ago 31

Uma das últimas dissertações de Mestrado em Geografia no mês Agosto p.p.versou sobre “Interações entre o ambiente físico, uso e cobertura da terra e as características físicas e químicas no canal fluvial: a bacia hidrográfica do rio Santo Anastácio, Oeste Paulista”. O trabalho foi defendido pela aluna Franciele Gonçalves, tendo como Orientador, o Prof. Dr. Paulo César Rocha, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP. Para o desenvolvimento da pesquisa, Franciele usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP.

A defesa pública de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Geografia, verificou-se no período da tarde do dia 29 de Agosto, no Anfiteatro VII da Unesp – Campus de Presidente Prudente – tendo ainda como integrantes da Comissão Examinadora, a Profª.Drª. Encarnita Salas Martin, do Deptº.de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tenologia e a Profª.Drª. Patrícia Helena Mirandola, do Deptº.de Geografia, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A dissertação se resume nesse relato: “Para o estudo da cobertura da terra, o procedimento metodológico foi baseado em processamento digital de imagens orbitais, realizado em um ambiente de sistemas para aquisição, armazenamento, manipulação, análise e apresentação de dados georeferenciados, ou seja: em um SIG. As variáveis físicas e químicas da água foram obtidas diretamente no campo. Foram analisados: pH, condutividade, oxigênio dissolvido, temperatura, turbidez e sólidos em suspensão”

O resumo desse trabalho acrescenta outras informações: “Vale ressaltar que a pesquisa visou a caracterização limnológica do rio e não o levantamento de índices de qualidade da água. A metodologia adotada mostrou-se eficiente, visto que a pesquisa indicou a interferência de determinados usos e coberturas da terra; em especial a pastagem e cana-de-açúcar, causaram alterações em algumas variáveis químicas e físicas da água no rio Santo Anastácio”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Franciele Gonçalves, aluna do Progr.de Pós-graduação em Geografia enfrenta a Comissão Examinadora com sua defesa de dissertação de Mestrado na FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Orientador, Prof. Dr. Paulo César Rocha e as duas integrantes da Comissão Examinadora, Profªs. Drªs.Encarnita S.Martin e Patrícia H.Mirandola, acompanham sua explanação.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 31

No último dia 26 de Agosto esteve no Campus da UNESP em Presidente Prudente, a Profª.Drª. Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis, do Deptº de Educação do Instituto de Biociências da UNESP/Botucatu. Sua presença no Anfiteatro V (Discente V) teve por principal finalidade, proferir palestra e discutir com os integrantes do Corpo Docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, a “Avaliação no Ensino Superior: Desafios e possibilidades”.

O Anfiteatro esteve superlotado, estando presente grande número de professores e demais interessados. Dra. Marília definiu os principais tópicos do encontro realizado no período das 13h30 as 16h00, com os seguintes objetivos:

1 – Criar um ambiente favorável à reflexão das atividades de ensino na graduação da FCT/UNESP;
2 Refletir sobre os desafios e dificuldades em avaliar os alunos no ensino da graduação; 3 – Discutir possibilidades e alternativas para desenvolver uma avaliação com qualidade nos alunos de graduação.
Conteúdo: 1 – Avaliação no Ensino Superior: instrumentos e critérios;
2 – Desafios na avaliação dos alunos no ensino superior;
3 – Possibilidades na avaliação dos alunos no ensino superior;
4 – Avaliação: busca de um ensino de graduação com qualidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Foi grande a afluência de professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP a esse encontro no Anfiteatro V (Discente V) para acompanhar o relato da Profª.Drª. Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Dra. Marília, veio especialmente em nome do Deptº.de Educação do Instituto de Biociências da UNESP/Botucatu para falar ao professorado da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 31

No último final de semana (6ª.feira/26 de Agosto), a aluna Eliane Carvalho dos Santos se apresentou perante a Comissão Examinadora, com o trabalho de defesa pública de dissertação de Mestrado em Geografia. Para isso, recebeu orientação do Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito, do Deptº. de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. Ela participa do Programa de Pós-graduação; e para desenvolver a pesquisa com o indispensável apoio – através de bolsa – concedida pela FAPESP.

O trabalho elaborado e defendido pela aluna trouxe como título: “O Processo de reestruturação produtiva nas indústrias de Catanduva/SP”. A Banca Examinadora contou também com a participação do Prof. Dr. Márcio Antonio Cataia, do Deptº.de Geografia da Universidade Estadual de Campinas e Prof. Dr. Clerisnaldo Rodrigues de Carvalho, do Deptº.de Geografia da FCT/UNESP. Eliane fez ampla exposição; foi acompanhada atentamente por todos os componentes da banca, ouviu críticas e elogios através de comentários formulados durante o ato de defesa de dissertação/Mestrado em Geografia. De acordo com manifestação da Comissão Examinadora, o trabalho foi considerado excelente, razão pela qual alcançou o melhor conceito.

Em se tratando de um tema atual que envolve Economia, Política, Historia e Geografia, a Mestranda realizou uma pesquisa da mais alta importância para a vida econômica de Catanduva num período crítico e de sérias dificuldades. Nesse trabalho, Eliane cita as repercussões no âmbito da produção, relação entre as empresas e nas condições de trabalho a partir da análise das configurações espaciais do setor produtivo local. E acrescenta: A crise estrutural, que em meados dos anos de 1960 atinge vários setores da economia, atentou para a necessidade de se reformular o padrão de desenvolvimento vigente, conhecido como modelo de desenvolvimento fordista.

No resumo da dissertação é ela quem diz: “Para sair da crise, o setor industrial adotou medidas de adaptação, intensificando nas suas esferas de atuação, as mudanças tecnológicas, organizacionais e produtivas, que combinadas, acabaram por reorganizar as relações de produção e as formas de organização do trabalho. Esse processo traz em seu bojo impacto sobre a dinâmica espacial, acompanhado de transformações no âmbito do sistema social, à medida que envolve as relações de trabalho”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Banca Examinadora instalada no Anfiteatro II da FCT/UNESP acompanha atentamente o relato da aluna do Progr.de Pós-graduação em Geografia, Eliane Carvalho dos Santos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O trabalho de pesquisa realizado em Catanduva/SP apresentou importantes aspectos da vida econômica daquela região do Estado, que atingiu inúmeros setores da indústria, a partir dos anos 60.

Clique para ampliar!
Concluída a defesa pública de dissertação de Mestrado/Geografia, Eliane se reúne com os amigos e colegas de curso para uma foto histórica, que marca uma nova etapa de sua vida acadêmica.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 31

A Escola Estadual Dr. Fernando Costa de Presidente Prudente é uma das mais antigas Instituições de ensino médio da região. Conhecida como IE – Instituto de Educação – realizou, no período de 22 a 24 de agosto de 2011, uma Feira de Profissões e uma série de palestras proferidas por profissionais para os estudantes do 3o. ano do Ensino Médio, períodos diurno e noturno.

O objetivo da iniciativa foi despertar nos estudantes o interesse em conhecer o leque de oportunidades oferecidas pelas Universidades. Sejam elas: públicas ou particulares. Dentre as Universidades participantes da Feira de Profissões, destacou-se da Unesp – Campus de Presidente Prudente, que oferece 12 cursos de graduação.

Representando o Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica estiveram no IE o Prof. Dr. José Milton Arana, a Profa. Dra. Arlete Meneguette e o Engenheirando Fabrício Leonardi. Eles ministraram palestras que abordaram: o que é a Engenharia; o que é a Engenharia Cartográfica; quem é o Engenheiro Cartógrafo; quais as áreas de atuação do Engenheiro Cartógrafo; como é o mercado de trabalho e como é o curso de Engenharia Cartográfica da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Os palestrantes também responderam as perguntas dos estudantes e convidaram os professores a organizar uma visita ao Campus Universitário.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Especialmente convidados estiveram presentes à Feira de Profissões do IE, os representando do Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica Prof. Dr.José Milton Arana e Profª. Drª. Arlete Meneguette, da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 26

Na última 5ª.feira, dia 25 de Agosto realizou-se no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – mais uma dissertação de Mestrado/Educação. A defesa pública desse trabalho foi feita pela aluna do Programa de Pós-graduação Rita de Cássia Ferreira dos Santos, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Renata Maria Coimbra Libório, do Deptº de Educação da FCT/UNESP. Para desenvolver a pesquisa, Rita de Cássia usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP.

O trabalho defendido perante a Comissão Examinadora teve como título:

“Violência sexual e a formação de educadores: uma proposta de intervenção”, sendo exposto, avaliado e debatido publicamente. Além da Orientadora (já citada), fizeram parte da Banca: a Profª.Drª.Maria Suzana de Stefano Menin (FCT/UNESP) e Profª.Drª.Maria Ângela Mattar Yunes (UFRS),via Online.

Em resumo, trata-se de uma Pesquisa que teve como principal objetivo verificar o conhecimento dos alunos dos penúltimos anos dos cursos de Licenciatura da Faculdade de Ciências e Tecnologia sobre o tema sexual contra crianças e adolescentes. E ao mesmo tempo aplicar um programa de intervenção junto aos Licenciandos, visando uma formação profissional sobre a temática, cujos conhecimentos foram avaliados anterior e posteriormente à capacitação.

A Pesquisa em Detalhes

A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira parte, integrada por 159 estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Geografia, Matemática, .Pedagogia e Química, respondendo a um questionário. Na segunda fase, aplicação por 26 estudantes de Física, Pedagogia e Educação Física. No final do encontro, tomaram parte 22 estudantes. Concluiu-se que a violência sexual infanto-juvenil é um tema alvo de discussão por diversos segmentos sociais e têm como objetivo comum a proteção dessa população.

Na dissertação diz Rita de Cássia: voltamos nossas preocupações para o universo de informações que possíveis futuros professores têm acerca da referida temática. A presente pesquisa teve por objetivo verificar o conhecimento de alunos sobre o tema. Segundo consta do trabalho, os resultados demonstram que alguns alunos tinham conhecimento dessa prática de violência sexual, embora as concepções apresentadas não estivessem de acordo com os estudos da área.

Diversos estudos mostram que a escola seria um dos locais privilegiados para que ocorra a detecção e intervenção em casos de violência sexual, levando-se em conta o extenso período de tempo em que crianças e adolescentes passam nessas Instituições. É importante ressaltar que os profissionais da Escola têm o dever legal e ético de notificar às autoridades competentes casos suspeitos ou confirmados de abuso e exploração sexual – finaliza o documento, resultante dessa Pesquisa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – a aluna Rita de Cássia Ferreira dos Santos faz a defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Amigos e colegas de curso na FCT/UNESP compareceram a fim de prestigiar a Mestranda em sua defesa de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação, em Presidente Prudente-SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nada melhor que um belo sorriso para identificar o clima de alegria e otimismo, após concluir mais uma etapa de sua vida acadêmica junto à Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 26

No último dia 23 de Agosto, o aluno do Programa de Pós-graduação em Geografia, João Paulo Peres Bezerra se apresentou perante a Banca Examinadora, para realizar sua defesa pública de dissertação de Mestrado, tendo como Orientador o Prof. Dr. Antonio Cezar Leal (Deptº de Geogafia da FCT/UNESP). O ato realizou-se na sala de reuniões da Central de Grupo de Pesquisas, e o tema escolhido para esse trabalho foi: “Planejamento Ambiental da Bacia do Ribeirão Santo Antonio”, localizado no município de Mirante do Paranapanema.

Em suas pesquisas para elaboração do trabalho, João Paulo percorreu longo trecho banhado pelo Ribeirão, em terras do Pontal do Estado. Daí, concluiu pela existência de um prolongado e gradativo aumento de áreas degradadas, devido principalmente ao gradativo aumento da erosão e assoreamento do pequeno afluente que acaba desaguando em outros rios que banham a região.

A presença dos pais do Mestrando – que vieram especialmente de Mogi Mirim – juntamente com alguns professores e colegas de curso representaram um incentivo para João Paulo Peres Bezerra, que teve sua dissertação aprovada com distinção. Além do Orientador, Prof.Dr.Antonio Cezar Leal, destaque para a presença como integrantes da Comissão Examinadora, do Prof.Dr.José Manuel Mateo Rodrigues (da Universidade de Havana/Cuba) e Prof.Dr.Edson Luis Piroli (da Unesp/Ourinhos/SP).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao lado desta Mesa, representada pela Comissão Examinadora, João Paulo Peres Bezerra fez sua dissertação pública de Mestrado em Geografia. Seu trabalho de pesquisas mereceu elogiosas referências.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para incentivar o novo Mestre em seu trabalho de defesa pública de Dissertação na área de Geografia, seus pais e amigos se fizerem presentes o tempo todo, acompanhando sua atuação no Campus da UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 24

Incluída na Agenda Oficial de Eventos, realiza-se no Campus da FCT/UNESP em Presidente Prudente a XII Semana da Geografia, simultaneamente com o VII Encontro de estudantes de Licenciatura em Geografia. A abertura oficial ocorreu na noite de 22 de Agosto no Auditório V e prossegue até o dia 26 de Agosto, com extenso programa. Na Abertura, presença de representantes do Brasil e do Exterior. Dentre outros, renomados cientistas de Universidades brasileiras, da Europa e América Central.

O Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes – com participação ativa no evento – define que o tema “Semana da Geografia” é um indicador da nova fase dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Unesp. É a fase da internacionalização – diz ele – iniciada há alguns anos e que nesta semana está representada também por cientistas estrangeiros: dois países europeus e dois países latino-americanos.

A programação que está sendo cumprida no Campus da Unesp em Presidente Prudente, concentra uma Mesa de Abertura, uma Mesa de Encerramento, quatro Mesas-redondas, Mini-cursos e homenagens. Na solenidade de abertura da XII Semana da Geografia, foi feito o lançamento de um CD/MPB numa iniciativa muito feliz do Prof. Dr. Eliseu Saverio Sposito e com a presença e participação de um grande público, a 1ª. rodada de uma Mesa-redonda com o tema “As Geografias Latinoamericanas: Diferentes Territorialidades” ministrado pelo Prof. Dr. Luciano Concheiro, da Univ.Autônoma de Xochimiko-México.

Na noite de 3ª.feira, a Mesa-redonda trouxe outro cientista: o Prof. Dr. José Manuel Mateo Rodrigues, da Univ. de Havana – Cuba. Ele abordou o tema: “Planejamento e Território: Atuação do Bacharel em Geografia”. Além disso, houve também participação do Mestre em Geografia, Tiago Médici Vinha. Na noite seguinte foi programada uma Mesa-Redonda, coordenada pelo Prof. Dr. Raul Borges Guimarães, da FCT/UNESP e participação do Prof. Dr. Nestor André Kaercher, da Univ.Federal do Rio Grande do Sul (FURGS).

Na manhã de 5ª.feira (das 08h00 às 12h00), Mesa-Redonda envolvendo renomados especialistas, sob a coordenação da Profª.Drª Maria Encarnação Beltrão Sposito (FCT/UNESP e a participação do Prof.Dr. José Alberto R.Fernandes (Univ.do Porto/Portugal); Prof.Dr.Mário Adriano F.do Vale (Univ.de Lisboa/Portugal) e Prof. Dr.Roberto Braga (UNESP/Rio Claro – SP). No período noturno, homenagens: Profª.Drª Margarete Cristiana Costa Trindade Amorim e Flávia Cristina Simões Sanches (FCT/UNESP).

A Mesa de Encerramento da XII Semana da Geografia e do VII Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia, ocorre entre 20 e 23hs do dia 25 de Agosto. Abordagem do tema: “La Política Agrícola comum de La Unión Europea y La soberania dialéctica”. Exposição será defendida pelo Prof. Dr. José Antonio Segrelles Serrano (Univ.de Alicante-Espanha). No Auditório V haverá coquetel para marcar a finalização do evento de cunho cientifico e cultural. Dia 26: Trabalhos de campo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Abertura da XII Semana da Geografia e do VII Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia, realizou-se no Auditório V da FCT/UNESP e reuniu grande número de participantes

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Consagrados cientistas brasileiros e do exterior – especialmente convidados – vieram a fim de participar do evento que já é tradicional no Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Semana da Geografia que começou na noite de 2ª. feira, somente será encerrada no sábado, após desenvolver diversas atividades, incluindo quatro mesas-redondas, mini-cursos e outros trabalhos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As mesas redondas promovidas durante a realização da Semana da Geografia e do Encontro de Estudantes reuniram grande número de interessados, especialmente por se tratar de cientistas do exterior (Cuba).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Da Universidade Autônoma de Xochimiko – México – aqui se apresentou o Prof. Dr. Luciano Concheiro, tendo ministrado ensinamentos atualizados, como participante especialmente convidado.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 24

Na manhã de 19 de Agosto de 2011, o Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente recebeu o Vice-Reitor, Prof. Dr. Julio Cezar Durigan. Juntamente com Assessores, bem como o Diretor e o Vice-Diretor da FCT/UNESP, integrantes do Corpo docente e funcionários, o Magnífico Vice-Reitor presidiu o ato solene de inauguração da nova sede do Serviço Técnico de Informática e Seção Técnica de Materiais. O prédio é constituído de dois pavimentos, totalizando 765 m2.

O Cerimonial, conduzido por Walmir César Lanza Caldeira, Supervisor da Seção de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – SAEPE – anunciou como 1ª oradora, a Sra. Mara Lúcia Ascenso e em seguida, o Sr. Marcos Roberto Pereira de Souza, Diretora da Divisão Técnica Administrativa e Dietor Técnico de Informática, que deram as boas vindas aos ilustres visitantes e manifestaram a satisfação em participarem da concretização de um esforço conjunto de toda a comunidade unespiana para que esse momento se tornasse real. Lembraram que a celebração representa mais do que uma oportunidade para que se deixe evidenciada a grande importância da obra, não apenas para o engrandecimento, mas para a comunidade universitária que passará a contar com um ambiente melhor de atendimento e trabalho.

Marcos Roberto enfatizou que “A tecnologia só é tecnologia para quem nasceu antes dela ser inventada; pois precisamos reinventar a tecnologia à cada dia de nosso caminhar para se antecipar ao futuro. O STI é justamente isso: procurar sempre estar em constante desenvolvimento”. Lembrou que ao ingressar na Unesp em Maio de 1995, o STI já ocupava um espaço acadêmico. A rede estava engatinhando: havia um computador em cada Seção e uma dezena de máquinas de escrever – mecânicas ou eletrônicas – e o STI possuía unicamente acesso ao correio eletrônico; nosso e-mail, uma conta para gerenciar, receber e enviar mensagens para o mundo todo. Hoje são quase 700 contas.” – enfatizou.

Destacando o avanço tecnológico, o Diretor Técnico de Informática da FCT/UNESP disse que “buscamos trazer para dentro da Instituição a mais moderna infraestrutura de lógica e hardware disponível no mercado. Hoje cada funcionário tem acesso a um Computador ou Notebook, onde quer que vá. Telefonia IP, redes wireless, vídeo conferência, sistemas integrados e outra quantidade de ativos e serviços gerenciados pela área de Tecnologia da Informação (TI)”. O ser humano – mesmo limitado em sua capacidade intelectual – não se exime de buscar, se inovar, se adequar para fazer o melhor. O melhor possível!

Por fim, Marcos Roberto Pereira de Souza fez um agradecimento especial à Assessoria de Informática, aos Engenheiros da APLO e congratulou-se com o Magnífico Vice-Reitor, pelos esforços realizados para a concretização deste prédio e para todos que ainda virão nesta gestão e nas próximas; para que não se esgotem os subsídios para uma melhoria contínua, aprimoramento profissional e na infraestrutura das unidades da Unesp. “A fé em Deus nos fez crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível. Que os objetivos de todos se concretizem!

As palavras do Diretor e do Vice-Reitor

Tanto o Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP – Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, como o Magnífico Vice-Reitor da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Prof. Dr. Julio Cezar Durigan destacaram a importância da Instituição de Ensino Superior, como uma das melhores Universidades do Brasil e do mundo. A Unidade de Presidente Prudente é considerada da mais alta expressão e tem uma folha de serviços digna de registro na comunidade mundial. “É uma inauguração que vai beneficiar tanto o pessoal do Serviço Técnico de Informática, quanto favorecer a Biblioteca, que terá seu espaço ampliado” – disse o Prof. Nivaldo.

Depois, o Diretor da FCT/UNESP definiu que a inauguração desse novo espaço físico para a Seção Técnica de Materiais irá possibilitar – além da ampliação de estoque – a disponibilidade de seis novas salas para docentes, contratados para os novos cursos da Universidade. A placa comemorativa ao ato inaugural foi descerrada pelo Sr. Vice-Reitor, pelo Diretor e Vice-Diretor da FCT/UNESP e também por ex-diretores presentes à cerimônia. Entre eles, Prof. Marcos Alegre (o pioneiro) e o Prof. Dr. João Fernando Custódio da Silva. O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ergonomia (situado no Campus da Unesp em Presidente Prudente), foi inaugurado oficialmente, logo após.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Integrantes do Corpo docente, discentes e funcionários prestigiaram o ato inaugural e acompanham o pronunciamento do Diretor Técnico de Informática, Marcos Roberto Pereira de Souza.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com a palavra o Vice-Reitor, Prof.Dr.Julio Cezar Durigan, ao lado do Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, do Vice-Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias e Assessores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O descerramento da placa comemorativa à inauguração do prédio do STI-STM no Campus da Unesp foi um ato muito importante que reuniu atuais e ex-dirigentes da Universidade em Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A figura do Prof.Dr.Marcos Alegre, que é um dos pioneiros e ex-diretor da Unidade Regional foi motivo de muita alegria para o Vice-Reitor, para os diretores, professores e ex-diretores da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 18

Aberta oficialmente na última 3a.feira (16 de Agosto) está sendo realizada no Auditório V da FCT/UNESP a IV Semana da Química, juntamente com a IX Semana da Química do Centro-Oeste Paulista. O evento – de acordo com o cronograma previamente elaborado – conta com uma extensa programação, culminando com uma apresentação Científico-cultural com a Trupe “Quimiatividade: AIQ-2011, no Auditório da Unesp.

No decorrer do período estão sendo desenvolvidas palestras, oficinas e mesas-redondas com a participação de renomados especialistas da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho e convidados. Na tarde de abertura do evento, foi apresentada uma mesa-redonda com a participação dos seguintes professores que compuseram a mesa: Prof. Dr. Homero Marques
Gomes, Docente do Departamento de Física, Química e Biologia; Prof. Mário César Peroni Pegoraro, Representante do Conselho Regional de Química da 4ª Região; Dorothi de Souza Magalhães, Química representante da indústria Imcoprol.

A Semana da Química tem como principal objetivo difundir o conhecimento e os avanços tecnológicos da Química entre alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino de Presidente Prudente e Região através de palestras, mesa-redonda, oficinas e mini-cursos (técnicas e desenvolvimento científico) ministrados por profissionais das diferentes áreas da Química, além de apresentações de trabalhos e apresentação científico-cultural.

Mini-cursos, Palestras e Oficinas

A Semana da Quimica promoveu diversos mini-cursos, abordando temas da mais alta importâancia. Entre eles: Química de alimentos, com a Profª Ellen Vanzelli, da Unesp de São José do Rio Preto; Jogos e atividades lúdicas em Ensino de Quimica: Teoria, Métodos e Expicações, com o Prof.Márlon Soares, da UFG; Eletroquímica ambiental, detecções de poluentes e remedicação de efluentes, com o Prof.Dr.Romeu Filho,da UFScar; Métodos eletroquímicos de Análises de Biocombustíveis, pelo Prof. Dr. Leonardo Paim, da Unesp de Araraquara;Simulação computacional de estruturas moleculares: o caso de interação de enzima inibidor, p/elo Prof. Dr.Sérgio Leite, da Unesp de Araraquara.E por fim, Bioprospecção de novas drogas de origem animal, pelo Prof.Dr.Luiz Carlos Filho, da Unesp de Bauru.

As palestras versaram sobre: Quem (não) descobriu o oxigênio? Cuidados ao ensinar quem descobriu algo, com o Prof.Dr. Ourides Filho, da UEM (Maringá); Formação de Professores:Consolidação das Práticas inerdisciplinares nas liceciaturas, com a Profª. Drª.Flavelia Almeida e Profª.Drª.Fabiele Broietti, da UEL (Londrina). As Oficinas ficaram para o úlltimo dia do evento. O papel das histórias em quadrinhos no ensino das Ciências e Química, com o Prof.Dr. Agnaldo Arroio, da Universidade de São Paulo – USP -e a Música como potencial para problematizar o ensino da Química, com o Prof.Marcelo Silveira, da UEM (Maringá).

Clique AQUI para baixar o Cronograma de Atividades

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A mesa que presidiu os trabalhos da IX Semana da Química -Centro/Oese Paulista- e IV Semana da Química em Presidente Prudente, no Campus da Facuildade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento reuniu grande numero de participantes, não só da área regional,mas também de outras regiões do país, especialmente do vizinho Estado do Paraná, representados pela UEL de Londrina e UEM de Maringá.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 18

No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – verificou-se no dia 16 de Agosto, mais uma dissertação de Mestrado. A aluna Franciele Marques Vanderlei, do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia fez a defesa pública de seu trabalho de Mestrado, sob o tema:“Lesões desportivas em crianças e adolescentes praticantes de diferentes modalidades atléticas”, tendo como Orientador, o Prof. Dr. Carlos Marcelo Pastre, do Deptº. de Fisioterapia da FCT/UNESP.

Atuaram ainda como membros da Comissão Examinadora, a Profª. Drª. Amélia Pasqual Marques, associada do Deptº. de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP – e Prof. Dr. Jayme Neto Junior, da Faculdade de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente. O ato iniciado às 09hs, foi encerrado por volta das 12 horas do dia 16.

O trabalho defendido por Franciele traz em síntese, um resumo como forma de introdução; onde salienta a participação de crianças e adolescentes na prática esportiva tem se tornado cada vez mais freqüente. Sendo que esse envolvimento crescente suscita preocupações sobre o risco de instalação de lesões desportivas (LD). Objetivos: caracterizar as LD e identificar sua associação entre diversas modalidades esportivas. E características individuais de crianças e adolescentes.

Sobre os Materiais e Métodos empregados, diz: Franciele Marques Vanderlei: Foram coletados dados de 1.311 jovens praticantes de diferentes modalidades esportivas. Os dados foram obtidos a partir de uma entrevista, utilizando-se de um Inquérito de Morbidade referida (MR), no qual foram colhida informações sobre LD ocorridas durante doze meses. Todas as conclusões foram descritas no nível de 5% de significância.

Resultados

Em sua dissertação de Mestrado, Franciele aponta os Resultados: Para todas as modalidades, verifica-se que a taxa de lesão é baixa, sendo que o Atletismo obteve a maior taxa; e a natação a taxa mais baixa. Observa-se uma tendência de aumento da taxa de lesão, conforme o aumento da faixa etária dos praticantes. Além disso, os fatores de risco intrínsecos e extrínsecos foram considerados significantes entre os grupos; ou seja: a mediana da variável idade, peso, altura, IMC, tempo de treinamento e horas semanais de prática é maior nos Atletas lesionados, em comparação com os não lesionados.

Verifica-se também – diz o trabalho apresentado à Comissão Examinadora – que a maioria das lesões ocorreu no joelho e no tornozelo, pelo mecanismo sem contato durante os treinamentos. De gravidade leve, apresentam retorno às atividades assintomáticos e ausência de recidiva. Conclui-se que há baixa freqüência de lesões em crianças e adolescentes, além dos fatores intrínsecos e extrínsecos constituírem risco de LD.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Franciele Marques Vanderlei, aluna do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia, começa a enfrentar a Banca Examinadora para defesa de seu trabalho de Mestrado pela FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Seu Orientador foi o Prof. Dr. Carlos M.Pastre e os demais membros: Profª. Drª Amélia P.Marques e Prof. Dr. Jayme Neto Junior. A atuação de Franciele foi de muita segurança e tranqüilidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Por fim, a presença em grande número de familiares, colegas de curso e docentes do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP