abr 09

Na primeira semana de Abril de 2012 (dia 04/8h30) tivemos o registro de mais uma defesa pública de dissertação de Mestrado desenvolvida através do Programa de Pós-graduação em Educação. Sob a orientação da Profª Drª Renata Junqueira de Souza (Deptº de Educação da FCT/UNESP), a aluna Mayara dos Santos Araujo enfrentou no Anfiteatro VII, a Comissão Examinadora formada pelo Prof.Dr. Renilson José Menegassi (Universidade Estadual de Maringá/UEM) e Profª Drª Ana Luzia Videira Parisotto (Deptº de Educação da FCT/UNESP).

O trabalho atribuído à dissertação de Mestrado defendido pela Mestranda versou sobre “A produção de texto e a prática docente em questão: uma sala de aula da 4ª.série”, que ela define como uma forma de pesquisa, para investigar como o professor que atua na 4ª.série do ensino fundamental trabalha em sala de aula a produção de texto. A pesquisa se baseia nos fundamentos de que “não basta o professor ensinar o aluno a escrever, mas deve-se ensiná-lo a fazer uso da escrita nos meios sociais”.

Mayara revelou que foram cumpridas observações diárias pelo espaço de dois meses e uma entrevista, “a fim de analisar as condições de produção dos textos em salas de aulas e perceber o empenho da professora nas atividades de leitura e escrita, especificamente nas produções de textos. Contação de histórias diariamente; trabalhos com leitura de jornal em sala de aula; realização com Rodas de Leitura; empréstimo de livros semanais na Biblioteca Escolar e diversas produções escritas” – suas principais ferramentas.

A pesquisa de Mayara dos Santos Araujo buscou observar a prática docente de uma Professora que atua na 4ª.série do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Presidente Prudente. Com esse gabarito, ela entende que foi possível identificar nesta ação, a utilização do texto escrito, tanto para ensinar quanto para letrar. E essas ações foram importantes para os alunos, contribuindo para a formação de produtores de textos nos aspectos sociais da escrita.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Mayara dos Santos Araujo diante da Comissão Examinadora representada pelos Profs. Drs. Renilson (da UEM); Ana Luzia (FCT/UNESP) e sua Orientadora, Profª Renata Junqueira de Souza (FCT/UNESP).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aprovada com distinção, Mayara é cumprimentada por todos os componentes da Banca e seu próprio pai, que veio especialmente de Três Lagoas/MS para prestigiá-la nessa importante jornada.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.