out 16

FCT/Unesp promoveu Encontro Regional que reuniu pesquisadores e produtores

Reunindo dirigentes, coordenadores e docentes, estudantes, autoridades e convidados, realizou-se nos dias 10 e 11 de Outubro no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – importante encontro voltado à agricultura. A abertura foi feita pelo Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias, seguindo com a palavra, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – coordenador do evento. Também presentes o secretário de desenvolvimento econômico de Presidente Prudente/SEDEPP, Cláudio Mura; o presidente do CONSEA, Valter Nestor da Silva; o vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Prof.Dr.Antonio Cezar Leal ; o Prof.Dr José Tadeu Garcia Tommaselli (chefe do deptº de geografia) e outros participantes.

O Projeto de pesquisa foi financiado pela CAPES, tendo como principal objetivo analisar os efeitos das políticas públicas voltadas à agricultura familiar nos municípios integrantes das zonas metropolitanas de Natal, Florianópolis e nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado/SP. Dimensionar e caracterizar a agricultura urbana e periurbana, investigando ao mesmo tempo os requisitos necessários para o estabelecimento de políticas oficiais que regulamentem e apóiem as diferentes modalidades – representam parte desse programa – nas áreas pesquisadas e em outras áreas do país.

“Não temos nada a ensinar, pois o objetivo desse projeto é a troca de experiências em torno do complexo e diversificado fenômeno da agricultura urbana praticado nas áreas próximas (dentro da malha urbana e periurbana), as quais se encontram em fase de transição, de áreas rurais para áreas urbanas, de especulação imobiliária” – enfatizou o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, da FCT/Unesp.

O coordenador do Encontro Regional, expressou seus agradecimentos – em nome da FCT – às seguintes Instituições: CAPES e parceiros da UFRN, UFSC, UNESP, bem como alunos de iniciação científica, Conselho de Segurança Alimentar de Presidente Prudente e participantes das mesas. Também, um agradecimento especial aos representantes da ETEC/FATEC, CATI, SEDEPP, UNOESTE, Cooperativa da Agricultura Familiar/COAF, pesquisadores e produtores rurais que concordaram em compartilhar do evento, com suas experiências.

Temas mais relevantes

A programação desenvolvida pela 1ª.vez em Presidente Prudente, contou com palestras e mesas redondas para debater os temas mais relevantes: apresentação do fenômeno da agricultura urbana e periurbana. Regiões de abrangência: Natal – pelos pesquisadores Celso Donizete Locatel e Francisco Fransualdo de Azevedo, da UFRN. Região Metropolitana de Florianópolis, por Maria das Graças dos Santos Brightwell, da UFSC. A palestra seguinte – “Possíveis efeitos da agricultura urbana e periurbana sobre o clima local” foi proferida pela Profª.Drª.Margarete C.T.Amorim, da FCT/Unesp.

No período da tarde de 10 de Outubro: Experiências de Agricultura Urbana e Periurbana em Presidente Pudente e Álvares Machado – Relato de experiências de 3 agricultores, por: Danilo Meidas (Produtor com Certificado Orgânico); Francisco Corte (Hidroponia); Alexandre Nunes Batista e Rose Chagas Batista (Produtores Periurbanos – Agroecologia); Francisco Moreira Fº (Produtor Urbano-Convencional). José Eduardo Pinho de Almeida e Maria Suely Rodrigues de Mello (Produtores Urbanos – Convencional). No final da tarde – após o café – apresentações por Carlos Castro Neves Neto, Claudinei da Silva Pereira e Yeda Ruiz Maria.

Duas mesas redondas

No dia 11 de Outubro, o Encontro Regional sobre Agricultura Urbana e Periurbana deu ênfase especial – em mesas redondas – sobre a produção orgânica, agroecologia e hidroponia no contexto da agricultura urbana e periurbana, sob a coordenação do Prof.Dr.Fábio Fernando de Araujo, da UNOESTE. Participação de João César Martin de Castro (ETEC-FATEC); Roberto Shirazaki (CATI) e José Aparecido Nunes Sampaio (SEDEPP).

No encerramento, abordagem de políticas públicas, mercados institucionais, segurança alimentar e agricultura (urbana e periurbana). Coordenação da Profª.Drª. Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol com a participação de Tatiane Tafarello (Nutricionista da Prefeitura Municipal) e Carlos Alberto Sitolino (Dirigente da Cooperativa da Agricultura Familiar/COAF de Presidente Prudente).

Aqui começa o Encontro Regional sobre Agricultura Urbana e Periurbana. Realização da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Promoção: GEDRA e CONSEA – Presidente Prudente.

Experiências de Agricultura – Urbana e Periurbana – fenômenos que envolvem as regiões metropolitana de Natal, Florianópolis e também:Presidente Prudente e Álvares Machado.

Pesquisadores e produtores da agricultura familiar, vieram conhecer e debater a questão relacionada à Agricultura Urbana e Periurbana, com enfoque especial no entorno de Presidente Prudente.

Nesse Encontro Regional que a FCT/Unesp promoveu nos dias 10 e 11 de Outubro, foi boa a participação dos pesquisadores, docentes, estudantes e proprietários, voltados à Agricultura familiar.

No decorrer da programação desenvolvida no Anfiteatro I da FCT/Unesp foram avaliadas as áreas de maior incidência da agricultura urbana e periurbana em Presidente Prudente e Álvares Machado.

Nas mesas redondas que marcaram a etapa final deste Encontro Regional, foi feito um diagnóstico preliminar – com base no qual – a equipe está tomando contato com o universo da pesquisa.

Todos os que vieram para esse Encontro (inédito), tiveram livre acesso a fim de expor seus conhecimentos e suas propostas a fim de melhorar as condições de vida dos que dependem da agricultura familiar.

Cabe aqui, um agradecimento especial a todos que participaram desse encontro, representado por um Projeto de Pesquisa financiado pela CAPES. FCT/Unesp e seus parceiros: UFRN; UFSC; UNOESTE; ETEC/FATEC;CATI; SEDEPP; GEDRA e CONSEA/Pres.Prudente.