jun 16

Desde 27 de Maio de 1987 funciona junto à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o Centro de Convivência Infantil – CCI – também conhecido por ”Chalezinho da Alegria”, que tem como Supervisora, a Sra. Marisa Oliveira Vicente dos Santos. A principal finalidade do CCI é atender crianças (filhos de servidores técnico-administrativos e docentes),como também filhos de alunos que estejam no exercício de suas funções na Universidade, na faixa etária de 3 meses a 5 anos e 11 meses. A função específica do “Chalezinho da Alegria” é cuidar e educar para assegurar a formação indispensável ao exercício da cidadania em seu pleno desenvolvimento.

Uma mesa redonda prestigiada com a presença do Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol (Diretor da FCT/UNESP), juntamente com a Diretora da Divisão Técnica Administrativa, Sra.Mara Lúcia Ascênço Dedubiani, a Presidente da Comissão Técnica dos CCIs da UNESP, Profª.Drª. Gilza Maria Zauhy Garms, o Vice-Diretor Executivo da Associação de Pais e Servidores do CCI, Sr. Paulo Roberto Orlandi e a Supervisora, Sra. Marisa Oliveira Vicente dos Santos serviu para uma avaliação geral do que se realizou nos últimos 25 anos, estando também nesse encontro, pais de crianças que recebem assistência do Centro de Convivência.

O Prof.Nivaldo – que presidiu os trabalhos – foi o primeiro a se pronunciar: “Em síntese nos podemos dizer que o CCI teve inicio em 1987 para atender a necessidade das mães deixarem seus filhos em local seguro, enquanto exerciam suas funções na FCT/UNESP. Hoje nós podemos dizer com tranquilidade que a criança é o centro de todas as atenções do CCI. Não somente os profissionais do CCI estão preparados e comprometidos com o desenvolvimento das crianças; que os pais também estão muito preocupados com o desenvolvimento e o bem estar dos seus filhos. O CCI hoje conta com uma equipe completa e altamente qualificada para oferecer o que há de melhor para o desenvolvimento das crianças” – disse.

Durante o encontro que reuniu grande número de pais de crianças assistidas pelo “Chalezinho da Alegria”, houve espaço para alguns testemunhais, como a de um ex-beneficiada com o trabalhos do CCI em sua fase inicial. Hoje, casada e com família constituída. Seus filhos menores recebem os mesmos cuidados que ela recebeu no passado; por isso, relembra em todos os momentos da assistência que lhe foi dada. Mas não faltaram manifestações de aplausos e reconhecimento por esse extraordinário serviço proporcionando a filhos de servidores ou filhos de alunos da Universidade.

A propósito, o Professor Nivaldo lembrou que em 1987 o CCI funcionava em condições precárias numa casa de madeira, mas num local muito aprazível. Este ano – diz ele – contratamos a Servidora Renata (Biblioteca Infantil) que é filha de uma ex-servidora (Clarice, da Seção de graduação), que frequentou a CCI de madeira e disse que gostava muito. Focado no atendimento das necessidades das mães em cuidar temporariamente dos seus filhos, enquanto trabalhavam na FCT/UNESP – os serviços estão centrados no oferecimento de alimentação, higiene e limpeza.

Acrescenta o Prof.Antonio Nivaldo Hespanhol no seu testemunho: “Entre os anos de 1993 e 1995 eu e a Rosângela – que também é Professora da FCT – deixávamos nossos três filhos no CCI e eles puderam interagir com outras crianças e serem cuidados e educados pelos adultos que trabalhavam no Centro de Convivência Infantil. A Santa (Santa Jacinta de Souza) está aqui está aqui ate hoje. E nós podemos dizer com tranquilidade que a criança é o centro de ações do CCI da FCT/UNESP e que não somente os profissionais (do CCI) preocupados com isto, mas que os pais também estão muito preocupados com o desenvolvimento e o bem estar dos seus filhos”.

Mais oradores

Os oradores seguintes foram: a Diretora da Divisão Técnico Administrativa, Mara Lúcia e a Supervisora do CCI, Professora e Pedagoga Marisa Oliveira Vicente dos Santos, que dentre outras coisas declarou: o CCI é uma seção da Diretoria Técnica Administrativa. Atualmente podemos atender até 68 criança e nossa finalidade é: atender até 68 crianças. Nosso objetivo é garantir os direitos fundamentais da criança, conforme legislação nacional e acordos internacionais; contribuir com o processo de construção de conhecimentos sobre a infância, sua educação e suas instituições.

E ainda: contribuir para a formação de profissionais nas diversas áreas de Saber da Universidade, por meio da criação, coordenação e manutenção de estágios, projetos de pesquisas e de extensão relacionados à infância. E por fim, elaborar, avaliar e executar projetos que visem ao Intercâmbio Social, Cultural e Educacional do CCI com a comunidade em geral. Fundamental mesmo é criar oportunidades para que nossas crianças sintam alegria em suas infâncias. A infância – diz Marisa – é tempo de muitas coisas e também é tempo de sentir prazer em viver, de ter satisfação, contentamento, alegria.

De acordo com informações da Supervisora, a intercomunicação no CCI se faz através de diferentes linguagens com três grupos de crianças. Em cada grupo de crianças o trabalho é proposto considerando as características das idades abrangidas. Seguem-se o contexto (cultura institucional e família) e conhecimentos produzidos em Educação da Infância e a intenção fundamental de que nossas crianças vivam intensamente a infância. Alguns pais também se manifestaram e elogiaram a maneira pela qual seus filhos vem sendo atendidos no Centro de Convivência Infantil da FCT/UNESP. Para a comemoração festiva foi servido um Café da Tarde a todos os participantes.

Criança Feliz: Faixa etária de 3 meses a 1 ano e 4 meses. Educadora: Maria Célia Floriano Pereira e Renata Pavesi; Reino Encantado: Faixa Etária: 1 ano e 4 meses a 3 anos; Educadoras: Jildete Pereira Silva e Sandra Cristina Inoue. Pingo de Ouro: FaIxa Etária: 3 meses a 5 anos e 11 meses. Pingo de Ouro: Educadora: Miriam Sayuri Ribeiro e Rita de Cássia Morais Dias. O “Chalezinho da Alegria-CCI” funciona à Rua Roberto Simonsen, 305 – ao lado da Estação Meteorológica da FCT/UNESP. Telefone/Fax: (18) – 3229-5359

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A mesa redonda de 05 de Junho/2012 foi aberta e presidida pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Falando a Diretora da Divisão Técnica Administrativa, Sra.Mara Lúcia Ascenço Dedubiani e a Presidente da Comissão Técnica dos CCIs da Unesp, Profª.Drª.Gilza Maria Z.Garms.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Toda criança merece carinho e atenção, além de assistência, alimentação adequada, limpeza e higiene proporcionados pelo “Chalezinho da Alegria”. A criança é o centro de ações do CCI/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
São centenas de crianças que passaram pelo “Chalezinho da Alegria CCI” nos últimos 25 anos. Uma delas – que também foi criança assistida pela Unidade da FCT- está aqui, ao lado da Supervisora Marisa.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.