abr 29

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp comemorará na próxima 3ª.feira – 03 de Maio – 52 anos de atividades em Presidente Prudente. A unidade conta com mais de 3.600 alunos e abriga 12 cursos de Graduação, além de um curso especial de Graduação em Geografia, através de convênio com o INCRA/PRONERA; um curso de Pedagogia à distância (convênio Unesp/Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e um curso de licenciatura em Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores de Educação Básica, do MEC, sob a responsabilidade da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Somados a estes, a FCT-UNESP oferece sete cursos de Pós-Graduação stricto sensu nos níveis de Mestrado e Doutorado e vários cursos de Pós-Graduação lato sensu.

Criada em 17 de Setembro de 1957, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente na qualidade de Instituto Isolado de Ensino Superior, começou a funcionar efetivamente a partir de 1959, sendo a primeira aula ministrada no dia 03 de Maio de 1959. No ano de 1970 a unidade foi transformada em Autarquia de Regime Especial.

Em 1976 – através da Lei 952 – foi transformada em Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e a partir daí, a unidade de Presidente Prudente recebeu a denominação de Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais – IPEA – Com essa mudança, foram extintos os cursos até então existentes de Pedagogia, Ciências Sociais e Licenciatura em Ciências Sociais. Mas em 1989, a denominação IPEA (Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais) foi alterada para: Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT – que conta atualmente com 8 Departamentos de Ensino; 203 docentes, 218 servidores técnico-administrativos e mais de 3.600 alunos.

São Diretores da FCT/UNESP, respectivamente os Profs. Drs. Antonio Nivaldo Hespanhol e Marcelo Messias (Vice-Diretor). No campus de Presidente Prudente são desenvolvidas atividades de Extensão Universitária e de prestação de serviços à comunidade, como forma de transferir para a sociedade os conhecimentos, e ao mesmo tempo realimentar o ensino e a pesquisa que realiza. A extensão se dá nas mais diversas formas, e em diferentes campos de atuação, que se integram em torno dos objetivos prioritários de promoção do ser humano e de desenvolvimento sustentável na cidade e em toda a região.

Nesse contexto de muitas décadas, a FCT/UNESP praticou o esforço contínuo de preservar o respeito da comunidade acadêmica nacional e internacional, abrigando as características fundamentais para a formação de profissionais qualificados para o mercado e a sociedade através do ensino público gratuito e de qualidade. Tendo surgido numa modesta sala de um Edifício no centro da cidade, a unidade de Presidente Prudente ganhou projeção e destaque mundial, tornando-se referência para inúmeros cursos aqui ministrados. São 52 anos de lutas, sacrifícios e grandes conquistas no campo social, cultural e científico do País.

A FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – comemora com uma solenidade cívica os seus 52 anos no dia 03/Maio, às 08h00.

O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol é o Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia; e o Vice-Diretor é o Prof. Dr. Marcelo Messias.

O número de estudantes em Pres. Prudente vai além de 3.600.A primeira ação comunitária do ano, desenvolvida pelos novos alunos foi o Trote Solidário.