jun 29

Nos dias 19 e 20 de Junho foi reeditado e desenvolvido em Presidente Prudente o Projeto “Venha conhecer a Unesp”. Apesar das chuvas, houve participação de dezenas de Escolas Públicas e o Cursinho Ideal que funciona no Campus da FCT/UNESP. A Coordenação do Projeto esteve a cargo do Vice-Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias que se fez presente a todos os atos, ao mesmo tempo que falou diretamente aos alunos sobre a importância dos cursos (12 no total), mantidos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente.

O Prof.Dr.Carlos Alberto Penatti esclareceu dúvidas a respeito dos Vestibulares Vunesp; e enalteceu as vantagens desse tão esperado Vestibular de todos os anos, numa abertura especial a todos os estudantes que têm sempre a melhor alternativa para receber ensino gratuito da melhor qualidade. A única taxa existente – diz ele – é a da Inscrição em todas as unidades da Unesp – através da Internet – e assim mesmo, com taxas especiais para estudantes da Rede Pública Estadual.

O Projeto “Venha conhecer a Unesp” foi aberto na manhã do dia 19 de Junho, com a presença de representações de duas Escolas Públicas: Prof.Hugo Mielle e Profª. Marieta Ferraz Assunção. No dia 20 no período da manhã, 5 Escolas: Profª.Clotilde Veiga de Barros, Florivaldo Leal, Marrey Junior, Prof.Miguel Omar Barreto e Francisco Pessoa. À noite, vieram alunos das Escolas: Prof.Arlindo Fantini, Anna Antonio, Prof.Celestino de Campos Toledo Teixeira,Vereador Pedro Tófano, Francisco Pessoa e outra turma da EE Prof.Miguel Omar Barreto e do Cursinho Ideal/Unesp.

A programação geral consistiu na apresentação da Unesp como Universidade de ensino, pesquisa e extensão universitária, seus Campus no Estado de São Paulo e os cursos oferecidos. A seguir um vídeo institucional da FCT/UNESP enaltecendo sua origem há 53 anos, cursos implantados (pós-graduação, projetos de pesquisa, extensão universitária e laboratórios), entrevistas, relatos históricos e testemunhais. Também fizeram parte desse contexto, os pronunciamentos do Prof.Dr.Marcelo Messias e do Prof.Dr.Carlos Alberto Penati.

Nos dois dias de evento houve também uma Exposição de Painéis sobre Projetos de Pesquisa desenvolvidos na Faculdade de Ciências e Tecnologia da FCT/UNESP e distribuição do “Guia das Profissões”, com informações sobre as carreiras e cursos de graduação da Unesp. Alguns ”Folders” contendo informações acerca dos cursos mantidos em Presidente Prudente foram expostos, com explicações dadas aos eventuais interessados por estudantes e professores de cursos de graduação.

Para fechar o evento com chave de ouro, duas excelentes apresentações, coordenadas pelos Profs.Doutores Marcos Fernando de Souza Teixeira e Patrícia Monteiro Seraphim: na primeira, os alunos da Licenciatura em Química, Danielle das Chagas, Camilo Fernando Pereira, Juliane Bacarin, André Orion e Flávia Fernandes Santos apresentaram o Show “Quimiatividade”; na segunda, os alunos da Fisioterapia, Tamara Gouveia e Laís Ross, foram intérpretes de um Jornal da TV como sátira, para falar sobre diabetes 1 e 2 com a denominação crítica de “Jornal Dia-Betis”.
Informações úteis – De um total de 640 vagas nos cursos mantidos no Campus de Presidente Prudente pelo menos 400 são ocupadas por estudantes provenientes da Rede Pública disse o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol (Diretor da FCT/UNESP), num vídeo institucional exibido durante a realização do Projeto “Venha conhecer a Unesp”. Ele se dirigiu especialmente à platéia presente no Auditório/Discente V com um testemunho pessoal de ter sido formado nessa Instituição que se empenha em receber a todos. E diz: “Nossos cursos atendem aos alunos que procedem da Escola Pública e que são pessoas que quando se empenham, serão excelentes profissionais. Digo a vocês: prestem o Vestibular da Unesp e estarão ingressando numa Instituição séria, de ensino gratuito e excelente qualidade”.

Criada em 1957 pelo então Governador Jânio Quadros, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente (posteriormente Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais), foi instalada no dia 03 de Maio de 1959. Atualmente a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp conta com 2.965 alunos de graduação e outros 526 de pós-graduação (Mestrado, Doutorado e Especiais). Cursos mantidos – Graduação: 12 (Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Educação Física; Engenharia Ambiental; Engenharia Cartográfica; Estatística; Física; Fisioterapia; Geografia; Matemática; Pedagogia e Química).

Programa de Pós-graduação – Os cursos de Pós-graduação da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – são os seguintes – a nível de Mestrado/Doutorado: Ciências Cartográficas; Educação e Geografia Acadêmico; Mestrado Profissional: Geografia Profissional; Fisioterapia e Matemática Aplicada e Computacional – a nível de Mestrado. Programa de Pós-graduação Interunidades: Ciências e Tecnologia de Materiais – POSMAT – Mestrado e Doutorado; Ciências da Computação –Mestrado/Rogério Eduardo Garcia – DMEC; Programa: Biometria/DMEC – Docente credenciado em Programas de Pós-graduação de outras unidades da UNESP: Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Marcelo Messias (Vice-Diretor da FCT/UNESP) fez a Abertura da programação de 2012 no Auditório/Discente V, com a presença de estudantes do 3º ano da Rede Pública Estadual de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Carlos Alberto Penatti ressaltou a importância do Vestibular para ingresso na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” que mantém nesta cidade a maior Faculdade do Interior do Estado, com 12 cursos de graduação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Patrícia Monteiro Seraphim conduziu um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Química da FCT e promoveu o “Show de Quimiatividade”, com demonstrações e vários experimentos envolvendo os visitantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tanto o “Show de Química” com a apresentação do Teatrinho e a sátira caracterizando um Jornal da TV (Jornal Dia-Betis) despertaram a atenção de todos. Foi uma iniciativa de duas alunas do curso de Fisioterapia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Personagens da Fisioterapia que se envolveram no Projeto de Extensão Universitária “Diabetes: você sabe o que é isso?” c/ Tamara Gouveia e Laís Rossi. E por fim, o Prof.Dr.Marcelo Messias mostrando o “Guia das Profissões”.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.