abr 15

Inaugurado em abril de 2010, o Centro de Promoção da Inclusão Digital, Educacional e Social – CPIDES – da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – está completando seu 1º. ano de atividades. Idealizado pelos Professores Doutores: Klaus Schlünzen Júnior e Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, vem desenvolvendo estudos e pesquisas há mais de treze anos, voltadas à informática aplicada à educação e à educação inclusiva.

O Centro disponibiliza um espaço que tem como principal finalidade, promover a inclusão de pessoas com deficiência (PD), jovens menos favorecidos financeiramente, ou em situação de risco social e demais pessoas inseridas no contexto de exclusão social, digital ou educacional. As pesquisas e trabalhos de extensão desenvolvidos no centro, buscam prioritariamente atender as PD e demais excluídos, realizando estudos e ações que favoreçam a acessibilidade; o acesso às mais diversas informações e a construção do conhecimento, com subsídios para que seus alunos permaneçam no contexto escolar.

Além disso, no Centro de Promoção da Inclusão Digital, Educacional e Social da FCT/UESP são realizadas formações educacionais e profissionais para as PD mediante o uso das Tecnologias Digitais, preparando-as para a vida e/ou mundo do trabalho, bem como a formação de educadores, visando o conhecimento da educação inclusiva baseada no princípio de um ensino de qualidade para todos.

O CPIDES também agrega projetos que subsidiam a prática educativa, promovendo cursos de extensão e grupos de pesquisas que fomentam a produção de conhecimentos no processo de formação inicial continuada de professores, como por exemplo, o curso de Tecnologia Assistiva, oferecido na modalidade à distância e realizado em parceria com o Ministério da Educação, oferecido para professores da rede pública de ensino, com mais de dois mil (2.000) professores certificados.

Além disso, no projeto: Banco Internacional de Objetos Educacionais, são publicados objetos educacionais para subsidiar a prática pedagógica de diversas áreas. Esse projeto busca criar um veículo de comunicação virtual para troca de vivências e de informações entre pesquisadores, profissionais envolvidos com inclusão digital, educacional e social, e demais representantes da sociedade.

E finalmente, o grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para Inclusão congrega o estudo sobre as tecnologias para a inclusão digital e social de PD, realizando um trabalho extensão junto a crianças, adolescentes e jovens adultos que apresentam diferentes tipos de necessidades especiais como: visão subnormal, descontrole motor, dificuldades educativas, de audição e de fala, e outras deficiências.

Com o crescimento elevado da demanda a cada ano, devido ao número de solicitações, as pessoas envolvidas neste projeto dedicam boa parte de seu tempo para um estudo mais aprofundado desta área.

Desde a sua inauguração até o presente momento, as atividades propostas pelo centro tem possibilitado a integração de trabalhos de diferentes áreas, com isso a participação de professores, e alunos de diferentes departamentos e cursos da Unesp, consubstanciaram a perspectiva atual da educação que visa uma educação multi e Interdisciplinar.

Criar possibilidades, apesar dos limites impostos pela vida, é
um caminho proposto nos trabalhos desenvolvidos no CPIDES.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Na área central do Campus da Unesp em Presidente Prudente, foi instalado há um ano o Centro de Promoção da Inclusão Digital, Educacional e Social – CPIDES – da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Clique para ampliar!
As placas inauguradas em 2010, registram os nomes das personalidades que acreditaram no investimento que tem por principal finalidade atender as pessoas com deficiência (PD) e demais excluídos.

Maiores informações pelo telefone:
(18) 3229-5890 Daniele ou Jane.