abr 05

Nos dias: 26, 29 e 30 de Março respectivamente, os Programas de Pós-graduação em Ciências Cartográficas, Geografia e Matemática Aplicada e Computacional acolheram quatro importantes defesas de dissertação de Mestrado na FCT/UNESP. Enfrentaram as Bancas Examinadoras os alunos: Alex Garcez Utsumi (Ciências Cartográficas); Antonio Edson Monteiro Laurent (Geografia), Marluci Cristina Galindo e Marluce da Cruz Scarabello (Matemática Aplicada e Computacional). Todos os candidatos foram aprovados com distinção.

Sob orientação da Profª.Drª.Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo (Deptº de Cartografia), Alex Garcez Utsumi desenvolveu seu trabalho no dia 26 de Março de 2012. O candidato se submeteu à avaliação da Banca Examinadora que teve a participação da Profª.Drª.Luciana de Resende Londe (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/MCTI) e Prof. Dr.Edilson Ferreira Flores (Deptº de Matemática, Estatística e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente).

O tema desenvolvido pelo candidato ao Mestrado em Ciências Cartográficas foi: ”Inferência Espacial de Cianobactérias a partir da fluorescência in vivo do pigmento ficocianina”, que ele definiu como algas azuis localizadas em áreas de estudos do Reservatório de Nova Avanhandava/SP. A defesa de dissertação de Mestrado ocorreu na manhã de 26 de Março na Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP.

A aluna Marluci Cristina Galindo fez sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Matemática Aplicada e Computacional na manhã de 29 de Março de 2012, no Anfiteatro VII, tendo como Orientadora a Profª.Dr Cristiane Nespoli Morelato França (Deptº de Matemática, Estatistica e Computação da FCT/UNESP) e membros da Comissão Examinadora o Prof.Dr.Marcelo Messias (Deptº de Matemática, Estatística e Computaçao da FCT/UMESP) e Prof.Dr.Paulo Fernando de A.Mancera (Deptº de Biostatistica do Instituto de Biociências de Botucatu/SP).

O tema escolhido para o trabalho de pesquisa e defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional, foi: “Comportamento caótico em sistemas dinâmicos e aplicação no estudo da evolução de tumores de câncer”.

No mesmo dia 29 de Março, no período da tarde ocorreu no Anfiteatro II a defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-graduação em Geografia pelo aluno Antonio Edson Monteiro Laurent. O trabalho por ele defendido, intitulou-se:”Caracterização do uso e ocupação da terra nos anos de 1972 e 2006 sobre as áreas de preservação permanente de nascentes -APP- e corpos d’água na área urbana do município de Ourinhos/SP .Seu Orientador foi o Prof.Dr. Edson Luis Pirolli, da UNESP – Campus de Ourinhos. Participaram da Banca Examinadora, o Prof.Dr.Antonio Cesar Leal (Deptº de Geografia da FCT/UNESP) e Prof.Dr.Rodrigo Lilla Manzione (Coordenação de cursos – Unesp – Unidade de Ourinhos/SP).

Finalizando a série de dissertações dos últimos dias de Março, tivemos no dia 30 a apresentação da aluna Marluce da Cruz Scarabello, do Programa: Matemática Aplicada e Computacional, com o desenvolvimento do tema: “Estudo de sistemas lineares por partes com três zonas e aplicação na análise de um circuito elétrico envolvendo um Memristor”. Orientador: Prof.Dr.Marcelo Messias (Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP) e membros da Comissão Examinadora: Profª.Drª.Cristiane Nespoli Morelato França (Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP), e Prof.Dr.Paulo Ricardo da Silva (Departº de Matemática do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto).

O aluno Alex Garcez Utsumi na sua defesa de dissertação de Mestrado/Ciências Cartográfica, diante da Orientadora, Profª.Drª Maria de Lourdes B.Trindade Galo.

O aluno Antonio Monteiro Laurenti do Programa de Pós-graduação/Geografia, defende seu trabalho de dissertação de Mestrado. Orientadação do Prof.Dr.Edson Luis Pirolli.

Em sua dissertação de Mestrado, Marluci Cristina Galindo, Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional. Orientadora: Profª.Drª.Cristiane Nespoli Morelato França.

Na área de Matemática Aplicada e Computacional, a aluna Mariluce da Cruz Scarabello faz sua dissertação de Mestrado, tendo como Orientador o Prof.Dr.Marcelo Messias, da FCT/UNESP.