abr 29

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp comemorará na próxima 3ª.feira – 03 de Maio – 52 anos de atividades em Presidente Prudente. A unidade conta com mais de 3.600 alunos e abriga 12 cursos de Graduação, além de um curso especial de Graduação em Geografia, através de convênio com o INCRA/PRONERA; um curso de Pedagogia à distância (convênio Unesp/Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e um curso de licenciatura em Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores de Educação Básica, do MEC, sob a responsabilidade da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Somados a estes, a FCT-UNESP oferece sete cursos de Pós-Graduação stricto sensu nos níveis de Mestrado e Doutorado e vários cursos de Pós-Graduação lato sensu.

Criada em 17 de Setembro de 1957, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente na qualidade de Instituto Isolado de Ensino Superior, começou a funcionar efetivamente a partir de 1959, sendo a primeira aula ministrada no dia 03 de Maio de 1959. No ano de 1970 a unidade foi transformada em Autarquia de Regime Especial.

Em 1976 – através da Lei 952 – foi transformada em Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e a partir daí, a unidade de Presidente Prudente recebeu a denominação de Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais – IPEA – Com essa mudança, foram extintos os cursos até então existentes de Pedagogia, Ciências Sociais e Licenciatura em Ciências Sociais. Mas em 1989, a denominação IPEA (Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais) foi alterada para: Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT – que conta atualmente com 8 Departamentos de Ensino; 203 docentes, 218 servidores técnico-administrativos e mais de 3.600 alunos.

São Diretores da FCT/UNESP, respectivamente os Profs. Drs. Antonio Nivaldo Hespanhol e Marcelo Messias (Vice-Diretor). No campus de Presidente Prudente são desenvolvidas atividades de Extensão Universitária e de prestação de serviços à comunidade, como forma de transferir para a sociedade os conhecimentos, e ao mesmo tempo realimentar o ensino e a pesquisa que realiza. A extensão se dá nas mais diversas formas, e em diferentes campos de atuação, que se integram em torno dos objetivos prioritários de promoção do ser humano e de desenvolvimento sustentável na cidade e em toda a região.

Nesse contexto de muitas décadas, a FCT/UNESP praticou o esforço contínuo de preservar o respeito da comunidade acadêmica nacional e internacional, abrigando as características fundamentais para a formação de profissionais qualificados para o mercado e a sociedade através do ensino público gratuito e de qualidade. Tendo surgido numa modesta sala de um Edifício no centro da cidade, a unidade de Presidente Prudente ganhou projeção e destaque mundial, tornando-se referência para inúmeros cursos aqui ministrados. São 52 anos de lutas, sacrifícios e grandes conquistas no campo social, cultural e científico do País.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – comemora com uma solenidade cívica os seus 52 anos no dia 03/Maio, às 08h00.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol é o Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia; e o Vice-Diretor é o Prof. Dr. Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O número de estudantes em Pres. Prudente vai além de 3.600.A primeira ação comunitária do ano, desenvolvida pelos novos alunos foi o Trote Solidário.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 27

No dia 20 de Abril a partir das 08h00 na sala de Apresentação de Projetos do Deptº de Cartografia, a aluna do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas, Lauriana Rúbio Sartori defendeu Tese de Doutorado perante uma Banca Examinadora que teve como Orientador o Prof. Dr. Nilton Nobuhiro Imai, do Deptº de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. Para desenvolver a pesquisa ela usufruiu de uma Bolsa concedida pela CAPES.

O tema da tese pública versou sobre: “Imagem palsar polarimétrica no mapeamento de macrófitas do Lago Grande de Monte Alegre”, no Estado do Pará. Atuaram como componentes da Banca, a Profª.Drª. Evlyn Mércia Leão de Moraes Novo, do INPE; Prof.Dr.Thiago Sanna Freire Silva, da Divisão de Sensoriameto Remoto do INPE; Prof.Dr. João Roberto dos Santos, da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE e Profª. Drª. Vilma Mayumi Tachibana, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

O trabalho desenvolvido por Lauriana teve o propósito de avaliar o potencial dos dados PALSAR polarimétricos para discriminar o mapeamento das espécies de macrófitas de uma área alagável da Amazônia, representada pela planície de inundação do Grande Lago de Monte Alegre. Nessa área foram encontradas três principais espécies de macrófitas: Paspalum repens (PR), Hymenachine/amplexiocaulis (HA) e Paspalum elephantipes (PE).

De acordo com o relatório apresentado no início da defesa pública da Tese de Doutorado por Lauriana Rúbio Sartori, os resultados sugerem que a imagem polarimétrica banda L. possui potencial para discriminar as espécies de macrófitas. O volume da haste foi moderado em função dos seguintes atributos: índice de biomassa (BMI), espalhamento volumétrico (Pv), espalhamento superficial (Ps); helicidade do primeiro mecanismo de espalhamento (r1) e magnitude do tipo de espalhamento do terceiro mecanismo (as3).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui começa com a presença dos Profs.Drs.Thiago e João Roberto, do INPE, a avaliação da Tese de Doutorado defendida p/Lauriana Rúbio Sartori.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Banca Examinadora e a platéia acompanharam atentamente a explanação sobre Macrófita, Planície de Inundação da Amazônia, Polarimetria, Radar, etc.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Nilton Nobuhiro Imai foi o Orientador. Ao seu lado, as Profªs. Drªs. Evlyn Mércia Leão de Moraes Novo (INPE) e Vilma Mayumi Tachibana (FCT/UNESP).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A platéia e a Banca Examinadora que contou inclusive com a participação de representantes da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 20

Na noite de 2ª feira (18 de Abril), o Prof.Dr.Eduardo San Marful Orbis, da Universidade de Havana/Cuba – que veio a convite do Prof. Dr.Antonio César Leal/Deptº de Geografia -proferiu palestra na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

O Anfiteatro I, onde se realizou o evento ficou superlotado com a presença em maior número de estudantes do Programa de Pós-graduação em Geografia. Os trabalhos foram coordenados pelo Prof.Dr. Eliseu Savério Sposito, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP, que fez a apresentação do convidado e atuou como intérprete entre palestrante e participantes do encontro.

O palestrante fez uma abordagem geral da situação atual em Cuba, ressaltando aspectos da mais alta importância para o intercâmbio cultural, técnico, científico, social e agrário. Na abertura, o Prof. San Marful destacou as principais características do território cubano, desde clima, morfologia,vias de comunicação, bacias hidrográficas, uso e conservação do solo, bem como produção agrícola e atividades comerciais.

Estudantes e demais participantes fizeram perguntas as mais diferentes; e todas elas foram respondidas satisfatoriamente. “Cuba e suas principais características”, foi a denominação dada à 1ª parte da palestra, especialmente aos aspectos da Geografia e Economia na Ilha do Caribe.

A 2ª parte da palestra “A sociedade cubana”, foi constituida de uma amostragem de mapas, fotografias e gráficos da estrutura do país, numa avaliação geral com dados estatísticos sobre sexo e idades, com atendimento de saúde, aspectos relacionados à fecundidade, mortalidade infantil, movimentos migratórios – internos e externos – elementos essenciais para o crescimento da população. E não faltaram esclarecimentos relacionados ao Rejuvenescimento já proclamado para os próximos anos pelo Governo de Cuba.

Dr. San Marful explicou também os diversos aspectos dos Assentamentos Agrários e sua estrutura em termos de solo e sua ocupação. Num Áudio-visual mostrado aos participantes presentes no Anfiteatro I da Unesp, foi possível visualizar o processo de evolução que vem ocorrendo (em apreciação do Congresso) e aproveitou para agradecer a oportunidade que lhe foi dada de vir pessoalmente falar a respeito do assunto, esclarecendo as dúvida até então existentes. Em resposta, ao finalizar sua palestra recebeu da platéia, calorosos aplausos.

Pronunciamento do palestrante

Para conhecimento geral, reproduzimos a seguir o pronunciamento do Prof.Dr.Eduardo San Marful Orbis, da Universidade de Havana, que é o seguinte:

“A continuación le adjunto lo solicitado por usted para la UNESP:

El 18 de abril a las 19:30, en el anfiteatro No.1 de La UNESP, el Dr. Eduardo San Marful Orbis, profesor titular del Centro de Estudios Demográficos, y de la Facultad de Geografía de la Universidad de La Habana, Cuba, impartió una palestra a los estudiantes de pregrado y postgraduación titulada “Cuba: Población”. La presentación del profesor invitado, fue realizada por el Dr. Eliseu Sposito, quien explicó que los motivos por los cuales el Dr. San Marful Orbis se encontraba entre nosotros era un estadía de trabajo para diseñar una metodología para el estudio y caracterización de las ciudades en Brasil y Cuba.

Esta palestra fue estructurada en dos partes: la primera titulada “Cuba: principales características” donde se abordaron temas tales como ubicación geográfica, principales características de su relieve, morfología, clima, cuencas hidrográficas, vías de comunicación, uso del suelo y las peculiaridades del uso de la tierra así como su producción. Una vez finalizada está primera parte, los estudiantes y profesores realizaron interesantes preguntas al Dr. San Marful, donde saciaron sus deseos de conocer al respecto de la Geografía y Economía mayor Isla del Caribe.

La segunda parte de la palestra, denominada “La sociedad cubana”, el disertante mostró a través de mapas, fotos y gráficos la estructura por sexos y edades de la población, los principales aspectos relacionados con la fecundidad, la mortalidad, los movimientos migratorios tanto internos como externos, elemento esenciales que tienen que ver con el crecimiento de la población; interesante resultó la explicación sobre el proceso de envejecimiento por el que está atravesando Cuba.

Más adelante, explicó detalladamente la conformación de los distintos asentamientos poblacionales y sus estructuras atendiendo no solo a la cantidad de habitantes que en ellos residen sino también a la infraestructura que los mismos poseen. De interés, para el auditorio, resultó el grupo de fotografías presentadas, donde se mostraba la vida cotidiana del pueblo cubano. Al igual que en la primera parte, el Dr. San Marful respondió de manera magistral cada de una de las preguntas formuladas por los presentes en el auditorio, que en ocasiones no tenían relación con lo presentado”.

Eduardo San Marful Orbis

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
A palestra ministrada pelo Prof.Dr.Eduardo San Marful Orbis foi coordenada pelo Prof.Dr. Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Público numeroso,constituído principalmente por estudantes de Pós-graduação em Geografia prestigiou o evento, realizado no Anfiteatro I, da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Aspectos da evolução urbana em Havana, mostrados em áudio-visual durante a palestra.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 17

No decorrer da última semana, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu sessões especiais para acolher quatro dissertações de Mestrado (dias: 11, 14 e 15 de Abril) nos Anfiteatros I, II, IV e VII e uma tese de Doutorado também no dia 15 de Abril, defendida pelo aluno de Pós-graduação em Geografia, Túlio Barbosa, no Anfiteatro VII, a partir das 14hs.

Considerando que a matéria específica do dia 11 de Abril/9hs (Anfiteatro I) já foi inserida neste blog, temos a acrescentar as quatro que ocorreram nos dias seguintes, a saber: Dia 14/9hs – no Anfiteatro II; Dia 15/9hs – no Anfiteatro IV; Dia 15/14hs – nos Anfiteatros II e VII (Mestrado 3 e Doutorado 1), respectivamente.

No dia 14 de Abril/9hs foi desenvolvido o tema “Interações espaciais e sistemas de transporte público: uma abordagem para as cidades de Bauru, Marília e Presidente Prudente”, pelo geógrafo Rodrigo Girardi Cocco. O orientador foi o Prof. Dr. Márcio Ribeiro da Silveira, da Universidade Federal de Santa Catarina e fazendo parte da Comissão Examinadora a Profª. Drª. Maria Encarnação Sposito, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP e o Prof. Dr. Ricardo Abid Castillo, do Deptº. de Geografia da Universidade Estadual de Campinas/SP.

No dia 15 de Abril/9hs a Comissão Examinadora constituída pelo Orientador, Prof. Dr. Raul Borges Guimarães e demais integrantes, Prof. Dr. José Ademir de Oliveira – da Universidade Federal do Amazonas – e Profª. Drª. Maria Encarnação Sposito, do Deptº. de Geografia da FCT/UNESP acolheu o geógrafo Fernando de Oliveira Amorim com sua dissertação de Mestrado. O tema enfocado foi: “Espaço da circulação e Saúde Ambiental na produção do espaço urbano de Manaus”.

No dia 15 de Abril/14hs foi submetida à apreciação da Comissão Examinadora, a dissertação de Mestrado defendida pelo geógrafo Renan Amábile Boscariol, com o tema:“Os agentes estatais na produção do espaço urbano nas cidades médias do interior paulista: Presidente Prudente, Marília e São José do Rio Preto”. Compondo a banca, o Orientador, Prof. Dr. Márcio Rogério Silveira; Prof. Dr. Everaldo Santos Melazzo, do Deptº. de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP e Profª. Drª Lisandra Pereira Lamoso, da Universidade Federal da Grande Dourados/MS.

Também no dia 15 de Abril/14hs reuniu-se a Banca Examinadora para acompanhar e avaliar a tese de Pós-graduação (Doutorado) apresentada pelo geógrafo Túlio Barbosa, cujo tema versou sobre “Estética romântica germânica e a paisagem em Humboldt: Percurso de Geografia”. Orientador: Prof. Dr. João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Deptº. de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente – e demais componentes: Prof. Dr. Antonio Carlos Vitte, do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas; Profª. Drª. Rita de Cássia Martins, do Instituto de Geografia, da Universidade Federal de Uberlândia/MG; Prof. Dr. Divino José da Silva e Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito, respectivamente, dos Deptºs. de Educação e de Geografia da FCT/UNESP.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Dissertação de Mestrado/Geografia perante a Comissão Examinadora, por Rodrigo Girardi Cocco, no Anfiteatro II da FCT/UNESP.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Agora é a vez de Fernando de Oliveira Amorim com sua dissertação de Mestrado/Geografia, avaliada pela Comissão Examinadora.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Perante a Comissão examinadora no Anfiteatro II, Renan Amábile Boscariol foi ouvido e sua dissertação avaliada por todos.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Tese de Doutorado é defendida no Anfiteatro VII por Túlio Barbosa. Banca Examinadora é constituída por 5 membros, incluindo Orientador.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Flagrante da defesa de tese de Doutorado/Geografia, onde Túlio Barbosa faz sua exposição, sendo ouvido e prestigiado pelos colegas.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 15

Inaugurado em abril de 2010, o Centro de Promoção da Inclusão Digital, Educacional e Social – CPIDES – da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – está completando seu 1º. ano de atividades. Idealizado pelos Professores Doutores: Klaus Schlünzen Júnior e Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, vem desenvolvendo estudos e pesquisas há mais de treze anos, voltadas à informática aplicada à educação e à educação inclusiva.

O Centro disponibiliza um espaço que tem como principal finalidade, promover a inclusão de pessoas com deficiência (PD), jovens menos favorecidos financeiramente, ou em situação de risco social e demais pessoas inseridas no contexto de exclusão social, digital ou educacional. As pesquisas e trabalhos de extensão desenvolvidos no centro, buscam prioritariamente atender as PD e demais excluídos, realizando estudos e ações que favoreçam a acessibilidade; o acesso às mais diversas informações e a construção do conhecimento, com subsídios para que seus alunos permaneçam no contexto escolar.

Além disso, no Centro de Promoção da Inclusão Digital, Educacional e Social da FCT/UESP são realizadas formações educacionais e profissionais para as PD mediante o uso das Tecnologias Digitais, preparando-as para a vida e/ou mundo do trabalho, bem como a formação de educadores, visando o conhecimento da educação inclusiva baseada no princípio de um ensino de qualidade para todos.

O CPIDES também agrega projetos que subsidiam a prática educativa, promovendo cursos de extensão e grupos de pesquisas que fomentam a produção de conhecimentos no processo de formação inicial continuada de professores, como por exemplo, o curso de Tecnologia Assistiva, oferecido na modalidade à distância e realizado em parceria com o Ministério da Educação, oferecido para professores da rede pública de ensino, com mais de dois mil (2.000) professores certificados.

Além disso, no projeto: Banco Internacional de Objetos Educacionais, são publicados objetos educacionais para subsidiar a prática pedagógica de diversas áreas. Esse projeto busca criar um veículo de comunicação virtual para troca de vivências e de informações entre pesquisadores, profissionais envolvidos com inclusão digital, educacional e social, e demais representantes da sociedade.

E finalmente, o grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para Inclusão congrega o estudo sobre as tecnologias para a inclusão digital e social de PD, realizando um trabalho extensão junto a crianças, adolescentes e jovens adultos que apresentam diferentes tipos de necessidades especiais como: visão subnormal, descontrole motor, dificuldades educativas, de audição e de fala, e outras deficiências.

Com o crescimento elevado da demanda a cada ano, devido ao número de solicitações, as pessoas envolvidas neste projeto dedicam boa parte de seu tempo para um estudo mais aprofundado desta área.

Desde a sua inauguração até o presente momento, as atividades propostas pelo centro tem possibilitado a integração de trabalhos de diferentes áreas, com isso a participação de professores, e alunos de diferentes departamentos e cursos da Unesp, consubstanciaram a perspectiva atual da educação que visa uma educação multi e Interdisciplinar.

Criar possibilidades, apesar dos limites impostos pela vida, é
um caminho proposto nos trabalhos desenvolvidos no CPIDES.


Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Na área central do Campus da Unesp em Presidente Prudente, foi instalado há um ano o Centro de Promoção da Inclusão Digital, Educacional e Social – CPIDES – da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Clique para ampliar!
As placas inauguradas em 2010, registram os nomes das personalidades que acreditaram no investimento que tem por principal finalidade atender as pessoas com deficiência (PD) e demais excluídos.

Maiores informações pelo telefone:
(18) 3229-5890 Daniele ou Jane.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 14

Quem visita ou frequenta o Campus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente deve ter visto ou conhecido a “Praça da Leitura ao ar livre”, instalada ao lado da Biblioteca que é considerada uma das maiores do país. A Praça da Leitura permite a todos os interessados, ler, estudar ou se utilizar da Internet (sem fio) para suas comunicações através do Notebook.

O logradouro público tem espaço disponibilizado para todos que ali se encontram, com mesas e bancos de concreto – bem distribuídos – por toda a área. Um pequeno monumento identifica a Praça e seu patrono, o Professor Doutor Neri Alves – ex-diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Por seu desempenho, ele mereceu da Comunidade Unespiana, uma homenagem especial através de um placa de bronze (ali exposta), com data de 27 de Outubro de 2005.

A placa com que a comunidade homenageou o querido Mestre e Diretor, tem os seguintes dizeres: “Gesto positivo, indução construtiva, representação inteligente, harmonização pela não ressonância, amor pela instituição, bondade, justeza e dedicação contínua são marcas que o Professor Neri deixa em nossa querida FCT”. Homenagem da Comunidade Unespiana – Presidente Prudente – SP


O monumento e a placa de bronze com que a Comunidade Unespiana homenageou o Prof. Dr. Neri Alves , ex-diretor da FCT/UNESP – Presidente Prudente-SP


Nesta Praça de leitura ao ar livre, existe sempre a presença de estudantes universitários e pessoas que se dedicam à leitura de grandes obras culturais, em busca de melhores conhecimentos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 12

No decorrer deste mês – de 11 a 29 de Abril – estão programadas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – nada menos que seis defesas públicas de Dissertações de Mestrado de pós-graduação em Geografia, Educação e Ciências Cartográficas.

No dia 19, às 16hs haverá uma palestra sobre Aplicações em Geociência, com o Dr. José Claudio Mura, do INPE, na Sala de Apresentação de Projetos do Deptº de Cartografia. Também está prevista a defesa de duas teses de Doutoramento em Ciências Cartográficas e Geociências, no dia 15 de Abril.

Defesa de dissertações de Mestrado ocorre nesta 2ª. feira, 11 de Abril, a partir das 09h00 no Anfiteatro I da FCT, com o aluno Alex Paulo de Araujo, que perante a Comissão Examinadora abordará o tema: “Dinâmica fluvial e regime hidrológico na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema”. É seu orientador, o Prof. Dr. Paulo César Rocha, do Departamento de Geografia da Unesp/Prudente..

São integrantes da Comissão e Banca Examinadora o Prof. Dr. José Tadeu Tomaselli, da FCT/UNESP (Departamento de Geografia) e o Prof. Dr. Luis Eduardo de Souza Robaina, do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

As outras dissertações de Mestrado estão previstas para os dias: 14 de Abril no Anfiteatro II, às 09hs (Rodrigo Gerardi Cocco/Geografia) e 15 de Abril no Anfiteatro IV, às 09hs (Fernando de Oliveira Amorim/Geografia) e no mesmo dia, uma dissertação de Mestrado às 14hs, do geógrafo Renan Amábile Boscariol (Anfiteatro I) e defesa de tese/Doutorado por Túlio Barbosa, às 14hs no Anfiteatro VII.

São orientadores os Profs. Drs.: Márcio Rogério da Silveira, da Universidade Federal de Santa Catarina (Deptº de Geociências); Raul Borges Guimarães e João Osvaldo Rodrigues Nunes, ambos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – Departamento de Geografia.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
O aluno Alex Paulo de Araujo, faz sua defesa pública de dissertação de Mestrado perante a Comissão Examinadora.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
O tema enfocado foi: “Dinâmica fluvial e regime hidrológico na bacia hidrográfica do Rio Paranapanema”.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
A Banca Examinadora contou com a participação dos Profs. Drs. José Tadeu Tomaselli (FCT/UNESP) e Luis Eduardo de Souza Robaina (Universidade Federal de Santa Maria/RS). Orientador: Prof. Dr. Paulo César Rocha (Deptº Geografia da FCT/UNESP).

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 12

A visita pela primeira vez de uma comitiva representada por diplomatas, intelectuais, professores e estudantes do Instituto Confúcio à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Campus de Presidente Prudente, foi o acontecimento mais significativo deste novo ano de 2011. Todos os visitantes foram recepcionados pela Diretoria da FCT/UNESP, representada pelo Diretor, Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, pelo Vice-Diretor, Prof. Dr. Marcelo Messias, docentes, funcionários e participantes do Curso de Mandarim do Instituto Confúcio, conveniado com a Unesp. A delegação visitante foi liderada em sua chegada pelo Prof. Dr. Li Xiangkun, um dos Diretores do Instituto Confúcio na China.

Após os cumprimentos de praxe, os visitantes fizeram demonstração dos traços fortes da caligrafia expressada por dialetos chineses classificados dentro da língua mandarim, além de pintura chinesa produzida por acadêmicos e professores do Departamento de Artes da Universidade de Hubei da China. Juntamente com os anfitriões da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp; também se fizeram presentes vários docentes e funcionários da Universidade, bem como autoridades locais. Entre elas o prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã”. Para facilitar o entendimento da linguagem falada entre brasileiros e chineses, foi disponibilizado um serviço de tradução simultânea, conduzido de forma impecável pelo Sr. Walmir César Lanza Caldeira, Supervisor da Seção de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – SAEPE – da FCT/UNESP.

Durante o café da manhã que ocorreu no Auditório Prof. Dr. Marcos Alegre, o Prefeito Tupã deu boas vindas à comitiva chinesa em nome de toda a população e destacou a importância da relação entre os dois povos – chineses e brasileiros – para difusão de ambas as culturas. Fez questão de rememorar que na segunda quinzena de Fevereiro recebeu no gabinete do Paço Municipal “Florivaldo Leal”, a Qingdao Bright Textile Co Ltd, que responde por um conglomerado de empresas chinesas, das quais muitas demonstraram manifestação e interesse em se estabelecer em Prudente. “Sejam bem-vindos e que nós possamos nos conhecer melhor”, disse o Prefeito.

O Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente, Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, assim como o Vice-Diretor, Prof. Dr. Marcelo Messias, o Prefeito e outras personalidades, também recepcionaram com boas vindas os membros da comitiva do Instituto, que no ano passado viabilizou a implantação do curso de mandarim no campus da Unesp. A saudação foi dirigida inicialmente ao Prof.Dr. Li Xiangkun, ao Prefeito, Secretários Municipais, empresários e demais autoridades. Em especial ao Prof.Dr. Raul Borges Guimarães, em nome do qual, o Prof. Nivaldo cumprimenta todos os servidores docentes, técnico- administrativos e discentes da FCT/UNESP.

Em nome da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – disse o Prof. Nivaldo – eu manifesto a satisfação em compartilhar com a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, à recepção do Diretor do Instituto Confúcio, neste momento, e do Cônsul, vice-Cônsul e Consulesa da China, no Centro Cultural Matarazzo. Recordou que em meados do ano passado foi procurado pelo Prof. Dr. Raul Borges Guimarães, o qual lhe apresentou a proposta de abrir uma turma de Mandarim, aqui no Campus da Unesp. A princípio, achou a proposta interessante, mas não imaginava que o interesse e a procura pelo curso fossem tão grandes. Logo de início ,não foi formada uma turma conforme o planejado, mas duas e logo em seguida, três turmas. “Desde então, nós só ouvimos falar bem do curso de Mandarin e da Professora Helena” – ressaltou o Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol.

Na sequência de seu discurso, o Prof. Nivaldo disse que a cultura chinesa e o aprendizado de Mandarim têm despertado o interesse dos prudentinos. “Certamente o fato da Economia Chinesa ter crescido cerca de 10% ao ano, nos últimos 30 anos e de ter se tornado a segunda maior economia o mundo, tem contribuído para despertar o interesse dos prudentinos, inclusive dos empresários que querem fazer negócios com a China” – frisou.

A China, o Brasil e a Índia (os BRICs) já mudaram o status político e econômico no contexto mundial. As parcerias sadias entre o Brasil e a China farão muito bem aos dois países. A China tem muitas coisas que interessam ao Brasil e o Brasil tem muito a oferecer para o mercado chinês – afirmou o Prof. Nivaldo. E para finalizar, agradeceu ao Diretor do Instituto Confúcio pela gentileza de sua visita. Ao mesmo tempo, agradeceu também a todas as pessoas que vieram prestigiar a cerimônia. Em especial, ao Prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã – pela parceria na recepção à Delegação da China, dentre outras que serão estabelecidas, em benefício da FCT/UNESP e da cidade de Presidente Prudente.

O curso citado pelo Prof.Dr. Nivaldo, é gratuito, sendo ministrado desde Agosto do ano passado pela Professora Helena Lim, e oferecido num período de três anos contínuos a acadêmicos e pessoas interessadas da comunidade. Tínhamos imaginado apenas uma turma. Hoje são seis turmas que contemplam 180 alunos”, acrescentou o Prof. Dr. Raul Borges Guimarães, ressaltando que através do estudo do Mandarim, os brasileiros podem conhecer uma pouco mais da cultura chinesa, ficando na expectativa de que os atuais visitantes conheçam melhor o Brasil”.

Outras atividades no campus da Unesp

Ainda no período da manhã do dia 05 de Abril, realizou-se no Anfiteatro I da FCT/UNESP, um breakfast para estreitar o relacionamento dos visitantes com os acadêmicos locais. Logo em seguida, palestra sobre a China, ministrada aos alunos do Curso de Mandarm e convidados. Após , no mesmo local, ou seja: Anfiteatro I, houve demonstração de Caligrafia chinesa, além da tradicional Cerimônia do Chá, encerrando assim as atividades no ambiente acadêmico. As propostas foram coordenadas pelos Professores do Departamento de Geografia da Unesp, Raul Borges Guimarães e Marcos Cordeiro Pires (Diretor Associado) , representando a direção brasileira do Instituto Confúcio.

No período da tarde, mais propriamente, a partir das 16h30 no Centro Cultural Matarazzo, autoridades da segunda maior economia do mundo, entre elas o Cônsul Geral da China, Sun Rongmao, a Consulesa Wu Jun, e o Vice-Cônsul Zhao Dong, participaram de reunião com a classe empresarial. E tiveram também de oportunidade de conhecer no dia seguinte, as principais dependências localizadas no Campus Universitário da FCT/UNESP, devidamente acompanhados de seus Assessores diretos e acompanhados em todos os momentos pelos Diretores da Universidade.

Por fim à noite, vinte e cinco bailarinos da Universidade de Hubei, apresentaram um maravilhoso espetáculo – inédito no Brasil – com a presença do tradicional Grupo de Arte chinesa (fundado em 1995 e premiado nos Festivais de Artes de vários países, inclusive Estados Unidos, em 2009), no Centro Cultural Matarazzo, com inúmeras coreografias. A dança do Dragão e do Leão, foram impressionantes e agradaram toda a platéia presente. A mídia eletrônica, Jornais e Emissoras de Rádio e Televisão – especialmente a TV Fronteira/Rede Globo e a TV Bandeirantes – deram cobertura especial à visita da Delegação Chinesa e principalmente as atrações proporcionadas pela equipe da Universidade de Hubei da China, em parceria com a FCT/UNESP.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
A Delegação visitante é recepcionada no Anfiteatro da Fundacte, no campus da Unesp.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Os membros da Representação Chinesa recebem as boas vindas do Diretor da FCT/UNESP.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
A saudação é feita pelo Prof. Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, a todos os membros da comitiva.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Um café tipicamente brasileiro é servido aos visitantes e o Prof.Dr.Li Xiangkun parece ter gostado.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Autoridades e participantes do encontro tiveram a oportunidade de conhecer a tradicional cerimônia do chá.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
No Centro Cultural Matarazzo,outro encontro dos mais importantes com a classe empresarial da região.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Aqui, a presença do Cônsul Geral da China, a Consulesa e o Vice-Consul, saudados pelo Prefeito e Prof.Nivaldo.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
A comunidade local prestigiou a visita da Delegação chinesa, comparecendo em massa ao Festival de Artes.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Dança do Dragão e Dança do Leão apresentadas p/Grupo de Artes da Universidade de Hudei,a grande atração.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Esta foi a Apoteose para a história cultural e científica de Presidente Prudente, por iniciativa da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP