ago 03

Uma nova tese de Doutorado (Programa de Pós-graduação em Geografia) defendida pelo candidato Cleverson Alexsander Reolon na Sala de Videoconferência da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – marcou o encerramento do mês, no dia 31 de Julho de 2012. A defesa teve seu desdobramento com a participação Online da Profª.Drª. Eduarda Pires Valente da Silva Marques da Costa, diretamente da Universidade de Lisboa – via Internet.

O trabalho desenvolvido pelo Doutorando teve como Orientadora, a Profª.Drª. Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP. Também fizeram parte da Comissão Examinadora, o Prof. Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente; a Profª.Drª. Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowski, do Deptº de Geografia da Universidade Federal do Paraná e Prof.Dr.Edson Belo Clemente de Souza, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

O tema escolhido para a tese de Doutorado foi: “Espaços de comando do capital e de produção industrial no Brasil”, onde Cleverson fez um ligeiro balanço do processo de reestruturação produtiva no País entre 1995 e 2005, utilizando dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). Ele começa sua pesquisa citando o papel econômico-produtivo desempenhado pelas metrópoles e pelas cidades médias no contexto da divisão territorial do trabalho contemporâneo.

A seguir, o Doutorando afirma: ‘’Consubstanciando os objetivos da pesquisa, as seguintes problemáticas foram levantadas: pode-se realmente afirmar que as cidades médias, em geral, estariam constituindo espaços preferencialmente atrativos para as atividades industriais especialmente desconcentradas, mesmo restringindo-se a análise ao Centro-Sul do país, ou mais especificamente, ao chamado Polígono Industrial ? Todos os setores que compõem o ramo industrial estariam sujeitos e seguiriam um mesmo padrão espacial no que diz respeito à concentração/desconcentração presenciada entre meados dos anos de 1990 e primeira metade da década de 2000 ?”

O que se conclui é que “a desconcentração espacial das atividades industriais ocorrida entre meados de 1960 até os anos de 1980, diferencia-se da redistribuição espacial em curso. Se no primeiro momento, o Governo Federal teve papel decisivo no processo, inclusive criando economias de localização em áreas remotas do centro dinâmico do país, orientando novos investimentos, a redistribuição recente parece ser empresarialmente muito mais espontânea. Isto é, menos condicionada por estímulos, embora ainda esteja a reboque das condições normativas, e mesmo técnicas propiciadas pelo Estado”.

Os resultados das análises empíricas revelam que as áreas de antiga tradição industrial estão de fato perdendo atratividade sobre os novos investimentos. A dinâmica da redistribuição espacial da indústria e, todavia muito complexa, variando conforme os grupos de atividades. Quanto ao movimento do grupo industrial extrativo, considerando-se que as atividades estavam concentradas na Região Sudeste, verificou-se concentração de empregos e dispersão dos estabelecimentos. Mas ressalta-se que importantes mudanças ocorreram no interior dessa grande região.

“Quanto à indústria de transformação, constatou-se continuidade do processo de dispersão com formação de ilhas de produtividade. Particularmente onde os sistemas de engenharia destinados à fluidez do capital são menos densos, notadamente nas regiões Norte e Nordeste do país, os crescimentos proporcionais dos empregos e dos estabelecimentos das cidades médias são significativamente maiores que das outras categorias de cidades localizadas em suas respectivas regiões. Diferentemente das atividades industriais, as atividades de comando concentraram-se ainda mais em espaços já consolidados ou em vias de consolidação” – finaliza.

Ao lado da Orientadora, Profª.Drª.Maria Encarnação, o candidato Cleverson Alexsander Reolon preparando-se para sua defesa de Tese de Doutorado. Da Universidade de Lisboa (On line) participação na Comissão Examinadora.

Cleverson ouve atentamente as ponderações dos integrantes da Comissão Examinadora, reunidos na Sala de Vídeoconferência da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente/SP.

O trabalho apresentado aos membros da Comissão Examinadora para a defesa de Tese de Doutorado (Programa de Pós-graduação em Geografia), mereceu comentários e completa avaliação.

O tema abordado pelo candidato Cleverson Alexsander Reolon em sua defesa de Tese de Doutorado mereceu atenção especial de todos os presentes, com enfoque na questão econômica do país.