mai 25

Durante os dias 19 e 20 de Maio, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – sediou o 3º Fórum Nacional de Meio Ambiente, reunindo as mais destacadas personalidades dedicadas à ciência e meio ambiente. Trata-se de um evento especial, com ênfase nos desafios e oportunidades da fase atual, relacionadas ao meio ambiente: energias renováveis; sustentabilidade e tecnologias de baixo carbono, agricultura e construções sustentáveis. O ato de abertura realizado no Auditório/Disc.V da FCT/Unesp – às 19hs do dia 19 de Maio – foi presidido pelo Prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã).

De conformidade com a programação previamente elaborada, fizeram parte da mesa – além do prefeito de Presidente Prudente – os Srs. Drs: Felipe Locke Cavalcanti (Pres.da Associação Paulista do Ministério Público), Nelson Roberto Bugalho (Pres.da Comissão Organizadora do Fórum de Direito Ambiental) e Frei Phillip Machado, que assumiu o comando, na condição de Presidente da Mesa na Abertura e Encerramento do evento às 18hrs do dia 19. Em seguida, as duas 1ªs conferências, pronunciadas respectivamente pelos Srs.Drs.:Roberto S.Waac e Nelson Bugalho. Na sequência: debate e encerramento, às 22hrs.

Os temas debatidos na fase de abertura do 3º Fórum Nacional de Meio Ambiente versaram sobre: “O papel da sociedade na construção de uma economia de baixo carbono relacionado ao uso da terra – Coalizão Brasil Clima, Florestal e Agricultura” e “Desafios do Direito na construção de uma economia de baixo carbono”. No dia seguinte, o evento teve sua abertura às 7h30 da manhã – com o Painel I – sob a Presidência do Prof.Dr.Ari Alves de Oliveira Filho, seguido por outros conferencistas. Dentre os quais, os Profs.Drs.: Werner Grau Neto; Clinton Jenkins e Wallter Foleto Santin.

O Painel II que começou às 9h45 no Auditório/Disc.V da FCT/Unesp foi presidido pelo Prof.Dr.Rafael Mortari Lotfi, com a participação dos seguintes convidados: Profª.Drª.Suzana Pádua (Presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas/IPÊ); Gisele Mendes de Carvalho e André Luis Felício (Promotor de Justiça do Meio Ambiente de Presidente Prudente). Simultaneamente com o Fórum Nacional, realizou-se o IX Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema, cuja realização contou com o apoio da Associação Paulista do Ministério Público/APNP; Instituto Brasileiro de Ciências do Ambiente/IBCam e Associação de Defesa do rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar/APOENA.

No período da tarde, os trabalhos foram presididos pelo especialista em assuntos ambientais, Prof.Galileu Marinho das Chagas, seguido pelos docentes: Claudio Benedito Valladares Pádua; Ricardo Young; Fernando Okimoto (Professor pesquisador da Unesp); José Eduardo Ismael Lutti e no encerramento, o Prof.Dr.Frei Phillip Machado (Mestre em Filosofia, Geopolítica e Conflitos Internacionais, graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Coimbra,PhD e Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma/Itália).

No último dia de realização do Fórum Nacional de Meio Ambiente e Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema, os temas abordados foram: “Iniciativas legais para viabilizar a redução de carbono”; “É possível fazer Agricultura Sustentável em um Hotspot de Biodiversidade?”; “Políticas públicas, desenvolvimento sustentável e improbidade administrativa”; “A inclusão social como mecanismo de efetivação da sustentabilidade”; “Tutela penal dos organismos geneticamente modificados” (OGM); “Cidade agradável”; “Como transformar desafios em oportunidades no caminho para a sustentabilidade”; “O desafio das cidades sustentáveis”; “Sustentabilidade na construção civil”; “Desafios e oportunidades da logística reversa de resíduos sólidos” e finalizando: “As Metáforas contemporâneas e o desafio do desenvolvimento”.

Encerrados os trabalhos, houve sorteio de brindes. Com destaque para o Presidente da Ferrofrente, Engº e Jornalista, José Manoel Ferreira Gonçalves – especialista em ferrovias, que ofereceu gentilmente aos participantes do evento, diversos exemplares de seu novo livro, em fase de lançamento. Trata-se de “Ferrovias”, uma obra que tem por principal finalidade difundir a história de nossas ferrovias – sob o prisma técnico, político e ambiental – com ampla análise das causas que resultaram no estado de abandono do modal ferroviário no país.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Comitê de Recepção marcou presença na noite de 19 de Maio, diante do Auditório do Discente V da FCT/Unesp para abertura do evento de âmbito nacional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O 3º Fórum Nacional de Meio Ambiente, realizou-se simultaneamente com o IX Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na abertura e no encerramento, presidiu a mesa diretora o Frei Phillip Machado com graduação em Filosofia, Teologia, Ciências Políticas e Sociais e Doutor em Geopolítica e Conflitos Internacionais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Auditório onde se realizou esse importante evento científico e cultural (voltado ao meio ambiente) reuniu numeroso público, proveniente de várias regiões brasileiras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Também fazendo parte da plateia, muitos convidados que representaram Prefeituras, Empresas públicas, Universidades, Ministério Público e Órgãos governamentais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento que se realiza em Presidente Prudente pelo 9º ano consecutivo, trouxe temas dos mais atualizados sobre políticas públicas e desenvolvimento sustentável.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos momentos finais, a conferência foi desenvolvida pelo Presidente da mesa, Frei Phillip Machado que abordou “As Metáforas contemporâneas e Desafio do Desenvolvimento”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Conforme estava programado, os minutos seguintes foram destinados ao lançamento do novo livro – Ferrovias – de autoria do Engº e Jornalista José Manoel Ferreira Gonçalves.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pessoalmente, o escritor fez o oferecimento de vários exemplares de sua nova obra, premiando alguns participantes do 3º Fórum Nacional de Meio Ambiente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 19

A Praça “Antonio dos Santos” acaba de ser inaugurada em ato solene no Câmpus Universitário da FCT/Unesp presidido pelo seu Diretor, Prof.Dr. Marcelo Messias. Também presentes: docentes, servidores, estudantes e amigos do homenageado, Sr.Antonio dos Santos – com atuação de destaque desde seu ingresso na Instituição em 1974 até 2013 – quando fez jus à sua merecida aposentadoria. O evento perpetuando a homenagem ao ex-servidor foi representado por uma placa especial e verificou-se na manhã de 13 de Maio de 2016 em meio a uma extensa área verde com 40 hectares, o equivalente a 35.000 m2 de área construída.

O desatamento da fita simbólica ao ar livre marcando a inauguração foi o 1º ato oficial, com a participação do Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Diretora Técnica de Serviços Auxiliares e a figura central dessa inauguração, o Jardineiro Antonio dos Santos, juntamente com a Diretora Técnica de Atividades Auxiliares, Ângela Silvana Martinez Campos e antigos e atuais companheiros de trabalho no Câmpus da Unesp . O homenageado – além de cumprir suas atividades profissionais com total dedicação – desempenhou as funções de Jardineiro, Tratorista e Supervisor de Setores dedicados à jardinagem e paisagismo. Com isso, conquistou a confiança, a simpatia e a amizade de centenas de amigos e admiradores.

Antonio dos Santos nasceu em Regente Feijó no dia 13 de Fevereiro de 1944. Ingressou na antiga FAFI (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente) em Agosto de 1974. Sua aposentadoria foi concedida em 2013, vigorando a partir do mês de Abril. Sua família reside em Presidente Prudente há mais de 30 anos, sendo representada pela esposa, Sra.Maria Rodrigues dos Santos; três filhas que são Professoras: Cleide, Rosângela, Cláudia e um filho, Mário Antonio dos Santos (casado), que reside há 15 anos na cidade de Ono/Japão, a 8hrs de Tóquio. O casal conta também com 5 netos.

Na saudação ao ilustre homenageado falaram diversos oradores. Dentre os quais, o Prof.Dr.Marcelo Messias, em nome da FCT/Unesp; a Profª.Drª.Neide Barrocá Facio; a Diretora de Serviços, Ângela Silvana Martinez Campos e o titular do cerimonial, Walmir Cezar Leanza Caldeira. A Praça “Antonio dos Santos” – disse Walmir – recebeu o nome do homenageado por ele ter transformado o plantio do gramado, a proteção das árvores ornamentais e frutíferas e principalmente as flores. Concluindo a solenidade, todos os presentes foram convidados a participar de um “Coffee Break”, servido especialmente no Refeitório dos Servidores Operacionais da área de serviços.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Walmir, do Cerimonial mostra a programação a ser presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias para inauguração da placa em homenagem ao ex-servidor, Sr.Antonio dos Santos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O ato inaugural foi prestigiado por Servidores, Docentes, Estudantes e ex-companheiros do homenageado, com uma placa que dá a denominação Praça “Antonio dos Santos”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Diretora de Serviços, Angela Silvana M.Campos e a Assessora Jussara Arantes Antonio, juntamente com outros servidores deram as boas vindas ao homenageado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Neide Barrocá Facio fez questão de trazer seu forte abraço ao abnegado ex-Jardineiro Antonio dos Santos, reconhecido e homenageado com a praça que leva o seu nome.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E aqui, um agradecimento muito especial de todos, em nome dos que se empenharam em homenagear o querido ex-jardineiro da FCT/Unesp, Sr. Antonio dos Santos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como comprovação de um fato histórico no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente, duas fotos que registram a presença e o apoio ao ex-servidor Antonio dos Santos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aspecto geral da maior área verde existente atualmente no perímetro urbano de Presidente Prudente. São 40 hectares, ou o equivalente a 35.000 m2 de área construída.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 15

Os Profs.Drs.Klaus Schlüzen Júnior e Eliza Tomoe Moriya Schlünzen, do Departamento de Matemática e Educação Inclusiva (prestando serviços ao Departamento de Estatística), da FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foram selecionados para a 2ª etapa de um concurso internacional. Segundo o casal, trata-se do Prêmio Interamericano de Práticas Educativa Inovadoras e gestão em Inovação Educativa no Ensino Superior 2016. Somos pré-finalistas ao prêmio nesse concurso da Organização Universitária Interamericana/OUI, com sede em Quebec/Canadá, através do projeto “Acessibilidade no Ensino Superior” – disseram os docentes.

O Projeto em foco, foi desenvolvido pelo Núcleo de Educação a Distância (da Unesp), em parceria com as Unidades Universidades, visando implementar soluções para a inclusão de pessoas portadoras de deficiência no ensino superior. É um processo que vem registrando pleno sucesso em inúmeras ações verificadas no decorrer dos últimos anos. A Seleção dos Finalistas está prevista para os dias: 23 e 24 de Junho de 2016. Comunicação dos Vencedores: dia 15 de Julho e cerimônia de premiação e lançamento do livro na XXXVI Assembléia Geral da Organização Universitária Interamericana – OUI – no dia 25 de Novembro, na cidade de Guadalajara/México.

Segundo o Professor Klaus, que é Livre Docente em Informática e Educação e Coordenador do Núcleo de Educação a Distância/NEaD da Unesp, o objetivo desse projeto de “Acessibilidade no Ensino Superior” é mostrar o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Tecnologia Assistiva (TA). Voltados à efetiva inclusão e desenvolvimento global de estudantes – público alvo da Educação Especial/EPAEE – pessoas com deficiência. Transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades, superdotação e formação de professores em contextos de educação híbrida no ensino superior. Aos vencedores serão outorgadas Medalhas, de Ouro, Prata e Bronze.

Considerando que os processos de Inclusão Digital – Social e Escolar/PEPAEE – têm sido abordados por diferentes setores da sociedade e por profissionais de educação, é tida como pressuposto a busca por estratégias inovadoras de ensino. Desta forma, o currículo deve ser reorganizado com a construção de uma nova filosofia educativa. Além disso, as TDICS são recursos potencializadores e meios para o desenvolvimento de habilidades e competências. Especialmente quando se trata de estudantes com deficiência.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Prof.Dr.Klaus Schlünzen Júnior – Coordenador do Núcleo de Educação a Distância/NEaD da Unesp – foi selecionado juntamente com a esposa, Eliza Tomoe Moriya para a 2ª etapa de um concurso internacional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Desde 2010, o casal vem recebendo inúmeras premiações ao participar dos maiores eventos desenvolvidos no Brasil e no Exterior. Especialmente nas áreas de Tecnologia e Educação a Distância. Agora, ambos são finalistas da OUI.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Atuando no Departº de Matemática e Educação Inclusiva (prestando serviços ao Departº de Estatística), os representantes da FCT/Unesp aguardam a chamada para premiação, em 25/Novembro na cidade de Guadalajara/México.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 12

No inicio desta semana, mais especificamente nos dias 9 e 10 de Maio, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu importante Seminário de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia. O evento que teve a coordenação da Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol (do Departamento de Geografia), realizou-se no Anfiteatro VI (das 8 às 12hs), tendo como principal convidado o Prof.Dr. Rui Manuel Missa Jacinto, da Universidade de Coimbra/Portugal.

Tema do Seminário: “O Rural em Portugal: Dinâmicas, reestruturações e processos de mudança”. Durante o desenvolvimento do Seminário, boa participação de docentes integrados ao Departamento de Geografia da FCT/Unesp, que tomaram contato pela primeira vez com o ilustre convidado, Prof.Dr.Rui Manuel Missa Jacinto, cujo perfil biográfico é o seguinte:
Geógrafo, Assistente do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Técnico Assessor principal da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Exerceu vários cargos de chefia e direção (1983/2003). Foi Gestor (1990/2006) e Secretário Técnico (2007/2013) do Programa Operacional Regional do Centro. Membro da Comissão Executiva do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), desde 2001, em representação da Universidade de Coimbra.

Acrescente-se no perfil do ilustre Mestre e Doutor: Investigador no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), tendo artigos e publicações nas seguintes áreas: dinâmicas demográficas, emigração, retorno; dinâmicas e processos de reestruturação territorial; cidades, sistema de povoamento e organização do espaço: espaços rurais, desenvolvimento regional e local. Políticas públicas e dinâmicas territoriais; Autarquias e desenvolvimento local; Cooperação territorial; Cultura, Geografia literária e identidade territorial.

O Prof.Dr.Rui Manuel Missa Jacinto – se tornou desde 2010 – um visitante dos mais conhecidos na região de Presidente Prudente/SP. Sempre prestigiado por seus companheiros – docentes – de graduação e pós-graduação em Geografia da FCT/Unesp. Nesta cidade que é considerada a maior em densidade demográfica do extremo oeste paulista, o Professor Missa Jacinto tem participação ativa em diversos projetos de investigação, designadamente: “Brasil-Portugal e as suas novas geografias”, financiado pela Cooperação Científica e Tecnológica FCT/CAPES (2011-2012), dentre outros.

O evento avaliado pela Profª.Rosângela

No Seminário de Doutorado intitulado “O Rural em Portugal: dinâmicas, reestruturações e processos de mudança”, proferido pelo professor Rui Manuel Missa Jacinto, da Universidade de Coimbra e Investigador do CEGOT, junto ao Programa de Pós-graduação em Geografia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – foram abordados aspectos da organização do espaço rural português e das mudanças que ocorreram a partir da sua integração na União Europeia, em 1986, até o período atual (2016).

O processo de perda da importância relativa da agricultura no contexto de Portugal e as consequências (sociais, econômicas, culturais e demográficas) derivadas dessa mudança, levaram ao esvaziamento das aldeias; apreendidas como o nível mais elementar da organização social portuguesa, e a importância que as políticas públicas europeias, sobretudo os Fundos Estruturais, em seus diferentes ciclos, tiveram para dotar esses territórios em termos de infraestrutura e serviços básicos.

Foram alguns dos aspectos problematizados pelo Prof.Dr.Rui Manuel Missa Jacinto. Nesse contexto, o turismo e os novos empreendimentos organizados pelos jovens. Presentes no espaço rural, bem como as novas funções atribuídas às aldeias. Como local de residência dos citadinos à procura de qualidade de vida -foram alguns dos aspectos da atualidade portuguesa- apresentados pelo Professor, da Universidade de Coimbra.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Sob a coordenação da Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, realizou-se na FCT/Unesp um Seminário de Doutorado/Geografia. Convidado: Prof Dr.Rui Manuel Missa Jacinto, da Universidade de Coimbra.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Um dos aspectos da conferência ministrada nos dias: 9 e 10 de Maio/2016 pelo Prof.Dr. Missa Jacinto no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os participantes deste Seminário puderam conhecer em detalhes na projeção audiovisual, como se vive nos dias atuais. Tema: O Rural em Portugal: Dinâmicas, Reestruturações e Processos de Mudança.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– “À procura da qualidade de vida”: foram alguns dos aspectos abordados pelo conferencista da Universidade de Coimbra, que mais uma vez esteve em Pres.Prudente, para falar sobre os processos de mudanças em Portugal”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 12

Na noite de 05 de Maio, o magnífico Reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP, Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan, recebeu as mais expressivas homenagens do Poder Público Municipal de Presidente Prudente, através da entrega de uma medalha e Diploma do Mérito “Grande Colonizador José Soares Marcondes”. O Ato solene foi presidido pelo Presidente da Câmara, Vereador Ênio Luiz Botelho Perrone (Dr), estando também presentes outros vereadores, autoridades e convidados. Além do homenageado fez parte da mesa o Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias.

No Plenário e Galerias, docentes, servidores e estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – juntamente com amigos do homenageado; incluindo a Pró-Reitora de Extensão Universitária, Profª.Drª. Mariângela Spotti Lopes Fujita e Profª.Drª.Maria José Soares Mendes Gianini – Pró-Reitora de Pesquisas; o Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr. José Carlos Silva Camargo Filho; o Diretor e Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas – Câmpus de Dracena – Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo e Ermínio Mingato; a Prefeita Municipal de Rosana/SP, Sandra Kasai e membros da comunidade regional.

O ato de concessão da medalha e Diploma do Mérito – conferidos ao magnífico Reitor – pelos integrantes da 16ª legislatura foi em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade de Presidente Prudente na área educacional. Após a abertura da sessão solene, houve execução do Hino Nacional Brasileiro e Hino Oficial do município, precedendo a palavra do Presidente e Secretário da Edilidade, Dr.Ênio Perrone e Izaque José da Silva, respectivamente. Seguiram-se os pronunciamentos do Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias e do homenageado, Prof.Dr. Júlio Cezar Durigan. A entrega da medalha e do Diploma do Mérito “Grande Colonizador”, foi feita logo após os discursos.

A palavra do Presidente da Edilidade

O Dr. Perrone traçou o perfil do homenageado e destacou as principais realizações do Prof.Dr.Durigan – magnífico Reitor da Unesp – dizendo que ele, juntamente com outros gestores trouxe vários investimentos para Presidente Prudente. Nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, proporcionando o desenvolvimento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da FCT/Unesp. Com isso – ressaltou – foram criados novos cursos de graduação, pós-graduação (Mestrado e Doutorado), aumentando significamente o número de alunos.

O Presidente da Edilidade destacou que a FCT – nos últimos dez anos – cresceu e se tornou uma das mais importantes unidades universitárias da Instituição. Razão pela qual foi homenageado o Reitor da Unesp (por meio do Decreto-Legislativo nº 547 promulgado no dia 10 de Novº/2015), de autoria dos vereadores – Alínea “b” do artigo 1º da Resolução nº 109, de 04/09/1973). Disse mais: A Faculdade de Ciências e Tecnologia, com a gestão do Professor Durigan se consolidou como um patrimônio público da mais alta relevância para a região de Presidente Prudente, constituindo-se na maior Faculdade da UNESP. Com referência ao número de cursos e alunos, sua contribuição na formação de recursos humanos qualificados por meio dos cursos de graduação e pós-graduação é extremamente significativa.

O Presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente concluiu seu pronunciamento, acentuando: “Graças aos incentivos que foram direcionados por meio da Administração Central, hoje, é uma instituição que ganha maturidade e respeito, no contexto da Unesp. Traz investimentos para a região na forma de projetos de pesquisa e extensão universitária. Há também um reconhecimento da FCT pela sua significativa atuação na comunidade, o que se deve em grande parte, à intensa parceria com a municipalidade e outras instituições. Principalmente por meio de projetos de políticas públicas, financiados pela FAPESP”.

Prof.Dr.Marcelo Messias

Em seu discurso na Câmara Municipal – em homenagem ao Reitor Júlio Cezar Durigan – disse o Prof.Dr.Marcelo Messias – Diretor da FCT/Unesp: O Câmpus de Presidente Prudente conta hoje com 10 Departamentos de Ensino; 239 docentes e 213 servidores técnico-administrativos; 3.100 alunos de graduação e 600 alunos de pós-graduação. Além das atividades de ensino e pesquisa de qualidade, desenvolve atividades de extensão universitária e de prestação de serviços à comunidade. Tudo isso, como forma de transferir para a sociedade, os conhecimentos gerados no seio da Universidade; e ao mesmo tempo realimentar o ensino e a pesquisa que desenvolve.

O Professor Marcelo acrescentou que a extensão se dá nas mais diversas formas. Em diferentes campos de atuação que se integram em torno dos objetivos prioritários; do desenvolvimento científico, tecnológico e ambiental da cidade e região. Nas saudações ao Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan, destaque também para o Prof.Dr.Jayme Neto Junior, do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp. Ele congratulou-se com o homenageado e vereadores da 16ª Legislatura pelas justas homenagens prestadas em nome da população, dos docentes, servidores e estudantes universitários.

Pronunciamento do homenageado

Da Tribuna da Câmara Municipal – em sessão solene realizada na noite de 05/Maio – o homenageado, Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan assumiu a palavra especialmente para agradecer as honrarias. “Essa homenagem feita a mim deve ser compartilhada com os professores, estudantes e servidores de Presidente Prudente. A Unesp por ser descentralizada é a Universidade que melhor tem condições de estar junto com os poderes públicos municipais; e responder à demanda social da cidades e regiões em que se encontra presente.

O magnífico Reitor lembrou que a Unesp fez em 40 anos, o que outras Universidades no mundo afora não fizeram em 400 anos; e quem faz isso, é a comunidade: docentes, alunos e servidores. É a comunidade que vence sempre; e vai continuar vencendo todas as dificuldades – apesar da crise que assola o país. Nossa Universidade (pública e gratuita) de qualidade é superior às outras. Presidente Prudente é muito importante para a Unesp, que é diversificada, diferenciada das demais e sempre presente !

Atuando há 40 anos, a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” deixou de ser uma Universidade com problemas e deficiências, tornando-se uma Universidade Pública das mais respeitáveis. “Estamos ganhando prestígio cada vez maior; e neste ano estamos recebendo 35% dos alunos das escolas públicas e dentro de 2 anos vamos completar 50%, se o Reitor receber o reconhecimento da comunidade” – disse o Prof.Dr. Júlio Cezar Durigan.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Câmara Municipal de Presidente Prudente, reuniu-se em Sessão Solene para homenagear o magnífico Reitor da Unesp, Prof.Dr. Júlio Cezar Durigan, na noite de 05/Maio.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Formada a mesa diretora, o Presidente Ênio Luiz Botelho Perrone (Dr.) abriu a sessão solene convidando o homenageado para assumir sua cadeira, ao seu lado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Após a formação da mesa, os primeiros discursos para saudar o homenageado da noite – Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan – e comitiva, representando a Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A palavra é dada ao Prof.Dr.Marcelo Messias – Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente, que congratulou-se pelas homenagens.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Demonstrando sua gratidão ao magnífico Reitor da Unesp, pelo apoio e consideração que recebeu, o Prof.Jaime Neto ocupou a tribuna para se solidarizar com o homenageado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Mais uma vez, o Prof.Dr.Marcelo Messias se solidarizou com as homenagens ao ilustre Reitor, como reconhecimento pela sua atuação em prol da comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Docentes, servidores, estudantes, assessores, amigos e admiradores estiveram reunidos no plenário da Câmara Municipal para prestigiar o ato solene de homenagem ao Prof.Durigan.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Pres. e a Vice-Pres. da Câmara Municipal foram incumbidos de entregar a medalha e o Diploma do Mérito “Grande colonizador José Soares Marcondes”ao homenageado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na continuidade e em regozijo pelas honrarias, todos os acompanhantes do homenageado foram convidados a se posicionar ao seu lado para as fotografias que ficarão para a história.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nessas fotos memoráveis, o registro de um momento festivo e honroso para todos os amigos que se reuniram para agradecer ao Sr.Reitor pela dedicação e atuação em prol da Unesp e da cidade anfitriã.

Dados pessoais do homenageado

O Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan é Engº Agrônomo formado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp – Câmpus de Jaboticabal; Mestre em produção vegetal; Doutor em solos e nutrição de plantas pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz” de Piracicaba/SP. É Professor Titular do Deptº de Fitossanidade da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp – desde 1997 – com atuação no curso de graduação em economia e no Programa de pós-graduação em Produção Vegetal.

Dentre as atividades de maior relevância, o Prof.Dr. Júlio Cezar Durigan se destacou como Bolsista/Produtividade e pesquisa do CNPq – nível 1 B – até 2004; Coordenador da Área de Ciências Agrárias da FAPESP, por seis anos; Presidente da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas; Vice Presidente da Associacion Latinoamericana de Malezas(ALAM); Vice-Reitor da Unesp; Pró-Reitor de Administração; Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FECAV)-Câmpus de Jaboticabal e Coordenador do Programa de pós-graduação em Produção Vegetal e Chefe do Deptº de Fitossanidade da FCAV, por 2 mandatos.

Professor Durigan é autor de 81 artigos completos, em períodos indexados e de 182 trabalhos publicados nos Anais de Congressos Nacionais e Internacionais. Já participou de 49 eventos científicos e proferiu 62 palestras em cursos de extensão, simpósios e congressos. É autor de 4 livros; 12 capítulos de livros e 25 artigos em jornais e revistas de grande circulação. Foi Orientador de 12 teses de Doutorado; 8 dissertações de Mestrado e 42 iniciações científicas.

Atualmente, o Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan é Reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, sendo também integrante do Conselho da Associação Universidades Brasileiras, do Conselho da Rede de Administradores de Universidades Líberoamericanas e do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas. O Mestre e Doutor – magnífico Reitor da Unesp – juntamente com outros gestores trouxe para a FCT/Unesp -Presidente Prudente- os maiores investimentos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária. Ele é quem proporciona o desenvolvimento da Faculdade pioneira da região de Presidente Prudente, criando novos cursos de graduação, pós-graduação (Mestrado e Doutorado), aumentando consideravelmente o número de alunos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 08

Ao retornar a Presidente Prudente, onde recebeu homenagens da Câmara Municipal, no dia 05/Maio, o Magnífico Reitor da Unesp, Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan presidiu o ato de inauguração de um Laboratório e Museu da Arqueologia Regional/MAR. Os 2 importantes investimentos – cultural e científico – estão sediados no Núcleo Morumbi/ Unesp, à Rua Dr.Cyro Bueno, nº 40. A Coordenação desses novos empreendimentos de âmbito regional é da Profª.Drª. Neide Barrocá Faccio, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente,da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

O Museu ora inaugurado juntamente com um avançado Laboratório de Arqueologia Guarani e Estudos da Paisagem receberam a denominação oficial de “José Luiz Morais”, uma justa homenagem prestada ao Educador que se presente ao ato inaugural. Como também a Pró-Reitora de Extensão Universitária da Unesp, Profª.Drª. Mariângela Spotti Lopes Fujita; o Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias; o Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho; a Profª.Drª. Neide Barropá de Faccio (Coordenadora), autoridades, convidados, professores, servidores técnico- administrativos, estudantes universitários e assessores.

Conduzindo o cerimonial, o comunicador Walmir Cesar Leanza Caldeira, que anunciou inicialmente a presença honrosa do Magnífico Reitor da Unesp, Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan a fim de presidir o ato solene de inauguração. Explicou que o Museu de Arqueologia Regional é composto pelo Laboratório Guarani (LAG), uma sala de exposições, uma sala de informática, uma área para realização de Oficinas de Educação Patrimonial e uma Biblioteca. Todos os espaços estão abertos à visitação da comunidade e para Pesquisadores da área de Antropologia/Arqueologia e de Educação Patrimonial.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Núcleo Morumbi/Unesp acaba de ser implantado o mais novo Museu da Arqueologia Regional – MAR – juntamente com Laboratório Guarani/LAG.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Objetos recolhidos e expostos no Laboratório e Museu, atestam os antepassados indígenas pela região – com sítios datados – de 260 a 1.668 anos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Grupos indígenas de agricultores Guaranís e outros estão aqui representados pelos seus trabalhos artesanais que constituem valioso achado histórico.

Primeiros visitantes do Museu de Arqueologia Regional

Os primeiros visitantes ficaram sabendo que o Museu de Arqueologia Regional apresenta matérias arqueológicos de grupos indígenas guaranis (agricultores) dos grupos: Tupi-Guarani; Kaigang e Caaiapó – Grupo G – Pré-históricos, representados por cerâmicas, pedras lascadas e polidas. Assim como: Grupos caçadores-coletores, representados por pedras lascadas, pontas de flexa, raspadores e furadores. São materiais que apresentam contextos de sítios datados de 250 a 1.668 anos. Essa exposição visa mostrar à comunidade, a História desses Índios que hoje estão mortos e já não podem mais contar histórias com palavras. No entanto, eles contam por meio de seus objetos.

Para agendamento, os visitantes interessados em conhecer o novo Museu de Arqueologia Regional, podem realizar Oficinas com Argila, para a confecção de vasos ou potes, arte rupestre, pintura em cerâmica Guarani e de lascamento em pedra. As ações do Museu de Arqueologia Regional/MAR visam levar à comunidade, o que é produzido na Universidade, em parceria com Prefeituras, Empresas, Educadores e outros atores. De modo a contribuir para o desenvolvimento de cidadãos conscientes sobre o conhecimento arqueológico, a valorização e a conservação do passado arqueológico e histórico do Estado de São Paulo.

Apoio e doação da comunidade

O Museu possui o mérito de nascer das reivindicações da comunidade que vem doando ao longo do tempo, peças arqueológicas para o Laboratório Guarani/LAG. Por isso, fica patenteado esse acervo ao longo do tempo – embora patrimônio da União – legalmente pertence à mesma comunidade e é por ela valorizada e colaborando efetivamente para ver a história dos índios, preservada e divulgada. Essa cooperação sempre esteve presente em cada etapa da organização e criação do Museu.

De acordo com a programação elaborada para o ato inaugural do Laboratório e Museu de Arqueologia Regional foram anunciados cinco discursos: Do Prof.Dr. Reitor Júlio Cezar Durigan, Magnífico Reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP; do Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/Unesp; da Profª.Drª.Mariângela Spotti Lopes Fujita, Pró-Reitora de Extensão Universitária da Unesp; da Profª.Drª. Neide Barrocá Faccio e do Prof.Dr. José Luiz Morais, o Educador que deu nome ao Museu de Arqueologia Regional. Outros homenagem pela Professora Neide, foram: Marcos Carlos Tosta; José Olavo Cerávolo e Jussara Arantes Antonio. E ainda homenageadas: a Prefeitura Municipal de Iepê/SP; Sônia Rafael e Sandra Mâncio.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Núcleo Morumbi/Unesp é recepcionado o magnífico Reitor da Unesp, Prof.Dr. Júlio Cezar Durigan que veio a Pres.Prudente, para receber homenagens.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com a palavra o Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan ao presidir o ato solene de inauguração de um Laboratório Guarani juntamente com o Museu da Arqueologia Regional/MAR.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Coube ao Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/Unesp a missão de saudar os visitantes, especialmente o Sr.Reitor Durigan e a Pró-Reitora de Extensão, Mariângela

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perfilados: o Prof.José Luiz Morais, a Profª.Neide Barrocá, a Pró-Reitora Mariângela e o Reitor,Durigan. À esquerda: desatamento da fita simbólica, inaugurando o Laboratório e o Museu, no Núcleo Morumbi/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 08

No último doa 27 de abril ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus Presidente Prudente – a mesa redonda Plano Diretor de Presidente Prudente: desafios e perspectivas, evento organizado pelo Conselho Municipal de Planejamento de Presidente Prudente. A Abertura foi feita Arquiteta e Urbanista da FCT/Unesp, Profª.Drª.Cristina Maria Perissinoto Baron, atual Presidente do Conselho. Também presentes, compondo a mesa diretora, o Prof.Dr.José Roberto Castilho (da FCT/Unesp); o Secretário de Planejamento do município, Engº Civil, Laércio Batista Alcântara; o Presidente da Câmara Municipal, Dr.Enio Luiz Tenório Perrone e Fábio Ortiz Barbosa, representando a Associação de Bairros de Presidente Prudente.

O evento realizado no Auditório/Discente V da Faculdade, contou com a participação dos integrantes do Conselho, convidados e público em geral para discutir sobre a importância do Plano Diretor como instrumento urbano de planejamento, como está estruturado o Plano vigente do Município e quais seriam os desafios para fazer a revisão das respectivas leis que compõem os aspectos que regulamentam o uso e a ocupação do solo urbano. A arquiteta urbanista Dra. Cristina Maria Perissinotto Baron, atual presidente do Conselho de Planejamento. Ela abriu o evento discorrendo sobre o atual Plano Diretor (Leis Complementares n0 151 a 155/2008) e a relação com as leis federais que compõem o conjunto de instrumentos para que se garanta o direito à cidade e o cumprimento da função social da cidade e da propriedade (Constituição Federal – Capítulo II – Da Política Urbana, artigos 182 e 183 e Estatuto da Cidade – Lei Federal n° 10.257/2001).

A Profª.Drª. Cristina destacou também a importância da realização de leituras técnicas e comunitárias sobre o município, como por exemplo o levantamento de: vazios urbanos, dos bens culturais, de equipamentos públicos, de condomínios fechados, de conjuntos habitacionais entre outros para subsidiar as decisões que serão pactuadas na elaboração do Plano Diretor. Em todas as fases, a participação popular não só é imprescindível como obrigatória para legitimar as decisões de planejamento urbano.

O que é o Plano Diretor

O advogado e professor Dr. José Roberto Fernandes Castilho (membro do Conselho Municipal), falou o que é o Plano Diretor e reforçou as diretrizes gerais da política urbana existentes na Constituição Federal. Sobre o direito à cidade e, principalmente, sobre os instrumentos disponíveis no Estatuto da Cidade para que se garanta a função social da cidade e da propriedade. Discorreu ainda que o Plano Diretor, além de estabelecer as metas e os meios para a regulamentação do uso do solo, deve também indicar os recursos financeiros.

O Engenheiro Laércio Batista de Alcântara (Secretário Municipal de Planejamento), apresentou os trabalhos que a Secretaria tem feito dentro do processo de revisão, com reuniões internas com a equipe de profissionais da própria secretaria, reuniões nos bairros e com diversas entidades e associações, questionário on line, bem como, um trabalho didático nas escolas públicas e privadas. Apresentou o Portal da Prefeitura onde estão disponíveis essas atividades e os respectivos documentos.

A importância das audiências públicas

O Dr. Ênio Luiz Tenório Perrone (Presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente), destacou a obrigatoriedade das audiências públicas e que essas deveriam ocorrer durante o processo, sobre temas específicos, e que estava pensando em capacitar os vereadores para as discussões que irão comparecer sobre essa revisão do Plano Diretor. Fábio Ortiz Barbosa, representante das Associações de Bairros falou também da necessidade de conhecermos a cidade para tomar decisões e das dificuldades de realizar a mobilização da população em função da falta de conhecimento sobre o que é e para o que serve o Plano Diretor.

Após os membros da mesa se pronunciarem, foi aberta a discussão ao público que participava do evento. Muitas foram as colocações e contribuições para o debate, desde aspectos gerais sobre qual a CIDADE que queremos e como o Plano Diretor pode melhorar a qualidade de vida da população até aspectos mais técnicos sobre o zoneamento de determinadas áreas ou sobre a regularização de obras.

Destacamos dois pontos principais que polarizaram a noite e que podemos colocar como desafios. O primeiro refere-se a garantia da participação popular durante todo o processo de revisão, não somente perguntando o que a população deseja, mas possibilitando meios para que essa compreenda os aspectos técnicos que compõem o Plano e possam opinar nas decisões.

Decisões técnicas

A outra questão foi justamente como realizar as leituras urbanas e discutir as questões técnicas tornando-as compreensíveis para todos e não somente para os profissionais da área ou aqueles que têm interesses particulares sobre o espaço urbano. Por exemplo, entre os temas que perpassam o ideário de CIDADE e envolvem as decisões técnicas, podemos citar: sobre o perímetro urbano e o seu significado para a gestão do município ou mesmo sobre os custos das áreas vazias e da expansão urbana para os cidadãos.

A Presidente do Conselho Municipal de Planejamento – que é docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT/Unesp, Cristina M.P.Baron define o Direito à Cidade, que significa buscar uma cidade menos desigual para todos, ou seja: com toda infraestrutura, serviços urbanos, mobilidade urbana, acessibilidade, áreas de lazer qualificadas, habitação digna e todos os elementos urbanos que fazem parte do cotidiano. Em uma fria noite prudentina conseguimos reunir aproximadamente 170 pessoas preocupadas com os rumos de Presidente Prudente.

“Esse foi o incentivo para que possamos organizar outros eventos dessa natureza. Agradecemos o apoio da FCT-UNESP pela disponibilidade do local, aos alunos do Núcleo de Estudos em Habitação e Cidades pelo apoio logístico, à Prefeitura pela divulgação do evento e, principalmente, a todos que participaram do evento.” – concluiu a Arquiteta, Urbanista, Profª.Drª.Cristina M.P.Baron.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cristina M. P. Baron – Presidente do Conselho Municipal de Planejamento – Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT/UNESP abriu os debates sobre o Plano Diretor de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Presidente da Câmara, Dr.Ênio Perrone marcou presença na Mesa Redonda e falou em nome do Legislativo Municipal e o Prof.Dr.José Roberto Castilho atuou como docente da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Secretário do Planejamento Municipal, Engº Laércio Batista Alcântara, fez ampla exposição, com importante intervenção de alguns participantes da mesa redonda realizada no Auditório/Discente V.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outras manifestações de apoio – ou crítica – ao Plano Diretor da cidade de Presidente Prudente, foi dado democraticamente por diversos profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na platéia, presença dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo; e também docentes e estudantes universitários. Manifestação abalizada da Profª.Drª Maria Encarnação Beltrão Sposito.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O público que prestigiou os debates sobre o Plano Diretor da cidade, teve a oportunidade de ouvir oportunos esclarecimentos a respeito do assunto nesta Mesa Redonda realizada na FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 05

A primeira tese de Doutorado do mês de Maio/2016 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – versou sobre um tema atual: ”Expansão e consolidação do complexo patogênico da Dengue no Estado de São Paulo”. Para defender tese apresentou-se perante a Banca Examinadora, o Doutorando Rafael de Castro Catão, do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Seu Orientador foi o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, da FCT/Unesp (Departº de Geografia). A tese foi defendida publicamente no Anfiteatro II/14hs do dia 02/Maio.

Os docentes integrantes da Banca Examinadora foram os seguintes: Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito; Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto (ambos do Deptº de Geografia) da FCT/Unesp; Prof.Dr.Christóvam Barcellos, do Deptº de Informação em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz e Prof.Dr.José da Rocha Carvalheiro, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/USP.

Após desenvolver extenso programa de pesquisa, o Doutorando esclareceu que os complexos patogênicos foram definidos por Max Sorre em 1933, sendo constituídos pela extensão estável dos entes da cadeia epidemiológica de uma doença. “Definimos como recorte empírico o Estado de São Paulo e como hipótese da pesquisa, aventamos que na análise da ampliação e consolidação do complexo patogênico, as barreiras geográficas de difusão da Dengue em São Paulo, são formadas com relação a determinantes sócioespaciais. Em múltiplas escalas e temporais, modulando o processo de difusão da doença”.

O desenvolvimento da doença

O Doutorando Rafael de Castro Catão disse em sua defesa de tese, que trinta anos após sua reemergência, a Dengue se encontra presente em aproximadamente todos os Estados brasileiros. Devido às características sociais e ambientais, quase toda a extensão territorial é propícia ao desenvolvimento da doença. Porém –acentua – existem alguns clusters de municípios que nunca notificaram casos autóctones ou que possuem taxas e casos muito abaixo da média. Esses municípios são conglomerados em áreas com características (sociais e ambientais) semelhantes, evidenciando algum fato geográfico que impede ou limita a expansão/consolidação da doença naquela área.

Catão complementa sua tese de Doutorado/Geografia da FCT/Unesp, admitindo que as barreiras seriam componentes do Complexo Patogênico da Dengue, juntamente com as áreas nucleares e franjas, conformando a área de transmissão estável. O objetivo geral – diz o Doutorando – consiste em compreender o processo de ampliação

e consolidação do complexo patogênico da Dengue no Estado de São Paulo; e sua relação com a difusão espacial e as barreiras geográficas. Para tanto, foi mapeada a difusão de vetores da doença e mapeado o complexo no Estado de São Paulo – finaliza.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorando Rafael de Castro Catão, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendeu tese dia 02/Maio no Anfiteatro II que versou sobre um tema dos mais atualizados: Dengue! – expansão e consolidação do complexo patogênico no Estado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesta defesa pública de tese de Doutorado/Geografia, o Orientador foi o Prof.Dr. Raul Borges Guimarães, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Pruddnete – SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 04

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – está comemorando 57 anos de implantação nesta região do Estado. A FCT é considerada atualmente como a Unidade com o maior número de Projetos e Bolsas de Extensão Universitária. No ano de 2015 a Instituição de Ensino Superior teve 100 Projetos aprovados, com 180 Bolsas vinculadas. O Corpo Discente é representado por mais de 3.700 alunos, sendo: 3 mil de Graduação e cerca de 700 de Pós-Graduação.

O número de Servidores da FCT/Unesp vai além de 220, lotados em 5 Diretorias: Técnica Acadêmica (DTA); Administração (DTAd); Serviço Técnico de Informática (STI); Biblioteca e Documentação e Técnica de Serviços. São mantidos 12 cursos de Graduação: Arquitetura e Urbanismo (Integral); Ciência da Computação (Noturno); Educação Física (Matutino e Noturno); Engenharia Ambiental (Int.); Engenharia Cartográfica (Int.); Estatística (Matutino); Física(Noturno); Fisioterapia(Inter); Licenciatura e Bacharelato em Geografia (Matutino e Noturno); Química (Noturno); Matemática (Matutino e Noturno) e Pedagogia (Vespertino e Noturno).

O Diretor da FCT/UNESP é o Prof.Dr.Marcelo Messias e Vice-Diretor, o Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho (Professor Zeca). O magnifico Reitor, Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan marcará presença nesta 5ª.feira (05/Maio), a fim de presidir o ato de inauguração do Laboratório de Arqueologia Guarani, no Núcleo Morumbi/Unesp. No período noturno receberá na Câmara Municipal de Presidente a medalha e o Diploma de Mérito “Grande colonizador Cel.José Soares Marcondes”,em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade de Presidente Prudente, na área educacional.

Origem da Faculdade Pioneira

Implantada em 1959 no Governo Jânio Quadros, a Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Presidente Prudente foi o marco inicial de uma nova era, como Instituição pioneira do ensino superior no extremo oeste paulista. Da tradicional FAFI até o IPEA (como Institutos Isolados de Ensino Superior), decorreram 17 anos, quando foi criada a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; e por consequência, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Desta forma, no dia 03 de Maio se comemora o aniversário dessa importante instituição de ensino superior, tendo atingido no dia de ontem, seus 57 anos de existência. A Faculdade foi autorizada por Decreto Federal nº 45.755, de 13/04/1959 com os cursos de Geografia e Pedagogia, com inicio no dia 03/05/1959. Seu 1º Diretor foi o Prof.Dr. Joaquim Alfredo da Fonseca, nomeado por ato do dia 06 de Agosto de 1958. O Diretório Acadêmico teve sua implantação no mesmo dia, recebendo a denominação de “Diretório Acadêmico 3 de Maio“.

Os cursos de Matemática e Ciências Sociais tiveram autorização para funcionar a partir de 1963. No ano de 1969 foi instalado o Curso de Licenciatura em Ciências e em 1975, o Curso de Estudos Sociais. Através do Decreto 191 de 30 de Janeiro de 1970, a Faculdade juntamente com outros 14 Institutos Isolados do ensino superior foi transformada em Autarquia de Regime Especial. No dia 30 de Janeiro de 1976 – através da Lei nº 952 – foi criada a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP.

Nesta passagem foram extintos os cursos de Pedagogia, Ciências Sociais e Licenciatura em Ciências e Estudos Sociais. No ano seguinte – em Julho de 1977 – foi instalado o Curso de Engenharia Cartográfica; e no ano de 1984, o Curso de Estatística. Em Novembro de 1987 foi aprovado o Curso de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado), na área de concentração “Ambiente e Sociedade”. No ano de 1988, o IPEA (Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais), incorporou o Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente, com os cursos de Fisioterapia e Educação Física, além de reimplantar o curso de Pedagogia. Finalmente, em 1989, a denominação Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais – IPEA – foi alterada para “Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT. Em Agosto de 1994 foi aprovado o curso de Pós-Graduação em Geografia (Doutorado), na área de “Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental” No dia 20 de Janeiro de 1997, foi autorizado o curso de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas (Mestrado), na área de concentração:”Aquisição, Análise e Representação de Informações Espaciais, o único no país, com essa denominação.

Século XXI – Novos cursos

No ano 2000 – em Fevereiro – foi autorizada a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), na área de concentração:“Formação inicial e Continuada de Professores”, recomendado pela CAPES em 16 de Julho de 2001. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas (Doutorado), obteve também no ano 2000, autorização para sua criação. Em 2001, a FCT/Unesp contava com 7 cursos de Graduação: Educação Física, Engenharia Cartográfica, Estatística, Fisioterapia, Geografia, Matemática e Pedagogia, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Física, foram também criados, para iniciação em 2002.

Em Maio de 2003 foram criados os cursos de Arquitetura, Urbanismo e Química, com inicio em Julho do mesmo ano. A UNESP oferece oportunidades de intercâmbio (nacional e internacional); também participa de Programas de Intercâmbio Internacional que proporcionam Dupla Diplomação. Isto é, o aluno tem a oportunidade de frequentar os mesmos cursos em universidades estrangeiras, intercalando as atividades acadêmicas entre 2 Universidades, em períodos programados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente, comemora seus 57 anos. O Prof.Dr.Marcelo Messia é o Diretor.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho é o Vice-Diretor da FCT/UNESP. Mais recente foi implantado no Câmpus, o Restaurante Universitário / RU.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em Julho de 1971,o Artista Plástico Cirton Genaro produziu esse Painel, agora restaurado – em exposição – no Bloco I. Em outro ponto do Câmpus da FCT/Unesp está o Restaurante Universitário/RU.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Novos Laboratórios, juntamente com o CEAFIR também representam importante conquista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Rede de Cidades Médias – RECIME – foi também mais uma conquista das mais importantes, juntamente com o Centro de Estudos, Leitura e Literatura/CELLIJ.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O CEMAARQ – Centro .de Museologia, Arqueologia e Antropologia da Unesp, assim como o Departº do Material foram investimentos importantes para a comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– No bloco I–Central de Laboratórios e Pós-Graduação (após reforma e restauração), que contrasta com uma das primeiras edificações no Câmpus na década 60.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Centro de Estudos e Atendimento em Fisioterapia e Reabilitação-CEAFIR- e Jardinagem fazem parte deste cenário no Câmpus Universitário da FCT/Unesp em P. Prudente.

Clique para ampliar!
Aqui, uma visão geral que envolve uma das maiores áreas verdes no perímetro urbano da cidade na FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 03

No encerramento do mês de Abril-mais propriamente na última semana- foram desenvolvidas três dissertações de Mestrado, defendidas publicamente por candidatos dos cursos de graduação em Educação (1) e Fisioterapia (2). No dia 28/Abril, às 14hs no Anfiteatro VI da FCT/Unesp, apresentou-se às 9hrs perante a Comissão Examinadora, a Mestranda Vanessa Hanayo Sakotani e no dia seguinte(29/Abril), às 14hs as candidatas inscritas para defesa do Mestrado: Marcella Ferraz Pazzinatto e Monique Yndawe Castanho Araujo, respectivamente.

Presidindo as Bancas Examinadoras e na condição de Orientadores, os seguintes docentes: Profª.Drª. Renata Maria Coimbra, do Deptº de Educação da FCT/Unesp; Prof.Dr.Fábio Mícolis de Azevedo e Profª.Drª.Jamile Sanches Codogno, ambos, do Deptº de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Demais membros das Comissões Examinadoras:Dia 28: Profª.Drª.Maria de Fátima Salum Moreira e Profª.Drª.Francismara Neves de Oliveira, ambas integrantes dos Deptºs de Educação da FCT/Unesp e do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina/UEL. Dia 29: Prof.Dr.Fernando Henrique Magalhães e Prof.Dr.Rafael Zambelli de Almeida Pinto, ambos do Deptº de Fisioterapia da FCT/Unesp e Prof.Dr.Fernando Henrique Magalhães, da Universidade de São Paulo/USP.
Por fim, atuação do Prof.Dr.Henrique Luiz Monteiro, do Deptº de Educação Física da Faculdade de Ciências do Câmpus da Unesp/Bauru-SP e Profª.Drª.Denise Rodrigues Bueno, da Universidade Federal do Paraná – Câmpus de Apucarana – PR.

Temas defendidos na FCT/Unesp

Os temas desenvolvidos pelos Mestrandos foram os seguintes:”Resiliência e Educação: um balanço das produções científicas de 2000 a 2013”- por Vanessa Hanayo Sakotani; “Dor femoropatelar: uma contribuição considerando aspectos da dor e sua influência em parâmetros eletromiográficos” por Marcella Ferraz Pazzinatto; e “Fatores de risco associados a perda de produtividade laboral e aumento dos custos ambulatoriais de pacientes atendidos por Unidades Básicas de Saúde”- por Monique Yndawe Castanho Araújo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Vanessa Hanayo Sakotani fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Educação, no Anfiteatro VI da FCT/Unesp no dia 28 de Abril de 2016.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente, a candidata Monique Yndawe Castanho Araújo fez sua defesa de Mestrado em Fisioterapia, dia 29 de Abril/2016.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Marcella Ferraz Pazzinatto se apresentou dia 29/Abril no Anfiteatro III da FCT/Unesp, a fim de defender publicamente sua dissertação de Mestrado/Programa de Fisioterapia.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP