema.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 21

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – a cada dia vem conquistando maior prestígio como Instituição de Ensino Superior da mais alta importância para o desenvolvimento da Educação e Cultura no país e no continente. Prova disso, é representada pela procura que vem registrando seus cursos de Graduação e Pós-Graduação, que classifica a Unesp como uma das melhores Universidades do Brasil e do mundo, com ensino gratuito e de qualidade.

Nesta última semana, o Programa de Pós-Graduação em Geografia recebeu dois estudantes da Bolivia há dois anos matriculados no programa:Cláudia Pilar Lizárraga Aranibar e Carlos Alfredo Vacaflores Rivero. Eles vieram com a finalidade de defender dissertação de Mestrado no dia 20 de Junho nos períodos da manhã e da tarde, respectivamente. E o fizeram perante uma Comissão Examinadora, no Anfiteatro VII. Os temas por eles defendidos estão ligados diretamente à Reforma Agrária e Movimentos campesinos de seu país, a Bolivia. E aqui tiveram como Orientador o Prof. Dr. Bernando Mançano Fernandes, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.

Nas defesas de dissertações de Mestrado/Geografia, os temas enfocados foram: “La descolonización Del territorio: Luchas y Resistencias campesinas,indigenas em Bolivia. Reforma Agraria y Asamblea Constituyente” e “La disputa territorial campesina: Estudio en la region de San Agustin en Tarija – Bolivia”.

Em sua defesa pública, Pilar fala da descolonização do território, desde as lutas e resistencias dos povos; e no campo político, a Assembléia Constituinte (2006/2008), onde a disputa do território é a base da construção da sociedade e do estado na Bolivia. O estudo abre espaço para análise mais detalhada do movimento constitutivo, que surge com lutas anticoloniais e anticapitalistas. E essa reação põe em crise o modelo do estado e a sociedade, onde o epicentro dessas lutas colocam em debate o processo ora desencadeado no território boliviano.

Carlos Alfredo Vacaflores Rivero diz que a disputa camponesa pelo território é uma questão que se destaca com muita força no processo constituinte boliviano contemporâneo. Nesse quadro – assinala – o sujeito social mobilizado, constitui-se sobre a figura indigena “originária” e camponesa, que disputa no imaginário Estado-Nação o sentido de sua constituição como sujeito. E ainda, sua articulação constitucional e territorial, buscando sua legitimidade na constituição do Estado. E assim, questiona os princípios da modernidade capitalista eurocêntrica.

Em seu relatório, Carlos AlfredoVacaflores Rivero ressalta que o debate sobre a rearticulação das identidades indigenas, coloca um desafio nas identidades camponesas, cuja origem colonial está na expropriação do direito do Indio sobre a terra e o território, para manter sua condição subalterna. E assim, explorar sua força de trabalho nas terras e nos territórios que anteriormente lhes pertenciam. “A recuperação da terra e do território, constitui-se no eixo central da luta camponesa e indigena na Bolivia” – frisa o documento.

Das duas Comissões Examinadoras fizeram parte – além do Orientador – Prof. Dr. Bernardo Mançano Fernandes, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, os seguintes membros: Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, do Deptº de Geografia/Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente; Prof.Dr. Luis Fernando Tapia Mealla, da Universidad Mayor de San Andrés e Prof.Dr.Clifford Andrew Welch, do Deptº de História/Universidade Federal de São Paulo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As duas Comissões Examinadoras foram instaladas nos períodos da manhã e da tarde, tendo como Orientador o Prof. Dr. Bernardo Mançano Fernandes, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os dois estudantes bolivianos que vieram especialmente para a defesa pública de dissertação de Mestrado/Geografia, no Campus da Unesp em Presidente Prudente-SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Comissão Examinadora acompanha atentamente a dissertação dos dois estudantes do exterior, juntamente com a platéia constituída por colegas e amigos dos bolivianos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 20

Na última semana (dia 16 de Junho), tendo como local o Anfiteatro II da FCT/UNESP, o aluno Alex Sandro Gomes Pessoa, do Programa de Pós-Graduação na área de Educação defendeu sua dissertação pública de Mestrado, a partir das 14h00, tendo como Orientadora a Profª. Drª. Renata Maria Coimbra Libório, do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente.

“O papel da escola na vida dos adolescentes vítimas de violência sexual: risco e proteção” foi o tema enfocado durante a dissertação, tendo ainda como membros atuantes, o Profª.Drª. Maria Suzana de Stefano Menin, do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – e Profª.Drª.Sílvia Helena Koller, da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alex Sandro Gomes Pessoa se preparou suficientemente para enfrentar a Banca Examinadora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Depois de uma ampla exposição, o candidato em sua dissertação pública respondeu a todas as indagações.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E os amigos e companheiros estavam presentes no Anfiteatro II para acompanhar sua defesa pública de Mestrado.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 19

Os alunos de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – juntamente com professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Geografia, tiveram presença marcante no 3º Congresso Internacional realizado no vizinho Estado do Paraná. O evento realizou-se entre os dias: 09 a 11 de junho de 2011, versando sobre Educação: Saberes para o Século XXI, na cidade de Ponta Grossa/PR.

Ônibus especial da UNESP, deixou o Campus de Presidente Prudente, às 5:00 horas da manhã do dia 09, conduzindo um grupo constituído por 41 estudantes universitários que representaram condignamente a FCT/UNESP, enfrentando baixas temperaturas durante a viagem. Assim mesmo, cumpriram à risca a programação previamente elaborada pelo espaço de três dias consecutivos.
O 3º Congresso Internacional de Educação foi um evento que buscou trazer à discussão temas relevantes ligados à educação, bem como, relembrar e aprofundar conhecimentos e ampliar a troca de experiências entre os congressistas das várias Instituições. O evento foi estruturado em sessões da seguinte natureza:

Sessões Técnicas: Constituídas por apresentações de artigos através de pôsteres / slides, que objetivam a troca de experiências das diversas áreas do saber que envolve a Educação. E o importante é ressaltar que 20 artigos foram aceitos nos diversos eixos temáticos que o congresso oferecia.
Palestras: Abordaram temas emergentes que englobam diversas áreas da Educação, visando proporcionar uma atualização contínua aos congressistas.

Fazendo parte do cronograma de atividades do Congresso, foi organizado um passeio aos principais pontos turísticos da cidade, como o Parque Estadual de Vila Velha, Lagoa Dourada, Furnas e Arenitos. Segundo relato dos participantes dessa excursão, foi possível apreciar a beleza proporcionada pela natureza; isso resultou em momentos maravilhosos ao ar livre, para adquirir maiores conhecimentos – prestados pelos guias que acompanharam os visitantes – a respeito do Parque Ecológico.

Momentos como esses são muito valiosos para a formação do aluno, considerando que os congressos e passeios turísticos enriquecem sua bagagem intelectual e cultural. Em nome de todos eles, a Graduanda do 4º Ano de Pedagogia da FCT/UNESP, Eliete de Carvalho Margutti faz um agradecimento especial pelo apoio recebido do Departamento de Educação e Coordenação do Curso de Pedagogia e pela oportunidade de participar desse importante Congresso Internacional.

Clique para ampliar!
O Grupo de estudantes universitários da FCT/UNESP que participou do 3º
Congresso Internacional de Educação, em visita às Furnas de Ponta Grossa/PR.

Clique para ampliar!
Diante da “Taça” que é o símbolo do Parque Estadual de Vila Velha/PR, a
representação do Campus universitário da Unesp de Presidente Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 15

Pela primeira vez, a Faculdade d e Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – abriu suas portas para que milhares de estudantes pudessem conhecê-la e travar contato direto com seus principais dirigentes. Essa abertura tornou-se possível nos dias 14 e 15 de Junho, durante a realização do Projeto “Venha conhecer a Unesp”. O principal anfitrião, foi o Prof. Dr. Marcelo Messias (Vice-Diretor da FCT/UNESP), que acolheu a todos com a maior urbanidade e prestou todas as informações que os estudantes gostariam de saber.

O Prof. Dr. Carlos Alberto Penatti, também se fez presente a esses encontros sediados no Anfiteatro V e falou sobre os Vestibulares da UNESP (ou Vunesp). Pelas suas informações, as inscrições aos próximos Vestibulares deverão ser abertas de 08 de Setembro a 12 de Outubro de 2011; as taxas estarão em torno de R$30,00 e as provas serão realizadas em duas fases, nos dias: 06 de Novembro e 18 ou 19 de Dezembro. O número de vagas deve girar em torno de 6.500.

Do evento significativo realizado durante dois dias, houve participação de estudantes do 3º ano do ensino médio (em número superior a mil), provenientes de escolas públicas de Presidente Prudente e região. As turmas que se inscreveram previamente, foram recepcionadas em períodos diferentes – de acordo com a capacidade do Anfiteatro – ou seja: pela manhã e à noite, durante dois dias.

Além da apresentação geral da Unesp como Universidade de Ensino, Pesquisa Extensão Universitária, o Prof. Dr. Marcelo Messias dialogou com a platéia em todos os momentos, esclarecendo eventuais dúvidas que existiam em meio à classe estudantil. Destacou a importância da Unesp como Universidade Pública de Excelência, com o maior número de cursos, alunos e projetos que beneficiam toda a comunidade local e regional.

Alunos do curso de licenciatura em Química da FCT proporcionaram um show com vários figurantes e uma sátira teatral envolvendo a questão do Diabetes foi apresentada no palco do Anfiteatro por vários intérpretes devidamente caracterizados. Alunos do curso de Fisioterapia encenaram – com muita graça e descontração – o tema: Diabetes – você sabe o que é? E em outro local de acesso nos corredores do Anfiteatro, realizou-se uma Exposição de Painéis sobre Projetos de pesquisas desenvolvidos na Universidade.

Após a realização do show de humor foi feita a distribuição do “Guia de Profissões”, contendo informações sobre carreiras e cursos de graduação e Pós-Graduação mantidos em Presidente Prudente pela FCT/UNESP. Ensino público gratuito e de qualidade com 12 cursos: Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Educação Física; Engenharia Ambiental; Engenharia Cartográfica; Estatística, Física; Fisioterapia; Geografia; Matemática; Pedagogia e Química.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Este foi o primeiro ônibus a chegar ao local onde se
realizou o significativo evento, ou seja no Anfiteatro V da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Vice-Diretor da Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias, falando
ao primeiro grupo de estudantes do 3º ano do ensino médio.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Carlos Alberto Penatti fala sobre a expectativa em
relação ao próximo Vestibular da Unesp, a ser realizado no final de 2011.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Durante dois dias – em quatro períodos – estudantes das escolas
públicas acompanharam com muito interesse a exposição do Prof.Marcelo.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 13

Durante a primeira quinzena deste mês foram desenvolvidas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – nada menos que três teses de Doutorado, defendidas nos dias: 06 e 10 de Junho, respectivamente. Os trabalhos de defesa pública ocorreram inicialmente no dia 06 de Junho pelos candidatos: Munir Jorge Felício e Edilson Alves Pereira Junior, e no dia 10 pela aluna Denise Cristina Bomtempo. Todos eles fizeram parte do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP.

Os temas abordados foram: “Contribuição ao debate paradigmático da questão agrária e do capitalismo agrário” pelo candidato Munir Felício, tendo como Orientador o Prof. Dr. Bernardo Mançano Fernandes, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Foram integrantes da Banca Examinadora, os Profs. Drs.: Roberto Gonzales Sousa, Faculdad de Geografia da Universidad La Havana/Cuba; Eliane Tomiasi Paulino, do Deptº de Geociências da Universidade Esadual de Londrina/PR; Rosemeire Aparecida de Almeida, do Deptº de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Carlos Alberto Feliciano, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. A tese se desenvolveu no período da manhã do dia 06 de Junho, no Anfiteatro II.

No mesmo dia – período da tarde no Anfiteatro I – foi enfocado o tema: “Território e economia política – uma abordagem a partir do novo processo de industrialização no Ceará” defendida pelo aluno Edilson Alves Pereira Junior, sob orientação do Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP. Constituíram a Banca Examinadora, os Profs. Drs.: Antonio Nivaldo Hespanhol, do Deptº de Geografia e Everaldo Santos Melazzo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp – Presidente Prudente/SP – Maria Mônica Arroyo, do Deptº de Geografia da Universidade de São Paulo e Denise de Souza Elias, do Deptº de Geociências da Universidade Estadual do Ceará.

Finalmente no dia 10 – após as 14hs no Anfiteatro II – foi realizada a defesa pública da tese de Doutorado pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Denise Cristina Bomtempo. Tema escolhido: “Dinâmica territorial e atividade industrial: a aglomeração da indústria alimentícia de consumo final na cidade de Marília/SP”. Orientador: Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito (Dept° de Geografia da FCT/UNESP). E mais: os integrantes da Banca Examinadora: Profs. Drs. Everaldo Santos Melazzo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da FCT/UNESP; Paulo Fernando Cirino Mourão, da Coordenadoria Executiva/ Unidade de Ourinhos/SP; Sílvia Selingardi Sampaio, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp – Campus de Rio Claro/SP – e Sandra Lecioni, do Deptº de Geografia da Universidade de São Paulo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Banca Examinadora, tendo à frente o Prof.Dr.Bernando Mançano Fernandes (Orientador) acompanha a tese do Prof.Munir Felício.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O relato do Orientando é ouvido não só pela Banca, mas também por todos os presentes no Anfiteatro II.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
ANo mesmo dia 06 de Junho, outra defesa de tese de Doutorado pelo candidato Edilson Pereira Junior.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Denise Cristina Bomtempo faz a defesa pública de sua tese em Geografia, perante a Banca Examinadora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tanto o Orientador como os demais integrantes da mesa, ouvem atentamente o que ela tem a dizer.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E por fim, todos acompanham com a máxima atenção o que se desenvolve durante a defesa de tese.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 06

Nesta 2ª. feira (06 de Junho), na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – serão promovidas duas importantes defesas públicas de teses na área de Geografia – Programa de Pós-Graduação/Doutorado. Às 8hs da manhã: Anfiteatro II, Tema:“Contribuição ao debate paradigmático da questão agrária e do capitalismo agrário”. Candidato: Munir Jorge Felício. Orientador: Prof. Dr. Bernardo Mançano Fernandes, do Deptº. de Geografia da FCT/UNESP.

Além do Orientador, fazem parte da Comissão Examinadora os seguintes membros: Profª. Drª. Eliane Tomiazi Paulino, do Deptº. de Geociências da Universidade Estadual de Londrina/PR; Prof. Dr. Roberto Gonzáles Sousa, da Faculdad de Geografia / Universidad de La Havana/Cuba; Profª.Drª. Rosemeire Aparecida de Almeida, do Deptº de Ciências Humanas / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Prof.Dr. Carlos Alberto Feliciano, do Deptº. de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente.

Às 14hs, no Anfiteatro I o candidato Edilson Alves Pereira Junior defenderá Tese de Doutorado/Geografia, tendo como tema:“Território e Economia Política – uma abordagem do novo processo de industrialização no Ceará”. Orientador: Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito, do Deptº. de Geografia / Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente.

São componentes da Comissão Examinadora, os seguintes membros: Prof. Dr. Everaldo Santos Melazzo, do Deptº. de Planejamento, Urbanismo e Ambiente / Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente; Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, do Deptº. de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente; Profª. Drª. Denise de Souza Elias, do Deptº. de Geociências / Universidade Estadual do Ceará e Profª. Drª. Maria Monica Arroyo, do Deptº. de Geografia / Universidade de São Paulo.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 03

De 02 a 04 de Junho realizou-se no Anfiteatro I da FCT/UNESP, o I Simpósio de Estatística Aplicada EA/EJEST, que reuniu grande número de participantes e teve a Coordenação Geral do Prof. Dr. Mário Hissamitsu Tarumoto. E também: o acompanhamento e assessoria de vários integrantes das Comissões, representados por Camila Lavorato, Larissa Soares, Juliana Farkuh, Samira Moochizuki, Michel Cardoso, Murilo Lixandrão, Gleison Aragão, Luan Cauê Cherubini, Eloisa Fernandes, Rodolfo Sarubi, Ana Camila, Kauê Gustavo, dentre outros.

Desde a Abertura até o final do evento, foi cumprida extensa programação constituída por Palestras, Minicursos, Oficinas, Cases e Jogos (nas quadras de Educação Física). Nos intervalos, Coffee Break, Almoço e no final – Sábado – Mesa Redonda no Auditório, Confraternização no Sindicato dos Bancários e Show de Talentos. Houve também participação e apoio do SEBRAE com duas palestras e Oficinas.

O Profissional do Futuro, foi o tema da 1ª. palestra, seguida por “Aplicações em modelo de regressão espaço-temporais”, pela Profª Aparecida D.P.Souza. O 1º Minicurso foi ministrado pela Profª Vilma Tachibana, sobre “Regressão Logística”. David Casale Aragon, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), foi o terceiro palestrante, que no período da manhã de 6ª.feira falou sobre: “Modelo para estimativa da sensibilidade e especialidade do meio de cultura chromagar listeria na detecção de listeria monocytogenes”.

Nos cases (10h00/12h00), destaque para Rodolfo Sarubi e Michel Cardoso – Ejest – com os temas: “A utilização de tecnologias para a viabilização de técnicas de amostragem” e o Prof. Mário Tarumoto falou sobre “Organização e estruturação de dados ambientais”. O Prof.Antonio Assiz de Carvalho Filho abordou no Case III, “Estudo para alocamento de vagas para o deficiente físico no perímetro urbano de Presidente Prudente”; e finalizando o evento de 6ª.feira.

No período da tarde (14h00/18h00), os Minicursos com a Prof. Vilma Tachibana, dando enfoque especial à Regressão Logística. E no Sábado (08h00/10h30): Palestras a cargo de João Paulo Tasso – analista de instituição financeira – com abordagem sobre “Risco de crédito: como mensurar e incluir na tomada de decisão?”, seguido por “Aplicações de Conjoint Analysis” por Karina Preto. No Auditório – Mesa Redonda – das 11h00 às 13h00 e encerramento do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Prof. Vilma Tachibana teve destacada atuação no I Simpósio de Estatística Aplicada, abordando a questão da Regressão Logística.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento é realizado pela primeira vez na FCT/UNESP com Palestras, Minicursos, Oficinas e Cases, destacando temas atuais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Uma platéia selecionada acompanhou a realização do evento, desde a primeira hora, concluindo que o resultado foi bastante promissor.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP