abr 12

Na manhã de 4ª.feira (11 de Abril), dentro do Programa de Pós-graduação em Geografia, foi defendida publicamente no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – mais uma tese de Doutorado. O Orientador foi o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães (Departº de Geografia da FCT/UNESP) e a aluna Hermeneilce Wasti Aires Pereira Cunha desenvolveu trabalhos relacionados ao tema:”Lugar de cadeirante é em casa? Mobilidade, acessibilidade no transporte coletivo e o espaço da diferença em São Luis”.

Fizeram parte da Banca Examinadora, além do Orientador, o Prof.Dr.Carlos Frederico Burnett (Deptº de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Maranhão); Profª.Dr.Eliane Ferrari Chagas (Deptº de Fisioterapia da FCT/UNESP); Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior (Deptº de Geografia da FCT/UNESP) e Prof.Dr.Victor Ribeiro Filho (Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia/MG).

Em sua exposição de motivos a Doutoranda cita São Luis do Maranhão, analisando os espaços múltiplos na configuração urbana, tomando como aporte o ponto de vista do cadeirante. Faz uma análise geral da situação, tendo por base o transporte para a pessoa com deficiência. Para a realização da pesquisa foram tomados depoimentos com entrevistas gravadas e posteriormente transcritos.

Hermeneilce fala das dificuldades de locomoção por parte dos cadeirantes, que define como deficiência dos transportes, porque eles não se sentem partes da cidade. Essa modalidade de transporte no entender dos deficientes só é benéfico para as pessoas normais; para o deficiente não! A cidade cresce; as distâncias ficam maiores e o transporte para esse grupo social, deixa muito a desejar – diz a Doutoranda.

Perante a banca examinadora, Hermeneilce Pereira Cunha – que teve sua tese aprovada com distinção por todos os membros – manifesta seu ponto de vista sobre o transporte coletivo voltado ao cadeirante em São Luis/MA, dizendo: São muitas as barreiras com ônibus não adaptados; Terminais sem plataformas. E não existem pontos adaptáveis para embarque ou desembarque de deficientes físicos. O que existe é insuficiente – e só mesmo no papel – porque na prática, não existe!

Hermeneilce W.A.Pereira Cunha, veio de São Luis/MA para defender tese de Doutorado em Geografia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente/SP.

Com trabalhos desenvolvidos sobre as dificuldades encontradas pelos cadeirantes no transporte urbano, ela mereceu da Banca Examinadora excelente avaliação sendo aprovada com distinção.