ago 18

No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – verificou-se no dia 16 de Agosto, mais uma dissertação de Mestrado. A aluna Franciele Marques Vanderlei, do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia fez a defesa pública de seu trabalho de Mestrado, sob o tema:“Lesões desportivas em crianças e adolescentes praticantes de diferentes modalidades atléticas”, tendo como Orientador, o Prof. Dr. Carlos Marcelo Pastre, do Deptº. de Fisioterapia da FCT/UNESP.

Atuaram ainda como membros da Comissão Examinadora, a Profª. Drª. Amélia Pasqual Marques, associada do Deptº. de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP – e Prof. Dr. Jayme Neto Junior, da Faculdade de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente. O ato iniciado às 09hs, foi encerrado por volta das 12 horas do dia 16.

O trabalho defendido por Franciele traz em síntese, um resumo como forma de introdução; onde salienta a participação de crianças e adolescentes na prática esportiva tem se tornado cada vez mais freqüente. Sendo que esse envolvimento crescente suscita preocupações sobre o risco de instalação de lesões desportivas (LD). Objetivos: caracterizar as LD e identificar sua associação entre diversas modalidades esportivas. E características individuais de crianças e adolescentes.

Sobre os Materiais e Métodos empregados, diz: Franciele Marques Vanderlei: Foram coletados dados de 1.311 jovens praticantes de diferentes modalidades esportivas. Os dados foram obtidos a partir de uma entrevista, utilizando-se de um Inquérito de Morbidade referida (MR), no qual foram colhida informações sobre LD ocorridas durante doze meses. Todas as conclusões foram descritas no nível de 5% de significância.

Resultados

Em sua dissertação de Mestrado, Franciele aponta os Resultados: Para todas as modalidades, verifica-se que a taxa de lesão é baixa, sendo que o Atletismo obteve a maior taxa; e a natação a taxa mais baixa. Observa-se uma tendência de aumento da taxa de lesão, conforme o aumento da faixa etária dos praticantes. Além disso, os fatores de risco intrínsecos e extrínsecos foram considerados significantes entre os grupos; ou seja: a mediana da variável idade, peso, altura, IMC, tempo de treinamento e horas semanais de prática é maior nos Atletas lesionados, em comparação com os não lesionados.

Verifica-se também – diz o trabalho apresentado à Comissão Examinadora – que a maioria das lesões ocorreu no joelho e no tornozelo, pelo mecanismo sem contato durante os treinamentos. De gravidade leve, apresentam retorno às atividades assintomáticos e ausência de recidiva. Conclui-se que há baixa freqüência de lesões em crianças e adolescentes, além dos fatores intrínsecos e extrínsecos constituírem risco de LD.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Franciele Marques Vanderlei, aluna do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia, começa a enfrentar a Banca Examinadora para defesa de seu trabalho de Mestrado pela FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Seu Orientador foi o Prof. Dr. Carlos M.Pastre e os demais membros: Profª. Drª Amélia P.Marques e Prof. Dr. Jayme Neto Junior. A atuação de Franciele foi de muita segurança e tranqüilidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Por fim, a presença em grande número de familiares, colegas de curso e docentes do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.