abr 12

A visita pela primeira vez de uma comitiva representada por diplomatas, intelectuais, professores e estudantes do Instituto Confúcio à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Campus de Presidente Prudente, foi o acontecimento mais significativo deste novo ano de 2011. Todos os visitantes foram recepcionados pela Diretoria da FCT/UNESP, representada pelo Diretor, Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, pelo Vice-Diretor, Prof. Dr. Marcelo Messias, docentes, funcionários e participantes do Curso de Mandarim do Instituto Confúcio, conveniado com a Unesp. A delegação visitante foi liderada em sua chegada pelo Prof. Dr. Li Xiangkun, um dos Diretores do Instituto Confúcio na China.

Após os cumprimentos de praxe, os visitantes fizeram demonstração dos traços fortes da caligrafia expressada por dialetos chineses classificados dentro da língua mandarim, além de pintura chinesa produzida por acadêmicos e professores do Departamento de Artes da Universidade de Hubei da China. Juntamente com os anfitriões da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp; também se fizeram presentes vários docentes e funcionários da Universidade, bem como autoridades locais. Entre elas o prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã”. Para facilitar o entendimento da linguagem falada entre brasileiros e chineses, foi disponibilizado um serviço de tradução simultânea, conduzido de forma impecável pelo Sr. Walmir César Lanza Caldeira, Supervisor da Seção de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – SAEPE – da FCT/UNESP.

Durante o café da manhã que ocorreu no Auditório Prof. Dr. Marcos Alegre, o Prefeito Tupã deu boas vindas à comitiva chinesa em nome de toda a população e destacou a importância da relação entre os dois povos – chineses e brasileiros – para difusão de ambas as culturas. Fez questão de rememorar que na segunda quinzena de Fevereiro recebeu no gabinete do Paço Municipal “Florivaldo Leal”, a Qingdao Bright Textile Co Ltd, que responde por um conglomerado de empresas chinesas, das quais muitas demonstraram manifestação e interesse em se estabelecer em Prudente. “Sejam bem-vindos e que nós possamos nos conhecer melhor”, disse o Prefeito.

O Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente, Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, assim como o Vice-Diretor, Prof. Dr. Marcelo Messias, o Prefeito e outras personalidades, também recepcionaram com boas vindas os membros da comitiva do Instituto, que no ano passado viabilizou a implantação do curso de mandarim no campus da Unesp. A saudação foi dirigida inicialmente ao Prof.Dr. Li Xiangkun, ao Prefeito, Secretários Municipais, empresários e demais autoridades. Em especial ao Prof.Dr. Raul Borges Guimarães, em nome do qual, o Prof. Nivaldo cumprimenta todos os servidores docentes, técnico- administrativos e discentes da FCT/UNESP.

Em nome da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – disse o Prof. Nivaldo – eu manifesto a satisfação em compartilhar com a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, à recepção do Diretor do Instituto Confúcio, neste momento, e do Cônsul, vice-Cônsul e Consulesa da China, no Centro Cultural Matarazzo. Recordou que em meados do ano passado foi procurado pelo Prof. Dr. Raul Borges Guimarães, o qual lhe apresentou a proposta de abrir uma turma de Mandarim, aqui no Campus da Unesp. A princípio, achou a proposta interessante, mas não imaginava que o interesse e a procura pelo curso fossem tão grandes. Logo de início ,não foi formada uma turma conforme o planejado, mas duas e logo em seguida, três turmas. “Desde então, nós só ouvimos falar bem do curso de Mandarin e da Professora Helena” – ressaltou o Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol.

Na sequência de seu discurso, o Prof. Nivaldo disse que a cultura chinesa e o aprendizado de Mandarim têm despertado o interesse dos prudentinos. “Certamente o fato da Economia Chinesa ter crescido cerca de 10% ao ano, nos últimos 30 anos e de ter se tornado a segunda maior economia o mundo, tem contribuído para despertar o interesse dos prudentinos, inclusive dos empresários que querem fazer negócios com a China” – frisou.

A China, o Brasil e a Índia (os BRICs) já mudaram o status político e econômico no contexto mundial. As parcerias sadias entre o Brasil e a China farão muito bem aos dois países. A China tem muitas coisas que interessam ao Brasil e o Brasil tem muito a oferecer para o mercado chinês – afirmou o Prof. Nivaldo. E para finalizar, agradeceu ao Diretor do Instituto Confúcio pela gentileza de sua visita. Ao mesmo tempo, agradeceu também a todas as pessoas que vieram prestigiar a cerimônia. Em especial, ao Prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã – pela parceria na recepção à Delegação da China, dentre outras que serão estabelecidas, em benefício da FCT/UNESP e da cidade de Presidente Prudente.

O curso citado pelo Prof.Dr. Nivaldo, é gratuito, sendo ministrado desde Agosto do ano passado pela Professora Helena Lim, e oferecido num período de três anos contínuos a acadêmicos e pessoas interessadas da comunidade. Tínhamos imaginado apenas uma turma. Hoje são seis turmas que contemplam 180 alunos”, acrescentou o Prof. Dr. Raul Borges Guimarães, ressaltando que através do estudo do Mandarim, os brasileiros podem conhecer uma pouco mais da cultura chinesa, ficando na expectativa de que os atuais visitantes conheçam melhor o Brasil”.

Outras atividades no campus da Unesp

Ainda no período da manhã do dia 05 de Abril, realizou-se no Anfiteatro I da FCT/UNESP, um breakfast para estreitar o relacionamento dos visitantes com os acadêmicos locais. Logo em seguida, palestra sobre a China, ministrada aos alunos do Curso de Mandarm e convidados. Após , no mesmo local, ou seja: Anfiteatro I, houve demonstração de Caligrafia chinesa, além da tradicional Cerimônia do Chá, encerrando assim as atividades no ambiente acadêmico. As propostas foram coordenadas pelos Professores do Departamento de Geografia da Unesp, Raul Borges Guimarães e Marcos Cordeiro Pires (Diretor Associado) , representando a direção brasileira do Instituto Confúcio.

No período da tarde, mais propriamente, a partir das 16h30 no Centro Cultural Matarazzo, autoridades da segunda maior economia do mundo, entre elas o Cônsul Geral da China, Sun Rongmao, a Consulesa Wu Jun, e o Vice-Cônsul Zhao Dong, participaram de reunião com a classe empresarial. E tiveram também de oportunidade de conhecer no dia seguinte, as principais dependências localizadas no Campus Universitário da FCT/UNESP, devidamente acompanhados de seus Assessores diretos e acompanhados em todos os momentos pelos Diretores da Universidade.

Por fim à noite, vinte e cinco bailarinos da Universidade de Hubei, apresentaram um maravilhoso espetáculo – inédito no Brasil – com a presença do tradicional Grupo de Arte chinesa (fundado em 1995 e premiado nos Festivais de Artes de vários países, inclusive Estados Unidos, em 2009), no Centro Cultural Matarazzo, com inúmeras coreografias. A dança do Dragão e do Leão, foram impressionantes e agradaram toda a platéia presente. A mídia eletrônica, Jornais e Emissoras de Rádio e Televisão – especialmente a TV Fronteira/Rede Globo e a TV Bandeirantes – deram cobertura especial à visita da Delegação Chinesa e principalmente as atrações proporcionadas pela equipe da Universidade de Hubei da China, em parceria com a FCT/UNESP.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
A Delegação visitante é recepcionada no Anfiteatro da Fundacte, no campus da Unesp.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Os membros da Representação Chinesa recebem as boas vindas do Diretor da FCT/UNESP.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
A saudação é feita pelo Prof. Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, a todos os membros da comitiva.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Um café tipicamente brasileiro é servido aos visitantes e o Prof.Dr.Li Xiangkun parece ter gostado.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Autoridades e participantes do encontro tiveram a oportunidade de conhecer a tradicional cerimônia do chá.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
No Centro Cultural Matarazzo,outro encontro dos mais importantes com a classe empresarial da região.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Aqui, a presença do Cônsul Geral da China, a Consulesa e o Vice-Consul, saudados pelo Prefeito e Prof.Nivaldo.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
A comunidade local prestigiou a visita da Delegação chinesa, comparecendo em massa ao Festival de Artes.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Dança do Dragão e Dança do Leão apresentadas p/Grupo de Artes da Universidade de Hudei,a grande atração.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Esta foi a Apoteose para a história cultural e científica de Presidente Prudente, por iniciativa da FCT/UNESP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.