out 21

Encruzilhadas entre o reconhecimento político e a autonomia territorial

No último dia 14 de Outubro, no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – a candidata Hellen Charlot Cristancho Garrido, do Programa de Pós-Graduação em Geografia fez sua defesa pública de tese de Doutorado. O Orientador foi o Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp – por videoconferência. Tema escolhido: “Estrategias de territorializacion campesina: encrucijadas entre El reconocimiento político y la autonomia territorial. Constitucion y funcionamiento de dos zonas de reserva campesina em Colômbia”.

Participando da Comissão Examinadora, o Orientador (já citado) e os seguintes docentes: Profª.Drª.Eliane Tomiasi Paulino, do Departº de Geociências da Universidade Estadual de Londrina/UEL;Prof.Dr.Camilo Alejandro Bustos Ávila, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS – Campus de Aquidauana; Prof.Dr.Juan Guillermo Pedro Medina, da Pontifícia Universidade Javeriana e Prof.Dr.Eduardo Paulon Girardi, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP.

Construção de territórios camponeses/ZRC

Para garantir a existência das Zonas de Reserva Camponesa/ZRC na Colômbia, estão solicitando a aplicação da figura jurídica em seus territórios. Hellen Charlot em sua defesa pública para obtenção do titulo de Doutorado pela FCT/Unesp, frisou: “Nossa hipótese é de que as ZRC derivam do problema agrário não resolvido. Assim,surge como resultado da mobilização camponesa pelo acesso à terra; e como possibilidade de desencadear processos de desenvolvimento alternativos, impostos pelo modelo de desenvolvimento dominante. A fundamentação teórica, teve como centralidade o debate da questão agrária, a categoria de território e o conceito de território camponês”.

Mais adiante, a Doutoranda afirma: A estratégia metodológica pautou-se na produção de informação a partir de análise documental, realização de visitas de campo e entrevistas semiestruturadas a uma amostra qualitativamente escolhida de pessoas envolvidas na conformação e funcionamento da ZRC. Como resultado concluímos que “o processo de luta pela terra e o direito às formas próprias de desenvolvimento, tem sido potenciado em torno da formalização jurídico institucional da figura, mas que não culmina nela. É certo que a reclamação central das organizações camponesas que lideram as ZRC exigem que o Estado cumpra as disposições emanadas da Lei 160/1994: Lei da Reforma Agrária. É possível afirmar que a territorialização camponesa é permanentemente exercida através de múltiplas estratégias e relacionamentos diferenciados com as instituições do Estado.

Ao finalizar sua defesa pública visando a obtenção do Doutorado em Geografia pela FCT/Unesp, Hellen Charlot Cristancho Garrido acentua: Na discussão de resultados, problematizamos a “encruzilhada” das comunidades camponesas, as quais, na procura de seu reconhecimento político, reivindicam a autonomia territorial e enfrentam os conflitos derivados do ordenamento jurídico do território, subordinada ao mercado capitalista – concluiu.

Hellen Charlot Cristancho Garrido fez sua defesa pública para obtenção do título de Doutorado/Geografia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Alguns membros da Comissão Examinadora, reunidos no Anfiteatro II da FCT/Unesp – Presidente Prudente. O Orientador, Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes participou da sessão, através de videoconferência.