ago 01

Figurando como última defesa pública de dissertação de Mestrado do mês de Julho de 2012, o candidato Leonardo Dias Avanço, do Programa de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – fez sua defesa pública perante a Comissão Examinadora, no Anfiteatro VI, dia 30 no período matinal. O Mestrando foi orientado pelo Prof.Dr.José Milton de Lima, que mesmo impossibilitado de comparecer (por se encontrar na Europa) teve sua participação normal através do Skype, via Internet.

Atuaram como integrantes da Comissão em Presidente Prudente os seguintes membros: Presidente da Banca, Divino José da Silva (do Deptº.de Educação da FCT/UNESP); Prof.Dr.Alonso Bezerra de Carvalho (do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Assis/SP), e Prof.Dr.Antonio Geraldo Magalhães Gomes Pires. Tema da dissertação de Mestrado: ”Diagoguê e suas implicações na educação do cidadão em Aristóteles”.

A pesquisa está vinculada às práticas e processos formativos em educação, que estabeleceu por objetivo geral, conhecer – segundo interpretação de Aristóteles – o papel dos divertimentos agradáveis (diagoguê) na vida humana e suas implicações pedagógicas na formação do Cidadão. Fundamentou-se por um lado, nas próprias obras do referido Filósofo, e por outro lado, em comentários de intérpretes a respeito de seus escritos. Traz uma reflexão acerca da natureza e da condição humana, entendendo os divertimentos como uma dimensão inerente à existência do homem.

É o próprio defensor da dissertação de Mestrado (Dias Avanço) que resumiu seu trabalho afirmando: “Por essa razão, foram abordados inicialmente assuntos mais gerais; para somente depois chegarmos aos temas específicos. Esses sim, objetos centrais da presente dissertação. Aliás, esse foi comumente o método empregado por Aristóteles em numerosas investigações; o que nos obrigou, de certa forma, seguir a mesma senda metodológica percorrida pelo Filósofo. Assim sendo, a pesquisa é de natureza teórico-bibliográfica”.

Leonardo Dias Avanço acrescenta: De nossas investigações foi possível constatar a importância que um Filósofo da estatura de Aristóteles atribuía à construção de argumentos acerca do tema dos divertimentos. Nos escritos ético-políticos de Aristóteles, averiguou-se a contradição entre a vida dedicada aos divertimentos e a vida fundada na prática das virtudes morais.

E para finalizar o resumo de um trabalho de pesquisa que o Mestrando desenvolveu para compor sua dissertação de Mestrado: “Partindo da ideia de que a vida humana fundada na prática das virtudes Moraes deveria ser a mais desejável pelo homem bom e feliz, refutou-se à concepção de que os divertimentos devessem estabelecer uma relação de identidade com a felicidade”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato do Programa de Graduação/Educação, Leonardo Dias Avanço se apresentpu perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao fazer sua defesa de dissertação de Mestrado, o aluno foi prestigiado não só pelos componentes da Banca Examinadora, mas também por amigos e familiares que compareceram ao local.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.