out 08

Sob a coordenação do Prof.Dr. Carlos Marcelo Pastre, prestigiado pelo Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho – Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – realizou-se no Anfiteatro II, o I Fórum do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. Do evento promovido em 23 de Setembro, participaram 56 docentes/ discentes, dos quais 54 desta Unidade. Outros credenciados no Programa foram os docentes: Samuel de Souza Neto e Lilian Gobbi, que vieram como representantes do Programa de Motricidade de Rio Claro/SP.

Formada a mesa para a Abertura dos Trabalhos após a chamada nominal das principais personalidades, pelo Cerimonial conduzido por Walmir César Lanza Caldeira foi prestada significativa homenagem ao Prof.Dr.Ruben Faria Negrão Filho (1º Coordenador do Programa), tendo ao seu lado, o Prof.Dr.José Silva Camargo Filho (Vice-Diretor no exercício da direção da FCT/Unesp); Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre (Coordenador do Evento); Prof.Dr.André Felix Rodacki (Coordenador da Área 21 da CAPES); Prof.Dr. Rinaldo Guirro (Coordenador Adjunto da Área 21 da CAPES) e Profª.Drª. Débora Bevilaqua Grossi (Representante da Fisioterapia no CACS CNPq).

Aula magna, palestras e debates fizeram parte do evento de interesse científico e cultural no decorrer do período, através da participação inicial do Prof.Dr.André Felix Rodacki, como representante da CAPES. Tema da aula magna: “O cenário atual da avaliação da pós-graduação”. A 1ª palestra foi ministrada pelo Prof.Dr.Rinaldo Guirro. Título: “Histórico da evolução dos programas de pós-graduação em Fisioterapia no Brasil”. Já a Profª.Drª. Débora Bevilaqua Grossi, abordou o tema: CNPq: “A visão do Comitê de Área sobre demandas, critérios e perspectivas” . André Felix Rodacki, falou ainda sobre “Parâmetros da avaliação da CAPES para o quatriênio 2012 – 2016”.

O Coordenador do PP-GF, Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre, referindo-se ao desenvolvimento dessa programação disse que “dada a aderência e participação dos atores da pós-graduação e do nível de discussão atingido no evento, deve se considerar como positiva a realização do I Fórum. A proximidade das agências do público alvo é um fator importante para proporcionar estímulo e demanda como conseqüente avanço para o programa. Sem mais, considerados cumpridos os objetivos propostos por esta organização” – concluiu.

Relatório

Tratou-se de um evento interno, marco para o inicio de atividade do Curso de Doutorado do Programa. Foi integralmente financiado pela Pró- Reitoria de Pós-Graduação por este edital e, a partir deste apoio, contamos com o prestígio das representações de área nas dimensões fomento e avaliação. O convite foi estendido à Pró- Reitoria de Pós-Graduação, Direção, Coordenadores de Programa de Pós-Graduação desta instituição e de outras, além dos docentes e discentes do programa. O objetivo foi trazer as agências mais próximas deste público e debater particularidades.

A oportunidade foi impar já que as discussões em reuniões de área merecem um caráter genérico. As informações trazidas pelos convidados reforçaram o que já se conhece e complementaram o entendimento do público sobre os processos de análise e comparação realizados por estas agências. Foi um evento extremamente proveitoso para o programa, justamente pela possibilidade de discussão das particularidades do programa, o que não se faz possível em eventos abertos à área em que se insere. É sugerido que iniciativas como está sejam adotadas por outros programas.

As discussões internas ocorreram nos dias 22 e 24 de setembro e foi oferecido apoio aos docentes externos ao campus, mas pertencentes ao programa, já que parte das discussões foram direcionadas à participação em mais que um programa de pós-graduação. As datas propostas inicialmente foram alteradas por conta na mudança da agenda de alguns convidados e a seu pedido.

Após o ajuste das datas, optou-se por condensar as participações externas em um único dia e aproveitar para realizar debates internos nos dias anterior e posterior à apresentação dos convidados. Deve-se enfatizar que além de aproveitar o evento para oferecer aula inaugural, o Conselho do Programa ofereceu uma homenagem ao Professor Doutor Rúben Faria Negrão Filho, o primeiro coordenador deste Programa de Pós Graduação. A programação junto aos convidados ocorreu no dia 23 de Setembro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O I Fórum do Programa de pós-graduação em Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/ Presidente Prudente, realizou-se entre 22 e 24/Setº, no Anfiteatro II.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Cerimonial conduzido por Walmir César Lanza Caldeira abriu o evento anunciando a formação da mesa, com a presença de ilustres e destacadas personalidades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na mesa dos trabalhos, o Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho; o Coordenador do evento, Prof.Dr. Carlos Marcelo Pastre e docentes convidados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre faz seu pronunciamento ressaltando a importância desse evento, como marco inicial de uma nova jornada empreendida pela FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, foram abordados importantes temas e o enfoque principal foi representado por parâmetros de avaliação da CAPES, pós-graduação em Fisioterapia, evolução, critérios e perspectivas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todo o espaço físico existente no Anfiteatro II – onde se realizou o I Fórum do Programa Pós-Graduação em Fisioterapia da FCT/Unesp – esteve totalmente ocupado por alunos, professores e interessados.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.