out 26

Competição da FCT/Unesp em seu 2º ano, contou com centenas de participantes.

O Câmpus da Unesp em Presidente Prudente, registrou na manhã de domingo intensa movimentação com a realização da Caminhada & Corrida da Saúde. O evento promovido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia teve apoio do Jornal O Imparcial (dentre outros) e registrou aproximadamente mil inscrições. As competições ocorreram no período das 9 às 11 horas no Centro Esportivo do Departamento de Educação Física, sob a coordenação da Profª.Drª. Giovana Rampazzo Teixeira. Presença e participação de docentes, discentes, servidores, atletas de várias faixas etárias e Diretores da FCT/Unesp.

A Abertura foi feita pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, prestigiado pelo Vice-Diretor, Prof. Dr. José Carlos Silva Camargo Filho e Assessores. A Banda Musical Regimental do 18º BPM-I abrilhantou a solenidade inaugural, executando o Hino Nacional Brasileiro. Presentes também, autoridades e representações de entidades sociais e Grupo de Escoteiros. Antes de Largada no Centro Esportivo da Universidade, exercícios de alongamento, com a participação de toda a comunidade.

Da Largada à Chegada – até o Pódio – grande número de contemplados com a premiação – do 1º ao 3º lugar – tanto na Corrida de 8 km – como nas provas e na Caminhada de 4 km. Categorias: Geral – Masculino e Feminino – nas faixas etárias de 16 a 25 anos; 26 a 35 anos; 36 a 45 anos; 46 a 55 anos e acima dos 56 anos.

Os premiados

O resultado final (classificação geral), foi anunciado de conformidade com o desempenho de cada atleta. Assim, os primeiros a subir ao Pódio foram os participantes da Corrida e da Caminhada de 4 km: Geral Feminino e Geral Masculino, nas 3 categorias de cada faixa etária. O mesmo aconteceu na Corrida de 8 km. O mais idoso contemplado com a Premiação Especial, foi o Sr.Nelson Hasegawa que conta atualmente 92 anos de idade.

Classificação geral

  • Geral Feminino de 4 km:
  1. Laura Andrade Marra – Equipe Lelo Runners (17’18’’);
  2. Letícia Amstaldem Bertoncine (18’27’’)
  3. Amélia Matsue Sato Oichi – Equipe UFA Team (20’02’’).
  • Geral Masculino de 4 km:
  1. Marcius dos Santos (13’53’’);
  2. Kaique Fernando dos Santos – Equipe Michael Passos Treinamento Esp – Pres.Venceslau (14’04’’);
  3. Fábio Rocha de Araujo – Academia AUGE (14’20’’).
  • UNESP – Feminino de 4 km:
  1. Bruna Lopes Aro (21’10’’);
  2. Aparecida de Fátima (22’52’’);
  3. Camila Lucas Chaves – Equipe UFA Team (23’02’’).
  • UNESP – Masculino de 4 km:
  1. Éder Lino dos Anjos – Equipe Bernardes (14’55’’);
  2. Felipe Gomes Mendonça – Equipe Lelo (15’05’’);
  3. Jefferson Anchieta Barbosa – Santo Anastácio (17’02’’).
  • Geral Feminino de 8 km
  1. Luciana Grandi – Equipe LUPE (36’17’’);
  2. Fernanda Pedrazza  (37’44’’);
  3. Silvana Souza (41’01”).
  • Geral Masculino de 8 km
  1. Jairo Ortega – Equipe FARTLE (28’47’’);
  2. Fabrício dos Santos – Equipe LADEIR (30’34’’);
  3. Adair Alves da Silva – Equipe CAPTA (31’04’’).
  • UNESP – Feminino de 8km:
  1. Alves – Equipe Endorfina Corrida de Rua (46’15’’);
  2. Stephanie de Souza Alves – Equipe Reven Run (51’21’’);
  3. Ogata, da Equipe UFA: (52’25’’).
  • UNESP – Masculino de 8 km:
  1. Sílvio Sena – Avulso (31’55’’);
  2. Antonio Carlos Borges – Equipe Fartlek-Bauru (36’33’’)
  3. Eduardo Pereira da Silva (37’00’’).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Caminhada & Corrida da Saúde, promovida pela FCT/Unesp surpreendeu. A Banda Musical Regimental do 18º BPM-I abriu a solenidade com a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Uma sessão de alongamento foi o 1º aquecimento ministrado pelos dirigentes da promoção. Com acompanhamento do Diretor e Vice-Diretor da FCT/Unesp,Profs.Drs.Marcelo Messias e José Carlos Silva Camargo Fº.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tudo pronto para a Largada que marca o inicio da Caminhada e da Corrida de 4 e 8 km respectivamente, em torno do Câmpus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Pres.Prudente/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A 1ª.volta está sendo concluída pelos atletas inscritos para participar tanto da Caminhada, como da Prova de Pedestrianismo em dois trajetos: 4 km ou o dobro: isto é, 8 km de extensão.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Pódio começa a receber os primeiros classificados. Para cada um dos três classificados em cada categoria – de acordo com o tempo utilizado no percurso – recebe Troféus.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Marcelo Messias, acompanhou (juntamente com o Prof.Zeca) todo o desenrolar da Caminhada & Corrida da Saúde da Unesp, até os momentos finais com a entrega dos troféus.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Pódio recebeu todos os atletas classificados nesta competição. Alguns, provenientes de cidades próximas ou distantes do Câmpus Universitário da Unesp, em Pres.Prudente-SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Prestigiando essa realização que se repete pelo 2º ano consecutivo, o Grupo de Escoteiros sediado em Presidente Prudente, onde também se sobressai o Assessor Técnico-Administrativo Marcos Paulo da Silva.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Um fato inusitado: Pelo 2º ano consecutivo o Sr. Nelson Hasegawa – nos seus 92 anos de vida – participou e conquistou seu Troféu, por todos os méritos. As fotos documentam esse registro especial.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 22

Educação e Geografia tiveram na FCT/Unesp sessões especiais

Os Programas de Pós-Graduação em Educação e Geografia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, tiveram no dia 21 de Outubro duas sessões especiais realizadas nos Anfiteatros VI e VII. Presentes os candidatos inscritos para a defesa publica, para obtenção dos títulos de Mestrado nas áreas de Geografia e Educação/Programas de Pós-Graduação: Marcelo Custódio Pereira e Ronaldo Desidério Castange, respectivamente.

No período da manhã (a partir das 8h00), o Mestrando Marcelo Custódio Pereira enfrentou a Comissão Examinadora, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Nécio Turra Neto – do Departº de Geografia da FCT/Unesp – e no período da tarde (após as 14h00), apresentou-se o candidato Ronaldo Desidério, sob orientação do Profa.Dra. Fátima Aparecida Dias, do Departº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Integrando as Comissões Examinadoras – além dos Orientadores já mencionados – atuação dos seguintes membros-docentes: Professores Doutores – Maria Encarnação Beltrão Spósito, do Departº de Geografia da FCT/Unesp e Clarice Cassab, do Departº de Geociências, da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF – Minas Gerais; Renata Junqueira de Souza, do Departº de Educação da FCT/Unesp e Liz Cristiane Dias, do Departº de Geografia da Universidade Federal de Pelotas/UFP – Rio Grande do Sul.

Temas defendidos pelos Mestrandos

Programas de Pós-Graduação – Geografia – Marcelo Custódio Pereira: “Geografia da Noite – oferta e consumo de diversão noturna em Londrina/PR” e Educação – defendida por Ronaldo Desidério Castange: “Educação Ambiental em Resíduos Sólidos nos livros Paradidáticos”. Nas duas dissertações de Mestrado, houve participação de alguns membros da Banca Examinadora através de Vídeoconferência (Skipe/Internet).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato ao Mestrado, Marcelo Custódio Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, teve como Orientador o Prof.Dr.Nércio Turra Neto, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Mestrando Ronaldo Desidério Castange, do Programa de Pós-Graduação em Educação, fez sua defesa pública tendo como Orientadora a Profª.Drª.Fátima Aparecida Dias Gomes Marin, do Departº de Educação da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 21

Encruzilhadas entre o reconhecimento político e a autonomia territorial

No último dia 14 de Outubro, no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – a candidata Hellen Charlot Cristancho Garrido, do Programa de Pós-Graduação em Geografia fez sua defesa pública de tese de Doutorado. O Orientador foi o Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp – por videoconferência. Tema escolhido: “Estrategias de territorializacion campesina: encrucijadas entre El reconocimiento político y la autonomia territorial. Constitucion y funcionamiento de dos zonas de reserva campesina em Colômbia”.

Participando da Comissão Examinadora, o Orientador (já citado) e os seguintes docentes: Profª.Drª.Eliane Tomiasi Paulino, do Departº de Geociências da Universidade Estadual de Londrina/UEL;Prof.Dr.Camilo Alejandro Bustos Ávila, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS – Campus de Aquidauana; Prof.Dr.Juan Guillermo Pedro Medina, da Pontifícia Universidade Javeriana e Prof.Dr.Eduardo Paulon Girardi, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP.


Construção de territórios camponeses/ZRC

Para garantir a existência das Zonas de Reserva Camponesa/ZRC na Colômbia, estão solicitando a aplicação da figura jurídica em seus territórios. Hellen Charlot em sua defesa pública para obtenção do titulo de Doutorado pela FCT/Unesp, frisou: “Nossa hipótese é de que as ZRC derivam do problema agrário não resolvido. Assim,surge como resultado da mobilização camponesa pelo acesso à terra; e como possibilidade de desencadear processos de desenvolvimento alternativos, impostos pelo modelo de desenvolvimento dominante. A fundamentação teórica, teve como centralidade o debate da questão agrária, a categoria de território e o conceito de território camponês”.

Mais adiante, a Doutoranda afirma: A estratégia metodológica pautou-se na produção de informação a partir de análise documental, realização de visitas de campo e entrevistas semiestruturadas a uma amostra qualitativamente escolhida de pessoas envolvidas na conformação e funcionamento da ZRC. Como resultado concluímos que “o processo de luta pela terra e o direito às formas próprias de desenvolvimento, tem sido potenciado em torno da formalização jurídico institucional da figura, mas que não culmina nela. É certo que a reclamação central das organizações camponesas que lideram as ZRC exigem que o Estado cumpra as disposições emanadas da Lei 160/1994: Lei da Reforma Agrária. É possível afirmar que a territorialização camponesa é permanentemente exercida através de múltiplas estratégias e relacionamentos diferenciados com as instituições do Estado.

Ao finalizar sua defesa pública visando a obtenção do Doutorado em Geografia pela FCT/Unesp, Hellen Charlot Cristancho Garrido acentua: Na discussão de resultados, problematizamos a “encruzilhada” das comunidades camponesas, as quais, na procura de seu reconhecimento político, reivindicam a autonomia territorial e enfrentam os conflitos derivados do ordenamento jurídico do território, subordinada ao mercado capitalista – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Hellen Charlot Cristancho Garrido fez sua defesa pública para obtenção do título de Doutorado/Geografia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alguns membros da Comissão Examinadora, reunidos no Anfiteatro II da FCT/Unesp – Presidente Prudente. O Orientador, Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes participou da sessão, através de videoconferência.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 20

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e a questão das águas

A candidata Ana Paula Novais Pires,do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu sua tese de Doutorado no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – no dia 11 de Outubro de 2016. Seu Orientador foi o Prof.Dr.Antonio Cezar Leal, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp. O tema escolhido (como se vê acima), diz respeito ao”conflito exposto a partir da transposição do Rio São Francisco, com envolvimento do Comitê da bacia hidrográfica do São Francisco e a gestão das águas”.

A fim de prestigiar a Doutoranda, o Vice-Presidente do Comitê, Sr. Maciel Oliveira, veio pessoalmente até Presidente Prudente, sendo acolhido e prestigiado pelo Orientador da candidata à defesa de sua tese de Doutorado/Geografia. Figurando como membros da Comissão Examinadora – além do Orientador já citado – os seguintes docentes: Paulo César Rocha, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp; Encarnita Salas Martin, do Departº de Planejamento,Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp; Ildevone Mendes Ferreira, da Universidade Federal de Goias/UFGO e Salvador Carpi Junior, da Universidade de Campinas/UNICAMP.

Tese defendida

Criado por Decreto Presidencial em 2001, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, objetiva concretizar a gestão descentralizada e participativa das águas do São Francisco, que escoam superficialmente por 2.700 km. Candidato ao Doutorado, Ana Paula Novais Pires desenvolveu sua tese destacando as nuances do “coronelismo das águas” no Nordeste semiárido, no contexto da transposição – a dinâmica natural e a política na bacia hidrográfica. Trata-se – de acordo com a Doutoranda – de um ecossistema aberto e espaço institucional. Além do papel dos comitês de bacias no processo de descentralização, na gestão hídrica brasileira, especificando o Rio São Francisco, seu comitê interestadual e os comitês estaduais.

Em sua tese, Ana Paula cita as pesquisas contempladas na Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/1997) nos acervos documentais do CBHSF, além de órgãos que participam do projeto de transposição, como a Agência Nacional de Águas – ANA – o Ministério do Meio Ambiente – MMA. “Tais pesquisas objetivam entender como se configura a gestão das águas do Rio São Francisco, a situação da CBHSF e dos demais comitês na bacia, frente ao projeto e obras da transposição a partir do papel deliberativo exposto pela legislação hídrica”.

Demais dados foram obtidos com a utilização como técnica de pesquisa. Pode se evidenciar portanto, que o projeto de transposição do Rio São Francisco foi aprovado, contrariando o posicionamento do CBHSF; e apesar do comitê ter judicializado a questão, não há na legislação hídrica brasileira uma jurisprudência para conflitos pelo uso da água entre diferentes bacias hidrográficas (bacia doadora e receptora,nesse mote). Assim – conclui a Doutoranda – as grandes obras hídricas (como é o caso da transposição), trazem à tona os limites de situação dos comitês de bacias e reforçam o fortalecimento do agrohidronegócio no semiárido nordestino, fortalecido por políticas públicas para os recursos hídricos, conforme proposto na hipótese de estudo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ana Paula Novais – do Programa de Pós-Graduação em Geografia – defendeu sua tese de Doutorado perante a Comissão Examinadora da FCT/Unesp sob orientação do Prof.Dr.Antonio Cezar Leal.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Dentre as personalidades que prestigiaram a defesa pública de tese de Doutorado/Geografia, o Vice-Presidente do Comitê da Bacia Hidográfica do Rio São Francisco, Sr. Maciel Oliveira.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 18

No período de 03 a 10 de Outubro/2016, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – registrou o desenvolvimento de três seções destinadas à defesa pública de dissertações de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Geografia. Candidatos: Jéssica de Sousa Baldassarini; Fernanda Regina Fuzzi e Diogo Laércio Gonçalves.

A 1ª.defesa verificou-se no dia 03 de Outubro no Anfiteatro II, onde a Mestranda Jéssica de Sousa Baldassarini se apresentou à Comissão Examinadora para sua defesa pública.Tema: “Contribuição ao estudo das dinâmicas e perda de solo por meio de técnicas diretas e indiretas de determinação em propriedades agrícolas de Getulina e Vera Cruz – SP”. O Orientador foi o Prof. Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp.

No dia 07 de Outubro, no Anfiteatro I realizou-se a dissertação de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, pela candidata Fernanda Regina Fuzzi. O Orientador, foi o Prof.Dr.Antonio Cezar Leal, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp. Tema defendido: “Organização das Cooperativas e Associações de catadores de materiais recicláveis em rede: Um estudo de caso da Rede Cataoeste, com pólo em Assis –São Paulo – Brasil”.

Finalmente no dia 10 de Outubro no Anfiteatro II, o candidato ao Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Geografia, Diogo Laércio Gonçalves se apresentou perante à Comissão Examinadora para o desenvolvimento de sua defesa pública. TÍtulo: “Uso e ocupação das terras no baixo curso do Rio Paranapanema: conflitos e potencialidades da aplicação do Código Florestal”. Orientador: Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos – da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Mestranda Jéssica de Sousa Baldassarini, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, se apresentou à Comissão Examinadora, tendo o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes (Deptº de Geografia da FCT/Unesp), como seu Orientador.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Fernanda Regina Fuzzi – do Programa de Pós-Graduação em Geografia, foi a 2ª candidata a se apresentar à Comissão Examinadora para sua defesa pública de dissertação de Mestrado. Orientador: Prof.Dr.Antonio Cezar Leal )Deptº de Geografia da FCT/Unesp).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato ao Mestrado de Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente, foi Diogo Laércio Gonçalves, que teve como seu Orientador, o Prof.Dr. Messias Modesto dos Passos, da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 16

AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA

Evento Comentários desativados

FCT/Unesp promoveu Encontro Regional que reuniu pesquisadores e produtores

Reunindo dirigentes, coordenadores e docentes, estudantes, autoridades e convidados, realizou-se nos dias 10 e 11 de Outubro no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – importante encontro voltado à agricultura. A abertura foi feita pelo Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias, seguindo com a palavra, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – coordenador do evento. Também presentes o secretário de desenvolvimento econômico de Presidente Prudente/SEDEPP, Cláudio Mura; o presidente do CONSEA, Valter Nestor da Silva; o vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Prof.Dr.Antonio Cezar Leal ; o Prof.Dr José Tadeu Garcia Tommaselli (chefe do deptº de geografia) e outros participantes.

O Projeto de pesquisa foi financiado pela CAPES, tendo como principal objetivo analisar os efeitos das políticas públicas voltadas à agricultura familiar nos municípios integrantes das zonas metropolitanas de Natal, Florianópolis e nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado/SP. Dimensionar e caracterizar a agricultura urbana e periurbana, investigando ao mesmo tempo os requisitos necessários para o estabelecimento de políticas oficiais que regulamentem e apóiem as diferentes modalidades – representam parte desse programa – nas áreas pesquisadas e em outras áreas do país.

“Não temos nada a ensinar, pois o objetivo desse projeto é a troca de experiências em torno do complexo e diversificado fenômeno da agricultura urbana praticado nas áreas próximas (dentro da malha urbana e periurbana), as quais se encontram em fase de transição, de áreas rurais para áreas urbanas, de especulação imobiliária” – enfatizou o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, da FCT/Unesp.

O coordenador do Encontro Regional, expressou seus agradecimentos – em nome da FCT – às seguintes Instituições: CAPES e parceiros da UFRN, UFSC, UNESP, bem como alunos de iniciação científica, Conselho de Segurança Alimentar de Presidente Prudente e participantes das mesas. Também, um agradecimento especial aos representantes da ETEC/FATEC, CATI, SEDEPP, UNOESTE, Cooperativa da Agricultura Familiar/COAF, pesquisadores e produtores rurais que concordaram em compartilhar do evento, com suas experiências.

Temas mais relevantes

A programação desenvolvida pela 1ª.vez em Presidente Prudente, contou com palestras e mesas redondas para debater os temas mais relevantes: apresentação do fenômeno da agricultura urbana e periurbana. Regiões de abrangência: Natal – pelos pesquisadores Celso Donizete Locatel e Francisco Fransualdo de Azevedo, da UFRN. Região Metropolitana de Florianópolis, por Maria das Graças dos Santos Brightwell, da UFSC. A palestra seguinte – “Possíveis efeitos da agricultura urbana e periurbana sobre o clima local” foi proferida pela Profª.Drª.Margarete C.T.Amorim, da FCT/Unesp.

No período da tarde de 10 de Outubro: Experiências de Agricultura Urbana e Periurbana em Presidente Pudente e Álvares Machado – Relato de experiências de 3 agricultores, por: Danilo Meidas (Produtor com Certificado Orgânico); Francisco Corte (Hidroponia); Alexandre Nunes Batista e Rose Chagas Batista (Produtores Periurbanos – Agroecologia); Francisco Moreira Fº (Produtor Urbano-Convencional). José Eduardo Pinho de Almeida e Maria Suely Rodrigues de Mello (Produtores Urbanos – Convencional). No final da tarde – após o café – apresentações por Carlos Castro Neves Neto, Claudinei da Silva Pereira e Yeda Ruiz Maria.

Duas mesas redondas

No dia 11 de Outubro, o Encontro Regional sobre Agricultura Urbana e Periurbana deu ênfase especial – em mesas redondas – sobre a produção orgânica, agroecologia e hidroponia no contexto da agricultura urbana e periurbana, sob a coordenação do Prof.Dr.Fábio Fernando de Araujo, da UNOESTE. Participação de João César Martin de Castro (ETEC-FATEC); Roberto Shirazaki (CATI) e José Aparecido Nunes Sampaio (SEDEPP).

No encerramento, abordagem de políticas públicas, mercados institucionais, segurança alimentar e agricultura (urbana e periurbana). Coordenação da Profª.Drª. Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol com a participação de Tatiane Tafarello (Nutricionista da Prefeitura Municipal) e Carlos Alberto Sitolino (Dirigente da Cooperativa da Agricultura Familiar/COAF de Presidente Prudente).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui começa o Encontro Regional sobre Agricultura Urbana e Periurbana. Realização da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Promoção: GEDRA e CONSEA – Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Experiências de Agricultura – Urbana e Periurbana – fenômenos que envolvem as regiões metropolitana de Natal, Florianópolis e também:Presidente Prudente e Álvares Machado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pesquisadores e produtores da agricultura familiar, vieram conhecer e debater a questão relacionada à Agricultura Urbana e Periurbana, com enfoque especial no entorno de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesse Encontro Regional que a FCT/Unesp promoveu nos dias 10 e 11 de Outubro, foi boa a participação dos pesquisadores, docentes, estudantes e proprietários, voltados à Agricultura familiar.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No decorrer da programação desenvolvida no Anfiteatro I da FCT/Unesp foram avaliadas as áreas de maior incidência da agricultura urbana e periurbana em Presidente Prudente e Álvares Machado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nas mesas redondas que marcaram a etapa final deste Encontro Regional, foi feito um diagnóstico preliminar – com base no qual – a equipe está tomando contato com o universo da pesquisa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todos os que vieram para esse Encontro (inédito), tiveram livre acesso a fim de expor seus conhecimentos e suas propostas a fim de melhorar as condições de vida dos que dependem da agricultura familiar.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cabe aqui, um agradecimento especial a todos que participaram desse encontro, representado por um Projeto de Pesquisa financiado pela CAPES. FCT/Unesp e seus parceiros: UFRN; UFSC; UNOESTE; ETEC/FATEC;CATI; SEDEPP; GEDRA e CONSEA/Pres.Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 16

Flávio Camargo Cabrera , aluno de Doutorado da FCT/Unesp conquista uma das premiações mais importantes de sua carreira

Como é tradição, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – realiza concurso a nível nacional, para outorga de Certificados aos estudantes de maior relevância. Em face disso, um dos contemplados com “Menção Honrosa” na área de materiais, foi o aluno de Doutorado Flávio Camargo Cabrera, pela tese: “Dispositivo microfluído de borracha natural (LAB-ON-CHIP)”, defendida publicamente em 2016. Seu Orientador – que divide os méritos dessa nova conquista científica e cultural – foi o Prof.Dr.Aldo Eloizo Job/DFQB, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da UNESP/BAU – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Bauru.

O resultado dessa nova conquista foi divulgado pelo Diário Oficial da União (de 10 de Outubro de 2016), Secção 1, páginas 18 a 21, Portaria nº 170, de 06/Outº/2016. A Menção Honrosa, constitui-se de Certificado – conforme especificado no Edital nº 17/2016 – publicado no DOU de 29/06/2016. O evento destinado à entrega dos prêmios, acontece em Brasilia/DF, no dia 14 de Dezembro de 2016 na sede da CAPES, às 18 hrs. Durante o evento, os outorgados com menção honrosa serão destacados. Contatos: premiocapes@capes.gov.br

Em regozijo por essa importante conquista junto à CAPES, o Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – Prof.Dr.Marcelo Messias externou suas congratulações e cumprimentos ao aluno laureado, Flávio Camargo Cabrera, bem como ao seu Orientador, Prof.Dr. Aldo Eloizo Job. “Parabéns pela menção honrosa. É um orgulho para nós, termos trabalhos desse nível, sendo desenvolvidos aqui na FCT/Unesp” – disse.

Eufórico com a notícia de sua premiação, Flávio Camargo Cabrera disse:”A condecoração com menção honrosa foi uma boa surpresa. Não desenvolvemos um trabalho com o intuito de obter reconhecimento. Mas com o objetivo de ultrapassar os limites ou fronteiras da ciência, na área em que trabalhamos”. E acrescentou: “A premiação chega no momento em que o pesquisador se prepara para envio de pedido de financiamento de projeto Jovem Pesquisador junto à FAPESP. O qual – caso aprovado – se tornaria um grande passo para o início da carreira acadêmica, como pesquisador”. – finalizou.

Uma alternativa orgânica

Durante o curso de Doutorado sob orientação do Prof.Dr.Aldo Eloizo Job, o Professor Flávio Camargo Cabrera, desenvolve um novo conceito de dispositivo microfluídico flexível, utilizando a borracha natural como material alternativo de baixo custo, para a preparação de plataformas Labi-on-a-chip. Atualmente, a tecnologia microfluídica possibilita a miniaturização de testes como diagnósticos de patologias, que anteriormente poderiam ser desenvolvidos apenas em Laboratório, garantindo ainda – devido á flexibilidade – a portabilidade dos dispositivos e o acesso rápido aos resultados.

O Projeto foi desenvolvido sob financiamento da FAPESP (Proc.2011/23362-0) e em parceria com o grupo de Bioeletroquímica e Interfaces, coordenado pelo Prof.Dr.Frank Crespilho, do Instituto de Química da USP/São Carlos, junto ao qual desprendeu um ano de atividades. Os dispositivos flexíveis como eletrodos internos, bem como, na construção de microreatores para a síntese de nanopartículas de magnetita (Fe3O4) decoradas com nanopartículas de ouro (Fe3O4-AuNOPs). Partículas essas, muito utilizadas em imunosensores, agentes de contrastes e tratamento de fitoterapia.

(Três artigos foram publicados em decorrência dos resultados da tese. Dentre eles, destaca-se publicação na Revista Labon a Chip, fator de impacto de 5.586, classificada como uma das melhores revistas na área de microfluídica).

Perfil do homenageado

Flávio Camargo Cabrera, nasceu em Jundiaí/SP. Filho de Francisco Gonzales Cabrera e Ana Aparecida Camargo Cabrera, reside atualmente em Narandiba/SP – Região de Presidente Prudente. Iniciou sua formação acadêmica em Licenciatura em Física, aos 17 anos na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Durante a graduação foi bolsista FAPESP por dois anos de iniciação científica. Obteve títulos de Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia de Materiais (POSMAT), com bolsas da FAPESP – Mestrado e Doutorado – desenvolvidos na FCT/Unesp.

Tornou-se relevante destacar a experiência internacional de Flávio Camargo Cabrera, durante o Mestrado em estágio, realizado na Universidade de Windsor – Canadá – no Laboratório de Química e Bioquímica, coordenado pelo Prof.Dr.Ricardo Aroca, no ano de 2011. Além disso, durante o curso de Doutorado (defendido em 2015), nos seus 26 anos de idade. Destaque como pesquisador junto ao Grupo de Bioeletroquímica – coordenado pelo Prof.Dr.Frank Crespilho, do Instituto de Química da USP/São Carlos, com participação ativa no desenvolvimento da tese condecorada.

Atualmente, Cabrera desenvolve Projeto de Pesquisa de Pós-Doutorado, junto ao Laboratório de Tecnologia Borrachas e Aplicação (LTBA), na FCT/Unesp de Presidente Prudente/SP, como bolsista da CAPES, junto à POSMAT, sob supervisão do Prof.Dr.Aldo Eloizo Job. Possui 16 artigos publicados em Revistas Internacionais, 4 capítulos de livros e uma Patente. Suas especialidades: Preparação de compósitos de borracha natural, reaproveitamento de resíduos, síntese de materiais nanoestruturados como partículas de ouro (AU) e magnetita decorada (Fe3O4-AU) e dispositivos microfluídicos flexíveis, utilizados em aplicações ópticas e eletroquímicas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Orientador, Prof.Dr.Aldo Eloizo Job e seu Orientando, o aluno de Doutorado da FCT/Unesp que acaba de conquistar “Menção honrosa”/2016 num concurso nacional da CAPES.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Flávio Camargo Cabrera, nasceu em Jundiaí/SP e atualmente reside em Narandiba. Ele desenvolve Projeto de Pesquisa de Pós-Doutorado junto ao Laboratório de Tecnologia Borrachas e Aplicações (LTBA), na Unesp de Presidente Prudente, como bolsista da CAPES.

Clique para ampliar!
Detalhes do Projeto que consagrou o bolsista da CAPES, com “Menção honrosa” que será entregue ao laureado, dia 14 de Dezembro/2016 em cerimônia oficial em Brasília/DF.

Clique para ampliar!
Figura 1: (a) extração do látex de árvores do gênero Hevea brasiliensis clone RRIM 600; (b) Configuração final do dispositivo lab-on-a-chip; (c) Voltametria cíclica realizada no dispositivo utilizando fibras flexíveis de carbono. Procedimento utilizado para replicar a configuração do dispositivo na superfície das membranas de borracha natural. (d) Molde fixado em placas de acrílico. (e) Dispersão do látex sobre o molde, recobrindo a configuração de canais e a janela de análise. (f) Tratamento térmico para a secagem do látex, realizado a 65°C durante 10 horas. (g) Retirada da membrana de borracha natural contendo a réplica do molde do dispositivo.

Clique para ampliar!
Figura 2: (a) extração do látex de árvores do gênero Hevea brasiliensis clone RRIM 600; (b) Configuração final do dispositivo lab-on-a-chip; (c) Voltametria cíclica realizada no dispositivo utilizando fibras flexíveis de carbono.

Clique para ampliar!
Figura 3. (a) metodologia utilizada para a síntese microfluídica de nanopartículas de Fe3O4-AuNPs e para a avaliação da eficiência das sínteses de nanopartículas decoradas, ambas realizadas por meio de espectroscopia UV-Vis. (b) microscopia eletrônica de transmissão (MET) de nanopartículas de magnetita decoradas com ouro (Fe3O4-Au) sintetizadas no dispositivo.

Clique para ampliar!
Figura 4. (a) metodologia utilizada para a síntese microfluídica de nanopartículas de Fe3O4-AuNPs e para a avaliação da eficiência das sínteses de nanopartículas decoradas, ambas realizadas por meio de espectroscopia UV-Vis. (b) microscopia eletrônica de transmissão (MET) de nanopartículas de magnetita decoradas com ouro (Fe3O4-Au) sintetizadas no dispositivo. (c) esquema da estrutura do dispositivo construído em três camadas de membranas de borracha natural. A primeira camada inclui canais com morfologia interna em espiral, auxiliando na mistura das amostras em fluxo. O fluxo no misturador é controlado por uma válvula passiva posicionada no final do canal. Após a mistura, o fluido atinge o reator snail, onde a reação é completa, fluindo através da segunda camada até o sistema de separação magnética interna. O imã é posicionado, possibilitando a aproximação do reservatório de formato donut a fim de atrair as partículas em suspensão. Dois canais são construídos em contato com o reservatório, de modo que a amostra preencha, em períodos diferentes, um e outro canal, atingindo as janelas de análise.

Clique para ampliar!
Figura 5. (a) esquema da estrutura do dispositivo construído em três camadas de membranas de borracha natural. A primeira camada inclui canais com morfologia interna em espiral, auxiliando na mistura das amostras em fluxo. O fluxo no misturador é controlado por uma válvula passiva posicionada no final do canal. Após a mistura, o fluido atinge o reator snail, onde a reação é completa, fluindo através da segunda camada até o sistema de separação magnética interna. O imã é posicionado, possibilitando a aproximação do reservatório de formato donut a fim de atrair as partículas em suspensão. Dois canais são construídos em contato com o reservatório, de modo que a amostra preencha, em períodos diferentes, um e outro canal, atingindo as janelas de análise. (b) microscopia eletrônica de transmissão (MET) de nanopartículas de magnetita decoradas com ouro (Fe3O4-Au) sintetizadas no dispositivo.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 11

III Seminário Nacional de Integração da Graduação e Pós-Graduação em Geografia; XVII Semana de Geografiaz e XII Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia. Tudo isso reunido, proporcionou a centenas de estudantes tomar parte num dos eventos mais significativos do ano na FCT/Unesp. O tema escolhido foi: Geografia, Democracia e Desenvolvimento, cuja abertura verificou-se na noite de 03/Outº no Auditório/Disc.V em solenidade presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

O tema escolhido decorre do cenário político e econômico, no qual o país se encontra. O que requer discussões pela Geografia sobre mudanças ocorridas nos últimos anos e suas perspectivas para o futuro. Em termos de “Temática do Desenvolvimento” sob o enfoque da Geografia, um dos principais objetivos foi o de resgatar o processo histórico que levou o Brasil à atual situação, colocando em debate a construção de formas de desenvolvimento, voltadas à diminuição das desigualdades sociais.

Na composição da mesa de abertura do evento foram convidados: o Prof.Dr.Marcelo Messias; a Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, do Programa de Pós-Graduação em Geografia; o Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli, do Programa de Pós-Graduação em Geografia; Prof.Dr.Eduardo Paulon Girardi, Coordenador do evento. Representando a Associação dos Geógrafos Brasileiros-AGB- Seção local, Sidney Todescato Leal e Paula Artero Vilela, representante dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia e a discente, representante do Centro Acadêmico de Geografia/CAGEO, Eilane Ramos.

Depois do pronunciamento do Prof.Dr.Marcelo Messias, foi dada a palavra ao Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli pelo Deptº de Geografia da FCT/Unesp, assim como a Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, que é a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Falaram ainda: o Prof.Dr. Eduardo P.Girardi (coordenador de eventos) para as boas vindas dos participantes e Sidney Todescato Leal, representante da AGB-Seção local e Anna Paulla Artero Vilela, representando os discentes de Pós-Graduação em Geografia.

O cerimonial conduzido pelo Sr.Valmir Cesar Lanza Caldeira, do STAEPE anunciou ainda a presença da representante do Centro Acadêmico de Geografia, Eilane Ramos, seguida da 1ª palestra programada pelos organizadores do evento. O palestrante convidado foi o ilustre Prof.Dr.Armen Mamigonian, um conferencista renomado desde longa data, com atuação destacada em outros tempos da Unesp de Presidente Prudente. Ele é graduado em Geografia e História pela USP/SP; Especialização em Geografia Humana, Doutorado em Geografia Industrial (Universidade de Estrasburgo) e Pós-Doutorado (Université Paris 1-Sorbonne). Tema defendido:”A situação brasileira atual”.

Programação geral

Nos dias 03 a 08/Outº foi cumprida extensa programação envolvendo minicursos, oficinas culturais e artísticas, debates e mesas redondas no período noturno. Encerramento no sábado (08 de Outº), com trabalho de campo na cidade de Três Lagoas/MS. Temas desenvolvidos: “Políticas, ensino e exclusão”; “Desenvolvimento e Geografia”; “Coletivos da FCT/Unesp” e Conferência de Encerramento, com a presença e participação do Geógrafo e Diretor da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A FCT/Unesp sediou o Seminário Nacional de Integração da Graduação e Pós-Graduação, Semana e Encontro de estudantes de Licenciatura em Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na mesa principal que presidiu a abertura do evento, o Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias e coordenadores do evento, realizado entre 03 e 08 de Outubro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os três eventos simultâneos reuniram grande número de participantes; em sua maioria, estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Um dos primeiros convidados foi o Prof.Dr.Armen Mamigonian (USP/UFS), que proferiu a conferência de abertura sob o tema: “A situação brasileira atual”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nessa interação que envolveu graduados e pós-graduados, houve participação direta nos debates que marcaram a realização dos três eventos mais significativos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As mesas redondas realizadas no Auditório/Discente V em todas as noites, tiveram pronta resposta por parte dos palestrantes presentes na FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na conferência de encerramento do evento, presença do Geógrafo e Diretor da SOS Mata Atlantica, Prof.Dr.Mário Mantovani, com ampla duração.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Além de mesas redondas, na parte final de cada palestra, foram abertos debates sobre o tema apresentado pelos palestrantes, envolvendo toda a comunidade acadêmica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento, sorteio de livros entre os participantes inscritos previamente, bem como flores como homenagem à Profª.Drª.Isabel Cristina M. Caccia Gouveia e outras.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 09

Sob a coordenação do Profs.Drs.Antonio Cezar Leal e Renata Ribeiro de Araujo, realizou-se no dia 06/Outº, o II Workshop – Ciência, Esporte e Meio Ambiente na formação p/inclusão social de crianças e adolescentes, em situações de vulnerabilidade. O evento foi prestigiado, dentre outros pela Pró-Reitora de Extensão Universitária, Profª.Drª.Mariângela Spotti Lopes Fujita, tendo como parceiros o Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema; Fórum Trabalhista; Ministério Público Federal e Estadual; Ministério Público do Trabalho de Presidente Prudente.

A cerimônia de abertura realizada no Hotel Portal do Oeste foi feita pelo Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias, com pronunciamentos de integrantes da mesa. Em especial, do Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho; da Pró-Reitora de Extensão Universitária e da Secretária Municipal de Assistência Social do município, Maria Helena Silvestre, que representou o Prefeito Milton Carlos de Mello. “Temos 76 projetos de extensão universitária com Prefeituras, escolas e promotorias que envolvem 88 bolsistas e um investimento de quase 500 mil reais – disse o Prof.Marcelo”. Acrescentou que essas ações, quando bem realizadas trazem benefícios para todos: sociedade, professores e bolsitas que participam.

Inscritos para participar do evento, foram diversos os convidados, começando pelo Juiz Diretor do Fórum Trabalhista de Presidente Prudente (Diretor e Titular da 1ª.Vara e Coordenador do Juizado Especial da Infância e Juvente), José Roberto Dantas Oliva, que falou sobre a erradicação do Trabalho Infantil como meta do desenvolvimento sustentável. Em seguida, o ex-atleta olímpico, Andre Domingos (tendo ao seu lado cinco atletas com atuação nas competições olímpicas), abordou a “questão da essência do esporte na vida de uma criança”.
Os demais participantes foram – em sua maioria – docentes da FCT/Unesp – que se envolveram em 3 Eixos Temáticos, de cunho social, tecnológico e meio ambiente. Nos momentos finais para marcar o encerramento do evento, a Pró-Reitora de Extensão Universitária, Prof.Drª.Mariângela Spotti Lopes Fujita, falou sobre a “Extensão Universitária da Unesp e o fortalecimento de parcerias institucionais para o desenvolvimento social, ambiental e regional”.

Eixos Temáticos

O Eixo Temático II abordou aspectos de cunho tecnológico, com os Profs.Drs.Aldo Elizo Job, do Deptº de Física, com palestra sobre “Influência do uso de pesticidas em alimentos no crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente”; Fernando Sérgio Okimoto, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, falou sobre o “Aproveitamento dos resíduos da construção civil: da legalidade à viabilidade na aplicação da produção civil”.

O Eixo Temático III reuniu os coordenadores e participantes do evento – além de alunos de graduação e Pós-Graduação – da Unesp. Dentre os docentes, os Profs.Drs.: Antonio Cezar Leal, Renata Ribeiro de Araujo, Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia, João Osvaldo Rodrigues, José Mariano Caccia Gouveia e Sandro Roberto Selmo que abordaram de forma detalhada vários aspectos do Projeto “Meio Ambiente e Mananciais”. São temas ligados à “Recuperação ecológica e proteção de mananciais de abastecimento público: experiências e desafios na bacia do Rio Santo Anastácio”. Seguiu-se a palestra final com a Profª.Drª.Neide Barrocá Faccio, que destacou o “Licenciamento Ambiental na área de Patrimônio e Cultura”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– O Prof.Dr.Marcelo Messias, anuncia a abertura do Workshop. Tendo ao lado, a Pró-Reitora, a Secretária que representou o Prefeito e o Vice-Diretor da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Pró-Reitora de Extensão Universitária, Profª.Drª. Mariângela Spotti Lopes Fujita, veio especialmente para participar do evento realizado no Hotel Portal D’Oeste.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Diretor do Fórum Trabalhista do TRT em Pres.Prudente, José Roberto Dantas Oliva foi o 1º palestrante que falou sobre a “Erradicação do trabalho infantil como meio de desenvolvimento sustentável.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O ex-atleta olímpico, André Domingos foi o 2º palestrante do Workshop. Tema: “A essência do esporte na vida de uma criança. Ele relatou episódios dramáticos para sua sobreviência, antes de tomar parte nas competições de atletismo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Aldo Eloizo Job, do Deptº de Física chamou a atenção de todos, para o grave problema da “Influência do uso de pesticidas em alimentos, no crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Profs.Drs.: Sandro Roberto Selmo e Antonio Cezar Leal abordaram a “Recuperação ecológica e proteção de mananciais de abastecimento público: experiências e desafios na bacia do Rio Santo Anastácio”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outros docentes com participação nesse evento: Profs.Drs.:Fernando Sérgio Okimoto e Neide Barrocá Faccio.”Aproveitamento dos resíduos de construção civil” e “Licenciamento Ambiental na área de patrimônio cultural”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Pró-Reitora de Extensão Universitária da Unesp, Profª.Drª.Mariângela Spotti Lopes Fujita, acompanhou ao lado do Professor Zeca, todas as palestras proferidas durante o Workshop, recebendo calorosos aplausos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Um grupo de atletas olímpicos da Equipe treinada e sob orientação do ex-campeão olímpico, André Domingos também participou deste evento realizado pela 1ª.vez na cidade de Presidente Prudente, por iniciativa da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 09

Com a presença e participação de palestrantes do Brasil e do exterior, vindos da Finlândia, Alemanha e Itália – todos especialistas de renome em suas áreas, realizou-se no Campus Universitário da FCT/Unesp,um evento de âmbito internacional. A abertura oficial verificou-se no dia 26 de Setembro no Auditório/Discente V, sob a presidência do Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias. Ao todo 160 participantes, a maioria, procedente de vários pontos do país. O evento internacional “Young Professionalsand Summer School” foi desenvolvido de 26 a 30 de Setembro.

Além da Unesp, outras universidades brasileiras auxiliaram na organização,com apoio e financiamento de duas sociedades científicas internacionais: IEEE – Geoscienceand Remote SensingSociety (GRSS) e da ISPRS – InternationalSociety for Photogrammetryand Remote Sensing. Também financiaram o evento a Academia da Finlândia (AKA), Fapesp, CNPq, Fundunesp e as empresas Santiago e Cintra e Engemap.

Cerca de 40% dos participantes eram de Presidente Prudente, 35% de outras regiões do Estado de São Paulo, 7% do exterior e os 18% restantes de vários outros estados do Brasil. Com relação ao nível de formação, 55% eram estudantes de pós-graduação 6% estudantes de graduação, 33% profissionais que já cursaram pós-graduação e 6% profissionais com curso superior completo. Isto mostra que o perfil dos profissionais que procuraram o evento era de pós-graduação, devido às características de inovação do tema tratado.

Com relação às áreas de conhecimento dos participantes, 54% eram da área de Engenharia Cartográfica e Agrimensura, 9% de outras áreas da Engenharia, 5 % da área de Agronomia, 8% da área de Ciência da Computação e os 24% restantes de outras áreas, como Geologia, Geografia e Matemática. O Prof.Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli que coordenou toda a programação disse:” O evento foi organizado em dois blocos. O primeiro bloco, com duração de dois dias seguiu o modelo Young Professionals da GRSS e contou com palestras de destacados profissionais e pesquisadores do Brasil e do Exterior. Objetivo: apresentar oportunidades para a carreira de jovens profissionais formados há até 15 anos”.

Tommaselli acrescentou que o 2º bloco – com duração de três dias – seguiu o modelo da Summer School da ISPRS. Teve como meta principal, transmitir conhecimento técnico/científico sobre o tema selecionado, relacionado à utilização de Sistemas Aéreos Remotamente Tripulados (SART), também conhecidos como Drones, para Fotogrametria e Sensoriamento Remoto. Nesse bloco foram realizados tutoriais exclusivamente em inglês, por conferencistas renomados e com grande experiência técnica e científica no tema: Teemu Hakala, Engenheiro do Finnish Geospatial Research Institute que tratou da tecnologia dos Drones.

Eija Honkavaara, Pesquisadora Senior do Finnish Geospatial Research Institute apresentou os desenvolvimentos recentes em Sensoriamento Remoto com Drones e Michael Cramer, Professor da University of Stuttgart apresentou tópicos teóricos e aplicados de Fotogrametria baseada em Drones. Além destas apresentações, o Prof.r Dr. Antonio Maria Garcia Tommaselli ministrou um tutorial sobre levantamentos por varredura a LASER, embarcados em Drones.

Um dos pontos altos do evento realizado no Câmpus Universitário da FCT/Unesp foi constituído pela demonstração de um equipamento desenvolvido em conjunto da Unesp e empresa SensorMap. Esse equipamento é composto de um octóptero e uma plataforma de carga de equipamentos para posicionamento preciso e aquisição de imagens coloridas e hiperespectrais.

Além dessas apresentações, houve um Workshop no final das tardes de quinta e sexta feira para apresentar os resultados do projeto UAV_4D_Bio (Monitoramento da Biodiversidade com UAVs), que agrega pesquisadores da Unesp de Presidente Prudente e da Finlândia.

Professor Doutor Tommaselli concluiu as informações sobre essa importante atividade científica, esclarecendo: “A avaliação final dos participantes mostrou que o evento foi um grande sucesso. Principalmente se considerarmos os múltiplos aspectos sobre os usos dessa tecnologia, fomentando sua aplicação correta nos próximos anos”.

Clique para ampliar!
A abertura do evento internacional que teve a duração de uma semana, realizou-se no Auditório/Discente V e foi presidido pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pesquisadores brasileiros e do exterior – especialmente da Finlândia, Alemanha e Itália – vieram especialmente para prestigiar mais esta realização da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O número de estudantes inscritos nesse evento internacional, surpreendeu. Pelas informações dos organizadores o número de inscritos foi além de 160. O mais importante foi a participação dos pesquisadores e estudantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli foi o Coordenador Geral desse evento de repercussão no Brasil e no Exterior. Além disso, realizou-se também um Workshop – além da demonstração sobre o uso de Drones.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O que mais despertou interesse dos participantes deste evento de âmbito internacional, foi a demonstração prática no gramado da Praça Central da FCT/Unesp, como se vê nestas fotos que estamos mostrando.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Estudantes de graduação e Pós-Graduação e Pesquisadores de várias nacionalidades acompanharam atentamente a demonstração proporcionada por este equipamento desenvolvido em conjunto, pela Unesp e SensorMap.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Agora, as atenções se voltam para o alto, onde um dos Drones foi acionado para realizar uma operação excepcional. Esta foi inegavelmente, uma das mais importantes conquistas para Fotogrametria e Sensoriamento Remoto

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O resultado aqui obtido foi altamente significativo: todos ficaram bem impressionados com as operações realizadas, aliás, razão de elogiosas referências dos participantes ao Coordenador, Prof.Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP