abr 05

O lançamento do Livro: “Utopia de um jovem estudante nos anos 80″ foi cercado de muita simplicidade na Biblioteca da Unesp. Presentes alguns amigos, colegas de profissão, alunos e familiares. Mas foi marcante por se tratar de um livro de memórias de Paulo Roberto Brancatti, que viveu a maior parte de sua vida em Campinas e Hortolândia até se transferir para Presidente Prudente, juntamente com a esposa e atualmente duas filhinhas. Ele tem 52 anos de idade, foi bancário até ingressar na vida acadêmica, na PUC de Campinas, onde cursou Filosofia e se graduou com Licenciatura. Depois, optou por Educação Física (Adaptada) com atuação na FCT/UNESP. Seu livro nos transporta a um momento da História do Brasil na primeira metade dos anos 80, um tempo de grandes sonhos e esperanças com a luta contra a ditadura militar, levando muitas pessoas a pensar num Brasil mais justo e feliz – diz o Prefácio assinado por Cristiano Amaral G.Di Giorgi.

O escritor nos relata que trabalhava como bancário e estudava. Ao mesmo tempo integrava um movimento que empolgou as comunidades de base da Igreja Católica na época em Campinas, Hortolândia e Sumaré, quando pensava em ser Padre. Envolvido na ação comunitária promoveu reuniões para a leitura e interpretação dos textos bíblicos. No Prefácio do livro existe um tópico relativo à essa passagem que diz: Os espaços dessa vivência são, em primeiro lugar, os grupos da esquerda católica ligados à Teologia da Libertação, com seu humanismo e sua radicalidade no sentido de trazer a mensagem cristã de que “todos tenham vida, e a tenham em abundância”.

Tudo que foi memorizado nos anos 80 acabou sendo transportado para o Livro que acaba ser lançado oficialmente. Antes, Brancatti teve participação em outra obra literária: “Ética e Cidadania:Caminhos da Filosofia”, que lhe deu o Prêmio “Jabuti” em 1998 como co-autor. “Mas o Método Universitário mudou minha vida. Formação em Educação com Pós-graduação/Mestrado e opção em Educação Física – Adaptada/Unesp” -diz ele. Foi nesse contexto que nos últimos 12 anos, o Prof.Brancatti revelou 25 Atletas: Basket sobre rodas, Atletismo e Natação. De todos eles, três gratas revelações para os próximos Jogos Paraolímpicos que serão realizados em Londres a partir de Julho de 2012.

Os Atletas Paraolímpicos que recebem formação técnica, assistência, orientação e acompanhamento geral têm à sua disposição: Pista adequada e toda estrutura que favorece os treinamentos. Contatos diretos com o Prof. Paulo Roberto Brancatti – inclusive para aquisição do Livro ora em lançamento – podem ser feitos através do Celular: (18) 9712-2806.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O lançamento do novo livro de autoria do Prof.Paulo Roberto Brancatti verificou-se na noite de 30 de Março na Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com Licenciatura em Filosofia pela PUC de Campinas, o Prof.Brancatti optou por Educação Física Adaptada, ocupando importante papel num Projeto Esportivo da Unesp, destinado à pessoas com deficiência na região de Presidente Prudente – SP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.