ago 16

Na última 2ª. feira, dia 15 de Agosto, realizou-se na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – mais uma defesa pública de dissertação de Mestrado pela aluna do Programa de Pós-graduação em Educação, Joselene Lopes Alvim. Ela iniciou seu trabalho citando a escolha profissional, que na maioria das vezes coincide com um período de intensas crises e mudanças, que é a Adolescência. A orientação profissional – diz ela – auxilia o jovem a obter informações a respeito de si, da realidade que o cerca e do mundo do trabalho.

Joselene apresentou-se perante a Banca Examinadora sob orientação da Profª.Drª Maria Suzana de Stefano Menin, do Deptº. de Educação da FCT/UNESP, tendo a participação de dois outros membros, representados pela Profª.Drª. Maria da Conceição Coropos Uvaldo, da Universidade de São Paulo – USP – e Prof.Dr. Dinael Corrêa de Campos, do Deptº. de Psicologia, da Faculdade de Ciências de Bauru/SP.
O tema enfocado durante a dissertação de defesa de Mestrado na área de Educação, versou sobre “o papel da Escola na orientação profissional: Uma análise contemporânea da sua dimensão teórica e prática na cidade de Presidente Prudente-SP”. O local escolhido foi o Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia, a partir das 9 horas da manhã.

Joselene Lopes Alvim resume sua pesquisa com esta definição: Escolher no presente a profissão que desempenhará no futuro desperta angústia e medo pelo grau de importância que é depositado nas expectativas profissionais. Por estar inserida em uma sociedade capitalista, observa-se que a escola prioriza apenas a produção de informações para que o aluno seja aprovado no vestibular.

O presente trabalho foi construído no âmbito da Linha de Pesquisa “Processos Formativos, Diferenças e Valores” e objetivou caracterizar a importância da orientação profissional nas escolas; o papel da escola no conceito de trabalho e das escolhas transmitidas ao jovem, uma vez que é a partir da instituição escolar que o indivíduo faz a transição para o mercado de trabalho. Foi feita uma breve revisão da literatura a respeito do significado da orientação profissional considerando como referências principais obras de estudiosos nesta área, como Lucchiari (1993), Bock (1995; 2002), Whitaker (1997), Levenfus (1997; 2002), Bohoslavsky (1998), Soares (2002),

Relato importante

Em seguida, realizou-se, nessa primeira etapa da pesquisa, um levantamento da presença/ausência da orientação profissional em escolas públicas e particulares da cidade de Presidente Prudente – SP. Constatou-se que nenhuma das 24 escolas da rede pública de Pres. Prudente realiza um trabalho sistemático de orientação profissional. Já as 11 escolas da rede particular desenvolvem este trabalho em parceria com profissionais da área de psicologia, contratados pela escola ou terceirizados.

A Mestranda Joselene Lopes Alvim complementa suas informações – ora transmitidas à Comissão Examinadora – afirmando que numa segunda etapa foram utilizadas entrevistas, com apoio de um questionário, com diretores e coordenadores pedagógicos de quatro escolas, duas particulares e duas públicas da referida cidade. Posteriormente, na terceira etapa, o instrumento utilizado para a coleta de dados foi o grupo focal com alunos da terceira série do Ensino Médio das escolas pesquisadas.

A despeito das iniciativas observadas nas escolas particulares, percebe-se que estão centradas na preparação do aluno para o vestibular e não reconhecem as ações da orientação profissional como fator fundamental para o desenvolvimento de projetos futuros do aluno.

O reconhecimento desta relevância parece mostrar-se apenas no discurso. Na prática, revelou-se o desinteresse que a maioria destas escolas dão à orientação profissional uma vez que a iniciativa deste trabalho parte de uma cobrança dos pais. Já as escolas públicas realizam poucas atividades voltadas para a orientação profissional, ficando à mercê de ações isoladas vindas da comunidade.

Perante a Comissão Examinadora e sob orientação da Profª.Drª.Maria Suzana de Stefano Menin, a aluna do Programa de Pós-graduação em Educação, Joselene Lopes Alvim.

A defesa pública de dissertação de Mestrado foi acompanhada com muito interesse, não só pelos componentes da Banca Examinadora, mas também amigos e familiares da Mestranda.