jul 27

Na 3ª.feira (24 de Julho de 2012), registrou-se no Campus da FCT/UNESP em Presidente Prudente, mais uma dissertação de Mestrado, com defesa pública – Programa de Matemática Aplicada e Computacional – pela aluna Tamiris Trevisan Negri, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Eniuce Menezes de Souza, da Universidade Estadual de Maringá/PR.

Compondo a Banca Examinadora: o Prof.Dr. Messias Meneguette Junior, do Deptº.de Matemática, Estatística e Computação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – e Prof.Dr.Roberto Kawakami Harrop Galvão, do Instituto Tecnológico de Aeronauta – ITA – Divisão de Engenharia Eletrônica, Departamento de Sistemas e Controle.

O tema em foco foi: “Reconhecimento de Padrões via Wavelets: Aplicação no monitoramento de estruturas a partir do efeito do multicaminho provenientes de sinais de satélites GPS. E de acordo com o resumo da dissertação, o monitoramento de grandes estruturas é mais do que indispensável. O GPS tem sido bastante utilizado, mas existem alguns desafios citados pela Mestranda. Um deles: nem sempre é possível instalar um receptor diretamente na estrutura, como é o caso de vulcões ou morros com risco de desabamento.

Tamiris acrescenta em sua pesquisa, que os sinais rastreados podem ser obstruídos e/ ou refletidos até mesmo na própria estrutura, causando o efeito de multicaminho. E mais: A qualidade das coordenadas, estimadas depois do ajustamento das observações GPS é muito prejudicada por esse efeito.

A Mestranda Tamiris Trevisan Negri conclui sua defesa pública de dissertação de Mestrado (Programa Matemática Aplicada e Computacional), com o seguinte relato: “Uma vez detectada alguma alteração desse padrão, pode-se afirmar ou não sobre a ocorrência de movimento em determinada estrutura. A transformada wavelet não-decimada, aliada aos dados de pseudodistância mostrou-se ideal para esta aplicação, sendo capaz de detectar o movimento da estrutura a partir de todas as séries temporais, analisadas a um nível de significância de 95%”.

A candidata Tamiris Trevisan Negri se apresenta perante a Comissão Examinadora para a defesa de dissertação de Mestrado – Programa de Matemática Aplicada e Computacional.

Compondo a Banca Examinadora, a Orientadora, Profª.Drª. Eniuce Menezes de Souza, da Univ.Estadual de Maringá/PR e membros da Comissão: Profs.Drs.Messias Meneguette Jr. e Roberto Kawakami H. Galvão.

O sorriso da Mestranda diz tudo: foi mais uma etapa vencida com pleno êxito; para a alegria dos amigos e familiares presentes à esse importante ato na vida de Tamiris Trevisan Negri.