jul 27

Na 3ª.feira (24 de Julho de 2012), registrou-se no Campus da FCT/UNESP em Presidente Prudente, mais uma dissertação de Mestrado, com defesa pública – Programa de Matemática Aplicada e Computacional – pela aluna Tamiris Trevisan Negri, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Eniuce Menezes de Souza, da Universidade Estadual de Maringá/PR.

Compondo a Banca Examinadora: o Prof.Dr. Messias Meneguette Junior, do Deptº.de Matemática, Estatística e Computação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – e Prof.Dr.Roberto Kawakami Harrop Galvão, do Instituto Tecnológico de Aeronauta – ITA – Divisão de Engenharia Eletrônica, Departamento de Sistemas e Controle.

O tema em foco foi: “Reconhecimento de Padrões via Wavelets: Aplicação no monitoramento de estruturas a partir do efeito do multicaminho provenientes de sinais de satélites GPS. E de acordo com o resumo da dissertação, o monitoramento de grandes estruturas é mais do que indispensável. O GPS tem sido bastante utilizado, mas existem alguns desafios citados pela Mestranda. Um deles: nem sempre é possível instalar um receptor diretamente na estrutura, como é o caso de vulcões ou morros com risco de desabamento.

Tamiris acrescenta em sua pesquisa, que os sinais rastreados podem ser obstruídos e/ ou refletidos até mesmo na própria estrutura, causando o efeito de multicaminho. E mais: A qualidade das coordenadas, estimadas depois do ajustamento das observações GPS é muito prejudicada por esse efeito.

A Mestranda Tamiris Trevisan Negri conclui sua defesa pública de dissertação de Mestrado (Programa Matemática Aplicada e Computacional), com o seguinte relato: “Uma vez detectada alguma alteração desse padrão, pode-se afirmar ou não sobre a ocorrência de movimento em determinada estrutura. A transformada wavelet não-decimada, aliada aos dados de pseudodistância mostrou-se ideal para esta aplicação, sendo capaz de detectar o movimento da estrutura a partir de todas as séries temporais, analisadas a um nível de significância de 95%”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Tamiris Trevisan Negri se apresenta perante a Comissão Examinadora para a defesa de dissertação de Mestrado – Programa de Matemática Aplicada e Computacional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Compondo a Banca Examinadora, a Orientadora, Profª.Drª. Eniuce Menezes de Souza, da Univ.Estadual de Maringá/PR e membros da Comissão: Profs.Drs.Messias Meneguette Jr. e Roberto Kawakami H. Galvão.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O sorriso da Mestranda diz tudo: foi mais uma etapa vencida com pleno êxito; para a alegria dos amigos e familiares presentes à esse importante ato na vida de Tamiris Trevisan Negri.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 24

Nos últimos anos, a Agricultura Urbana tem se destacado no cenário mundial em virtude de sua potencialidade e de se constituir em atividade importante em termos de garantia da segurança alimentar. Ao mesmo tempo, incentiva a geração de empregos e renda, particularmente para as pessoas que estão em situação econômica e/ ou social precária. A definição é de uma especialista no assunto, a Profª.Drª. Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, Docente dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Geografia, da FCT/UNESP de Presidente Prudente.

A Professora desenvolve pesquisa no âmbito do Projeto Redes Urbanas, Cidades Médias e Dinâmicas Territoriais – Estudos comparativos entre o Brasil e Cuba, aprovado no Acordo de Cooperação (Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP) e o Centro de Estudos Demográficos – CEDEM – da Univesidad de Havana, onde esteve recentemente. La, ela participou e teve a oportunidade de conhecer alguns “Organopônicos” (protegidos ou semi-protegidos), as modalidades de Agricultura Urbana incentivadas pelo Governo.

Aqui em Presidente Prudente, essa experiência foi adotada recentemente pelo empresário Wellington Luciano Galvão que realiza os primeiros testes no Jardim Paulista (Rua Garcia Paes, 330), tornando-se o pioneiro no território brasileiro. Ele declara que a produção de orgânicos é limitada à plantação de folhagens (alface, rúcula, hortelã, cheiro verde e salsinha), onde existe um ciclo rápido e não exige uma área grande para plantação; visto que as demais culturas possuem espaçamentos maiores entre plantas. Já dentro da estufa, existem o tomate e o pepino que necessitam de atenção maior para serem produzidos no orgânico. Em termos de inovação, existe a tecnologia de irrigação; e sementes cada vez melhores para a produção.

Os “Organopônicos” – citados pela Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, são caracterizados pelo desenvolvimento de atividades agropecuárias, sobretudo pelas construções retangulares – de cerca de 30m x 1m – contendo canteiros elevados com uma mistura de solo com matéria orgânica como “Adubo”, onde são realizados os cultivos. A Docente da Unesp ressalta que um dos “Organopônicos” visitados, encontra-se situado nas proximidades da Linha Blanca, em San Miguel del Padrón, constituindo-se em local de grande fluxo de veículos e pessoas. Em outros tempos, com a indisponibilidade de combustível para o transporte dos produtos, peças para reposição de veículos (sobretudo para os tratores), adubos químicos e defensivos agrícolas – e a dificuldade de acesso aos alimentos – os cubanos se viram obrigados a desenvolver técnicas adaptadas às novas condições de produção, o que fez com que fosse estimulada a Agricultura Urbana no país.

Ocupando uma área de 1,6 hectares arrendados do Estado, há a criação de animais de pequeno porte (coelhos, carneiros, galinhas para produção de ovos, etc). Também animais de grande porte – cavalos e vacas – e o cultivo de hortaliças: alface, rúcula, almeirão, couve, cebolinha, cheiro verde, etc. E ainda: legumes, frutos e raízes (beterraba, cenoura, acelga, repolho, pimentão, tomate, abóbora e etc). A criação de animais, além de possibilitar a comercialização dos derivados (carnes, leite e ovos) contribui também com excrementos na geração de matéria orgânica utilizada nos canteiros dos cultivos agrícolas. Isto porque existem dificuldades para se obter por meio das empresas estatais, a matéria orgânica que se constitui no substrato sob o qual se cultiva as plantas nos canteiros.

O excedente dessa produção – diz a Professora Rosângela – pode ser disponibilizado para outras unidades ou mesmo ser comercializado em pequenas quantidades, com os consumidores que têm hortas domésticas. Além do responsável pela administração da área – que é formado em Engenharia Civil – trabalham mais seis pessoas – sendo: quatro homens com idades entre 25 e 45 anos; e duas mulheres, com idades entre 35 a 40 anos. No Jd.Paulista – em Presidente Prudente – a plantação de orgânicos se limita apenas e tão somente à plantação, manutenção e produção de folhagens com rodízio dos canteiros, empregando dois funcionários e três atendentes.

Do ponto de vista do sistema de produção em Cuba, tanto na criação de animais, como no cultivo, não se utilizam produtos ou insumos externos ao lote. Para a produção de hortaliças, legumes, frutos e raízes, no lugar do adubo químico é empregada adubação orgânica para ampliar a fertilidade do solo. Para controlar e combater o ataque de insetos é cultivada na parte frontal dos canteiros, condimentos e plantas medicinas e/ ou aromáticas: orégano, coentro, citronela, manjericão, cravo de defunto, etc.

Clique para ampliar!
Uma visão geral do Projeto “Organopônico” de Agricultura Urbana, com 30 metros de extensão x 1 metro de largura, em Havana/Cuba.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Estes são alguns canteiros observados no Projeto “Organopônico” adotado como inovação em Presidente Prudente (Jardim Paulista).

Clique para ampliar!
A Profª.Drª. Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol é a 1ª.Docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da FCT/UNESP a desenvolver pesquisas e estudos comparativos sobre Agricultura Urbana.

Clique para ampliar!
Wellington Luciano Galvão é considerado pioneiro na implantação desse novo Projeto de Agricultura Urbana no Brasil.

Sistema Organopônico no Brasil

Os conhecimentos adquiridos pela Profª. Rosangela serão de grande importância para desenvolver o Sistema Organopônico no Brasil. É o próprio Wellington quem afirma:”Os canteiros elevados que implantamos em Presidente Prudente são modelos tipicamente de Cuba. E o que observamos em nossa horta é que muitas pessoas se lembram da infância, quando tinham horta em casa ou trabalhavam na zona rural. Todos gostam de saber a origem dos produtos que estão comendo crianças e adultos que nunca tinham visto um pé de tomate (exemplo) ou outra planta que passam a conhecer”. Ele disse ainda que sua empresa (Sinal Verde) acabou virando um ponto turístico, pois vem muita gente de outras cidades e Estados, a fim de conhecê-la. Alface, tomate, rúcula e cheiro verde são os produtos mais procurados.

A Profª.Drª.Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol, acrescenta em sua pesquisa que no final da década de 1980 foi lançado o Programa Nacional de Alimentos, com fomento à agricultura urbana, que se constituiu numa das ações adotadas para ampliar a segurança alimentar do país, e reduzir a necessidade de importação de gêneros alimentícios. O Programa teve como foco principal a cidade de Havana. Mas posteriormente, ele foi sendo estendido para outras localidades, e atualmente é responsável por parte significativa de abastecimento de produtos perecíveis (hortifrutigranjeiros) de Cuba.

Wellington Luciano que se tornou adepto desse novo Projeto é de opinião que a importância que notamos em nosso meio, é que esses produtos orgânicos acabaram por atingir um público grande de pessoas com problemas de câncer, gestantes e outras personalidades preocupadas com a qualidade de vida ou de recuperação da saúde. Na parte financeira, como não tem atravessadores, o produto ficou mais barato para o consumidor final, quando se faz a venda direta. E pelo que tenho conhecimento – no sistema orgânico do modo que fizemos – só existe a Horta de Presidente Prudente no país; fato que é relatado por Agrônomos que fazem consultoria.

Finalizando afirma a Professora Rosângela: “A Agricultura Urbana é uma atividade realizada no interior das cidades – intra-urbano – em pequenas áreas (quintais, lotes vazios, etc), ou no seu entorno – área periurbana – destinada ao cultivo de lavouras e criação de animais para o consumo próprio. O excedente, pode em pequena escala ser comercializado nos mercados locais. Pode se constituir numa alternativa importante em situações de crise econômica e alimentar. Essa foi a situação enfrentada por Cuba, em função do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos ao país e à desestruturação dos países do bloco socialista; do qual dependiam economicamente. Foi a pior crise econômica, desde a Revolução de 1959. Entre 1989 e 1993, o Produto Interno Bruto do país, sofreu uma redução de 35%”.

Clique para ampliar!
No território cubano, tudo que é produzido em função do Projeto de Agricultura Urbana é comercializado em Pontos de Vendas, como este.

Clique para ampliar!
Em Presidente Prudente – mais propriamente no Jd.Paulista – também a comercialização se faz de forma direta no próprio local de produção.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 23

No inicio de Julho de 2012, o Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente foi contemplado com uma Academia da 3ª idade, dotada dos mais modernos equipamentos. A Academia começa a funcionar neste 2º semestre do ano letivo, logo após o término do período de recesso; e será de grande utilidade para centenas de Servidores e Alunos, que terão prioridade no atendimento.

Visando a formação de grupos com prioridade no atendimento, ficou estabelecido que serão dois turnos: manhã e período da tarde. Quatro bolsistas de Fisioterapia estarão atuando como Estagiários, juntamente com quatro Acadêmicos do Curso de Educação Física. E a Coordenação dos trabalhos está diretamente ligada à SITRA – Saúde Integral do Trabalhador da FCT/UNESP.

Maria Rita, Presidente do Conselho informou que existe também a possibilidade de ampliar o período de atendimento na Academia (ATI), dependendo apenas das necessidades de eventuais interessados que deverão fazer seu cadastramento prévio junto à SITRA. Nesse trabalho de Coordenação e Orientação também se encontram outras importantes personalidades, como o Dr. Belmiro D’Arce, Célia e Cidinha (da Estatística).

A entrega e inauguração da Academia da 3ª idade no Campus da Unesp em Presidente Prudente foi motivo de júbilo por parte de todos os dirigentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia, juntamente com membros da Comissão composta por integrantes do Corpo Docente, servidores e Discentes. O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT/UNESP – manifestou seu contentamento por essa nova conquista, cumprimentando a todos que o tem prestigiado e se fizeram presentes ao ato inaugural.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol foi o primeiro a reconhecer a importância dessa nova Academia, no Campus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No contato com dirigentes dos Departamentos de Fisioterapia e Educação Fisica, foi solicitada e aprovada a participação de 8 Estagiários, para dar atendimento na ATI.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Unesp – em Presidente Prudente – o atendimento público é levado a sério. Em consequência disso, o conceito e a credibilidade da Instituição crescem à cada dia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Professores, servidores e alunos da FCT terão a partir deste período o melhor atendimento possível na nova Academia (ATI), que acaba de ser instalada no Campus da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com a implantação dessa nova Academia no Campus, está havendo um clima de muita euforia entre centenas de servidores que prestam serviços em Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol é um dos maiores entusiastas pela nova conquista, avaliando que a Academia será de muita utilidade para toda sua comunidade.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 19

No último final de semana, em cumprimento a uma programação previamente determinada foram plantadas nas áreas de APP do fundo de vale da Faculdade de Ciências e Tecnologia nada menos que 250 mudas de árvores, doadas pela Cesp. O plantio faz parte de um planejamento especial elaborado pelo Prof.Dr. Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

A plantação de novas mudas estava programada em data anterior. Entretanto, devido às chuvas o plantio foi adiado por duas vezes. Mas finalmente foi concretizado com a cooperação de vários voluntários. O projeto foi denominado “Vamos abraçar o fundo de vale da Unesp” e a intenção do seu idealizador é de plantar pelo menos 1.000 mudas.

Tudo faz parte de um programa de compensação, face à necessidade de se erradicar algumas árvores numa área de edificações da Faculdade, cumprindo-se fielmente o compromisso assumido com a Secretaria do Meio Ambiente. Com isso, a área reflorestada se torna cada vez maior, contribuindo para a preservação ambiental, tão importante na era atual.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, fez questão de plantar centenas de mudas no fundo de vale da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
“Vamos abraçar o fundo de vale da Unesp” é o movimento liderado pelo Professor Universitário, que já plantou 250 mudas. A meta final será o plantio de 1.000 árvores.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 12

Eles criaram uma Plataforma móvel para observar animais e outras utilidades através de um invento que conquistou o 2º lugar na modalidade ‘’Estudante’’ – Prêmio Alcoa – de Inovação em Alumínio. A equipe que desenvolveu o Projeto é constituída por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. O produto está sendo patenteado e já existem interessados na sua aquisição, principalmente pesquisadores de Universidades de outros Estados.

A Plataforma é leve e pode ser carregada para o interior das matas. Em se tratando de uma peça desmontável e portátil que foi desenvolvida para uso no alto das árvores, pode ser adaptada em outras atividades. Exemplo: Posto de Observação para estudos científicos da fauna e da flora em áreas florestais e de ecoturismo. Tem ampla versatilidade, podendo ser utilizada por empresas concessionárias de energia elétrica, por facilitar o trabalho em postes de iluminação.

O autor do invento foi o aluno Danilo da Silva Barbosa, que liderou uma equipe formada pelos seus colegas de graduação: Esdras Veloso dos Santos, Fabrizio Lucas Rosatti, Marcelo Gonçalves Hasimoto, Murilo Bruno Camurça e Rafael Loureiro. O Orientador foi o Prof.Dr. Claudemilson dos Santos e o Prêmio foi representado por um Troféu, Certificado (Diploma), um Notebook e 5 mil reais para o Professor Orientador. A fonte de inspiração para dar nome e identificar a Plataforma foi “bicho preguiça” por se tratar de um mamífero da fauna brasileira, que consegue com suas garras se manter nas grandes árvores, sem muito esforço.

É o próprio Danilo quem justifica a escolha do nome para a Plataforma: é dotada de travamento na parte superior e no nível da base, assim como os braços e pernas do bicho preguiça. Nossa equipe ficou muito feliz com a premiação. Esperávamos apenas uma Menção Honrosa, mas no final ganhamos muito mais. Segundo os autores do Projeto, não há equipamentos no mercado que atendam plenamente as necessidades de pesquisadores de animais e plantas. As ferramentas similares feitas de aço ou madeira são destinadas à prática de arvorismo ou para profissionais de energia elétrica. Para os criadores de Plataforma, o emprego de alumínio foi fundamental p/ sua leveza no transporte e durabilidade diante de intempéries.

Danilo acrescenta: Acho que o Prêmio (Alcoa – de Inovação em Alumínio) vai ser importante para todos que participaram, principalmente para inserção no mercado de trabalho. É um equipamento com diversas possibilidades de uso, o que torna o aparato mais interessante e com mais chances de ‘’vingar’’. De fato, seu uso em pesquisas cientificas – principalmente em meio a mata – é um ponto forte do equipamento, principalmente pelo seu peso e sua fácil instalação, podendo ser levado em uma única mochila.

Clique para ampliar!
A equipe liderada pelo aluno do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT/UNESP, Danilo da Silva Barbosa, autor do invento que conquistou o 2º Prêmio ALCOA de Inovação em Alumínio, na modalidade ”Estudante“.

Clique para ampliar!
E aqui apresentamos em detalhes a Plataforma Portátil “Preguiça”, numa alusão ao mamífero que consegue com suas garras se manter nas grandes árvores, sem muito esforço. Orientador: Prof.Dr.Claudemilson dos Santos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 09

Desde o último final de semana, estão sendo vistos no Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – interessantes trabalhos produzidos por alunos do 1º e 2º anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação do Prof. Dr. Evandro Fiorin, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente.

Cada trabalho tem uma característica diferente dos demais e sua exposição não tem data estipulada para o encerramento e todos eles chamam a atenção do público por representar o processo criativo dos alunos.

O Prof.Dr.Fiorin disse que o objetivo desses trabalhos (expostos em vários pontos do Campus) é o de traduzir projetos feitos na prancheta para maquete, e posteriormente, construir estruturas arquitetônicas em escala 1:1 para que o discente possa perceber as dificuldades – erros e acertos – e verificar especialmente o potencial estético-construtivo de suas ideias.

Quando perguntamos o que esse projeto pode representar de útil, prático e inovador, o docente de Arquitetura e Urbanismo respondeu: “Novas experiências estético-construtivos para o espaço edificado”! Ele aproveitou o ensejo para informar que os alunos Alex Pátaro e Luiz Gustavo Chagas elaboraram um trabalho sob sua coordenação para a construção de uma pista de caminhada e posto de apoio solicitado pela SITRA, em direção a ATI – Academia da 3ª. idade – recém inaugurada.

O Projeto da Academia – ATI – acrescenta o Prof. Dr. Evandro Fiorin: é parte de um plano maior realizado pelo Núcleo de Projetos Arquitetônicos e Urbanos da UNESP (Projeto PROEX).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A exposição de trabalhos produzidos por alunos do 1º e 2º anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo pode ser acompanhada diariamente no Campus da Unesp, por todas as pessoas interessadas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof. Dr. Evandro Fiorin é quem coordena a exposição de trabalhos. Cada um tem uma característica diferente dos demais e sua exposição não tem data estipulada para encerramento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O principal objetivo desses trabalhos é o traduzir projetos feitos na prancheta par maquete, e posteriormente construir estruturas arquitetônicas na escala 1:1 para que o discente possa perceber erros e acertos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Mais uma amostra diferenciada dos trabalhos expostos no Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – uma iniciativa do Deptº. de Planejamento, Urbanismo e Ambiente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Este é um trabalho que mais chamou a atenção dos visitantes e também dos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo – 1º e 2º anos – principalmente pelos aspectos pitorescos e inovadores.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 06

No periodo compreendido entre 19 e 21 hs do dia 28 de Junho de 2012 realizou-se no Campus da Unesp em Presidente Prudente, a 1ª.Corrida de Orientação Inclusiva Noturna. O local de partida e de chegada foi a Central de Laboratórios do Departamento de Cartografia, localizado no Calçadão da FCT. A organização da atividade ficou a cargo dos estudantes de Educação Física, Joaquim de Jesus Picardo e Alex Orbolato, que tiveram o apoio da Profa. Dra. Arlete Meneguette (Presidente da Comissão de acessibilidade).

Foram utilizadas bússolas e plantas na escala 1:2.500 (cada centímetro na planta corresponde a 25 metros no terreno) que apresentam curvas de nível de um em um metro. Além de 40 estudantes do Curso de Graduação em Geografia, participaram dois cadeirantes especialmente convidados. Um deles é Nivaldo da Silva (estudante da Unesp e membro da Comissão de Acessibilidade), que já tinha participado anteriormente, da 1ª.Corrida de Orientação Iinclusiva Diurna, realizada no dia 24/05/2012. A outra cadeirante é Camila Mancini, estudante de Comunicação Social que atua na Assessoria de Juventude (Espaço Juventude).

Camila afirmou : “Não estudo na Unesp; mas fui convidada para participar no apontamento dos problemas de acessibilidade e sugerir as correções no que já foi realizado e no que deve melhorar para garantir o livre e irrestrito acesso dos alunos com deficiencia ou mobilidade reduzida. Parabéns a todos que estão envolvidos nessa questão, pois acessibilidade além de direito é uma questão de justiça moral. Foi um prazer enorme estar com vocês. Descobri muitas coisas e conte comigo em tudo que precisar e eu puder ajudar. Gostei muito do trabalhos de vocês na Unesp, tenho certeza que vai mudar muita coisa na vida dos alunos com e sem deficiência.”

Para a Profa. Arlete, “é muito importante a contribuição das pessoas com deficiência no diagnóstico de acessibilidade e mobilidade do Campus de Presidente Prudente. Estamos nos empenhando em tornar a Unesp acessível para todos”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Joaquim de Jesus Picardo (estudante de Educação Física) explicou como seria desenvolvida a Corrida de Orientação Inclusiva Noturna, que contou com a participação de dois cadeirantes e de 40 alunos de Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Chegada dos participantes na Central de Laboratórios do Departamento de Cartografia da FCT/Unesp. A Corrida inédita na região foi realizada na noite de 28 de Junho de 2012, a partir das 19hs.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 05

Tendo como local o Anfi teatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – realizou-se no primeiro dia útil deste mês mais uma defesa pública de tese de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Geografia. A candidata Helena Brum Neto apresentou-se à Comissão Examinadora para a defesa de tese, sob o tema: ‘’Os Territórios da Imigração Alemã e Italiana do Rio Grande do Sul’’, que teve como Orientador, o Prof. Dr. Marcos Aurélio Saquet, Docente do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Além do Orientador, também se fizeram presentes para a formação da mesa os demais integrantes da Comissão assim representada: Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol e Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito, ambos Docentes do Departamento de Geografia da FCT/UNESP; Profª.Drª. Meri Lourdes Bezzi, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Santa Maria/RS e Prof.Dr.Rossevelt José Santos, docente do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia/MG.

Em sua exposição, a Doutoranda abordou aspectos históricos da área territorial do Rio Grande do Sul, envolvendo sua população representada pelos colonizadores alemães e italianos, numa perspectiva multidimensional que destaca os processos culturais e econômicos a eles vinculados. “Tratamos da construção histórica do território. Identificando e explicando elementos simbólicos e materiais, isto é, atividades econômicas e políticas desenvolvidos pela sociedade que o constrói, dotando-os de significados” – diz em seu relato.

Helena Brum Neto acrescenta no resumo de sua tese de Doutorado/Geografia: “No intuito de compreender a relação território-poder-apropriação simbólica, realizamos pesquisa bibliográfica e empírica, que proporcionou interpretar e analisar a territorialização dos imigrantes alemães e italianos no Rio Grande do Sul e a consequente formação dos territórios da imigração”.

Finalizando, diz o relatório: “O território como uma construção histórica, com mudanças e permanências, agrega a (i) materialidade, ou seja: as formas, os vários elementos subjetivos (valores e crenças) que orientam condutas e são responsáveis pela apropriação e organização territorial. Neste caso, o território é dotado de simbologias, signos, códigos, como aportes culturais fundamentais na territorialização de cada grupo social”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Comissão Examinadora reuniu-se dia 02 de Julho a partir das 14h00 no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp / Presidente Prudente, para ouvir a candidata Helena Brum Neto, em sua defesa pública de tese de Doutorado do Programa de Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Exposição da Doutoranda que durou mais de duas horas, foi ouvida atentamente por todos os integrantes da Comissão, tendo como Orientador, o Prof. Dr. Marcos Aurélio Saquet, docente do Colegiado de Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A defesa de tese de Doutorado – Programa de Geografia da FCT/UNESP – versou sobre “Os territórios da imigração Alemã e Italiana do Rio Grande do Sul” através de pesquisa desenvolvida pela aluna Helena Brum Neto, que no final foi declarada Aprovada!

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 02

Antes do fechamento do primeiro semestre do ano, realizou-se no dia 25 de Junho no Anfiteatro II da FCT/UNESP mais uma defesa de tese de Doutorado, na área de Geografia. O candidato inscrito para desenvolver a defesa pública foi Paulo Cesar de Souza, tendo como Orientador o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. Tema desenvolvido pelo Doutorando: Políticas públicas e desenvolvimento rural na região de Presidente Prudente : Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e Programa /Estadual de Microbacias hidrográficas (PEMH).

Além do Orientador já citado, participaram da Comissão Examinadora: o Prof.Dr.César de David, do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria/RS; Prof.Dr.João Cleps Junior, do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlância/MG; Prof.Dr.Luis Antonio Barone, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP e Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, da FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente.

O Doutorando, Paulo César de Souza fez ampla abordagem sobre o tema enfocado, citando inicialmente o desenvolvimento rural como sinônimo de incorporação de técnicas modernas aos processos produtivos da agropecuária. Destacou a região de Presidente Prudente como área de ocupação e crescimento de culturas agrícolas, que passou por um processo de retração econômica durante as décadas de 60 e 80, com forte êxodo rural e perda de dinamismo econômico em virtude da redução da importância da agropecuária e da diminuição da circulação de capitais.

Depois, falou do fortalecimento do Poder Municipal, com a redemocratização e maior injeção de recursos a partir dos anos de 1990. A pesquisa do Geógrafo Paulo César foi desenvolvida entre os anos 2009 a 2012, tendo como foco principal estudar os impactos das políticas públicas para o meio rural na região de Presidente Prudente após a década de 90. Foram escolhidas duas políticas públicas: o PRONAF e o Programa de Microbacias.Mesmo porque os estudos na região de Presidente Prudente, nessa perspectiva vem desde 1998.

Procurou-se então, estudar os impactos e as repercussões que essas políticas tiveram entre a categoria da Agricultura Familiar em 8 municípios: Álvares Machado, Alfredo Marcondes, Caiabu, Emilianópolis, Indiana, Martinópolis, Presidente Bernardes e Santo Expedito.

Alguns resultados obtidos:
a) – A continuidade da produção familiar como parte importante das economias municipais, principalmente dos municípios menos populosos.
b) – A desaceleração do êxodo rural nessas áreas, próximas da cidade de Presidente Prudente.

Na continuidade:
c) – As rendas dessas famílias são pluriativas; e o espaço rural tem sido utilizado de maneira multifuncional, ou seja: a produção agropecuária deixa-se ser baseada somente numa cultura agrícola, e passa a ser diversificada, intercalando-se: produção de leite, olericultura, horticultura, criação de suínos, aves,etc. d) – Percebe-se a necessidade da efetivação de uma política integrada entre Poder Público, Instituições Civis (Associações de produtores rurais) e sociedade como um todo.

O Poder Público possui papel preponderante na viabilização dessas políticas; e deve procurar realizá-las de maneira democrática e supra partidária, para que a maior parte dos produtores sejam beneficiados…

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Comissão Examinadora reuniu-se no Anfiteatro II da FCT/UNESP para ouvir a exposição de motivos dentro do tema defendido pelo Geógrafo, Paulo Cesar de Souza. Foi uma das últimas teses de Doutorado, marcando o fechamento do 1º semestre de 2012.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Orientador foi o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Logo após defender sua de tese de Doutorado, Paulo César foi declarado Aprovado.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP