out 30

Através de uma programação especial que teve a duração de três dias (21 a 23/Outº), a Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu este ano – a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Ao mesmo tempo continua realizando uma Exposição de Artes Plásticas que vai até o final de Novembro. Nessa Exposição aberta ao público, são evidenciados importantes trabalhos de artes, desenvolvidos pela Professora Claudemira Azevedo Ito e seu Orientador, o Artista Plástico Cido Oliveira.

No fechamento da programação da “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca”na FCT/Unesp no dia 23 de Outubro, realizou-se treinamento das bases de dados da ProQuest na Sala de Projeções Audiovisuais, com a presença de pessoas interessadas, além de convidados especiais. Conduzido por Ely Penna – Consultora da ProQuest América Latina – o treinamento teve como objetivo apresentar o conteúdo das bases PQ Dissertations & Theses, PQ Central e Ebrary, a maior biblioteca de livros digitais do mundo. As bases da ProQuest possuem conteúdos abrangentes e de relevância acadêmica – salientou a Consultora.

Além da apresentação das bases de dados, Ely Penna ensinou como construir uma estratégia de busca e obter resultados relevantes ao ter acesso a mais de 40 bases da ProQuest que hoje fazem parte do Portal de Periódicos CAPES, nas diversas áreas. O que se concluiu é que a ProQuest está empenhada em capacitar pesquisadores e bibliotecários de todo o mundo. O seu conteudo e tecnologias de informações inovadoras aumentam a produtividade de estudantes, acadêmicos, profissionais e das bibliotecas que os servem.

O treinamento realizado em parceria com a Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) e ProQuest, foi aberto a toda a comunidade; e contou com a presença de alunos da graduação, pós-graduação, servidores da biblioteca e usuários externos. No que diz respeito ao atendimento de cliente, a ProQuest oferece equipes regionais, sempre empenhada em satisfazer todas as suas necessidades de serviços, suporte e capacitação em todos os produtos e tecnologias. Também participa e organiza eventos regionais. Desde Feiras a Workshops, atendendo às exigências de sua numerosa clientela.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento comemorativo à Semana do Livro e da Biblioteca na FCT/Unesp durou três dias: começou no dia 21 de Outubro e terminou com um treinamento das bases ProQuest, pela Consultora Ely Penna, no dia 23/Outº.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Sala de Projeções Audiovisuais da Biblioteca da Unesp, estiveram reunidos estudantes de graduação e pós-graduação, interessadas em conhecer os resultados relevantes proporcionados através das 40 bases da ProQuest.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A demonstração realizada em parceria com a Coordenadoria Geral das Bibliotecas (aberta à comunidade), correspondeu à expectativa; não só dos Servidores da Biblioteca, como também de estudantes, convidados e usuários.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 28

No último Domingo – dia 25 de Outubro – a comunidade se concentrou no Câmpus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, a fim de participar de importantes eventos realizados pela primeira vez em Presidente Prudente. Trata-se da Corrida & Caminhada da Saúde, desenvolvidas simultaneamente com a “I Feira da Comunidade”, no campo de futebol da Universidade.

A largada foi dada às 8 horas, com aproximadamente 550 participantes, que percorreram ruas do interior do Câmpus e do Parque do Povo, totalizando um trajeto de 4 km.

Foi possível também a inscrição em provas de 8 km, quando os inscritos fizeram esse percurso duas vezes; e também a caminhada, com participantes de todas as idades. Desde o casal Vinícius e Andressa Pereira, com os filhos Heitor e Ana Laura (em carrinhos de bebê), até o Sr. Nelson Hasegawa, com 91 anos de idade. Nessa competição inicial, a inscrição nº 001 foi da atleta e graduada em Educação Física (Doutoranda em Ciências da Motricidade), Bárbara Moura Mello Antunes.

Concluidas as primeiras provas, foi possivel a classificação e avaliação do tempo utilizado por cada um dos participantes. As premiações em número de 84, englobando 28 categorias, foram amplamente divulgadas e os concorrentes de melhor classificação, chamados para o Pódio e recebimento dos troféus no próprio local onde se desenvolveu a Largada logo pela manhã. Inúmeras cidades da região também se inscreveram na “Corrida & Caminhada”de 4 e 8 km respectivamente. Dentre os concorrentes, alguns de renome, com participação em outras corridas similares, realizadas no Brasil e no exterior.

Além disso, após a finalização da etapa, todos os participantes e convidados da Unesp e da comunidade puderam aproveitar as oportunidades oferecidas pela ”I Feira da Comunidade”, realizada no campo de futebol da FCT. Lá, foi possível a realização de exames de sangue, pressão arterial, respiração, massagens, testes de força e de composição corporal (realizados por profissionais da Igreja Adventista, da UNILAB e da própria UNESP), atividades físicas proporcionadas pelos instrutores do SESC/Thermas, apresentações da Polícia Militar, dos Bombeiros, das Secretarias Municipal da Saúde e do Meio Ambiente, da Associação de Apoio ao Portador de Câncer e da Athia Saúde.

É importante ressaltar que a “Athia Saúde” ofereceu um café da manhã aos funcionários da UNESP, numa homenagem ao “Dia do Funcionário Público” a ser comemordo em dia 28 de outubro. Durante o café, os funcionários tiveram a oportunidade e a honra de ouvir a apresentação do Coral do Centro de Convivência dos Idosos da Athia Saúde. Em seguida foi ministrada uma palestra sobre Saúde do Trabalhador; e para finalizar uma sessão de alongamento.

As atividades do Domingo (25/Outº), ocorreram das 8 às 12 horas, com o auxílio e cooperação de aproximadamente 100 estudantes e 50 profissionais. Foi um momento de descontração, atividade física e cuidados com a saúde, não apenas da comunidade UNESPIANA, mas também da comunidade prudentina em geral.

Para o próximo ano, segundo informa o Prof.Dr. Luis Alberto Gobbo, do Departamento de Educação Física (que foi e continua sendo um dos mais eficientes coordenadores de eventos esportivos e de saúde), já estão sendo planejados os próximos eventos: II Prova Pedestre e Caminhada da Saúde e II Feira da Comunidade/2016. A expectativa é e receber um número maior de pessoas a fim de conhecer o que a Unesp tem a oferecer à população, bem como o que instituições importantes da cidade têm e podem oferecer também.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O campo de futebol da FCT/Unesp foi ocupado pela comunidade, que veio tomar parte nos eventos de 25/Outº. Bárbara Moura Mello Antunes foi a 1ª a se inscrever.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E por incrível que pareça, o competidor mais idoso, Sr. Nelson Hasegawa (91 anos), também veio participar em companhia da esposa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Comitê de recepção teve Domingo, um dia bem movimentado. Enquanto isso, o Diretor da FCT/ Unesp, Prof. Dr. Marcelo Messias, dá as boas vindas ao mais idoso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A movimentação foi intensa durante a realização da Corrida & Caminhada da Saúde e I Feira da Comunidade, tendo a Banda Furiosa para animar a festa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Diretor e o Vice-Diretor da FCT/Unesp marcaram presença, juntamente com seus Assessores e o Coordenador dos eventos, Prof.Dr.Luís Alberto Gobbo.

Classificação geral

Logo após ser concluída a classificação geral, foi chamado para o ato de premiação e apresentação no Pódio, o candidato que representou Presidente Prudente na Prova de 8 km: Francisco José dos Reis – 1º colocado com o tempo de 27 minutos e 57 segundos e a média horária de 34 km/h. O 2º colocado, Dilson Menezes, de Caiabu/SP, concluiu o trajeto com o tempo de 29 minutos e 25 segundos. Média de 33 km/h. O 3º colocado foi o candidato de Presidente Prudente, Jeferson Pinto, com o tempo de 29 minutos e 32 segundos; e a média de 33 km/h. Também classificado em 3º lugar, Fabrício dos Santos Barbosa.

O Grupo feminino que disputou o percurso de 8 km foi liderado por Fernanda Pedrazza, de Presidente Prudente, com 36 minutos e 57 segundos. Média de 26 km/h. Neiva Magali Gomes, de Presidente Prudente ficou em 2º lugar, com 40 minutos e 32 segundos; média de 24 km/h. Em 3º ficou Rosimeire Aparecida Adriano, de Presidente Prudente, com 40 minutos e 56 segundos de percurso. Média de 23 km/h.

Na categoria masculina correspondente ao trajeto de 4 km, a classificação foi a seguinte: Grupo Masculino – 1º lugar – Mateus Mainarde, com o tempo equivalente a 14 mnutos e 39 segundos – média de 16 km/h. Rogério de Oliveira, 2º lugar com o tempo de 16 minutos e 31 segundos. Média de 15 km/h e em 3º – Carlos Vitor da Cruz, com o tempo de 16 minutos e 41 segundos. Média:14km/h. Outras classificações: Murilo Cervellini Marra, com 14 minutos e 31 segundos; Cicero dos Santos Prada, com 15 minutos e 1 segundo; Cícero Francisco Filho, com 16 minutos e 6 segundos; Ronaldo Gomes Lopes, com 24 minutos e 3 segundos; Nelson Fogaça, com 24 minutos e 35 segundos e Jorge Tamotsu Takaki, com 25 minutos e 10 segundos.

Categoria feminina – 4 km – classificação geral e premiaçoes – para Claudia Mazuquelli, com o tempo de 20 minutos e 50 segundos; Luciana Asmar, com 22 minutos; Sheyla Barizon, cm 22minutos e 30 segundos; Dilma Aparecida Almeida Soares, com 22 minutos e 21 segundos; Silene Soares Dias, com 22 minutos e 50 segundos; Cássia Lopes Menezes, com 22 minutos e 56 segundos; Margarete Moreto, com o tempo de 27 minutos e 37 segundos; Lourdes Patussi Silva, com 29 minutos e 59 segundos e Maria Helena Cerávolo Lemos, que fez o percurso de 4 km, com o tempo equivalente a 30 minutos e 26 segundos.

Outras classificações

Categoria masculina – 8 km: Ronaldo Pavanela:41 minutos e 55 segundos: Ricardo Zandonato: 45 minutos e 9 segundos; Luiz Augusto de Mello: 31 minutos e 3 segundos; Franco T.Mendonça: 41 minutos e 42 segundos; Danilo Camelossi: 44 minutos e 24 segundos; Nelson Rafael P.Nunes: 34 minutos e 51 segundos; Danilo Alan Dias de Goes: 36 minutos e 41 segundos; Robson Chacon Castoldi: 41 minutos e 46 segundos; César Vanderlei Nascimento: 32 minutos e 2 segundos; Marcos Antonio Magalhães: 32 minutos e 43 segundos; Junior Fernandes de Carvalho: 38 minutos e 31 segundos; Pedro Divieso Roman: 30 minutos e 45 segundos; Daniel Garbin: 31 minutos e 54 segundos; Sandro Paula:34 minutos e 8 segundos; Everaldo de Matos Santos: 34 minutos e 32 segundos; Milton Mazuqueli: 38 minutos e 9 segundos; Wilson José Girardi Facio: 39 minutos e 48 segundos; Manoel Messias: 39 minutos e 8 segundos; Luiz H.Mussi: 42 minutos e 48 segundos; José Edes de Souza Santos: 42 minutos e 58 segundos; José Simão da Costa: 44 minutos e 23 segundos e Roberto Rodrigues: 55 minutos e 43 segundos.

Categoria feminina – 8 km: Letícia de Mattos Oishi: 43 minutos e 35 segundos; Renata Aguiar Caravante: 54 minutos e 20 segundos; Monique Y.Castanho:58 minutos e 14 segundos; Fernanda Maehara: 49 minutos e 15 segundos; Jacqueline Pinto: 49 minutos e 32 segundos; Gislaine Rodrigues Oliveira Maranho: 51 minutos e 22 segundos; Carina Lekich:47 minutos e 29 segundos; Carmen Aparecid Nunes Kaneko: 48 minutos e 20 segundos; Kerley Vanessa Mazzaro de Oliveira:49 minutos e 32 segundos; Erika Cosenaro:43 minutos e 34 segundos; Patrícia Galante; 46 minutos e 42 segundos; Neusa Maria Dionísio Vessani:47 minutos e 49 segundos; Marilena Cano:46 minutos e 21 segundos; Salma Mendes:48 minutos e 21 segundos e Sonia Aparecida Correia Silva: 49 minutos e 51 segundos.

Apoio logístico: Jornal O Imparcial; Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente; Polícia Militar; Prefeitura Municipal e Secretarias Municipais de Esportes, Saúde, Meio Ambiente e Assuntos Viários/SEMAV e SESC/Thermas de Prudente. Apoio Institucional: Diretoria e Vice-Diretoria da FCT/Unesp; Rede Viva Melhor; PROEX – Pró Reitoria de Extensão da Unesp; Deptº de Educação Física da FCT/Unesp; Fundacte; Grupo de Esportes da Unesp; Seção Técnica de Finanças e Seção Técnica de Materiais da FCT/Unesp; Atlética Unesp; Atletismo Unesp; Performance Junior (Empresa Junior de Educação Física); Bateria Furiosa; SITRA – Programa de Saúde Integral do Trabalhador; Banco Santander e Serviço de Atividades Auxiliares e Seção de Conservação e Manutenção da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com a participação de quase 600 pessoas, a Corrida & Caminhada da Saúde reuniu participantes da Unesp e de todos os pontos, inclusive de outras cidades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Diretor e o Vice-Diretor tiveram que se desdobrar para atender tanta gente, especialmente na entrega dos troféus e outras premiações de 28 categorias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Junto ao Pódio, a cada momento chegavam novos classificados nas premiações. E o assunto ficou sob os cuidados do Diretor e do Vice-Diretor.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esse evento sócio-esportivo promovido pela 1ª vez em Presidente Prudente, surpreendeu; e com o resultados alcançados já está definida sua reedição em 2016.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A chamada dos participantes classificados para premiação foi sucessiva e o Pódio concentrou as atenções gerais no Domingo (25/Outº) face a essa promoção.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os resultados proclamados alegraram toda a comunidade; e quase uma centena de participantes não só teve a oportunidade de participar. Mas também de ser aplaudida.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 25

Na XVI Semana da Geografia, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp promoveu uma série de atividades didáticas, concentradas num evento comemorativo aos “40 anos de AGB – Presidente Prudente – Reflexões e Perspectivas de Geografia”. A abertura ocorreu na noite de 13/Outº no Auditório/Discente V, com uma conferência proferida pelo Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr, estando presentes inúmeros docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, ex-alunos e ex-professores de Geografia e outros cursos. O convidado principal foi o Professor Emérito Marcos Alegre – da Unesp – que relatou episódios inéditos da Associação de Geógrafos Brasileiros/AGB, desde sua implantação, em 1975 em Presidente Prudente.

Na continuidade, de 14 a 17/Outº foi cumprida extensa programação, em sua maioria constituída por debates, minicursos, oficinas culturais e artísticas, mesas redondas e trabalhos de campo na Usina Hidrelétrica de Porto Primavera. Para a conferência de encerramento na noite de 16/Outº, a convidada especial foi a Presidente eleita da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), Profª.Drª.Dirce Maria Antunes Suertegaray, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS.

As mesas redondas previamente marcadas ocorreram nos dias: 14 e 15, com os seguintes temas: Dia 14/19h30 – “A Geografia brasileira no âmbito das lutas sociais” com os Profs.Drs: Carlos Alberto Feliciano (UFPE); Luiz Felipe Maciel Ramos (MTST)e Luiz Henrique Gomes de Moura (MST/Via Campesina). Dia 15/19h30 – “Perspectivas do Ensino de Geografia” com os Profs.Drs.: Nécio Turra Neto (Unesp); Nídia Nacib Pontuschka (USP) e Prof.Maurício Airolde (SEE/SP).

Um relato impressionante

Coube ao Prof.Dr.Marcos Alegre – Professor Emérito da Unesp – a missão de fazer um relato histórico da seção local da AGB – Presidente Prudente – nos seus 40 anos de existência. Foi um testemunho impressionante, com toda clareza e citação de fatos que envolveram inúmeras personalidades da época, sob observação permanente do regime militar. Por isso, os mais visados eram sempre os dirigentes da Universidade, entre os quais se encontravam o conferencista e outros docentes.

Com base em publicações da época (1972), o Prof.Marcos Alegre citou o nome do Prof.Dr.Armen Mamigonian (UFSC/USP), como o responsável pela implantação da AGB/Prudente, uma das maiores conquistas para os Geógrafos da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que passou a ser olhada com maior respeito.

O Conferencista lembrou a realização do 1º Encontro Nacional da AGB, com 150 participantes e como o nº de Geógrafos aumentava no país, sua alta direção decidiu promover a reforma dos Estatutos, o que aconteceu em 1970. Com isso, foi decidido estabelecer encontros abertos a quem quisesse participar e não mais assembléias restritas, marcando o 1º Encontro para 1972 em Presidente Prudente, onde o Departamento de Geografia estava em franca ascensão. Na ocasião, o Presidente era o Prof.José Ribeiro de Araujo Filho, da USP, que designou um docente desta cidade, para coordenar esse Encontro.

Enquanto se aguardava o comparecimento de 250 participantes, os promotores do evento recebiam mais de 800 pessoas (todas devidamente qualificadas) para um simpósio sobre a colonização no Brasil. Mesmo para os que não fossem Geógrafos. Posteriormente – diz o Conferencista – foi organizada uma exposição e 22 órgãos compareceram, inclusive o Serviço Geográfico do Exército, Marinha e Aeronáutica. O sucesso foi enorme e fez com que a FAFI granjeasse prestígio, recebendo dezenas de ofícios enaltecendo a realização do Encontro.

No Simpósio da AGB Prudente, os Geógrafos da época criticaram o Governo Federal por “estar construindo a Transamazônica sem o menor planejamento. Críticas eram consideradas crimes: coisas de comunistas”. Em razão dessa manifestação, alguns dias depois do Encontro, três Agentes do DOPS estiveram na Faculdade e abordaram o Coordenador para dar explicações e responder a um processo judicial. O Prof.Marcos Alegre conclui seu testemunho declarando: Felizmente, uma alta patente do Exercito testemunhou a favor do Coordenador. “O processo foi arquivado e nada mais grave aconteceu. Mas foi um tremendo sufoco; coisas do período ditatorial que o Brasil enfrentava na época”.

Trabalhos e premiações

Durante a realização da XVI Semana de Geografia; XI Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia e II Seminário Nacional de Integração da graduação e Pós-Graduação em Geografia, da FCT/Unesp foram inscritos 230 trabalhos científicos e culturais, dos quais, 44 foram aprovados e 8 escolhidos para premiação.

Os temas abordados – segundo o Prof. Dr.José Mariano Caccia Gouveia – foram os mais diversificados. Mas todos eles voltados à área geográfica, compartilhando experiências de profissionais que honram a Geografia de Presidente Prudente. Mais detalhes a respeito das premiações seguem abaixo:

1. “A análise da subjetividade em Geografia da Saúde: abordagem qualitativa de soropositivos em HIV em Presidente Prudente – SP”, de Mateus Fachin Pedroso, sob orientação do Prof. Dr. Raul Borges Guimarães.
2. “Análise comparativa do índice de densidade informacional das atividades comerciais e de serviços nas cidades médias de Presidente Prudente – SP e de Ribeirão Preto – SP”,
de Letícia Aparecida Dias Carli.
3. “A produção do espaço urbano em Marília – SP: uma análise a partir do consumo atrelado ao cartão “Minha Casa Melhor”,
de Klésia Bezerra de Moura, sob orientação do Prof. Dr. Márcio José Catelan.
4. “A utilização das reservas litológicas na região do baixo Paranapanema para a produção de artefatos”,
de Larissa Figueiredo Daves e Gustavo de Jesus Andrade.
5. “A expansão da cana de açúcar e a abelha mamangava no Assentamento Santa Rita (Tupi Paulista – SP),
de Daniela Ferrarezi Valério.
6. “O clima como fator de risco da rotina laboral da(o)s varredora(e)s de ruas de Presidente Prudente – SP,
de Lidiana Pinho Mendes.
7. “Construção do lugar geográfico de alunos com transtorno do espectro autista em instituições públicas de ensino: contribuições da psicanálise”,
de Leandro Buzzo e Tagiane Maria da Rocha Luz.
8. “O desafio do ensino de Geografia para deficientes visuais”,
de Jaqueline Machado Vieira.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Abertura da XVI Semana de Geografia e XI Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia, assim como o II Seminário Nacional de Integração da Graduação e Pós-Graduação em Geografia, reuniu docentes e discentes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Professores e estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia – da FCT/UNESP – compareceram ao Auditório/Discente V a fim de prestigiar a realização desses eventos que acontecem uma vez por ano.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cumprindo uma pauta de extensa programação, a primeira atividade se desenvolveu mediante conferência do Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior (em 1º plano na mesa principal), relatando episódios marcantes dessa história.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outros docentes, como o Prof.Dr.João Osvaldo, a Profª.Drª. Rosângela Aparecida e o Prof.Dr.Tadeu Tommaselli, também se pronunciaram numa abordagem que chamou a atenção de todos os presentes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tudo que se relaciona à Geografia e o eficiente trabalho ministrado pelos docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, mereceram destaque e referência especiais – afirma o Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para recordar os 40 anos da AGB – Presidente Prudente – foi dada a palavra ao Prof.Dr.Marcos Alegre (Professor Emérito da Unesp). O relato foi completo. Ao seu lado, a Profª.Drª. Nidia Nacib Pontuschka, da USP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos Espaços e Debates, boa participação de docentes convidados, começando pela “Prata da Casa”, aqui muito bem representada pra discutir os temas da maior atualidade no campo da Geografia brasileira.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Representado a Universidade Federal de Pernambuco/UFP, o Prof.Dr.Carlos Alberto Feliciano que discorreu sobre “A Geografia brasileira no âmbito das lutas sociais” em mesa redonda na noite de 14/Outº.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Nécio Turra Neto (FCT/Unesp), abordou o tema”Perspectivas de Ensino da Geografia”. Destaque também para a Profª.Drª.Dirce Maria Antunes Suertegaray, da UFRGS, que ministrou a conferência de encerramento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.José Mariano Caccia Gouveia fez uma abordagem completa da Geografia brasileira em todos os seus aspectos, incluindo a AGB na comemoração dos 40 anos e sua contribuição ao desenvolvimento de Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os momentos finais desse inesquecível evento da Geografia, foi destinado às premiações e homenagens prestadas por Professores e Alunos, aos que mais se destacaram no decorrer do ano. Veja relação acima.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Além da Profª.Drª.Margareth Cristiane Amorim, do Deptº de Geografia e Luciano dos Santos Azevedo, do SAEPE (que foram homenageados), os trabalhos de melhor classificação também anunciados, tiveram premiações.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 22

Mais uma vez, centenas de estudantes de graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – participam ativamente do X Simpósio da Engenharia Ambiental e IX SEAUPP, com uma extensa programação que começou no dia 19 de Outubro, com encerramento previsto para o dia 23. O evento tem a coordenação da Profª.Drª. Encarnita Salas Martin, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente.

A abertura verificou-se no Auditório/Discente V na manhã de 19/Outº com a formação da mesa, sob a presidência do Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias. A seguir, houve um breve intervalo e apresentação do “Projeto Aquarela” por um grupo adolescentes, seguido de palestra proferida pela Engenheira Ambiental, Milena Lozano, que abordou aspectos da “Política Nacional de Resíduos Sólidos”.

No decorrer do 1º dia de realização do Simpósio foram agendadas quatro palestras, tendo como convidados especiais. Além de Milena Lozano, outros convidados: Sonia Gianesella, da USP-Inst.Oceanográfico (Utilização de Microalgas para bioenergia e saneamento – estratégicas de viabilização); Natália Reis Feitosa (Gerenciamento de áreas contaminadas). No período noturno – no Anfiteatro I – o Procurador da República (MPF) Promotor de Justiça Federal do Meio Ambiente, Luís Roberto Gomes, com enfoque na “Exploração de Xisto no Pontal do Paranapanema”.

O tema transformado em polêmica

Inegavelmente, o tema desenvolvido pelo Procurador da República, Promotor de Justiça Federal do Meio Ambiente, Dr.Luís Roberto Gomes (MPF), foi o assunto de maior importância apresentado neste evento. Trata-se da exploração de gás de Xisto (ou gás de folhelo), na Subsecção Judiciária Federal de Presidente Prudente, onde através de leilões foram arrematados 16 blocos localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná, sendo 11 no Paraná e 5 em São Paulo (região de Presidente Prudente).

Foi uma concessão da ANP – Agência Nacional de Petróleo – à Petrobras, que arrematou 100% dos blocos. Nas negociações seguintes – segundo o representante do Ministério Público Federal – 50% desses blocos foram arrematados por outras empresas de empreendimentos e participações.

Considerando ser esta uma técnica altamente questionável, o Ministério Público Federal de Presidente Prudente ingressou com uma Ação Civil Pública pela suspensão dos efeitos decorrentes da l2ª Rodada de Licitações realizada prematuramente pela ANP, por oferecer risco à saúde pública. Ao mesmo tempo, às reservas de água potável e alimentação, face ao perigo de contaminação da água e do solo – advertiu o representante do MPF.

O Dr.Luis Roberto Gomes esclareceu que o CNPE publicou no Diário Oficial da União em 07/08/2013 a Resolução nº 6 de 25/06/2013 autorizando a realização da 12ª Rodada de Licitações de blocos para exploração de petróleo e gás natural. Sem anuência prévia do Órgão Ambiental, que com efeito – diz ele – manifestou-se posteriormente contrário.

Ação civil pública na região de Pres.Prudente

Referindo-se à Ação Civil Pública lembrou o palestrante que para alcançar as camadas de folhelo – com alto teor de matéria orgânica – na bacia do Rio Paraná se exige estudos forçados na proteção dos Aquíferos Guarani e Serra Geral, a maior fonte de água doce e de ótima qualidade da América do Sul. São levantamentos imprescindíveis; e até mesmo o atual cenário internacional é desfavorável à exploração do gás de Xisto. Mas a ANP – frisou – pretende explorá-lo, ignorando o que os outros países, de forma mais cautelosa já fizeram.

No final da palestra, prestigiado por vários docentes e alunos do curso de Engenharia Ambiental da FCT/Unesp, o Dr.Luís Roberto Gomes se colocou à disposição para ser questionado a respeito do tema que abordou: “Exploração de Xisto no Pontal do Paranapanema”. Lembrou que a Ação Civil Pública está em franco andamento e por se tratar de um assunto que vai gerar polêmica, conta com o apoio da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; ABC – Academia Brasileira de Ciências e outras instituições , que enviaram “Carta Aberta” à Presidência da República, solicitando a suspensão das Licitações realizadas pela Agência Nacional de Petróleo – ANP –

O oferecimento desse gás constituiu precipitação por demais temerária, já que essa técnica de exploração é altamente questionada no mundo inteiro. A busca do gás de Xisto exige muita cautela, por se tratar de um risco à segurança hídrica – concluiu o Procurador da República e Promotor de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público Federal/MPF, Dr. Luis Roberto Gomes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O X Simpósio da Engenharia Ambiental juntamente com a IX SEUAPP, tiveram sua abertura presidida pelo Prof.Dr. Marcelo Messias -Diretor da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Após a o ato de abertura, começaram os trabalhos com a participação de alunos e convidados, sob a coordenação da Profª. Drª.Encarnita Salas Martin.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A 1ª palestrante desse evento da Engenharia Ambiental foi Milena Lozano, que falou sobre a “Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Entretenimento também fez parte do esquema. Aqui se encontram na condição de convidados, os integrantes do “Projeto Aquarela”, que deram um belo show.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Inúmeras palestras se desenvolveram no decorrer desses eventos realizados no Anfiteatro I da FCT/Unesp. O convidado foi o Procurador da República (MPF),Dr. Luís Roberto Gomes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema aqui desenvolvido foi “Exploração de Xisto no Pontal do Paranapanema”,que mereceu destaque. Com perguntas e comentários face à uma Ação Civil Pública em defesa da segurança hídrica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Um audiovisual faz parte da Ação Civil Pública do MPF em decorrência dos Leilões de Licitação para exploração do petróleo e gás natural; realizados sem anuência prévia de Órgão Ambiental.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cada um dos 16 blocos arrematados tem uma determinação: Blocos exploratórios na Bacia do Rio Paraná e danos aos ecossistemas regionais, incluindo o Aquífero e os rios do Peixe, Aguapeí, Paranapanema e demais afluentes.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 20

No período de 9 a 12 de Outubro, a cidade de Presidente Prudente realizou um dos mais importantes eventos do ano: o XI Encontro Nacional da ANPEGE (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia), que reuniu milhares de participantes de todo o país e do exterior. Nos momentos finais, no Auditório/Discente V da FCT/UNESP foi eleita a nova Diretoria da Instituição para o biênio 2016/2017, tendo como Presidente Nacional a Profª.Drª.Dirce Maria Antunes Suertegaray, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS.

O XI ENANPEGE ocorreu nas dependências da FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente e na Diretoria de Ensino. A abertura foi realizada no Teatro Paulo Roberto Lisboa (Centro Cultural Matarazzo), com a palestra do Prof. Dr. Marcelo Lopes de Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que falou sobre o tema Consiliência ou bipolarização epistemológica? Sobre o persistente fosso entre as ciências da natureza e as da sociedade – e o papel dos geógrafos.

Nos dias 10 a 12 de outubro, tivemos nove mesas redondas, todas no período da manhã, com convidados de todo o Brasil, da Argentina e do Chile, que trabalharam diferentes temas atuais e importantes para a Geografia e as Ciências Sociais, como: questões ligadas ao ensino, às políticas públicas, à região, ao território, ao Estado-nação, à relação cidade-campo, à relação ambiente e sociedade, às práticas socioespaciais, à pós-graduação no Brasil e na América Latina; e também, à produção do conhecimento geográfico.

No período da tarde ocorreram Grupos de Trabalho (GTs), com uma grande variedade de temas que, como as mesas redondas, abrangeram inúmeras abordagens geográficas. Foram 41, os GTs, coordenados por geógrafos de todo o Brasil. Os grupos de trabalho foram o âmbito em que se apresentaram 973 trabalhos científicos completos de mestres, doutores e pós-graduandos, que foram aprovados pelos coordenadores entre mais de 1.500 resumos analisados. Isso demonstra a abrangência da ANPEGE e o sucesso que foi o evento em Presidente Prudente.

Homenagens especiais

No período da noite tivemos o lançamento de 67 livros e uma festa de confraternização. Prestamos homenagens aos geógrafos que mais formaram Mestres e Doutores. Professores Doutores: Armen Mamigonian – Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de São Paulo – Ana Luiza Coelho Netto e Jorge Xavier da Silva – Universidade Federal do Rio de Janeiro – e Ariovaldo Umbelino de Oliveira e José Bueno Conti – Universidade de São Paulo, além de outros dois como homenageados de destaque (Professores Doutores: Ana Fani Alessandri Carlos e Roberto Lobato Corrêa.

No final do evento houve uma exposição do Presidente da ANPEGE, Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito (da UNESP, Campus de Presidente Prudente) que mostrou como se apresenta a composição e a dinâmica dos 59 programas de Pós-Graduação no Brasil, nível mestrado, e os 29 programas em nível de doutorado. Na assembleia final, foi eleita a nova diretoria, agora composta pelos Profs. Drs. Dirce Maria Antunes Suertegaray (Presidente) e Claudia Pires (Secretária), ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e Charlei Aparecido da Silva (Tesoureiro), da Universidade Federal da Grande Dourados/MS.

A Diretoria Executiva que terminou seu mandato, foi constituída pelos Profs. Drs.: Eliseu Savério Sposito (Presidente) e João Lima Sant’Anna Neto (Secretário), ambos da UNESP, campus de Presidente Prudente; e Charlei Aparecido da Silva (Tesoureiro), da Universidade Federal da Grande Dourados. O conselho fiscal, durante o mandato 2014-2015 foi constituído pelos Profs. Drs.: Everaldo Santos Melazzo (UNESP, Campus de Presidente Prudente), Cornélio Vilarinho Neto (Universidade Federal de Mato Grosso) e Valdir Steinke (Universidade de Brasília).

A realização desse evento foi possível graças à colaboração e entusiasmo de mais de 70 estudantes de Pós-Graduação em Geografia da UNESP, Campus de Presidente Prudente. Todos eles foram incansáveis nas atividades de acolhimento, credenciamento, transporte, monitoramento e assistência a mais de mil participantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Abertura oficial do X ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE, realizou-se na noite de 9 de Outubro no Teatro Paulo R.Lisboa (Centro Cultural Matarazzo).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A saudação aos participantes deste Evento Nacional foi feita em nome da ANPEGE pelo Presidente, Prof.Dr. Eliseu Savério Sposito, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para a 1ª palestra deste evento nacional, foi convidado o Prof.Dr.Marcelo Lopes de Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Após a palestra, com o Teatro superlotado apresentou-se a Banda especialmente convidada, que deu um show de música popular brasileira.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em áreas livres do Campus Universitário foram instaladas as Tendas para o recebimento de inscrições de visitantes, que vieram de toda parte.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos dias seguintes, a programação se desenvolveu no Auditório/Discente V, onde os trabalhos foram concentrados, incluindo mesas redondas, simultâneas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Tesoureiro da ANPEGE, Charlei Aparecido da Silva fez um relato geral da situação financeira da entidade e pediu apoio para as próximas jornadas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– No decorrer do período de realização do XI Encontro Nacional da ANPEGE, foram inúmeros os pronunciamentos dentro da pauta elaborada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tudo transcorreu na mais perfeita normalidade e o saldo foi considerado “positivo”, em todos os aspectos – segundo palavras do Prof.Eliseu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final, eleição da nova Diretoria da ANPEGE. O cargo mais importante: Presidente! Eleita a Profª.Drª.Dirce Maria Antunes Suertergaray, da UFRGS.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Por sua eleição como Presidente Nacional da ANPEGE, a Profª.Drª.Dirce Maria Antunes Suertegaray foi abraçada e bastante cumprimentada. Parabéns!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Durante sua permanência em Presidente Prudente, a Professora Dirce pode sentir de perto o calor humano e a satisfação de todos ao abraçá-la.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 20

Considerando a 2ª quinzena de Setembro e a 1ª quinzena de Outubro, foram defendidas na FCT/Unesp nada menos que catorze dissertações de Mestrado. Oito candidatos previamente inscritos fizeram suas defesas públicas em Setembro, enquanto outros seis defenderam suas dissertações de Mestrado em Outubro de 2015. Nesse total foram incluídas: quatro defesas relativas ao Programa de Pós-Graduação em Geografia e também quatro referentes ao curso de Matemática Aplicada e Computacional. Os demais ficaram para as dissertações de Mestrado em Geografia (2), Educação (2), Matemática (1) e Cartografia (1).

Os locais destinados ao desenvolvimento desses trabalhos foram divididos em locais pré-determinados: Anfiteatro II, Sala de Videoconferência, Anfiteatro VI, Sala de Projeção da Biblioteca, Anfiteatro VII. Em Setembro, apresentaram-se para defender suas dissertações de Mestrado, os seguintes candidatos: Sérgio Augusto Gouveia Jr.(Educação); Eduardo Cardoso de Oliveira (Matemática); Priscila Sales Rodrigues Pessoa (Educação); Joyce Aline Duarte Dobler (Matemática); Bruno Felipe de Jesus Oliveira (Matemática); Elizabeth Soares Pinheiro Lourenção (Educação); Marlene Bortolotti Boraschi (Educação) e Gustavo de Toledo Siqueira (Matemática).

Na 1ª quinzena de Outubro, apresentaram perante às Comissões Examinadoras com Bancas instaladas em locais especialmente designados para essa finalidade, os seguintes candidatos para defender dissertações de Mestrado: Crislaine Menezes da Silva (Matemática Aplicada e Computacional); Elizabeth Alice Clements (Geografia); Simônica da Costa Ferreira (Educação); Larisa Araujo Coutinho (Geografia); Josué Carvalho Viegas (Geografia) e Bruna Tarine Silva (Educação). Os temas defendidos foram os mais variados possíveis.

Atuaram como Orientadores os seguintes Docentes: Drª.Marcia Regina Canhoto de Lima; Dr. Jorge Alberto Achcar; Drª.Fátima Aparecida Dias Gomes Marin; Dr. Aylton Pagamisse; Dr.Fernando Rodrigo Rafaeli; Drª.Renata Portela Rinaldi; Drª.Eunice Menezes de Souza e Drª.Fátima Aparecida Dias Gomes Marin. E mais: Drª.Daniele Barrocá Marra de Lima; Dr. Carlos Alberto Feliciano; Drª.Renata Maria Coimbra.

Temas defendidos

Cada um dos 14 candidatos que se habilitaram a defender dissertações de Mestrado na Faculdade de Ciências e Tecnologia tiveram ampla assistência e apoio dos Orientadores. Ao mesmo tempo fizeram a escolha de temas os mais diversificados para defendê-los publicamente. Jovens alunos e suas relações com a sala de aula (Sérgio Augusto); Regra de sinais de descartes para Polinômios Ortogonais (Gustavo de Toledo Siqueira); “Jovens alunos e suas relações com a sala de aula” (Sérgio Augusto Gouveia Jr). Processos de Escolarização de Adolescentes Autores de Ato Infracional no município de Presidente Prudente (Elizabeth S.Pinheiro); Alfabetização e Letramento:Ampliação dos saberes didáticos por meio da formação continuada Online (Marilene Bortolotti).

Outros temas defendidos durante as sessões de dissertações de Mestrado: “Solução das ambigüidades no posicionamento baseado em redes” (Crislaine M.da Silva);”Brazilian Policies and Strategies for rural territorial development in Mozambique:South-South Corporation and the case of Prosavana and PAA” (Elizabeth A.Clements); Segmentação de texturas em imagens digitais utilizando Wavelets redundantes (Joyce Aline); “Modelos de fração de cura usando modelos de mistura e não mistura na distribuição Weibull modificada, generalizada: “Algumas aplicações com dados simulados e dados reais” (Eduardo C.de Oliveira).

A Organização dos espaços na Educação Infantil: Possibilidades educativas na proposta: “Fazer em cantos (Priscila S.R.Pessoa). Nesse espaço de tempo, tivemos s ainda outros trabalhos desenvolvidos por candidatos do Programa de Pós-Graduação da FCT/Unesp, defendendo publicamente suas dissertações de Mestrado: “Análise de variação WAVELET de series temporais com dados faltantes:Avaliação do índice de cintilação ionosférica S4 em sinais de satélite GPS” (Bruno Felipe J.Oliveira).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As dissertações de Mestrado na FCT/Unesp são defendidas mediante agendamento antecipado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os candidatos inscritos, de acordo com o Programa de Pós-Graduação se apresentam no dia marcado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os locais destinados à defesa pública e dissertação de Mestrado têm sempre a presença de docentes convidados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nas duas últimas quinzenas – Setº e Outº – foram defendidas 14 dissertações de Mestrado sobre temas diversos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Anfiteatros II, III, VI e VII são frequentemente requisitados, assim como a Sala de Videoconferência e outras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Anfiteatros VI e VI permanentemente estão disponibilizados para acolher candidatos e Bancas Examinadoras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Também a Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia é muito requisitada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Sala de Projeção da Biblioteca da FCT/Unesp está disponibilizada constantemente para a Pós-Graduação.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 15

Alunos do 4º e do 5º anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram na última semana o trabalho de campo da disciplina Teoria e Prática em Arquitetura e Urbanismo ministrada pelos Docentes Profa. Dra. Arlete Maria Francisco e Prof. Dr. Márcio José Catelan, da FCT/Unesp.

Esse trabalho de campo foi realizado em Brasília-DF, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o maior exemplo mundial de arquitetura moderna, em que se observa a “síntese total das artes” das vanguardas européias: a comunhão entre arquitetura, escultura, pintura, paisagismo, através do urbanismo.

Além da Brasília monumental, conheceram também a outra Brasília: a dos trabalhadores das cidades satélites e da cidade dos barracos. A contradição de um Brasil que se quer moderno, mas dentro de estruturas arcaicas.

Da “capital da esperança”, assim chamada por André Malraux em 1959, e cantada por Tom Jobim em tempos de Bossa Nova, Brasília se tornou a cidade brasileira com elevados padrões de segregação sócio-espacial. Um “sonho estranho”, nas palavras de Sérgio Ferro.

O Prof. Dr. Everaldo Batista Costa, da Universidade de Brasília, acompanhou o grupo na visita às cidades satélites, e deu uma aula sobre a urbanização de Brasília. Outro momento ímpar foi a visita ao Ministério das Cidades, onde o grupo foi recebido pelo Arquiteto Jorge Munchen Martins.

Clique para ampliar!
Este foi o Grupo de alunos e docentes na visita ao Palácio da Alvorada. Conforme informação da Profª.Drª. Arlete Maria Francisco, da FCT/Unesp, são alunos do 4º e 5º ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo que fizeram parte desta caravana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Vista do Eixo Munumental, a partir da torre de TV.(esquerda) Favela da Estrutural, ao lado do lixão(direita)

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aula do Prof. Dr. Everaldo Costa, da UNB(esquerda) Apresentação do Arq. Jorge Munchen, no MC(direita)

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 15

Nos últimos dias destinados ao acolhimento de inscrições para o Vestibular Unesp/2016, um grupo de alunos de graduação realizou com o apoio da Diretoria da FCT, importante trabalho. Foi com esse propósito que durante os dias 8 e 9 de Outubro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia recebeu milhares de visitantes. Todos eles, alunos do 2º e 3º ano do ensino médio de Escolas públicas e particulares, não só da cidade de Presidente Prudente, mas também de outras localidades vizinhas.

A implantação desse novo projeto teve por principal finalidade, divulgar os cursos e as diversas áreas de estudo de cada curso, que a FCT/Unesp ministra gratuitamente desde sua fundação em 1959 como Faculdade pioneira. Além disso, o Circuito favorece um melhor contato do jovem ou adolescente com as atividades do Câmpus Universitário, os Laboratórios, Salas de Aulas, Biblioteca, Departamento de Educação Física e outras dependências.

Com o acompanhamento dos Monitores, os alunos do ensino médio tiveram livre acesso a todos Departamentos. Por ser um circuito – como o próprio nome indica – eles fizeram o trajeto que os estudantes universitários fazem com regularidade, todos os dias. Como o número de inscritos foi além de 1 mil, o roteiro foi desdobrado em 3 partes no 1º dia (dois grupos pela manhã e um no período noturno), e no dia seguinte, mais oportunidades para dois novos grupos de visitantes.

Ao concluir o ato de recepção no Auditório/Disc.V, todos os grupos saíram para o Câmpus devidamente orientados e acompanhados por Monitores. Um cronograma traçou detalhes dos locais a serem percorridos. 1º Grupo – Gramado/Praça; Central de Laboratórios; Departamento de Física (Material cerâmico), Química e Biologia; Clínica; Biblioteca e Educação Física. 2º Grupo: Anfiteatro I; Discente I; Centro de Ciências; Laboratórios de Solos e de Geologia; CPIDES; Late – Praça (Boulevard) e Discentes IV, V e VI.

Ampla exposição pelo Vice-Diretor

Na Abertura de cada visitação, o Vice-Diretor e seus principais assessores fizeram parte do Comitê de Recepção, no Auditório do Discente V. Todos os visitantes tiveram um comportamento exemplar, ouvindo com toda a atenção o que foi dito pelo Prof. Dr. José Carlos Silva Camargo Filho, no exercício de Diretor da FCT/Unesp, através de ampla exposição, com imagens projetadas no telão através de um Áudio-visual. Com essa interação, eles ficaram sabendo que “a FCT é a unidade da Unesp que reúne o maior número de projetos e bolsas de extensão universitária”.

Professor Zeca – como é carinhosamente conhecido o querido Mestre e Doutor – explicou que a UNESP está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo; possui 34 unidades, 37.388 alunos de graduação e 13.206 de Pós-Graduação. Em Presidente Prudente, ocupa 40 hectares de terras no interior da malha urbana e tem 10 Docentes Titulares; 20 Livre-Pensadores; 175 Doutores e 25 Mestres. O corpo discente é constituído por 3.650 alunos, sendo 3.100 de Graduação e 550 de Pós-Graduação. A Faculdade conta com 1.800 Computadores e a rede sem fio registra 1.600 Notebooks cadastrados.

Em seu contato com alunos da rede pública ou privada, o Prof.Dr. José Carlos falou também sobre os Departamentos existentes no Câmpus da FCT/Unesp. Assim como os cursos mantidos até os dias atuais, em número de 12 – ref. Graduação: Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Educação Física; Engenharia Ambiental; Engenharia Cartográfica; Estatística; Física; Fisioterapia; Geografia (Licenciatura e Bacharelado); Matemática, Pedagogia e Química. O Vice-Diretor citou também os trabalhos desenvolvidos no Centro Morumbi/Unesp – CLAE – com o cursinho Ideal e outras atividades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Circuito FCT/Unesp foi aberto no dia 8/Outº no Auditório do Discente V pelo Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No 1º dia, escolas públicas e particulares de Pres. Prudente e Martinópolis prestigiaram o evento cultural dedicado a alunos do ensino médio.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Universitário Eliel foi o Coordenador deste evento e no seu 1º contato ele explica aos alunos, a importância do ensino público, gratuito e de qualidade da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os participantes do Circuito FCT/Unesp vieram não só para conhecer a Universidade, mas também para se atualizar sobre o Vestibular Unesp/2016

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os estudantes que mais se destacaram durante o ano letivo passaram por uma avaliação e os que mais se destacaram fizeram jus à premiações.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Terminada a exposição no Auditório e no Anfiteatro I, começa o roteiro de visitas, percorrendo o trajeto que corresponde ao Circuito e rotina dos universitários.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Câmpus da FCT/Unesp ocupa uma área física de 40 hectares de terras com predomínio do verde, percorrida agora por alunos do ensino médio.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Além das Salas de aulas, Biblioteca e Laboratórios, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer também, Laboratórios de solos e de geologia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Laboratórios reúnem um sem número de amostras da geologia brasileira; e os estudantes que aqui chegam, recebem dos especialistas, total orientação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Novos aspectos dos Laboratórios de Solos e de Geologia, que funcionam junto ao Centro de Ciências da FCT/ Unesp, sempre à disposição dos pesquisadores.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 12

A Atlética da Universidade Estadual Paulista (Unesp) dominou as modalidades de quadra dos Jogos Universitários de Presidente Prudente (Jupp) do ano 2015. Em face desse resultado altamente significativo, é a Equipe Campeã dos Jogos Universitários de Presidente Prudente. Sete das oito equipes da instituição se classificaram para os Jogos Universitários do Estado de São Paulo (Juesp) ao alcançarem o título, no último Domingo do mês de Setembro no Parque de Uso Múltiplo “Cel.Miguel Brisolla de Oliveira.

Eric Ribeiro Lemes, Graduando do 4º ano do curso de Engenharia Cartográfica da Unesp – atual Diretor de Comunicação e Marketing da Associação Atlética Acadêmica da Unesp de Presidente Prudente – diz em alto e bom som: “A Atlética foi campeã no futsal (masculino e feminino), vôlei (masculino e feminino), basquete (masculino e feminino) e handbol (feminino). A Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista /Unoeste levantou o caneco no handbol masculino, enquanto a União Atleticana da Toledo-Centro Universitário-e a Faculdade de Engenharia da Unoeste passaram em branco”.

Já o Presidente da Associação Atlética UNESP, João Lucas Platinetti Nanzer foi categórico em suas declarações: “Sem prepotência, a gente espera sempre ganhar tudo. No ano passado fomos campeões em seis das oito modalidades de quadra; e agora conseguimos aumentar as conquistas. Isso mostra uma evolução muito grande, até porque o Jupp tem crescido, evoluído e se tornado mais equilibrado a cada ano. No presente momento, a gente espera representar bem Prudente em São Paulo. Temos grandes chances de conseguir medalhas” – finalizou.

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º) ATLÉTICA UNESP
2º) MEDICINA UNOESTE
3º) ENGENHARIA UNOESTE
4º) UNIÃO A. TOLEDO

Além das modalidades classificatórias para o Juesp, com agendamento marcado para os próximos dias 7 e 8 novembro, em São Paulo, a 4ª edição do Jupp contou com disputas no atletismo, natação, vôlei de praia, judô, tênis de mesa e de campo, futebol de campo e xadrez. O jiu-jítsu e o rúgbi de 7 foram disputados como esporte demonstração. Na pontuação geral, a Atlética Unesp ficou em 1º lugar com 255 pontos. A Unoeste alcançou o 2º lugar com a Faculdade de Medicina (200 pontos) e o 3º com a Engenharia (152). A União Atleticana da Toledo fechou as disputas na 4ª colocação, ao somar 117 pontos.

Congresso de Extensão Universitária

Durante a ralização do 8º Congresso de Extensão Universitária, dois trabalhos dedicados ao Esporte, chamaram a atenção público. O 1º deles – Futuros Campeões – Análise dos valores iniciais de aptidão física e composição corporal de adolescentes recém praticantes de futebol. Autores: Gustavo William do Amaral Motta Caiçara, Larissa de Jesus Vanderlei, Pedro Vitor Felisberto da Silva, Vitor Hugo Ferreira Barbosa e Camila Buonani, do Departamento de Educação Física. O 2º trabalho é de autoria do Professor Paulo Roberto Brancatti, do Departamento de Educação da FCT/Unesp e foi desenvolvido por Silmara Cristina Luiz, do Departamento de Educação Física. Por sinal, figurou como um dos premiados no Congresso de Extensão Universitária de 2015. O tema enfocado foi:”Atlletismo para pessoas com deficiência, da iniciação ao alto rendimento e suas principais conquistas”.

Com relação aos adolescentes (recem) praticantes de futebol, conversamos com Gustavo William e Camila Buonani sobre o desempenho desses atletas. Eles disseram que tudo está na dependência dos treinamentos e pode ser melhorado, começando pela fase abdominal. Na avaliação da aptidão física:”Quanto mais jovem começar, melhor. Se trabalhado desde a infância, melhora o desempenho. Os mais jovem atingem o valor adequado em torno de 60% e os mais velhos, na média de 80%; flexibilidade:50% e camihada, 52%. A avaliação seguinte se dará 4 meses depois.

Esse trabalho envolveu 19 adolescentes da comunidade – na faixa etária de 13 a 17 anos – revelados na “Escolinha de Futebol de campo. Trata-se de um projeto novo. Na avaliação de uma nova turma, se concluiu que nem todos têm aptidão física. O monitoramento é indispensável e por isso eles precisam ser monitorados. Desta forma, o que se espera, é sempre uma melhoria na aptidão física de cada adolescente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Medalhas conquistadas pela Atlética Unesp, durante a realização dos últimos Jogos Universitários em Presidente Prudente na sua 4ª Edição Anual. – FOTOS CEDIDAS

Clique para ampliar!
Premiação máxima para a Equipe da Atlética Unesp que neste ano venceu brilhantemente no futsal, volei, basquete (masculino e feminino) e handbol (feminino).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No 8º Congresso de Extensão Universitária da FCT/Unesp, despertaram atenção geral dois trabalhos voltados ao Esporte. Um deles, apresentado por Silmara Cristina Luiz, do Deptº de Educação Física foi 2º Premio na classificação geral.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 08

Sob a coordenação do Prof.Dr. Carlos Marcelo Pastre, prestigiado pelo Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho – Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – realizou-se no Anfiteatro II, o I Fórum do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. Do evento promovido em 23 de Setembro, participaram 56 docentes/ discentes, dos quais 54 desta Unidade. Outros credenciados no Programa foram os docentes: Samuel de Souza Neto e Lilian Gobbi, que vieram como representantes do Programa de Motricidade de Rio Claro/SP.

Formada a mesa para a Abertura dos Trabalhos após a chamada nominal das principais personalidades, pelo Cerimonial conduzido por Walmir César Lanza Caldeira foi prestada significativa homenagem ao Prof.Dr.Ruben Faria Negrão Filho (1º Coordenador do Programa), tendo ao seu lado, o Prof.Dr.José Silva Camargo Filho (Vice-Diretor no exercício da direção da FCT/Unesp); Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre (Coordenador do Evento); Prof.Dr.André Felix Rodacki (Coordenador da Área 21 da CAPES); Prof.Dr. Rinaldo Guirro (Coordenador Adjunto da Área 21 da CAPES) e Profª.Drª. Débora Bevilaqua Grossi (Representante da Fisioterapia no CACS CNPq).

Aula magna, palestras e debates fizeram parte do evento de interesse científico e cultural no decorrer do período, através da participação inicial do Prof.Dr.André Felix Rodacki, como representante da CAPES. Tema da aula magna: “O cenário atual da avaliação da pós-graduação”. A 1ª palestra foi ministrada pelo Prof.Dr.Rinaldo Guirro. Título: “Histórico da evolução dos programas de pós-graduação em Fisioterapia no Brasil”. Já a Profª.Drª. Débora Bevilaqua Grossi, abordou o tema: CNPq: “A visão do Comitê de Área sobre demandas, critérios e perspectivas” . André Felix Rodacki, falou ainda sobre “Parâmetros da avaliação da CAPES para o quatriênio 2012 – 2016”.

O Coordenador do PP-GF, Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre, referindo-se ao desenvolvimento dessa programação disse que “dada a aderência e participação dos atores da pós-graduação e do nível de discussão atingido no evento, deve se considerar como positiva a realização do I Fórum. A proximidade das agências do público alvo é um fator importante para proporcionar estímulo e demanda como conseqüente avanço para o programa. Sem mais, considerados cumpridos os objetivos propostos por esta organização” – concluiu.

Relatório

Tratou-se de um evento interno, marco para o inicio de atividade do Curso de Doutorado do Programa. Foi integralmente financiado pela Pró- Reitoria de Pós-Graduação por este edital e, a partir deste apoio, contamos com o prestígio das representações de área nas dimensões fomento e avaliação. O convite foi estendido à Pró- Reitoria de Pós-Graduação, Direção, Coordenadores de Programa de Pós-Graduação desta instituição e de outras, além dos docentes e discentes do programa. O objetivo foi trazer as agências mais próximas deste público e debater particularidades.

A oportunidade foi impar já que as discussões em reuniões de área merecem um caráter genérico. As informações trazidas pelos convidados reforçaram o que já se conhece e complementaram o entendimento do público sobre os processos de análise e comparação realizados por estas agências. Foi um evento extremamente proveitoso para o programa, justamente pela possibilidade de discussão das particularidades do programa, o que não se faz possível em eventos abertos à área em que se insere. É sugerido que iniciativas como está sejam adotadas por outros programas.

As discussões internas ocorreram nos dias 22 e 24 de setembro e foi oferecido apoio aos docentes externos ao campus, mas pertencentes ao programa, já que parte das discussões foram direcionadas à participação em mais que um programa de pós-graduação. As datas propostas inicialmente foram alteradas por conta na mudança da agenda de alguns convidados e a seu pedido.

Após o ajuste das datas, optou-se por condensar as participações externas em um único dia e aproveitar para realizar debates internos nos dias anterior e posterior à apresentação dos convidados. Deve-se enfatizar que além de aproveitar o evento para oferecer aula inaugural, o Conselho do Programa ofereceu uma homenagem ao Professor Doutor Rúben Faria Negrão Filho, o primeiro coordenador deste Programa de Pós Graduação. A programação junto aos convidados ocorreu no dia 23 de Setembro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O I Fórum do Programa de pós-graduação em Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/ Presidente Prudente, realizou-se entre 22 e 24/Setº, no Anfiteatro II.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Cerimonial conduzido por Walmir César Lanza Caldeira abriu o evento anunciando a formação da mesa, com a presença de ilustres e destacadas personalidades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na mesa dos trabalhos, o Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho; o Coordenador do evento, Prof.Dr. Carlos Marcelo Pastre e docentes convidados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre faz seu pronunciamento ressaltando a importância desse evento, como marco inicial de uma nova jornada empreendida pela FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, foram abordados importantes temas e o enfoque principal foi representado por parâmetros de avaliação da CAPES, pós-graduação em Fisioterapia, evolução, critérios e perspectivas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todo o espaço físico existente no Anfiteatro II – onde se realizou o I Fórum do Programa Pós-Graduação em Fisioterapia da FCT/Unesp – esteve totalmente ocupado por alunos, professores e interessados.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP