mai 04

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – está comemorando 57 anos de implantação nesta região do Estado. A FCT é considerada atualmente como a Unidade com o maior número de Projetos e Bolsas de Extensão Universitária. No ano de 2015 a Instituição de Ensino Superior teve 100 Projetos aprovados, com 180 Bolsas vinculadas. O Corpo Discente é representado por mais de 3.700 alunos, sendo: 3 mil de Graduação e cerca de 700 de Pós-Graduação.

O número de Servidores da FCT/Unesp vai além de 220, lotados em 5 Diretorias: Técnica Acadêmica (DTA); Administração (DTAd); Serviço Técnico de Informática (STI); Biblioteca e Documentação e Técnica de Serviços. São mantidos 12 cursos de Graduação: Arquitetura e Urbanismo (Integral); Ciência da Computação (Noturno); Educação Física (Matutino e Noturno); Engenharia Ambiental (Int.); Engenharia Cartográfica (Int.); Estatística (Matutino); Física(Noturno); Fisioterapia(Inter); Licenciatura e Bacharelato em Geografia (Matutino e Noturno); Química (Noturno); Matemática (Matutino e Noturno) e Pedagogia (Vespertino e Noturno).

O Diretor da FCT/UNESP é o Prof.Dr.Marcelo Messias e Vice-Diretor, o Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho (Professor Zeca). O magnifico Reitor, Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan marcará presença nesta 5ª.feira (05/Maio), a fim de presidir o ato de inauguração do Laboratório de Arqueologia Guarani, no Núcleo Morumbi/Unesp. No período noturno receberá na Câmara Municipal de Presidente a medalha e o Diploma de Mérito “Grande colonizador Cel.José Soares Marcondes”,em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade de Presidente Prudente, na área educacional.

Origem da Faculdade Pioneira

Implantada em 1959 no Governo Jânio Quadros, a Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Presidente Prudente foi o marco inicial de uma nova era, como Instituição pioneira do ensino superior no extremo oeste paulista. Da tradicional FAFI até o IPEA (como Institutos Isolados de Ensino Superior), decorreram 17 anos, quando foi criada a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; e por consequência, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Desta forma, no dia 03 de Maio se comemora o aniversário dessa importante instituição de ensino superior, tendo atingido no dia de ontem, seus 57 anos de existência. A Faculdade foi autorizada por Decreto Federal nº 45.755, de 13/04/1959 com os cursos de Geografia e Pedagogia, com inicio no dia 03/05/1959. Seu 1º Diretor foi o Prof.Dr. Joaquim Alfredo da Fonseca, nomeado por ato do dia 06 de Agosto de 1958. O Diretório Acadêmico teve sua implantação no mesmo dia, recebendo a denominação de “Diretório Acadêmico 3 de Maio“.

Os cursos de Matemática e Ciências Sociais tiveram autorização para funcionar a partir de 1963. No ano de 1969 foi instalado o Curso de Licenciatura em Ciências e em 1975, o Curso de Estudos Sociais. Através do Decreto 191 de 30 de Janeiro de 1970, a Faculdade juntamente com outros 14 Institutos Isolados do ensino superior foi transformada em Autarquia de Regime Especial. No dia 30 de Janeiro de 1976 – através da Lei nº 952 – foi criada a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP.

Nesta passagem foram extintos os cursos de Pedagogia, Ciências Sociais e Licenciatura em Ciências e Estudos Sociais. No ano seguinte – em Julho de 1977 – foi instalado o Curso de Engenharia Cartográfica; e no ano de 1984, o Curso de Estatística. Em Novembro de 1987 foi aprovado o Curso de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado), na área de concentração “Ambiente e Sociedade”. No ano de 1988, o IPEA (Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais), incorporou o Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente, com os cursos de Fisioterapia e Educação Física, além de reimplantar o curso de Pedagogia. Finalmente, em 1989, a denominação Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais – IPEA – foi alterada para “Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT. Em Agosto de 1994 foi aprovado o curso de Pós-Graduação em Geografia (Doutorado), na área de “Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental” No dia 20 de Janeiro de 1997, foi autorizado o curso de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas (Mestrado), na área de concentração:”Aquisição, Análise e Representação de Informações Espaciais, o único no país, com essa denominação.

Século XXI – Novos cursos

No ano 2000 – em Fevereiro – foi autorizada a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), na área de concentração:“Formação inicial e Continuada de Professores”, recomendado pela CAPES em 16 de Julho de 2001. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas (Doutorado), obteve também no ano 2000, autorização para sua criação. Em 2001, a FCT/Unesp contava com 7 cursos de Graduação: Educação Física, Engenharia Cartográfica, Estatística, Fisioterapia, Geografia, Matemática e Pedagogia, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Física, foram também criados, para iniciação em 2002.

Em Maio de 2003 foram criados os cursos de Arquitetura, Urbanismo e Química, com inicio em Julho do mesmo ano. A UNESP oferece oportunidades de intercâmbio (nacional e internacional); também participa de Programas de Intercâmbio Internacional que proporcionam Dupla Diplomação. Isto é, o aluno tem a oportunidade de frequentar os mesmos cursos em universidades estrangeiras, intercalando as atividades acadêmicas entre 2 Universidades, em períodos programados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente, comemora seus 57 anos. O Prof.Dr.Marcelo Messia é o Diretor.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho é o Vice-Diretor da FCT/UNESP. Mais recente foi implantado no Câmpus, o Restaurante Universitário / RU.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em Julho de 1971,o Artista Plástico Cirton Genaro produziu esse Painel, agora restaurado – em exposição – no Bloco I. Em outro ponto do Câmpus da FCT/Unesp está o Restaurante Universitário/RU.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Novos Laboratórios, juntamente com o CEAFIR também representam importante conquista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Rede de Cidades Médias – RECIME – foi também mais uma conquista das mais importantes, juntamente com o Centro de Estudos, Leitura e Literatura/CELLIJ.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O CEMAARQ – Centro .de Museologia, Arqueologia e Antropologia da Unesp, assim como o Departº do Material foram investimentos importantes para a comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– No bloco I–Central de Laboratórios e Pós-Graduação (após reforma e restauração), que contrasta com uma das primeiras edificações no Câmpus na década 60.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Centro de Estudos e Atendimento em Fisioterapia e Reabilitação-CEAFIR- e Jardinagem fazem parte deste cenário no Câmpus Universitário da FCT/Unesp em P. Prudente.

Clique para ampliar!
Aqui, uma visão geral que envolve uma das maiores áreas verdes no perímetro urbano da cidade na FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.