jun 29

Nos dias 19 e 20 de Junho foi reeditado e desenvolvido em Presidente Prudente o Projeto “Venha conhecer a Unesp”. Apesar das chuvas, houve participação de dezenas de Escolas Públicas e o Cursinho Ideal que funciona no Campus da FCT/UNESP. A Coordenação do Projeto esteve a cargo do Vice-Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias que se fez presente a todos os atos, ao mesmo tempo que falou diretamente aos alunos sobre a importância dos cursos (12 no total), mantidos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente.

O Prof.Dr.Carlos Alberto Penatti esclareceu dúvidas a respeito dos Vestibulares Vunesp; e enalteceu as vantagens desse tão esperado Vestibular de todos os anos, numa abertura especial a todos os estudantes que têm sempre a melhor alternativa para receber ensino gratuito da melhor qualidade. A única taxa existente – diz ele – é a da Inscrição em todas as unidades da Unesp – através da Internet – e assim mesmo, com taxas especiais para estudantes da Rede Pública Estadual.

O Projeto “Venha conhecer a Unesp” foi aberto na manhã do dia 19 de Junho, com a presença de representações de duas Escolas Públicas: Prof.Hugo Mielle e Profª. Marieta Ferraz Assunção. No dia 20 no período da manhã, 5 Escolas: Profª.Clotilde Veiga de Barros, Florivaldo Leal, Marrey Junior, Prof.Miguel Omar Barreto e Francisco Pessoa. À noite, vieram alunos das Escolas: Prof.Arlindo Fantini, Anna Antonio, Prof.Celestino de Campos Toledo Teixeira,Vereador Pedro Tófano, Francisco Pessoa e outra turma da EE Prof.Miguel Omar Barreto e do Cursinho Ideal/Unesp.

A programação geral consistiu na apresentação da Unesp como Universidade de ensino, pesquisa e extensão universitária, seus Campus no Estado de São Paulo e os cursos oferecidos. A seguir um vídeo institucional da FCT/UNESP enaltecendo sua origem há 53 anos, cursos implantados (pós-graduação, projetos de pesquisa, extensão universitária e laboratórios), entrevistas, relatos históricos e testemunhais. Também fizeram parte desse contexto, os pronunciamentos do Prof.Dr.Marcelo Messias e do Prof.Dr.Carlos Alberto Penati.

Nos dois dias de evento houve também uma Exposição de Painéis sobre Projetos de Pesquisa desenvolvidos na Faculdade de Ciências e Tecnologia da FCT/UNESP e distribuição do “Guia das Profissões”, com informações sobre as carreiras e cursos de graduação da Unesp. Alguns ”Folders” contendo informações acerca dos cursos mantidos em Presidente Prudente foram expostos, com explicações dadas aos eventuais interessados por estudantes e professores de cursos de graduação.

Para fechar o evento com chave de ouro, duas excelentes apresentações, coordenadas pelos Profs.Doutores Marcos Fernando de Souza Teixeira e Patrícia Monteiro Seraphim: na primeira, os alunos da Licenciatura em Química, Danielle das Chagas, Camilo Fernando Pereira, Juliane Bacarin, André Orion e Flávia Fernandes Santos apresentaram o Show “Quimiatividade”; na segunda, os alunos da Fisioterapia, Tamara Gouveia e Laís Ross, foram intérpretes de um Jornal da TV como sátira, para falar sobre diabetes 1 e 2 com a denominação crítica de “Jornal Dia-Betis”.
Informações úteis – De um total de 640 vagas nos cursos mantidos no Campus de Presidente Prudente pelo menos 400 são ocupadas por estudantes provenientes da Rede Pública disse o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol (Diretor da FCT/UNESP), num vídeo institucional exibido durante a realização do Projeto “Venha conhecer a Unesp”. Ele se dirigiu especialmente à platéia presente no Auditório/Discente V com um testemunho pessoal de ter sido formado nessa Instituição que se empenha em receber a todos. E diz: “Nossos cursos atendem aos alunos que procedem da Escola Pública e que são pessoas que quando se empenham, serão excelentes profissionais. Digo a vocês: prestem o Vestibular da Unesp e estarão ingressando numa Instituição séria, de ensino gratuito e excelente qualidade”.

Criada em 1957 pelo então Governador Jânio Quadros, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente (posteriormente Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais), foi instalada no dia 03 de Maio de 1959. Atualmente a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp conta com 2.965 alunos de graduação e outros 526 de pós-graduação (Mestrado, Doutorado e Especiais). Cursos mantidos – Graduação: 12 (Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Educação Física; Engenharia Ambiental; Engenharia Cartográfica; Estatística; Física; Fisioterapia; Geografia; Matemática; Pedagogia e Química).

Programa de Pós-graduação – Os cursos de Pós-graduação da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – são os seguintes – a nível de Mestrado/Doutorado: Ciências Cartográficas; Educação e Geografia Acadêmico; Mestrado Profissional: Geografia Profissional; Fisioterapia e Matemática Aplicada e Computacional – a nível de Mestrado. Programa de Pós-graduação Interunidades: Ciências e Tecnologia de Materiais – POSMAT – Mestrado e Doutorado; Ciências da Computação –Mestrado/Rogério Eduardo Garcia – DMEC; Programa: Biometria/DMEC – Docente credenciado em Programas de Pós-graduação de outras unidades da UNESP: Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Marcelo Messias (Vice-Diretor da FCT/UNESP) fez a Abertura da programação de 2012 no Auditório/Discente V, com a presença de estudantes do 3º ano da Rede Pública Estadual de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Carlos Alberto Penatti ressaltou a importância do Vestibular para ingresso na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” que mantém nesta cidade a maior Faculdade do Interior do Estado, com 12 cursos de graduação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Patrícia Monteiro Seraphim conduziu um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Química da FCT e promoveu o “Show de Quimiatividade”, com demonstrações e vários experimentos envolvendo os visitantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tanto o “Show de Química” com a apresentação do Teatrinho e a sátira caracterizando um Jornal da TV (Jornal Dia-Betis) despertaram a atenção de todos. Foi uma iniciativa de duas alunas do curso de Fisioterapia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Personagens da Fisioterapia que se envolveram no Projeto de Extensão Universitária “Diabetes: você sabe o que é isso?” c/ Tamara Gouveia e Laís Rossi. E por fim, o Prof.Dr.Marcelo Messias mostrando o “Guia das Profissões”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 29

Para marcar o encerramento do semestre, cerca de 80 alunas (os) do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – desenvolveram atividades em inúmeras Creches da região. Foi para cumprir projeto pioneiro de acompanhamento pedagógico, sob a coordenação da Profª.Geisa Orlandini Garrido. Os resultados foram excelentes e servirão de subsídios para investimentos futuros visando aperfeiçoar ainda mais o atual sistema de atendimento às crianças de 0 a 3 anos de idade.

Para realizar esse trabalho, as equipes se deslocaram para diversas localidades da região – preferencialmente vizinhas a Prudente – e por isso, o projeto chegou às cidades de Santo Anastácio, Álvares Machado, Regente Feijó, Martinópolis, Pirapozinho, Tarabai e Alfredo Marcondes. Todos os dirigentes de Creches, Secretarias Municipais, professores, gestores e estagiárias do curso de Pedagogia se empenharam ao máximo em cumprir sua meta previamente estabelecida. Em maior número no entorno de Presidente Prudente.

Na etapa final do Projeto referente à disciplina de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino da Educação Infantil foram elaborados diversos painéis – com banners expostos no Boulevard do Discente V da FCT/UNESP – sintetizando o trabalho desenvolvido por abnegados voluntários. Cada Grupo mostrou o que foi pesquisado e avaliado, com temas os mais diferentes. A Profª Geisa explica que observação gera tema; e tema gera projeto, que devidamente analisado acaba oferecendo resultados surpreendentes. O foco é sempre a criança, começando pelas suas dificuldades na expressão verbal e corporal.

Outros integrantes do Projeto explicaram que durante a realização de seus trabalhos, tiveram apoio e compreensão das educadoras e de todos os funcionários da Instituição. A intervenção foi importante para percebermos que o trabalho com bebês, não só deve privilegiar os cuidados, mas também o planejamento de um ambiente aconchegante e desafiador, condições e atividades favoráveis ao desenvolvimento integral das crianças.

Na conclusão do Projeto (que teve duas exposições no Boulevard do Discente V no dia 26 de Junho), a Coordenadora Geisa Orlandini Garrido afirma: A intervenção contribuiu para o desenvolvimento das múltiplas linguagens das crianças, pois trabalhamos com jogos e brincadeiras; que permitiram o desenvolvimento da inteligência espacial, naturalistica, interpessoal – e lógico – matemática!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Este grupo de estudantes universitários da FCT/UNESP (3º ano de Pedagogia) foi responsável pela realização de importante trabalho junto às Creches da região, sob a forma de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino de Educação Infantil.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Geisa Orlandini Garrido coordenou os trabalhos desenvolvidos por estudantes de Pedagogia em inúmeras Creches da região de Presidente Prudente. Para isso, contou com o apoio de alunos, educadoras, servidores e gestores de várias áreas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Um dos banners do Projeto de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino de Ed.Infantil de 0 a 3 anos, mostrados durante a exposição realizada no Boulevard do Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outros banners elaborados especialmente para dar conhecimento público do que uma Universidade é capaz de fazer de útil e prático, em beneficio de toda uma comunidade regional do extremo oeste paulista. Afinal, são 53 anos de bons serviços!

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 24

A Amazônia Setentrional Amapaense: do “Mundo” das águas às florestas protegidas – foi o tema de uma tese de Doutorado do Programa de Geografia, defendida na FCT/UNESP pelo candidato Emmanuel Raimundo Costa Santos. Ele se apresentou à Comissão Examinadora na noite de 21 de Junho (às 19h30), tendo como Orientadora a Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente.

A tese estava programada para defesa no Anfiteatro II, às 14hs, sendo entretanto transferida para a Sala de Reuniões do Grupo de Pesquisas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, tendo-se em vista problemas de mau tempo que acarretaram bloqueio do tráfego aéreo, impedindo a locomoção do aluno e alguns membros da Banca Examinadora.

Além da Orientadora já citada, fizeram parte dessa Comissão os seguintes membros: Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito; Prof.Dr. Saint Clair Cordeiro da Trindade Junior; do Deptº. de Geografia da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – Profª.Drª. Maria Mônica Arroyo, do Deptº.de Geografia da Universidade de São Paulo/USP e Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente.

Depois de uma ampla exposição, Emmanuel Raimundo Costa Santos fez uma avaliação geral do trabalho de pesquisa que desenvolveu ao longo de sua atividade acadêmica na Amazônia Setentrional. Dentre outras coisas citou: “O objetivo dessa tese é de interpretar uma dessas “Amazônias”, que aconteceu através de uma abordagem regional, material, funcional, simbólica e de totalidade histórica; culminando na regionalização e subregionalização da Amazônia Setentrional Amapaense (ASA)”.

O Doutorando lembra que a partir de 1960, a dinâmica socioeconômica na Amazônia brasileira se intensificou e as diferenciações internas de seu espaço geográfico se tornaram mais visíveis. E acrescenta no relatório: Três questionamentos orientaram o desenvolvimento dissertativo dessa pesquisa: compreender como se deu o processo de formação socioespacial dessa sub-região amazônica, com base em seus sistemas de ações e objetos produzidos historicamente e analisar sua configuração espacial através das articulações de suas redes geográficas.

Destaque especial para os eixos fluviais e rodoviários; e por último: com base em dados anteriores. Foram estabelecidos recortes sub-regionais da ASA, caracterizando algumas das particularidades dessas subunidades regionais e de articulações nesse espaço intra-regional amazônico”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Banca Examinadora reunida na Sala do Grupo de Pesquisas da FCT/UNESP, para ouvir a defesa pública de tese de Doutorado/Geografia por Emmanuel Raimundo Costa Santos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Sala de Reuniões do Grupo de Pesquisas recebeu inúmeros visitantes, interessados em acompanhar a defesa de tese de Doutorado, do Programa de Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato ao título de Doutor na área de Geografia – desenvolveu seus trabalhos sob o tema: Amazônia Setentrional Amapaense: Do “Mundo” das águas às florestas protegidas.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 21

Uma nova dissertação de Mestrado – através do Programa de Pós-graduação em Educação – foi desenvolvida na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – no dia 18 de Junho pela candidata Juliane do Nascimento. A dissertação realizou-se a partir das 14h00 no Anfiteatro VI (Fundacte), onde a aluna fez sua defesa pública tendo como Orientadora a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

O tema apresentado na dissertação foi: “A implementação do Projeto Intensivo de Ciclo (PIC) em Pompéia/SP: Reconstruindo o processo formativo dos professores que ensinam Matemática”, atuando como membros da Comissão Examinadora a Profª.Drª.Leny Rodrigues M.Teixeira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp-Presidente Prudente- e a Profª.Drª.Carmem Lúcia B.Passos, do Deptº de Metodologia da Universidade Federal de São Carlos/SP.

Dentre outras coisas, Juliane insere-se na linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” com o objetivo de investigar a implementação do Projeto Intensivo de Ciclo (PIC) no município de Pompeia, na Alta Paulista, tendo em vista o Processo Formativo em Matemática, as necessidades e as dificuldades encontradas pelos professores participantes do Projeto. E ainda: analisar ou investigar a formação proposta pela Secretaria da Educação do Estado.

No seu relato, a Mestranda conclui que o processo formativo correspondeu às expectativas, tornando-se possível verificar reflexos dessa formação na prática. Entretando – diz Juliane do Nascimento – a formação proposta também evidenciou questões que requerem novas investigações. A realização desse trabalho, entretanto, possibilitou mostrar que é possível ressignificar um projeto que apresenta proposta de trabalho definida e materiais didáticos comuns a todos os alunos, ao contexto de trabalho dos professores e às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Por fim, o trabalho permitiu verificar que é possível desenvolver uma formação na escola, capaz de articular teoria e prática; e promover a reflexão sobre a prática, tendo a Matemática como objeto de estudo e investigação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – realizou mais trabalho com a candidata Juliane do Nascimento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Educação, Juliane enfrentou a Comissão Examinadora, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 18

No dia 15/06/2012 um tema instigante foi apresentado no Anfiteatro II da Unesp – Campus de Presidente Prudente. Trata-se de “Geotecnologias e Cartografia Tátil”, assunto abordado pela Profa. Dra. Arlete Correia Meneguette, que é Presidente da Comissão de Acessibilidade e Acompanhamento de Obras da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT).

A docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia é membro do Grupo de Pesquisa “Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia (GEOCART)” e é uma das pioneiras no Brasil, pois vem desenvolvendo pesquisa em Cartografia Tátil desde o ano de 1993.

A palestrante apresentou os resultados da sua pesquisa sobre “Comunicação e Visualização Cartográfica”, tendo mostrado produtos cartográficos elaborados por sua equipe em meio digital empregando o software de Geoprocessamento SPRING, as plataformas de mapeamento colaborativo online Google Map Maker e Google Maps, além de maquetes eletrônicas elaboradas no Google SketchUp e panoramas imersivos 360 graus produzidos no Microsoft ICE.

Simultaneamente à projeção na tela dos modelos virtuais, foram apresentados modelos 3D e modelos táteis elaborados pelo designer Matheus Meneguette. Quem manuseou os modelos 3D e táteis foi um convidado muito especial: Thiago Tobias, que é cego e acompanhou a palestra utilizando a audição e o tato.

“Nossa principal preocupação é desenvolver produtos cartográficos universais, que possam ser utilizados tanto por pessoas com visão normal, quanto por pessoas com deficiência visual. Além disso, buscamos adotar propostas inclusivas que favoreçam o empoderamento dos cidadãos, para que possam se apropriar dos recursos das geotecnologias de forma autônoma, consciente e crítica”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª. Arlete A.C.Meneguette (do Deptº de Cartografia) ministrou palestra no Anfiteatro II sobre Geotecnologias e Cartografia Tátil, um tema classificado como “instigante”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O assunto chamou a atenção de grande número de participantes que compareceram ao Anfiteatro na tarde de 6a.feira, dia 15 de Junho na Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 16

Desde 27 de Maio de 1987 funciona junto à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o Centro de Convivência Infantil – CCI – também conhecido por ”Chalezinho da Alegria”, que tem como Supervisora, a Sra. Marisa Oliveira Vicente dos Santos. A principal finalidade do CCI é atender crianças (filhos de servidores técnico-administrativos e docentes),como também filhos de alunos que estejam no exercício de suas funções na Universidade, na faixa etária de 3 meses a 5 anos e 11 meses. A função específica do “Chalezinho da Alegria” é cuidar e educar para assegurar a formação indispensável ao exercício da cidadania em seu pleno desenvolvimento.

Uma mesa redonda prestigiada com a presença do Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol (Diretor da FCT/UNESP), juntamente com a Diretora da Divisão Técnica Administrativa, Sra.Mara Lúcia Ascênço Dedubiani, a Presidente da Comissão Técnica dos CCIs da UNESP, Profª.Drª. Gilza Maria Zauhy Garms, o Vice-Diretor Executivo da Associação de Pais e Servidores do CCI, Sr. Paulo Roberto Orlandi e a Supervisora, Sra. Marisa Oliveira Vicente dos Santos serviu para uma avaliação geral do que se realizou nos últimos 25 anos, estando também nesse encontro, pais de crianças que recebem assistência do Centro de Convivência.

O Prof.Nivaldo – que presidiu os trabalhos – foi o primeiro a se pronunciar: “Em síntese nos podemos dizer que o CCI teve inicio em 1987 para atender a necessidade das mães deixarem seus filhos em local seguro, enquanto exerciam suas funções na FCT/UNESP. Hoje nós podemos dizer com tranquilidade que a criança é o centro de todas as atenções do CCI. Não somente os profissionais do CCI estão preparados e comprometidos com o desenvolvimento das crianças; que os pais também estão muito preocupados com o desenvolvimento e o bem estar dos seus filhos. O CCI hoje conta com uma equipe completa e altamente qualificada para oferecer o que há de melhor para o desenvolvimento das crianças” – disse.

Durante o encontro que reuniu grande número de pais de crianças assistidas pelo “Chalezinho da Alegria”, houve espaço para alguns testemunhais, como a de um ex-beneficiada com o trabalhos do CCI em sua fase inicial. Hoje, casada e com família constituída. Seus filhos menores recebem os mesmos cuidados que ela recebeu no passado; por isso, relembra em todos os momentos da assistência que lhe foi dada. Mas não faltaram manifestações de aplausos e reconhecimento por esse extraordinário serviço proporcionando a filhos de servidores ou filhos de alunos da Universidade.

A propósito, o Professor Nivaldo lembrou que em 1987 o CCI funcionava em condições precárias numa casa de madeira, mas num local muito aprazível. Este ano – diz ele – contratamos a Servidora Renata (Biblioteca Infantil) que é filha de uma ex-servidora (Clarice, da Seção de graduação), que frequentou a CCI de madeira e disse que gostava muito. Focado no atendimento das necessidades das mães em cuidar temporariamente dos seus filhos, enquanto trabalhavam na FCT/UNESP – os serviços estão centrados no oferecimento de alimentação, higiene e limpeza.

Acrescenta o Prof.Antonio Nivaldo Hespanhol no seu testemunho: “Entre os anos de 1993 e 1995 eu e a Rosângela – que também é Professora da FCT – deixávamos nossos três filhos no CCI e eles puderam interagir com outras crianças e serem cuidados e educados pelos adultos que trabalhavam no Centro de Convivência Infantil. A Santa (Santa Jacinta de Souza) está aqui está aqui ate hoje. E nós podemos dizer com tranquilidade que a criança é o centro de ações do CCI da FCT/UNESP e que não somente os profissionais (do CCI) preocupados com isto, mas que os pais também estão muito preocupados com o desenvolvimento e o bem estar dos seus filhos”.

Mais oradores

Os oradores seguintes foram: a Diretora da Divisão Técnico Administrativa, Mara Lúcia e a Supervisora do CCI, Professora e Pedagoga Marisa Oliveira Vicente dos Santos, que dentre outras coisas declarou: o CCI é uma seção da Diretoria Técnica Administrativa. Atualmente podemos atender até 68 criança e nossa finalidade é: atender até 68 crianças. Nosso objetivo é garantir os direitos fundamentais da criança, conforme legislação nacional e acordos internacionais; contribuir com o processo de construção de conhecimentos sobre a infância, sua educação e suas instituições.

E ainda: contribuir para a formação de profissionais nas diversas áreas de Saber da Universidade, por meio da criação, coordenação e manutenção de estágios, projetos de pesquisas e de extensão relacionados à infância. E por fim, elaborar, avaliar e executar projetos que visem ao Intercâmbio Social, Cultural e Educacional do CCI com a comunidade em geral. Fundamental mesmo é criar oportunidades para que nossas crianças sintam alegria em suas infâncias. A infância – diz Marisa – é tempo de muitas coisas e também é tempo de sentir prazer em viver, de ter satisfação, contentamento, alegria.

De acordo com informações da Supervisora, a intercomunicação no CCI se faz através de diferentes linguagens com três grupos de crianças. Em cada grupo de crianças o trabalho é proposto considerando as características das idades abrangidas. Seguem-se o contexto (cultura institucional e família) e conhecimentos produzidos em Educação da Infância e a intenção fundamental de que nossas crianças vivam intensamente a infância. Alguns pais também se manifestaram e elogiaram a maneira pela qual seus filhos vem sendo atendidos no Centro de Convivência Infantil da FCT/UNESP. Para a comemoração festiva foi servido um Café da Tarde a todos os participantes.

Criança Feliz: Faixa etária de 3 meses a 1 ano e 4 meses. Educadora: Maria Célia Floriano Pereira e Renata Pavesi; Reino Encantado: Faixa Etária: 1 ano e 4 meses a 3 anos; Educadoras: Jildete Pereira Silva e Sandra Cristina Inoue. Pingo de Ouro: FaIxa Etária: 3 meses a 5 anos e 11 meses. Pingo de Ouro: Educadora: Miriam Sayuri Ribeiro e Rita de Cássia Morais Dias. O “Chalezinho da Alegria-CCI” funciona à Rua Roberto Simonsen, 305 – ao lado da Estação Meteorológica da FCT/UNESP. Telefone/Fax: (18) – 3229-5359

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A mesa redonda de 05 de Junho/2012 foi aberta e presidida pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Falando a Diretora da Divisão Técnica Administrativa, Sra.Mara Lúcia Ascenço Dedubiani e a Presidente da Comissão Técnica dos CCIs da Unesp, Profª.Drª.Gilza Maria Z.Garms.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Toda criança merece carinho e atenção, além de assistência, alimentação adequada, limpeza e higiene proporcionados pelo “Chalezinho da Alegria”. A criança é o centro de ações do CCI/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
São centenas de crianças que passaram pelo “Chalezinho da Alegria CCI” nos últimos 25 anos. Uma delas – que também foi criança assistida pela Unidade da FCT- está aqui, ao lado da Supervisora Marisa.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 15

A Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo, juntamente com a Empresa Junior (Ópera Krios) e o Centro Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT/UNESP realizou com pleno êxito no último dia 11 de Junho no Auditório/Discente V importante palestra tendo como convidada a Arquiteta Urbanista do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, Luciana Bongiovani Martins Schenk. O tema enfocado foi: Diálogos da Arquitetura e do Urbanismo – Espaços Livres contemporâneos: projeto e construção de lugares e paisagens.

A palestrante com especialização em Arquitetura e Paisagem tem vasta experiência na área, atuando principalmente nos temas: paisagens, cidades e sustentabilidade; paisagismo, requalificação, espaços livres de edificação, implantações em geral, projetos de ruas, praças e parques. Foi uma excelente oportunidade para os graduados e pós-graduados da FCT/UNESP conhecer pessoalmente o trabalho desenvolvido pela Arquiteta prudentina, especialmente no que diz respeito ao tema: parques, praças, ruas e espaços urbanos.

Como Coordenador do curso na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Hélio Hirao lembra que as cidades são frutos do Engenho humano e que esse evento com a participação da Arquiteta Luciana Bongiovani Martins Schenk foi o último do semestre. No segundo semestre de 2012 haverá a “Semana da Arquitetura e Urbanismo” em data ainda não definida, mas com o envolvimento de outros renomados profissionais da Arquitetura e Urbanismo no Rio de Janeiro, São Paulo e outros Estados.

A palestra suscitou ampla exposição sobre assuntos da atualidade, recordando que o fenômeno que se assiste hoje, ainda diz respeito a demanda por uma maior presença da natureza nas cidades, expressa em diretrizes para a elaboração de praças e parques verdejantes. Contudo, paisagem não é natureza. São conceitos que se relacionam, mas não se equivalem. O desafio está em desvendar que Natureza é essa que projeta contemporaneamente, e que com esse olhar, tornamos paisagem.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A palestra ministrada pela Arquiteta Urbanista, Luciana Bongiovani Martins Schenk abordou importantes aspectos do desenvolvimento urbano: Natureza, paisagem, paisagismo, espaços livres de edificação e implantações.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 14

Cumprindo uma programação previamente elaborada, a Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – sediou nos dias 11 e 12 de Junho duas importantes exposições que abrem espaço para a história da Unesp em comemoração aos 25 anos da Editora Unesp: “A história do livro no Brasil” recria a trajetória da literatura através de centenas de fotografias concentradas em 30 painéis e a “Edição fora de série”, criada por quatro jovens artistas ligadas ao Instituto de Artes da Universidade em São Paulo, tem por objetivo principal a transformação dos livros (15) em obras de arte.

Além das duas exposições que receberam grande número de visitantes, realizou-se também uma mesa redonda no Auditório/Discente V, onde se evidenciou uma autêntica aula de literatura, história e conhecimentos gerais a cargo do Prof.Dr.João Luis Ceccantini, detentor do “Prêmio Jabuti/2009”. Ele é autor da obra infantil Monteiro Lobato – livro a livro (escrito a muitas mãos), em parceria com Marisa Lajolo. O evento foi prestigiado pelo Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, integrantes do Corpo Docente, alunos, visitantes e servidores, incluindo integrantes da Biblioteca da Unesp.

Depois de uma ampla exposição, o Prof.Dr.Ceccantini abriu espaço para perguntas e respostas e esclareceu dúvidas sobre os mais diversos assuntos relacionados à obras literárias e lançamentos editoriais. Destacou Monteiro Lobato, Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade como autores mais conhecidos do público brasileiro; e citou também o Padre Marcelo Rossi, como um dos autores da nova geração com maior vendagem de livros.

Quando perguntamos qual a tendência das obras impressas diante do avanço tecnológico, disse o Prof.João Luis Ceccantini: “sempre haverá lugar para todas as obras, sejam elas: Informativas, literárias, artísticas, acadêmicas, livros técnicos e eletrônicos, dentre outros”. Quanto aos

índices de leitura, a tendência é de aumentar cada vez mais. A Editora Unesp – desde sua implantação há 25 anos – é detentora de mais de 1.600 títulos e durante as exposições itinerantes são colocadas à venda inúmeras obras com custo reduzido em 50 por cento. No caso específico de Presidente Prudente, mesmo após a apresentação nos dias 11 e 12, cerca de 15 livros transformados em obras de arte estarão à venda na Biblioteca da Unesp até 20 de Junho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.dr.João Luis Ceccantini – detentor do Prêmio Jabuti/2009 – fez ampla exposição sobre o material que figurou nas exposições comemorativas dos 25 anos da Editora Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em se tratando de mesa redonda, o Prof.Ceccantini foi muito bem assessorado por membros do Corpo docente da FCT/UNESP que se manifestaram sobre os mais variados assuntos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Livros mais lidos, autores mais consagrados, evolução na área editorial e avanço tecnológico fizeram parte desse evento, prestigiado pelo Diretor, Prof.Nivaldo e pela Bibliotecária Raquel.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 10

No período de 01 a 06 de Junho, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – desenvolveu importante evento relacionado à Semana do Meio Ambiente, com ênfase especial para as palestras de docentes e convidados especiais. O evento foi aberto no Bloco de Aulas 5 sob a Coordenação da Profª.Drª. Encarnita Salas Martin, do Deptº de Planejamento,Urbanismo e Meio Ambiente, na tarde de 01 de Junho e teve prosseguimento com a exibição de 2 filmes:” Waking the Green Tiger” e “A margem do Xingu”.

No dia 04 de Junho, a programação foi desdobrada em duas partes,com Show de Química,no Auditório da FCT com a Trupe Quimiatividade, sob a coordenação do Prof.Dr. Marcos Teixeira. No horário compreendido entre 09h30 às 10h30 houve painéis, experimentos e apresentações para demonstrar alguns fatos naturais. Entre os quais a água ácida e o enchimento de balões plásticos com gás carbônico. No período noturno (a partir das 19h30) foi ministrada palestra sobre CO2: Vilão ou injustiçado? O palestrante convidado foi o Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.

No dia 05 de Junho no Bloco de Aulas – Anfiteatro 2 – mais duas palestras, com importantes convidados: o Geógrafo Helton Rogério Menezes – da PRISMA, Serviços Ambientais e Topográficos e o Engenheiro Químico, Augusto César Marques Leme, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP – Divisão de Controle Sanitário da Unidade de Negócio Baixo Paranapanema-RB. Os temas abordados foram: “Aplicação das Geotecnologias na área ambiental” e “Saneamento Ambiental”, respectivamente.

O encerramento da Semana Ambiental verificou-se no Centro de Museologia, Arqueologia e Arquitetura – CEMAARQ – sob a coordenação da Profª.Drª.Ruth Kunzli, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, da FCT/UNESP. No seguimento, exibição do documentário “Xingu”. Trata-se da trajetória de uma expedição dirigida pelo Jornalista Washington Novaes, da TV Cultura, na qual se registra o cotidiano de cinco grupos do Parque Indígena do Xingu, no Estado de Mato Grosso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Show de Química realizado no Auditório –Discente V – foi um dos primeiros atrativos da Semana do Meio Ambiente, com a Trupe Quimiativade e diversas apresentações ao público.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli ministrou palestra sobre CO2 e abordou com sobriedade a questão da poluição ambiental,vegetação e biodiversidade.”Um pé de árvore muda tudo”!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O geógrafo Helton Rogério Menezes – da PRISMA,Serv.Ambientais e Topográficos – falou sobre a ”Aplicação das Geotecnologias na área ambiental”, assunto que despertou muito interesse.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Finalizando as palestras da Semana do Meio Ambiente, presença do Engenheiro Químico da SABESP, Augusto César Marques Leme com informes e considerações sobre o “Saneamento Ambiental”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 05

No período compreendido entre 29 de Maio de 02 de Junho/2012, realizou-se com êxito o II Simpósio de Estatística Aplicada da EJEST – Empresa Junior de Estatística da FCT/UNESP. Com a composição da mesa, a abertura oficial realizada na Casa do Médico foi presidida pelo Prof.Dr.Messias Meneguette Junior, representando o Diretor e Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Também fizeram parte como integrantes da mesa: a Profª.Drª.Vilma M.Tachibana; Profª. Drª.Aparecida Donizete P.de Souza; Michel Cardoso (Presidente da EJEST) e o Prof.Dr.Mário H.Tarumoto, coordenador do curso de Estatística desde 1984.

Abrindo a programação do evento, foi chamado como convidado especial o Diretor da Metanaly Tics, Prof.Dr.Marcos Antonio Coque Júnior, com graduação em Estatística (Mestrado) e Engenharia Mecânica (Doutorado) e MBA – Engenharia Financeira –pela USP – além da experiência profissional pelo Bradesco, HSBC Bank – Brasil e Gerente de Validação de modelos de risco/HSBC.

Na sequência da programação entre 30 de Maio de 01 e Junho foram desenvolvidas nove palestras sob temas os mais diferentes, com os seguintes participantes: Prof.Dr.Leonardo Lepre; Bruno Galhardo e Bárbara Turolla; Prof.Augusto Márcio Litholdo; Fernanda Yumi; Paulo Nóbrega; Prof.Dr.Rômulo Araujo; Ana Carolina Andrade; Matheus Mansur e Prof.Dr.Paulo Roberto Guimarães.

O evento foi intercalado com onze cases apresentados pelos seguintes convidados: Prof.Miriam R.Silvestre; Profª.Drª.Vilma Tachibana; Juliana Andréa; Pedro Ramos; Nathália Corrêa; Teodoro Calvo; Alunos do 4º e 1º Ano de Estatística da FCT. E mais: Diego Camacho; Robson Gimenez; Maicon Pinheiro e Stand Up com Pedro Salomão e Fábio Silva, respectivamente. Realizou-se ainda uma Oficina de Teatro, Integração dos participantes do Simpósio no Sr.Boteco e um Campeonato de Futebol de Salão.

O último dia do II Simpósio de Estatística Aplicada da EJEST – Empresa Junior de Estatística (Sábado/02 de Junho) foi destinado a duas mesas redondas no Auditório Discente V, das 08h00 às 09h30 e das 10h00 às 12h00. Houve participação de alunos e docentes do curso de Estatística. Na mesa para as exposições e debate os seguintes integrantes: Rafael Amaral Dias Alves, Ana Carolina Andrade Alexandrino, Luiz Ricardo Nakamura e Paola Guerreiro, com assistência do coordenador, Prof.Dr. Mario H.Tarumoto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A abertura oficial do II Simpósio de Estatística Aplicada da EJEST foi feita pelo Prof.Dr.Messias Meneguette Júnior, representando a Diretoria da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O 1º palestrante foi o Prof.Dr. Marcos Antonio Coque Júnior, com graduação, pós-graduação (MBA) pela USP. O 1º case apresentado pela Profª.Drª.Vilma Tachibana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Mesa redonda realizada sábado (02 de Junho) no Auditório Disc.V reuniu os principais integrantes do Simpósio de Estatística Aplicada da EJEST/ 2012.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento foi bastante prestigiado, tendo na Mesa redonda convidados especiais que além de uma ampla exposição responderam a todas as indagações.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP