out 20

No período de 9 a 12 de Outubro, a cidade de Presidente Prudente realizou um dos mais importantes eventos do ano: o XI Encontro Nacional da ANPEGE (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia), que reuniu milhares de participantes de todo o país e do exterior. Nos momentos finais, no Auditório/Discente V da FCT/UNESP foi eleita a nova Diretoria da Instituição para o biênio 2016/2017, tendo como Presidente Nacional a Profª.Drª.Dirce Maria Antunes Suertegaray, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS.

O XI ENANPEGE ocorreu nas dependências da FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente e na Diretoria de Ensino. A abertura foi realizada no Teatro Paulo Roberto Lisboa (Centro Cultural Matarazzo), com a palestra do Prof. Dr. Marcelo Lopes de Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que falou sobre o tema Consiliência ou bipolarização epistemológica? Sobre o persistente fosso entre as ciências da natureza e as da sociedade – e o papel dos geógrafos.

Nos dias 10 a 12 de outubro, tivemos nove mesas redondas, todas no período da manhã, com convidados de todo o Brasil, da Argentina e do Chile, que trabalharam diferentes temas atuais e importantes para a Geografia e as Ciências Sociais, como: questões ligadas ao ensino, às políticas públicas, à região, ao território, ao Estado-nação, à relação cidade-campo, à relação ambiente e sociedade, às práticas socioespaciais, à pós-graduação no Brasil e na América Latina; e também, à produção do conhecimento geográfico.

No período da tarde ocorreram Grupos de Trabalho (GTs), com uma grande variedade de temas que, como as mesas redondas, abrangeram inúmeras abordagens geográficas. Foram 41, os GTs, coordenados por geógrafos de todo o Brasil. Os grupos de trabalho foram o âmbito em que se apresentaram 973 trabalhos científicos completos de mestres, doutores e pós-graduandos, que foram aprovados pelos coordenadores entre mais de 1.500 resumos analisados. Isso demonstra a abrangência da ANPEGE e o sucesso que foi o evento em Presidente Prudente.

Homenagens especiais

No período da noite tivemos o lançamento de 67 livros e uma festa de confraternização. Prestamos homenagens aos geógrafos que mais formaram Mestres e Doutores. Professores Doutores: Armen Mamigonian – Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de São Paulo – Ana Luiza Coelho Netto e Jorge Xavier da Silva – Universidade Federal do Rio de Janeiro – e Ariovaldo Umbelino de Oliveira e José Bueno Conti – Universidade de São Paulo, além de outros dois como homenageados de destaque (Professores Doutores: Ana Fani Alessandri Carlos e Roberto Lobato Corrêa.

No final do evento houve uma exposição do Presidente da ANPEGE, Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito (da UNESP, Campus de Presidente Prudente) que mostrou como se apresenta a composição e a dinâmica dos 59 programas de Pós-Graduação no Brasil, nível mestrado, e os 29 programas em nível de doutorado. Na assembleia final, foi eleita a nova diretoria, agora composta pelos Profs. Drs. Dirce Maria Antunes Suertegaray (Presidente) e Claudia Pires (Secretária), ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e Charlei Aparecido da Silva (Tesoureiro), da Universidade Federal da Grande Dourados/MS.

A Diretoria Executiva que terminou seu mandato, foi constituída pelos Profs. Drs.: Eliseu Savério Sposito (Presidente) e João Lima Sant’Anna Neto (Secretário), ambos da UNESP, campus de Presidente Prudente; e Charlei Aparecido da Silva (Tesoureiro), da Universidade Federal da Grande Dourados. O conselho fiscal, durante o mandato 2014-2015 foi constituído pelos Profs. Drs.: Everaldo Santos Melazzo (UNESP, Campus de Presidente Prudente), Cornélio Vilarinho Neto (Universidade Federal de Mato Grosso) e Valdir Steinke (Universidade de Brasília).

A realização desse evento foi possível graças à colaboração e entusiasmo de mais de 70 estudantes de Pós-Graduação em Geografia da UNESP, Campus de Presidente Prudente. Todos eles foram incansáveis nas atividades de acolhimento, credenciamento, transporte, monitoramento e assistência a mais de mil participantes.

A Abertura oficial do X ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE, realizou-se na noite de 9 de Outubro no Teatro Paulo R.Lisboa (Centro Cultural Matarazzo).

A saudação aos participantes deste Evento Nacional foi feita em nome da ANPEGE pelo Presidente, Prof.Dr. Eliseu Savério Sposito, da FCT/UNESP.

Para a 1ª palestra deste evento nacional, foi convidado o Prof.Dr.Marcelo Lopes de Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.

Após a palestra, com o Teatro superlotado apresentou-se a Banda especialmente convidada, que deu um show de música popular brasileira.

Em áreas livres do Campus Universitário foram instaladas as Tendas para o recebimento de inscrições de visitantes, que vieram de toda parte.

Nos dias seguintes, a programação se desenvolveu no Auditório/Discente V, onde os trabalhos foram concentrados, incluindo mesas redondas, simultâneas.

O Tesoureiro da ANPEGE, Charlei Aparecido da Silva fez um relato geral da situação financeira da entidade e pediu apoio para as próximas jornadas.

– No decorrer do período de realização do XI Encontro Nacional da ANPEGE, foram inúmeros os pronunciamentos dentro da pauta elaborada.

Tudo transcorreu na mais perfeita normalidade e o saldo foi considerado “positivo”, em todos os aspectos – segundo palavras do Prof.Eliseu.

Na etapa final, eleição da nova Diretoria da ANPEGE. O cargo mais importante: Presidente! Eleita a Profª.Drª.Dirce Maria Antunes Suertergaray, da UFRGS.

Por sua eleição como Presidente Nacional da ANPEGE, a Profª.Drª.Dirce Maria Antunes Suertegaray foi abraçada e bastante cumprimentada. Parabéns!

Durante sua permanência em Presidente Prudente, a Professora Dirce pode sentir de perto o calor humano e a satisfação de todos ao abraçá-la.