out 09

Com a presença e participação de palestrantes do Brasil e do exterior, vindos da Finlândia, Alemanha e Itália – todos especialistas de renome em suas áreas, realizou-se no Campus Universitário da FCT/Unesp,um evento de âmbito internacional. A abertura oficial verificou-se no dia 26 de Setembro no Auditório/Discente V, sob a presidência do Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias. Ao todo 160 participantes, a maioria, procedente de vários pontos do país. O evento internacional “Young Professionalsand Summer School” foi desenvolvido de 26 a 30 de Setembro.

Além da Unesp, outras universidades brasileiras auxiliaram na organização,com apoio e financiamento de duas sociedades científicas internacionais: IEEE – Geoscienceand Remote SensingSociety (GRSS) e da ISPRS – InternationalSociety for Photogrammetryand Remote Sensing. Também financiaram o evento a Academia da Finlândia (AKA), Fapesp, CNPq, Fundunesp e as empresas Santiago e Cintra e Engemap.

Cerca de 40% dos participantes eram de Presidente Prudente, 35% de outras regiões do Estado de São Paulo, 7% do exterior e os 18% restantes de vários outros estados do Brasil. Com relação ao nível de formação, 55% eram estudantes de pós-graduação 6% estudantes de graduação, 33% profissionais que já cursaram pós-graduação e 6% profissionais com curso superior completo. Isto mostra que o perfil dos profissionais que procuraram o evento era de pós-graduação, devido às características de inovação do tema tratado.

Com relação às áreas de conhecimento dos participantes, 54% eram da área de Engenharia Cartográfica e Agrimensura, 9% de outras áreas da Engenharia, 5 % da área de Agronomia, 8% da área de Ciência da Computação e os 24% restantes de outras áreas, como Geologia, Geografia e Matemática. O Prof.Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli que coordenou toda a programação disse:” O evento foi organizado em dois blocos. O primeiro bloco, com duração de dois dias seguiu o modelo Young Professionals da GRSS e contou com palestras de destacados profissionais e pesquisadores do Brasil e do Exterior. Objetivo: apresentar oportunidades para a carreira de jovens profissionais formados há até 15 anos”.

Tommaselli acrescentou que o 2º bloco – com duração de três dias – seguiu o modelo da Summer School da ISPRS. Teve como meta principal, transmitir conhecimento técnico/científico sobre o tema selecionado, relacionado à utilização de Sistemas Aéreos Remotamente Tripulados (SART), também conhecidos como Drones, para Fotogrametria e Sensoriamento Remoto. Nesse bloco foram realizados tutoriais exclusivamente em inglês, por conferencistas renomados e com grande experiência técnica e científica no tema: Teemu Hakala, Engenheiro do Finnish Geospatial Research Institute que tratou da tecnologia dos Drones.

Eija Honkavaara, Pesquisadora Senior do Finnish Geospatial Research Institute apresentou os desenvolvimentos recentes em Sensoriamento Remoto com Drones e Michael Cramer, Professor da University of Stuttgart apresentou tópicos teóricos e aplicados de Fotogrametria baseada em Drones. Além destas apresentações, o Prof.r Dr. Antonio Maria Garcia Tommaselli ministrou um tutorial sobre levantamentos por varredura a LASER, embarcados em Drones.

Um dos pontos altos do evento realizado no Câmpus Universitário da FCT/Unesp foi constituído pela demonstração de um equipamento desenvolvido em conjunto da Unesp e empresa SensorMap. Esse equipamento é composto de um octóptero e uma plataforma de carga de equipamentos para posicionamento preciso e aquisição de imagens coloridas e hiperespectrais.

Além dessas apresentações, houve um Workshop no final das tardes de quinta e sexta feira para apresentar os resultados do projeto UAV_4D_Bio (Monitoramento da Biodiversidade com UAVs), que agrega pesquisadores da Unesp de Presidente Prudente e da Finlândia.

Professor Doutor Tommaselli concluiu as informações sobre essa importante atividade científica, esclarecendo: “A avaliação final dos participantes mostrou que o evento foi um grande sucesso. Principalmente se considerarmos os múltiplos aspectos sobre os usos dessa tecnologia, fomentando sua aplicação correta nos próximos anos”.

Clique para ampliar!
A abertura do evento internacional que teve a duração de uma semana, realizou-se no Auditório/Discente V e foi presidido pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pesquisadores brasileiros e do exterior – especialmente da Finlândia, Alemanha e Itália – vieram especialmente para prestigiar mais esta realização da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O número de estudantes inscritos nesse evento internacional, surpreendeu. Pelas informações dos organizadores o número de inscritos foi além de 160. O mais importante foi a participação dos pesquisadores e estudantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli foi o Coordenador Geral desse evento de repercussão no Brasil e no Exterior. Além disso, realizou-se também um Workshop – além da demonstração sobre o uso de Drones.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O que mais despertou interesse dos participantes deste evento de âmbito internacional, foi a demonstração prática no gramado da Praça Central da FCT/Unesp, como se vê nestas fotos que estamos mostrando.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Estudantes de graduação e Pós-Graduação e Pesquisadores de várias nacionalidades acompanharam atentamente a demonstração proporcionada por este equipamento desenvolvido em conjunto, pela Unesp e SensorMap.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Agora, as atenções se voltam para o alto, onde um dos Drones foi acionado para realizar uma operação excepcional. Esta foi inegavelmente, uma das mais importantes conquistas para Fotogrametria e Sensoriamento Remoto

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O resultado aqui obtido foi altamente significativo: todos ficaram bem impressionados com as operações realizadas, aliás, razão de elogiosas referências dos participantes ao Coordenador, Prof.Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.