abr 27

Na última semana de Abril foram realizados no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – dois significativos eventos que atraíram para o local numeroso público, bem como autoridades e figuras representativas da comunidade regional. Na tarde de 2ª.feira (23 de Abril) registrou-se importante encontro presidido pelo nosso Reitor (licenciado), ocupando as elevadas funções de Secretário de Estado da Educação, Prof. Dr.Herman Jacobus Cornelis Voorwald e na 4ª.feira (dia 25 de Abril), o VI Seminário Regional de LER/DORT de Presidente Prudente.

Os dois eventos tiveram excelente aceitação, estando presentes inúmeros prefeitos da alta sorocabana e nova alta paulista, bem como representações municipais, sindicatos, entidades e instituições de ensino. Ao Secretário Herman Voorwald foram apresentadas reivindicações diversas que se relacionam à construção, ampliação e reforma de prédios escolares, novas creches e reformulação de normas e regras relativas ao transporte de estudantes.

Já o Seminário Regional de LER/DORT foi mais um evento aberto ao público e tratou de várias questões relativas ao diagnóstico, nexo causal, prevenção, notificação, tratamento e reabilitação. Promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalho Regional de Pres.Prudente – CEREST – contou com o apoio da Prefeitura Municipal, DRS-11 e FCT/UNESP. O evento durou o dia inteiro; trouxe inúmeras palestras e debateu temas os mais relevantes.

Dentre os assuntos enfocados, a prevenção, o tratamento, a reabilitação e relatos de estudos e pesquisas em trabalhadores da cultura canavieira, especialmente os cortadores de cana. O trabalho em Frigoríficos e seus impactos na Saúde dos Trabalhadores; os movimentos sociais, debates e depoimentos relacionados à cada categoria profissional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Auditório da FCT/UNESP, o Secretário de Estado da Educação, Prof.Dr.Herman Jacobus Cornelis Voorwald falou sobre problemas de sua pasta às autoridades e membros da comunidade regional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O VI Seminário Regional de LER/DORT realizado no Auditório da FCT/UNESP reuniu grande número de interessados e foi ministrado por profissionais dedicados à causa da saúde e prevenção da doença.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 23

No decorrer dos últimos dias, mais propriamente de 13 a 19 de Abril o Programa de Pós-Graduação em Geografia registrou três defesas públicas de teses de Doutorado no Campus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente. Todos os trabalhos fizeram parte do convênio DINTER estabelecido entre a UNESP e a UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) e foram desenvolvidos nos Anfiteatros II e III. As Bancas Examinadoras foram constituídas por docentes da FCT/UNESP e outras Universidades públicas, estaduais ou federais.

Na abertura da sessão de 13 de Abril, Regina Célia de Castro Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Geografia se apresentou no Anfiteatro III, sob orientação do Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos (docente aposentado do Deptº.de Geografia da FCT/UNESP). O trabalho que ela desenvolveu versou sobre:”As transformações históricas e a dinâmica atual da paisagem na alta bacia do Pericumã/MA”. Também fizeram parte da Banca, os seguintes membros: Profª.Drª.Margarete Cristiane Costa Trindade Amorim (Deptº.de Geografia da FCT/UNESP); Profª.Drª.Rosângela Aparecida Medeiros Hespanhol (Deptº.de Geografia da FCT/UNESP); Profª.Drª.Iris Maria Ribeiro Porto (Deptº.de História e Geografia da UEMA) e Profª.Drª. Mirian Vizitim Fernandes Barros (Deptº.de Geociências da UEL).

A 2ª defesa pública de Tese de Doutorado em Geografia verificou-se no dia 17 de Abril, sendo desenvolvida pela aluna Marivânia Leonor Souza Furtado, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, que teve como Orientadora a Profª.Drª. Maria Aparecida de Moraes Silva (docente da Universidade Federal de São Carlos/SP). Trabalho sob o título: “Aquilombamento no Maranhão: um Rio Grande de (im)possibilidades”. Membros da banca examinadora: Prof.Dr.Raul Borges Guimarães (docente do Deptº.de Geografia da FCT/UNESP); Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes (docente do Deptº. de Geografia da FCT/UNESP); Prof.Dr.Carlos Benedito Rodrigues da Silva (docente do Deptº.de Geografia da FCT/UNESP) e Prof.Dr.Joé Samaio de Mattos Junior (docente do Deptº.de História e Geografia da UEMA).

E na 3ª e última defesa pública de Tese de Doutorado, apresentação de tese pública pela aluna Quésia Duarte da Silva do Programa de Pós-Graduação em Geografia, sob o título: Mapeamento Geomorfológico da Ilha do Maranhão”, sob orientação do Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Neto (docente do Deptº. de Geografia da FCT/UNESP). Na Banca Examinadora, atuação do Prof.Dr.Jurandyr Luciano Sanches Ross (docente do Deptº.de Geografia da Universidade de São Paulo/USP); Profª.Drª. Nina Simone Vilaverde Moura (docente do Deptº. de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Profª.Drª.Edilea Dutra Pereira (docente do Deptº.de Geociências da Universidade Federal do Maranhão) e Prof.Dr.Paulo César Rocha (docente do Deptº.de Geografia da FCT/UNESP).

Trabalhos apresentados

De forma resumida, Regina Célia de Castro Pereira refere-se à alta bacia do Pericumã do Maranhão, como um reduto histórico, lembrando que “a estrutura fundiária impõe condições sub-humanas de vida e trabalho à maioria os camponeses, tornando urgente a demanda pela regularização das terras e melhorias à condição trabalhista do lavrador”. Na análise sobre a paisagem conclui que a vegetação foi elemento da natureza mais frequente na memória coletiva; que os solos para usos antrópicos são mais extensos nos municípios de Viana, São Bento e São Vicente Ferrer; que a antropização é produtora de geofácie. E finalizando: “Os problemas ambientais como: desmatamento, queimadas e assoreamento constituem aspectos negativos do lugar no presente e no futuro”. O modelo GTP possibilitou indicar as transformações na paisagem, evidenciando as questões mais urgentes.

Quanto ao mapeamento geomorfológico da Ilha do Maranhão, diz Quésia Duarte da Silva: Apresenta como resultado – a partir da proposta metodológica dos dados levantados e gerados – a constatação de que todas as paisagens geomorfológicas da área de estudo estão no interior da 1ª. e 2ª. unidades taxonômicas do relevo. É a bacia costeira de São Luis e o Golfão Maranhense. E conclui-se que esse Golfão apresenta dois subcompartimentos morfoesculturais, incluindo os relevos denudacionais e os agradacionais relacionados ao 3º e 4º níveis taxonômicos. Como etapa derradeira: as paisagens geomorfológicas da área de estudo são complexas; estão sujeitas às mais diversas alterações de curto, médio e longo prazo e resultam da alteração dos processos naturais e antropogênicos.

Em sua tese, Marivânia Leonor Souza Furtado relata: As comunidades quilombolas entram em cena como sujeito de direitos específicos, ou seja: lhes são garantidas formalmente suas diferenças a partir da Constituição de 1988. Esse marco jurídico traz à tona outras demandas de análises para as disciplinas que estudam a questão “Campo-cidade” no Brasil; e de modo particular no Maranhão. E diz mais adiante: “Com aporte nos conceitos de aquilombamento e território (apoiada na Metodologia da História Oral e da Etnogeografia), toma como referência a história da territorialidade da comunidade quilombola do Rio Grande, situada no município de Bequimão, incluída na região administrativa do Litoral Ocidental Maranhense. As condições sociogeográficas, econômicas e políticas dessa comunidade permitem pensar o processo de construção do aquilombamento no Maranhão, inserido no contexto da disputa territorial do Brasil.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Banca Examinadora, Regina Célia de Castro Pereira faz sua defesa de Tese de Doutorado em Geografia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP em Presidente Prudente/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Marivânia Leonor Souza Furtado, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, faz sua defesa de tese no Anfiteatro II, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Banca Examinadora foi constituída para acompanhar a defesa de Tese de Doutorado da aluna Quésia Duarte da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Geografia na FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 23

O 1º trabalho de dissertação foi apresentado pela aluna Aline Madia Mantovani, do Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório, docente do Deptº. de Educação da FCT/UNESP. O tema: “Trabalho Infantil e desenvolvimento na perspectiva de profissionais da educação e das famílias”. Aline usufruiu de bolsa concedida pela CAPES. (Anfiteatro VII).

A 2ª. defesa pública de dissertação de Mestrado em Educação envolveu a aluna do Programa de Pós-Graduação, Denise Penna Quintanilha, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite, docente do Deptº.de Educação da FCT/UNESP. A dissertação versou sobre:”O ensino de arte nas escolas municipais de Presidente Prudente: Diretrizes políticas e o trabalho docente” e para o desenvolvimento da pesquisa, a aluna foi contemplada com bolsa concedida pela FAPESP. (Anfiteatro VI).

A defesa seguinte, ocorreu no Anfiteatro VII envolvendo Viviane Aparecida Ferreira Favaretto Cacheffo, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Gilza Maria Zauhy Garms, docente do Deptº.de Educação da FCT/UNESP. O trabalho versou sobre: “Manifestações afetivas nas concepções e práticas educativas no contexto da creche: Refexões a partir da perspectiva Walloniana”. Para desenvolvê-lo, a aluna usufruiu em suas pesquisas de bolsa concedida pela CAPES. (Anfiteatro VII).

Finalmente, no dia 18 de abril foi realizada a defesa pública de dissertação da aluna Marilaine Colnago, do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional, tendo como Orientador o Prof.Dr.Messias Meneguette Junior , docente do Deptº.de Matemática e Computação da FCT/UNESP. Tema: “Estudo da estabilidade do método das linhas usando a dinâmica de um cabo flexível”. Para desenvolver a pesquisa, Marilaine foi contemplada com bolsa concedida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. (Anfiteatro VII).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Aline Madia Mantovani, orientada pela Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório (Deptº.de Educação da FCT/UNESP) faz s/defesa de dissertação/Mestrado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Denise Penna Quintanilha, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite (Deptº.de Educação da FCT/UNESP), faz sua defesa de dissertação de Mestrado em Educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Banca Examinadora e sob orientação da Profª.Drª. Gilza Maria Zauhy Garms (Deptº de Educação da FCT/UNESP), Viviane Aparecida Ferreira Favaretto Cacheffo, faz sua defesa de dissertação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Marilaine Colnago, do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional faz sua defesa de dissertação de Mestrado, tendo como Orientador o Prof.Dr.Messias Meneguetter Jr.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 20

No ano de 1972 por iniciativa da Profª.Drª. Ruth Kunzli – Antropóloga e Arqueóloga – da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras/FAFI de Presidente Prudente – depois Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais (IPEA) e finalmente Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT, foi criado o “Museu Etnográfico” que funcionou inicialmente numa antiga residência do Campus da Unesp . Vinte anos depois esse Museu foi transferido para o local conhecido como “Caixa d’água” onde se mantém até hoje sob a denominação de Centro de Museologia, Arqueologia e Antropologia/CEMAARQ. É nesse ponto do Campus Universitário que se desenvolvem os mais importantes trabalhos de exposição e preservação de imagens e objetos da era primitiva, coletados através de pesquisas nas diversas aldeias da região e do Estado, em território outrora domínado por tribos indígenas.

A Exposição deste ano foi programada para o periodo de 16 a 21 de Abril e é constituída de material dos acervos da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Centro de Estudos Indígenas “Miguel A.Menendes” do Campus de Araraquara/Unesp. O objetivo da Exposição é mostrar ao público, um pouco da vida indígena em pleno seculo XXI e os problemas que eles enfrentam no contato com a sociedade envolvente. O material apresentado é proveniente do periodo pré-histórico, resultante de pesquisas arqueológicas realizadas na região de Presidente Prudente.

São artefatos de pesca lascada que datam de 7.000 a 5.000 AP (Antes do Presente); pedra polida e cerâmica de aproximadamente 1.000 AP que mostram o modo de vida das populações indígenas da época, resgatando um passado bastante remoto. No Centro de Museologia também podem ser vistos artefatos confeccionados por índios contemporâneos que mostram, tanto a riqueza do artesanato tradicional indígena, quanto as influências dele sobre o nosso cotidiano. As diversas Instituições, comunidade em geral – principalmente alunos das escolas públicas e particulares – da cidade e região têm livre acesso ao Museu. Basta apenas agendar uma ou mais visitas no horário diurno, chamando através do telefone: (18) – 3229-5841. E-mail para contato: cemaarq.museu@fct.unesp.br

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Caravanas de estudantes da região – e até de outros Estados – têm visitado o Centro de Museologia, Arqueologia e Antropologia/CEMAARQ da Unesp, sendo recepcionadas por Leonice Bigoni.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Museu criado pela Profª.Drª.Ruth Kunzli está comemorando 40 anos em Pres.Prudente e há mais de 30 anos se promove a Semana do Índio. Neste ano há uma Exposição sob o tema:”O índio no Século XXI”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 18

O Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP trouxe para ministrar uma Aula Magna, um dos expressivos educadores e psicólogos: o Prof.Dr.Yves Joel Jean Marie Rodolphe de La Taille. Nascido na França, mas naturalizado brasileiro vive desde criança no país, sendo especialista em desenvolvimento moral – segundo a Enciclopédia Livre Wikipédia. Atualmente exerce as funções de Professor de Psicologia do Desenvolvimento Moral na Universidade de São Paulo – USP. É co-autor de Livros de Piaget, Vygotsky, Wallon; cinco Estudos de Educação Moral (Casa do Psicólogo) e autor, entre outros de Limites: Três Dimensões Educacionais (Editora Ática). Ele investiga o desenvolvimento moral desde a década de 80, sendo um dos autores mais respeitados do Brasil.

Realmente todos se surpreenderam com a presença do público na noite de 2a.feira (16/Abril) superlotando o Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – onde o Programa de Pós-Graduação em Educação promoveu Aula Magna, sob o tema: “O humor e suas relações com valores éticos e morais na atualidade”, pelo Prof. Dr. Yves de La Taille, do Departamento de Educação da Universidade de São Paulo – USP. Ele começa dizendo que “todo mundo ri, seja bebê, seja idoso; em qualquer cultura humana, em toda parte do mundo”. Contudo – diz o professor – as razões pelas quais se ri são muitas; e o humor é apenas uma delas.

Yves de La Taille cita em sua palestra que no Brasil há piadas de Português, como na França (onde ele nasceu) que se fala dos belgas. “Na verdade pouca importa quem seja, pois o que está em foco é a posição ocupada por quem conta a piada. Há um gênero de piadas no qual a razão do riso é especificamente a inferioridade do personagem de quem falamos. À grande platéia presente, ele resssaltou: o Trote e suas reações, o Bulling como forma de humilhação e de brincadeira. O humor é um belo tema, ligando alegria e tristeza no sentido crítico para provocar o riso no envolvimento social. Longe de ser um tema periférico, pode ser regenerador.

A Aula Magna que começou às 19h30 e teve na parte final a participação do público (através da Interação de alguns docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp), terminou sob aplausos duas horas depois.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Yves de La Taille foi apresentado pela Profª.Drª.Maria Suzana De Stefano Menin, no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, interagiram com sugestivas perguntas ao Prof.Dr.Yves de La Taille, na parte final da Aula Magna.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
De forma surpreendente – em plena 2a.feira – o Auditório ficou superlotado. E no final da Aula Magna todos aplaudiram, considerando excelente o tema desenvolvido pelo Prof.Dr.Yves de La Taille (USP).

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 12

Na manhã de 4ª.feira (11 de Abril), dentro do Programa de Pós-graduação em Geografia, foi defendida publicamente no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – mais uma tese de Doutorado. O Orientador foi o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães (Departº de Geografia da FCT/UNESP) e a aluna Hermeneilce Wasti Aires Pereira Cunha desenvolveu trabalhos relacionados ao tema:”Lugar de cadeirante é em casa? Mobilidade, acessibilidade no transporte coletivo e o espaço da diferença em São Luis”.

Fizeram parte da Banca Examinadora, além do Orientador, o Prof.Dr.Carlos Frederico Burnett (Deptº de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Maranhão); Profª.Dr.Eliane Ferrari Chagas (Deptº de Fisioterapia da FCT/UNESP); Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior (Deptº de Geografia da FCT/UNESP) e Prof.Dr.Victor Ribeiro Filho (Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia/MG).

Em sua exposição de motivos a Doutoranda cita São Luis do Maranhão, analisando os espaços múltiplos na configuração urbana, tomando como aporte o ponto de vista do cadeirante. Faz uma análise geral da situação, tendo por base o transporte para a pessoa com deficiência. Para a realização da pesquisa foram tomados depoimentos com entrevistas gravadas e posteriormente transcritos.

Hermeneilce fala das dificuldades de locomoção por parte dos cadeirantes, que define como deficiência dos transportes, porque eles não se sentem partes da cidade. Essa modalidade de transporte no entender dos deficientes só é benéfico para as pessoas normais; para o deficiente não! A cidade cresce; as distâncias ficam maiores e o transporte para esse grupo social, deixa muito a desejar – diz a Doutoranda.

Perante a banca examinadora, Hermeneilce Pereira Cunha – que teve sua tese aprovada com distinção por todos os membros – manifesta seu ponto de vista sobre o transporte coletivo voltado ao cadeirante em São Luis/MA, dizendo: São muitas as barreiras com ônibus não adaptados; Terminais sem plataformas. E não existem pontos adaptáveis para embarque ou desembarque de deficientes físicos. O que existe é insuficiente – e só mesmo no papel – porque na prática, não existe!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Hermeneilce W.A.Pereira Cunha, veio de São Luis/MA para defender tese de Doutorado em Geografia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com trabalhos desenvolvidos sobre as dificuldades encontradas pelos cadeirantes no transporte urbano, ela mereceu da Banca Examinadora excelente avaliação sendo aprovada com distinção.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 09

Na primeira semana de Abril de 2012 (dia 04/8h30) tivemos o registro de mais uma defesa pública de dissertação de Mestrado desenvolvida através do Programa de Pós-graduação em Educação. Sob a orientação da Profª Drª Renata Junqueira de Souza (Deptº de Educação da FCT/UNESP), a aluna Mayara dos Santos Araujo enfrentou no Anfiteatro VII, a Comissão Examinadora formada pelo Prof.Dr. Renilson José Menegassi (Universidade Estadual de Maringá/UEM) e Profª Drª Ana Luzia Videira Parisotto (Deptº de Educação da FCT/UNESP).

O trabalho atribuído à dissertação de Mestrado defendido pela Mestranda versou sobre “A produção de texto e a prática docente em questão: uma sala de aula da 4ª.série”, que ela define como uma forma de pesquisa, para investigar como o professor que atua na 4ª.série do ensino fundamental trabalha em sala de aula a produção de texto. A pesquisa se baseia nos fundamentos de que “não basta o professor ensinar o aluno a escrever, mas deve-se ensiná-lo a fazer uso da escrita nos meios sociais”.

Mayara revelou que foram cumpridas observações diárias pelo espaço de dois meses e uma entrevista, “a fim de analisar as condições de produção dos textos em salas de aulas e perceber o empenho da professora nas atividades de leitura e escrita, especificamente nas produções de textos. Contação de histórias diariamente; trabalhos com leitura de jornal em sala de aula; realização com Rodas de Leitura; empréstimo de livros semanais na Biblioteca Escolar e diversas produções escritas” – suas principais ferramentas.

A pesquisa de Mayara dos Santos Araujo buscou observar a prática docente de uma Professora que atua na 4ª.série do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Presidente Prudente. Com esse gabarito, ela entende que foi possível identificar nesta ação, a utilização do texto escrito, tanto para ensinar quanto para letrar. E essas ações foram importantes para os alunos, contribuindo para a formação de produtores de textos nos aspectos sociais da escrita.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Mayara dos Santos Araujo diante da Comissão Examinadora representada pelos Profs. Drs. Renilson (da UEM); Ana Luzia (FCT/UNESP) e sua Orientadora, Profª Renata Junqueira de Souza (FCT/UNESP).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aprovada com distinção, Mayara é cumprimentada por todos os componentes da Banca e seu próprio pai, que veio especialmente de Três Lagoas/MS para prestigiá-la nessa importante jornada.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 05

Nos dias: 26, 29 e 30 de Março respectivamente, os Programas de Pós-graduação em Ciências Cartográficas, Geografia e Matemática Aplicada e Computacional acolheram quatro importantes defesas de dissertação de Mestrado na FCT/UNESP. Enfrentaram as Bancas Examinadoras os alunos: Alex Garcez Utsumi (Ciências Cartográficas); Antonio Edson Monteiro Laurent (Geografia), Marluci Cristina Galindo e Marluce da Cruz Scarabello (Matemática Aplicada e Computacional). Todos os candidatos foram aprovados com distinção.

Sob orientação da Profª.Drª.Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo (Deptº de Cartografia), Alex Garcez Utsumi desenvolveu seu trabalho no dia 26 de Março de 2012. O candidato se submeteu à avaliação da Banca Examinadora que teve a participação da Profª.Drª.Luciana de Resende Londe (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/MCTI) e Prof. Dr.Edilson Ferreira Flores (Deptº de Matemática, Estatística e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente).

O tema desenvolvido pelo candidato ao Mestrado em Ciências Cartográficas foi: ”Inferência Espacial de Cianobactérias a partir da fluorescência in vivo do pigmento ficocianina”, que ele definiu como algas azuis localizadas em áreas de estudos do Reservatório de Nova Avanhandava/SP. A defesa de dissertação de Mestrado ocorreu na manhã de 26 de Março na Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP.

A aluna Marluci Cristina Galindo fez sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Matemática Aplicada e Computacional na manhã de 29 de Março de 2012, no Anfiteatro VII, tendo como Orientadora a Profª.Dr Cristiane Nespoli Morelato França (Deptº de Matemática, Estatistica e Computação da FCT/UNESP) e membros da Comissão Examinadora o Prof.Dr.Marcelo Messias (Deptº de Matemática, Estatística e Computaçao da FCT/UMESP) e Prof.Dr.Paulo Fernando de A.Mancera (Deptº de Biostatistica do Instituto de Biociências de Botucatu/SP).

O tema escolhido para o trabalho de pesquisa e defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional, foi: “Comportamento caótico em sistemas dinâmicos e aplicação no estudo da evolução de tumores de câncer”.

No mesmo dia 29 de Março, no período da tarde ocorreu no Anfiteatro II a defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-graduação em Geografia pelo aluno Antonio Edson Monteiro Laurent. O trabalho por ele defendido, intitulou-se:”Caracterização do uso e ocupação da terra nos anos de 1972 e 2006 sobre as áreas de preservação permanente de nascentes -APP- e corpos d’água na área urbana do município de Ourinhos/SP .Seu Orientador foi o Prof.Dr. Edson Luis Pirolli, da UNESP – Campus de Ourinhos. Participaram da Banca Examinadora, o Prof.Dr.Antonio Cesar Leal (Deptº de Geografia da FCT/UNESP) e Prof.Dr.Rodrigo Lilla Manzione (Coordenação de cursos – Unesp – Unidade de Ourinhos/SP).

Finalizando a série de dissertações dos últimos dias de Março, tivemos no dia 30 a apresentação da aluna Marluce da Cruz Scarabello, do Programa: Matemática Aplicada e Computacional, com o desenvolvimento do tema: “Estudo de sistemas lineares por partes com três zonas e aplicação na análise de um circuito elétrico envolvendo um Memristor”. Orientador: Prof.Dr.Marcelo Messias (Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP) e membros da Comissão Examinadora: Profª.Drª.Cristiane Nespoli Morelato França (Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP), e Prof.Dr.Paulo Ricardo da Silva (Departº de Matemática do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O aluno Alex Garcez Utsumi na sua defesa de dissertação de Mestrado/Ciências Cartográfica, diante da Orientadora, Profª.Drª Maria de Lourdes B.Trindade Galo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O aluno Antonio Monteiro Laurenti do Programa de Pós-graduação/Geografia, defende seu trabalho de dissertação de Mestrado. Orientadação do Prof.Dr.Edson Luis Pirolli.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em sua dissertação de Mestrado, Marluci Cristina Galindo, Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional. Orientadora: Profª.Drª.Cristiane Nespoli Morelato França.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na área de Matemática Aplicada e Computacional, a aluna Mariluce da Cruz Scarabello faz sua dissertação de Mestrado, tendo como Orientador o Prof.Dr.Marcelo Messias, da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 05

O lançamento do Livro: “Utopia de um jovem estudante nos anos 80″ foi cercado de muita simplicidade na Biblioteca da Unesp. Presentes alguns amigos, colegas de profissão, alunos e familiares. Mas foi marcante por se tratar de um livro de memórias de Paulo Roberto Brancatti, que viveu a maior parte de sua vida em Campinas e Hortolândia até se transferir para Presidente Prudente, juntamente com a esposa e atualmente duas filhinhas. Ele tem 52 anos de idade, foi bancário até ingressar na vida acadêmica, na PUC de Campinas, onde cursou Filosofia e se graduou com Licenciatura. Depois, optou por Educação Física (Adaptada) com atuação na FCT/UNESP. Seu livro nos transporta a um momento da História do Brasil na primeira metade dos anos 80, um tempo de grandes sonhos e esperanças com a luta contra a ditadura militar, levando muitas pessoas a pensar num Brasil mais justo e feliz – diz o Prefácio assinado por Cristiano Amaral G.Di Giorgi.

O escritor nos relata que trabalhava como bancário e estudava. Ao mesmo tempo integrava um movimento que empolgou as comunidades de base da Igreja Católica na época em Campinas, Hortolândia e Sumaré, quando pensava em ser Padre. Envolvido na ação comunitária promoveu reuniões para a leitura e interpretação dos textos bíblicos. No Prefácio do livro existe um tópico relativo à essa passagem que diz: Os espaços dessa vivência são, em primeiro lugar, os grupos da esquerda católica ligados à Teologia da Libertação, com seu humanismo e sua radicalidade no sentido de trazer a mensagem cristã de que “todos tenham vida, e a tenham em abundância”.

Tudo que foi memorizado nos anos 80 acabou sendo transportado para o Livro que acaba ser lançado oficialmente. Antes, Brancatti teve participação em outra obra literária: “Ética e Cidadania:Caminhos da Filosofia”, que lhe deu o Prêmio “Jabuti” em 1998 como co-autor. “Mas o Método Universitário mudou minha vida. Formação em Educação com Pós-graduação/Mestrado e opção em Educação Física – Adaptada/Unesp” -diz ele. Foi nesse contexto que nos últimos 12 anos, o Prof.Brancatti revelou 25 Atletas: Basket sobre rodas, Atletismo e Natação. De todos eles, três gratas revelações para os próximos Jogos Paraolímpicos que serão realizados em Londres a partir de Julho de 2012.

Os Atletas Paraolímpicos que recebem formação técnica, assistência, orientação e acompanhamento geral têm à sua disposição: Pista adequada e toda estrutura que favorece os treinamentos. Contatos diretos com o Prof. Paulo Roberto Brancatti – inclusive para aquisição do Livro ora em lançamento – podem ser feitos através do Celular: (18) 9712-2806.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O lançamento do novo livro de autoria do Prof.Paulo Roberto Brancatti verificou-se na noite de 30 de Março na Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com Licenciatura em Filosofia pela PUC de Campinas, o Prof.Brancatti optou por Educação Física Adaptada, ocupando importante papel num Projeto Esportivo da Unesp, destinado à pessoas com deficiência na região de Presidente Prudente – SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP