out 11

III Seminário Nacional de Integração da Graduação e Pós-Graduação em Geografia; XVII Semana de Geografiaz e XII Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia. Tudo isso reunido, proporcionou a centenas de estudantes tomar parte num dos eventos mais significativos do ano na FCT/Unesp. O tema escolhido foi: Geografia, Democracia e Desenvolvimento, cuja abertura verificou-se na noite de 03/Outº no Auditório/Disc.V em solenidade presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

O tema escolhido decorre do cenário político e econômico, no qual o país se encontra. O que requer discussões pela Geografia sobre mudanças ocorridas nos últimos anos e suas perspectivas para o futuro. Em termos de “Temática do Desenvolvimento” sob o enfoque da Geografia, um dos principais objetivos foi o de resgatar o processo histórico que levou o Brasil à atual situação, colocando em debate a construção de formas de desenvolvimento, voltadas à diminuição das desigualdades sociais.

Na composição da mesa de abertura do evento foram convidados: o Prof.Dr.Marcelo Messias; a Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, do Programa de Pós-Graduação em Geografia; o Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli, do Programa de Pós-Graduação em Geografia; Prof.Dr.Eduardo Paulon Girardi, Coordenador do evento. Representando a Associação dos Geógrafos Brasileiros-AGB- Seção local, Sidney Todescato Leal e Paula Artero Vilela, representante dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia e a discente, representante do Centro Acadêmico de Geografia/CAGEO, Eilane Ramos.

Depois do pronunciamento do Prof.Dr.Marcelo Messias, foi dada a palavra ao Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli pelo Deptº de Geografia da FCT/Unesp, assim como a Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, que é a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Falaram ainda: o Prof.Dr. Eduardo P.Girardi (coordenador de eventos) para as boas vindas dos participantes e Sidney Todescato Leal, representante da AGB-Seção local e Anna Paulla Artero Vilela, representando os discentes de Pós-Graduação em Geografia.

O cerimonial conduzido pelo Sr.Valmir Cesar Lanza Caldeira, do STAEPE anunciou ainda a presença da representante do Centro Acadêmico de Geografia, Eilane Ramos, seguida da 1ª palestra programada pelos organizadores do evento. O palestrante convidado foi o ilustre Prof.Dr.Armen Mamigonian, um conferencista renomado desde longa data, com atuação destacada em outros tempos da Unesp de Presidente Prudente. Ele é graduado em Geografia e História pela USP/SP; Especialização em Geografia Humana, Doutorado em Geografia Industrial (Universidade de Estrasburgo) e Pós-Doutorado (Université Paris 1-Sorbonne). Tema defendido:”A situação brasileira atual”.

Programação geral

Nos dias 03 a 08/Outº foi cumprida extensa programação envolvendo minicursos, oficinas culturais e artísticas, debates e mesas redondas no período noturno. Encerramento no sábado (08 de Outº), com trabalho de campo na cidade de Três Lagoas/MS. Temas desenvolvidos: “Políticas, ensino e exclusão”; “Desenvolvimento e Geografia”; “Coletivos da FCT/Unesp” e Conferência de Encerramento, com a presença e participação do Geógrafo e Diretor da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani.

A FCT/Unesp sediou o Seminário Nacional de Integração da Graduação e Pós-Graduação, Semana e Encontro de estudantes de Licenciatura em Geografia.

Na mesa principal que presidiu a abertura do evento, o Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias e coordenadores do evento, realizado entre 03 e 08 de Outubro.

Os três eventos simultâneos reuniram grande número de participantes; em sua maioria, estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia.

Um dos primeiros convidados foi o Prof.Dr.Armen Mamigonian (USP/UFS), que proferiu a conferência de abertura sob o tema: “A situação brasileira atual”.

Nessa interação que envolveu graduados e pós-graduados, houve participação direta nos debates que marcaram a realização dos três eventos mais significativos.

As mesas redondas realizadas no Auditório/Discente V em todas as noites, tiveram pronta resposta por parte dos palestrantes presentes na FCT/Unesp.

Na conferência de encerramento do evento, presença do Geógrafo e Diretor da SOS Mata Atlantica, Prof.Dr.Mário Mantovani, com ampla duração.

Além de mesas redondas, na parte final de cada palestra, foram abertos debates sobre o tema apresentado pelos palestrantes, envolvendo toda a comunidade acadêmica.

No encerramento, sorteio de livros entre os participantes inscritos previamente, bem como flores como homenagem à Profª.Drª.Isabel Cristina M. Caccia Gouveia e outras.