jun 21

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – a cada dia vem conquistando maior prestígio como Instituição de Ensino Superior da mais alta importância para o desenvolvimento da Educação e Cultura no país e no continente. Prova disso, é representada pela procura que vem registrando seus cursos de Graduação e Pós-Graduação, que classifica a Unesp como uma das melhores Universidades do Brasil e do mundo, com ensino gratuito e de qualidade.

Nesta última semana, o Programa de Pós-Graduação em Geografia recebeu dois estudantes da Bolivia há dois anos matriculados no programa:Cláudia Pilar Lizárraga Aranibar e Carlos Alfredo Vacaflores Rivero. Eles vieram com a finalidade de defender dissertação de Mestrado no dia 20 de Junho nos períodos da manhã e da tarde, respectivamente. E o fizeram perante uma Comissão Examinadora, no Anfiteatro VII. Os temas por eles defendidos estão ligados diretamente à Reforma Agrária e Movimentos campesinos de seu país, a Bolivia. E aqui tiveram como Orientador o Prof. Dr. Bernando Mançano Fernandes, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.

Nas defesas de dissertações de Mestrado/Geografia, os temas enfocados foram: “La descolonización Del territorio: Luchas y Resistencias campesinas,indigenas em Bolivia. Reforma Agraria y Asamblea Constituyente” e “La disputa territorial campesina: Estudio en la region de San Agustin en Tarija – Bolivia”.

Em sua defesa pública, Pilar fala da descolonização do território, desde as lutas e resistencias dos povos; e no campo político, a Assembléia Constituinte (2006/2008), onde a disputa do território é a base da construção da sociedade e do estado na Bolivia. O estudo abre espaço para análise mais detalhada do movimento constitutivo, que surge com lutas anticoloniais e anticapitalistas. E essa reação põe em crise o modelo do estado e a sociedade, onde o epicentro dessas lutas colocam em debate o processo ora desencadeado no território boliviano.

Carlos Alfredo Vacaflores Rivero diz que a disputa camponesa pelo território é uma questão que se destaca com muita força no processo constituinte boliviano contemporâneo. Nesse quadro – assinala – o sujeito social mobilizado, constitui-se sobre a figura indigena “originária” e camponesa, que disputa no imaginário Estado-Nação o sentido de sua constituição como sujeito. E ainda, sua articulação constitucional e territorial, buscando sua legitimidade na constituição do Estado. E assim, questiona os princípios da modernidade capitalista eurocêntrica.

Em seu relatório, Carlos AlfredoVacaflores Rivero ressalta que o debate sobre a rearticulação das identidades indigenas, coloca um desafio nas identidades camponesas, cuja origem colonial está na expropriação do direito do Indio sobre a terra e o território, para manter sua condição subalterna. E assim, explorar sua força de trabalho nas terras e nos territórios que anteriormente lhes pertenciam. “A recuperação da terra e do território, constitui-se no eixo central da luta camponesa e indigena na Bolivia” – frisa o documento.

Das duas Comissões Examinadoras fizeram parte – além do Orientador – Prof. Dr. Bernardo Mançano Fernandes, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, os seguintes membros: Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, do Deptº de Geografia/Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente; Prof.Dr. Luis Fernando Tapia Mealla, da Universidad Mayor de San Andrés e Prof.Dr.Clifford Andrew Welch, do Deptº de História/Universidade Federal de São Paulo.

As duas Comissões Examinadoras foram instaladas nos períodos da manhã e da tarde, tendo como Orientador o Prof. Dr. Bernardo Mançano Fernandes, da FCT/UNESP.

Os dois estudantes bolivianos que vieram especialmente para a defesa pública de dissertação de Mestrado/Geografia, no Campus da Unesp em Presidente Prudente-SP.

A Comissão Examinadora acompanha atentamente a dissertação dos dois estudantes do exterior, juntamente com a platéia constituída por colegas e amigos dos bolivianos.