jun 18

No dia 15/06/2012 um tema instigante foi apresentado no Anfiteatro II da Unesp – Campus de Presidente Prudente. Trata-se de “Geotecnologias e Cartografia Tátil”, assunto abordado pela Profa. Dra. Arlete Correia Meneguette, que é Presidente da Comissão de Acessibilidade e Acompanhamento de Obras da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT).

A docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia é membro do Grupo de Pesquisa “Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia (GEOCART)” e é uma das pioneiras no Brasil, pois vem desenvolvendo pesquisa em Cartografia Tátil desde o ano de 1993.

A palestrante apresentou os resultados da sua pesquisa sobre “Comunicação e Visualização Cartográfica”, tendo mostrado produtos cartográficos elaborados por sua equipe em meio digital empregando o software de Geoprocessamento SPRING, as plataformas de mapeamento colaborativo online Google Map Maker e Google Maps, além de maquetes eletrônicas elaboradas no Google SketchUp e panoramas imersivos 360 graus produzidos no Microsoft ICE.

Simultaneamente à projeção na tela dos modelos virtuais, foram apresentados modelos 3D e modelos táteis elaborados pelo designer Matheus Meneguette. Quem manuseou os modelos 3D e táteis foi um convidado muito especial: Thiago Tobias, que é cego e acompanhou a palestra utilizando a audição e o tato.

“Nossa principal preocupação é desenvolver produtos cartográficos universais, que possam ser utilizados tanto por pessoas com visão normal, quanto por pessoas com deficiência visual. Além disso, buscamos adotar propostas inclusivas que favoreçam o empoderamento dos cidadãos, para que possam se apropriar dos recursos das geotecnologias de forma autônoma, consciente e crítica”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª. Arlete A.C.Meneguette (do Deptº de Cartografia) ministrou palestra no Anfiteatro II sobre Geotecnologias e Cartografia Tátil, um tema classificado como “instigante”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O assunto chamou a atenção de grande número de participantes que compareceram ao Anfiteatro na tarde de 6a.feira, dia 15 de Junho na Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.