mai 15

Os Profs.Drs.Klaus Schlüzen Júnior e Eliza Tomoe Moriya Schlünzen, do Departamento de Matemática e Educação Inclusiva (prestando serviços ao Departamento de Estatística), da FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foram selecionados para a 2ª etapa de um concurso internacional. Segundo o casal, trata-se do Prêmio Interamericano de Práticas Educativa Inovadoras e gestão em Inovação Educativa no Ensino Superior 2016. Somos pré-finalistas ao prêmio nesse concurso da Organização Universitária Interamericana/OUI, com sede em Quebec/Canadá, através do projeto “Acessibilidade no Ensino Superior” – disseram os docentes.

O Projeto em foco, foi desenvolvido pelo Núcleo de Educação a Distância (da Unesp), em parceria com as Unidades Universidades, visando implementar soluções para a inclusão de pessoas portadoras de deficiência no ensino superior. É um processo que vem registrando pleno sucesso em inúmeras ações verificadas no decorrer dos últimos anos. A Seleção dos Finalistas está prevista para os dias: 23 e 24 de Junho de 2016. Comunicação dos Vencedores: dia 15 de Julho e cerimônia de premiação e lançamento do livro na XXXVI Assembléia Geral da Organização Universitária Interamericana – OUI – no dia 25 de Novembro, na cidade de Guadalajara/México.

Segundo o Professor Klaus, que é Livre Docente em Informática e Educação e Coordenador do Núcleo de Educação a Distância/NEaD da Unesp, o objetivo desse projeto de “Acessibilidade no Ensino Superior” é mostrar o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Tecnologia Assistiva (TA). Voltados à efetiva inclusão e desenvolvimento global de estudantes – público alvo da Educação Especial/EPAEE – pessoas com deficiência. Transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades, superdotação e formação de professores em contextos de educação híbrida no ensino superior. Aos vencedores serão outorgadas Medalhas, de Ouro, Prata e Bronze.

Considerando que os processos de Inclusão Digital – Social e Escolar/PEPAEE – têm sido abordados por diferentes setores da sociedade e por profissionais de educação, é tida como pressuposto a busca por estratégias inovadoras de ensino. Desta forma, o currículo deve ser reorganizado com a construção de uma nova filosofia educativa. Além disso, as TDICS são recursos potencializadores e meios para o desenvolvimento de habilidades e competências. Especialmente quando se trata de estudantes com deficiência.

Prof.Dr.Klaus Schlünzen Júnior – Coordenador do Núcleo de Educação a Distância/NEaD da Unesp – foi selecionado juntamente com a esposa, Eliza Tomoe Moriya para a 2ª etapa de um concurso internacional.

Desde 2010, o casal vem recebendo inúmeras premiações ao participar dos maiores eventos desenvolvidos no Brasil e no Exterior. Especialmente nas áreas de Tecnologia e Educação a Distância. Agora, ambos são finalistas da OUI.

Atuando no Departº de Matemática e Educação Inclusiva (prestando serviços ao Departº de Estatística), os representantes da FCT/Unesp aguardam a chamada para premiação, em 25/Novembro na cidade de Guadalajara/México.