mai 05

A primeira tese de Doutorado do mês de Maio/2016 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – versou sobre um tema atual: ”Expansão e consolidação do complexo patogênico da Dengue no Estado de São Paulo”. Para defender tese apresentou-se perante a Banca Examinadora, o Doutorando Rafael de Castro Catão, do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Seu Orientador foi o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, da FCT/Unesp (Departº de Geografia). A tese foi defendida publicamente no Anfiteatro II/14hs do dia 02/Maio.

Os docentes integrantes da Banca Examinadora foram os seguintes: Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito; Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto (ambos do Deptº de Geografia) da FCT/Unesp; Prof.Dr.Christóvam Barcellos, do Deptº de Informação em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz e Prof.Dr.José da Rocha Carvalheiro, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/USP.

Após desenvolver extenso programa de pesquisa, o Doutorando esclareceu que os complexos patogênicos foram definidos por Max Sorre em 1933, sendo constituídos pela extensão estável dos entes da cadeia epidemiológica de uma doença. “Definimos como recorte empírico o Estado de São Paulo e como hipótese da pesquisa, aventamos que na análise da ampliação e consolidação do complexo patogênico, as barreiras geográficas de difusão da Dengue em São Paulo, são formadas com relação a determinantes sócioespaciais. Em múltiplas escalas e temporais, modulando o processo de difusão da doença”.

O desenvolvimento da doença

O Doutorando Rafael de Castro Catão disse em sua defesa de tese, que trinta anos após sua reemergência, a Dengue se encontra presente em aproximadamente todos os Estados brasileiros. Devido às características sociais e ambientais, quase toda a extensão territorial é propícia ao desenvolvimento da doença. Porém –acentua – existem alguns clusters de municípios que nunca notificaram casos autóctones ou que possuem taxas e casos muito abaixo da média. Esses municípios são conglomerados em áreas com características (sociais e ambientais) semelhantes, evidenciando algum fato geográfico que impede ou limita a expansão/consolidação da doença naquela área.

Catão complementa sua tese de Doutorado/Geografia da FCT/Unesp, admitindo que as barreiras seriam componentes do Complexo Patogênico da Dengue, juntamente com as áreas nucleares e franjas, conformando a área de transmissão estável. O objetivo geral – diz o Doutorando – consiste em compreender o processo de ampliação

e consolidação do complexo patogênico da Dengue no Estado de São Paulo; e sua relação com a difusão espacial e as barreiras geográficas. Para tanto, foi mapeada a difusão de vetores da doença e mapeado o complexo no Estado de São Paulo – finaliza.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorando Rafael de Castro Catão, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendeu tese dia 02/Maio no Anfiteatro II que versou sobre um tema dos mais atualizados: Dengue! – expansão e consolidação do complexo patogênico no Estado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesta defesa pública de tese de Doutorado/Geografia, o Orientador foi o Prof.Dr. Raul Borges Guimarães, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Pruddnete – SP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.