out 20

Considerando a 2ª quinzena de Setembro e a 1ª quinzena de Outubro, foram defendidas na FCT/Unesp nada menos que catorze dissertações de Mestrado. Oito candidatos previamente inscritos fizeram suas defesas públicas em Setembro, enquanto outros seis defenderam suas dissertações de Mestrado em Outubro de 2015. Nesse total foram incluídas: quatro defesas relativas ao Programa de Pós-Graduação em Geografia e também quatro referentes ao curso de Matemática Aplicada e Computacional. Os demais ficaram para as dissertações de Mestrado em Geografia (2), Educação (2), Matemática (1) e Cartografia (1).

Os locais destinados ao desenvolvimento desses trabalhos foram divididos em locais pré-determinados: Anfiteatro II, Sala de Videoconferência, Anfiteatro VI, Sala de Projeção da Biblioteca, Anfiteatro VII. Em Setembro, apresentaram-se para defender suas dissertações de Mestrado, os seguintes candidatos: Sérgio Augusto Gouveia Jr.(Educação); Eduardo Cardoso de Oliveira (Matemática); Priscila Sales Rodrigues Pessoa (Educação); Joyce Aline Duarte Dobler (Matemática); Bruno Felipe de Jesus Oliveira (Matemática); Elizabeth Soares Pinheiro Lourenção (Educação); Marlene Bortolotti Boraschi (Educação) e Gustavo de Toledo Siqueira (Matemática).

Na 1ª quinzena de Outubro, apresentaram perante às Comissões Examinadoras com Bancas instaladas em locais especialmente designados para essa finalidade, os seguintes candidatos para defender dissertações de Mestrado: Crislaine Menezes da Silva (Matemática Aplicada e Computacional); Elizabeth Alice Clements (Geografia); Simônica da Costa Ferreira (Educação); Larisa Araujo Coutinho (Geografia); Josué Carvalho Viegas (Geografia) e Bruna Tarine Silva (Educação). Os temas defendidos foram os mais variados possíveis.

Atuaram como Orientadores os seguintes Docentes: Drª.Marcia Regina Canhoto de Lima; Dr. Jorge Alberto Achcar; Drª.Fátima Aparecida Dias Gomes Marin; Dr. Aylton Pagamisse; Dr.Fernando Rodrigo Rafaeli; Drª.Renata Portela Rinaldi; Drª.Eunice Menezes de Souza e Drª.Fátima Aparecida Dias Gomes Marin. E mais: Drª.Daniele Barrocá Marra de Lima; Dr. Carlos Alberto Feliciano; Drª.Renata Maria Coimbra.

Temas defendidos

Cada um dos 14 candidatos que se habilitaram a defender dissertações de Mestrado na Faculdade de Ciências e Tecnologia tiveram ampla assistência e apoio dos Orientadores. Ao mesmo tempo fizeram a escolha de temas os mais diversificados para defendê-los publicamente. Jovens alunos e suas relações com a sala de aula (Sérgio Augusto); Regra de sinais de descartes para Polinômios Ortogonais (Gustavo de Toledo Siqueira); “Jovens alunos e suas relações com a sala de aula” (Sérgio Augusto Gouveia Jr). Processos de Escolarização de Adolescentes Autores de Ato Infracional no município de Presidente Prudente (Elizabeth S.Pinheiro); Alfabetização e Letramento:Ampliação dos saberes didáticos por meio da formação continuada Online (Marilene Bortolotti).

Outros temas defendidos durante as sessões de dissertações de Mestrado: “Solução das ambigüidades no posicionamento baseado em redes” (Crislaine M.da Silva);”Brazilian Policies and Strategies for rural territorial development in Mozambique:South-South Corporation and the case of Prosavana and PAA” (Elizabeth A.Clements); Segmentação de texturas em imagens digitais utilizando Wavelets redundantes (Joyce Aline); “Modelos de fração de cura usando modelos de mistura e não mistura na distribuição Weibull modificada, generalizada: “Algumas aplicações com dados simulados e dados reais” (Eduardo C.de Oliveira).

A Organização dos espaços na Educação Infantil: Possibilidades educativas na proposta: “Fazer em cantos (Priscila S.R.Pessoa). Nesse espaço de tempo, tivemos s ainda outros trabalhos desenvolvidos por candidatos do Programa de Pós-Graduação da FCT/Unesp, defendendo publicamente suas dissertações de Mestrado: “Análise de variação WAVELET de series temporais com dados faltantes:Avaliação do índice de cintilação ionosférica S4 em sinais de satélite GPS” (Bruno Felipe J.Oliveira).

As dissertações de Mestrado na FCT/Unesp são defendidas mediante agendamento antecipado.

Os candidatos inscritos, de acordo com o Programa de Pós-Graduação se apresentam no dia marcado.

Os locais destinados à defesa pública e dissertação de Mestrado têm sempre a presença de docentes convidados.

Nas duas últimas quinzenas – Setº e Outº – foram defendidas 14 dissertações de Mestrado sobre temas diversos.

Anfiteatros II, III, VI e VII são frequentemente requisitados, assim como a Sala de Videoconferência e outras.

Os Anfiteatros VI e VI permanentemente estão disponibilizados para acolher candidatos e Bancas Examinadoras.

Também a Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia é muito requisitada.

A Sala de Projeção da Biblioteca da FCT/Unesp está disponibilizada constantemente para a Pós-Graduação.