set 24

No final desta semana, Presidente Prudente sediou o XXII Congresso de Iniciação Científica, aberto oficialmente com a presença de centenas de participantes. A primeira palestra foi proferida pelo Prof. Dr. Erivaldo Antonio da Silva (Coordenador Executivo do Plano Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), que abordou o tema: “A importância do IC na Instituição”.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Vice-diretor da FCT-UNESP, Prof. Dr. Marcelo Messias, seguida de palestra especial e nas horas seguintes – durante dois dias – exposição e avaliação dos trabalhos – num total de 303. A coordenação do evento foi dada pela Prof. Dra. Patrícia M. Seraphim.

Simultaneamente, foram desenvolvidos mini-cursos com exposição de trabalhos científicos – respectivamente – nas áreas: Humanas e Agrárias e (hoje), Áreas biológicas e exatas, além de palestras. O encerramento está previsto para o período da tarde (l7h00), quando serão avaliados e selecionados os melhores trabalhos para figurar na 2ª.fase do Congresso, a ser realizada em Marília.

Dos 303 trabalhos apresentados, foi feita uma seleção, após rigorosa avaliação. Na sessão de encerramento, na tarde de 6ª. feira, 24 de Setembro, a Comissão organizadora proclamou os resultados obtidos. Humanas: 25; Exatas, 20; Biológicas 10. Esses trabalhos passam a figurar na 2ª. fase do Congresso de Iniciação Científica, a ser realizado no mês de Novembro na cidade de Marília/SP.


Congresso de Iniciação Científica da FCT/UNESP reuniu em sua primeira fase 303 trabalhos, dos quais 55 receberam aprovação para figurar na 2ª fase em Marília.


O Congresso realizado durante 2 dias teve excelente participação, sendo prestigiado pela Diretoria da Universidade, aqui representada pelo Prof. Dr. Marcelo Messias.

escrito por Assessor de Imprensa

ago 28

Desde 25 de Agosto e até o dia 28, Presidente Prudente sediou o I Congresso Internacional de Fisioterapia, promovido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, com a participação de representações de cinco países: Brasil, Espanha, Estados Unidos, França e Bélgica. A cerimônia de abertura ocorreu no Auditório 4, que esteve superlotado. Para comemorar os 30 anos da Fisioterapia em Presidente Prudente, se fez presente como convidado especial, o Prof. Dr. Domingo Braille, que participou do 1º transplante de válvula cardíaca no Brasil.

Dr. Braille falou de forma brilhante sobre a História da Medicina e encantou a platéia. No final, foi homenageado pelo seu ex-orientando, Jaime Neto, que lhe entregou de presente, um agasalho que recebeu ao participar das últimas Olimpíadas. Também homenageados, os pioneiros: Dr. Enio Perrone e Prof. Dr. Marcos Alegre, pelo apoio e incentivo na implantação do Instituto de Ensino Superior implantado ha 30 anos com o curso de Fisioterapia, incorporado à FCT/UNESP.

No decorrer do período foram desenvolvidos diversos cursos e conferências ministrados por renomados professores e grandes especialistas. Entre os quais, o Prof. Dr. Miguel Angel Cós Moreira, Fisioterapeuta da Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha; Profª. Drª. Cristiane Strambi Permer, Fisioterapeuta Sênior da Hospital Metodista de Houston/Texas-Estados Unidos; Dr. Rik Gosselink, Prof. e Pró-Reitor da Faculdade de Fisioterapia e Ciências da Reabilitação da Universidade Católica de Leuven/Bélgica e Dr. Serge Peyrot, de Lyon/França.

Cursos e conferências programados desde o primeiro dia, contaram com a participação de Fisioterapeutas de todo o Brasil. Em especial, o Dr. Roberto Prado que abordou o tema: “Comportamento do sistema imunológico em atletas de alta competição, otimização e reabilitação funcional”, na noite de abertura. Nos dias seguintes, conferências com a participação da Dra. Verônica Franco Parreira, Fisioterapeuta do Hospital alemão Osvaldo Cruz, sob o tema: Atuação da Fisioterapia na reabilitação do transplantado cardíaco”.

Sandra Regina Alouche (de São Paulo), Cleusa Braga da Silva (AACD), Sérgio Teixeira Fonseca (UFMG-BH), Marcial Zanelli de Souza (UNIMEP), João Carlos Correa (UNINOVE), Marcelo Velloso (UFMG-BH) foram os conferencistas do I Congresso Internacional de Fisioterapia da FCT/UNESP em Presidente Prudente. A coordenação do evento foi confiada à responsabilidade do Prof. Dr. José Carlos Silva Camargo Filho, na condição de Presidente do Congresso.

Os painéis principais abordaram durante as apresentações orais, temas da mais alta importância no campo da Fisioterapia. Entre os quais, a Biomecânica aplicada à Fisioterapia; Hemiplégicos: Fisioterapia em Cardiologia; Fisioterapia em Pneumologia; Fisioterapia em Neurologia; Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia; Fisioterapia Esportiva e Saúde Coletiva. O encerramento ocorreu nas últimas da tarde de sábado, 28 de Agosto no Campus da UNESP em Presidente Prudente.


O ato solene de instalação do I Congresso Internacional de Fisioterapia da FCT-UNESP reuniu as maiores expressões do país e do exterior.


Diretores e Professores da UNESP – juntamente com estudantes e convidados – marcaram presença nesse importante evento realizado em Presidente Prudente.


Aqui, duas brilhantes personalidades, homenageadas pelo seu pioneirismo na Fisioterapia, desde 30 anos atrás: Dr. Enio Perrone e Prof. Dr. Marcos Alegre.


E também presente, como ilustre convidado, o benemérito Dr. Domingo Braille, recebendo homenagens pela sua atuação. A começar pelo seu orientando,Jaime Neto.


O evento se constituiu numa festa memorável, com boa participação todos os dias e anfiteatros e auditórios lotados durante os minicursos e conferências.

escrito por Assessor de Imprensa